Questões de Concursos: Educação especial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação especial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

141 Q881089 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Alunos Especiais, Prefeitura de Miraí MG, Instituto Access, 2024

Após análise para relatório de um grupo de alunos da escola, a especialista observou que a predominância de crianças atípicas girava em torno de três grupos específicos: o primeiro, em número reduzido, é caracterizado pelo alto desempenho em uma ou mais áreas de conhecimento comparado a alunos da mesma idade. As crianças apresentam capacidade intelectual na vida acadêmica, criatividade, liderança, talento para artes e psicomotoras. O segundo grupo apresenta manifestações comportamentais de pessoas portadoras de síndromes, disfunções e (ou) doenças de ordem psicológica, psiquiátrica ou neurológica que ocasionam atraso no desenvolvimento da pessoa e prejuízos no relacionamento social. O terceiro grupo é caracterizado por apresentar duas ou mais deficiências simultaneamente, podendo haver diferentes graus de gravidade entre uma deficiência e outra. De acordo com a análise da especialista, os três grupos com necessidades especiais se referem a:

142 Q954833 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Educacional, Prefeitura de Marechal Thaumaturgo AC, DECORP, 2025

O Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011, define diretrizes fundamentais para a educação especial e o atendimento educacional especializado. O AEE é caracterizado por ações:

143 Q898533 | Pedagogia, Educação Especial, Edital nº 2, Prefeitura de Sapezal MT, SELECON, 2024

A educação especial é uma modalidade de ensino transversal a todas as etapas e outras modalidades. Dela faz parte o atendimento educacional especializado, que tem como público-alvo os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Seu objetivo é:

144 Q893929 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Com base nos preceitos legais vigentes, pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de:

145 Q893930 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Buscando superar a visão do caráter substitutivo da educação especial ao ensino comum, a oferta do atendimento educacional especializado será planejada para ser realizada em turno inverso ao da escolarização, contribuindo para:

146 Q899053 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

Nos termos da Resolução nº 4/2009 - CNE/CEB, analise as partes que seguem sobre Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica:

(1ª PARTE): Em casos de Atendimento Educacional Especializado em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a Educação Especial de forma complementar ou suplementar.
(2ª PARTE): Os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação e com as instituições de ensino superior e institutos voltados ao desenvolvimento e promoção da pesquisa, das artes e dos esportes.

Das partes, pode-se afirmar que:

147 Q882672 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Especial, Prefeitura de Rio Bonito RJ, Instituto Referência, 2024

Silvana é aluna do ensino fundamental, com deficiência e enfrentando problemas de saúde com internações hospitalares recorrentes. Sobre o Atendimento Educacional Especializado, em ambiente hospitalar, é CORRETO afirmar:

I - O atendimento deve ocorrer mediante ação integrada com os sistemas de saúde.
II - O AEE deve dar continuidade ao processo de desenvolvimento e ao processo de aprendizagem dela que está matriculada em escola da Educação Básica, contribuindo para seu retorno e reintegração ao grupo escolar.
III - Deveria ser desenvolvido um currículo flexibilizado com ela, caso ela não estivesse matriculada no sistema educacional local, facilitando seu posterior acesso à escola regular.
IV - A certificação de frequência deve ser realizada com base no relatório elaborado pelo professor especializado que atende a aluna.

Estão CORRETAS as afirmações contidas em:

148 Q892146 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Os acidentes envolvendo crianças representam números elevados nas estatísticas de mortalidade infantil. Muitos acidentes que acontecem com as crianças ocorrem dentro de casa ou no local onde a criança permanece a maior parte do tempo. Acerca de como prevenir acidentes no ambiente escolar e como agir em situações imprevistas, analise as assertivas abaixo:


I. Jamais ministrar qualquer tipo de medicação. Caso a criança se queixe de algum mal-estar ou apresente algum sintoma, a família deve ser avisada. Na impossibilidade de fazer contato com a família, deve-se procurar o posto de saúde mais próximo.


II. As crianças não devem circular pelas áreas onde se preparam os alimentos, evitando seu contato com facas e outros materiais cortantes, água fervente, fogo etc.


III. As crianças público-alvo da educação especial deverão usar tesouras sem pontas. As demais crianças da turma podem usar tesouras de ponta, assim como estiletes e outros materiais cortantes para realização das atividades em aula, desde que haja um profissional de apoio na turma.


Quais estão corretas?

149 Q893941 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

No processo de desenvolvimento, algo que diferencia um bebê com deficiência física de outro, é que ele, pela impossibilidade de deslocar-se para explorar espontânea e naturalmente o meio, passa a ter privações de experiências sensoriais. Nesses casos, a estimulação precoce é justificada, pois:

150 Q910587 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Sobre a intitulada Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), podemos considerar que é INCORRETO afirmar:

🖨️ Baixar o PDF
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.