Questões de Concursos: Educação especial

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151 Q910588 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

A educação inclusiva constitui um paradigma educacional fundamentado na concepção de direitos humanos, que conjuga igualdade e diferença como valores indissociáveis, e que avança em relação à ideia de equidade formal ao contextualizar as circunstâncias históricas da produção da exclusão dentro e fora da escola. Nesse sentido, é CORRETO afirmar:

152 Q910590 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Por AEE - Atendimento Educacional Especializado, podemos definir CORRETAMENTE:

153 Q909350 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Rodeio SC, Instituto Fênix, 2024

O que é um Plano de Ensino Individualizado (PEI) no contexto da educação especial?

154 Q890666 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

São considerados recursos e estratégias de comunicação alternativa/ampliada que complementam ou trazem alternativas para fala de difícil compreensão ou inexistente para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida, principalmente com paralisia cerebral e que apresentam dificuldades funcionais de fala e de escrita. Essa descrição refere-se nos referindo as

155 Q890669 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Apoio Pedagógico, Prefeitura de Carnaúba dos Dantas RN, FUNCERN, 2024

Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (MEC/2008) e conforme o disposto no Decreto Nº 7.611/2011, art. 1º, a educação das pessoas público-alvo da Educação Especial deverá observar algumas diretrizes tais como:

I. garantia de um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, sem discriminação e com base na igualdade de oportunidades.

II. aprendizado ao longo de toda a vida.

III. não exclusão do sistema educacional geral sob alegação de deficiência.

IV. oferta de educação especial preferencialmente nas escolas especiais e centros de ensino especializados.

V. adoção de medidas de apoio coletivo e efetivo, em ambientes que maximizem o desenvolvimento acadêmico, de acordo com a meta de inclusão parcial.

De acordo com o exposto, estão corretos os itens

156 Q898355 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Considerando o atendimento educacional especializado (AEE) na educação básica, assinale a alternativa CORRETA.

157 Q887360 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

A autoestima na criança especial será fortalecida quando:

158 Q887361 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando a importância do fortalecimento da autoestima e construção da identidade na criança e no adolescente especial, indique a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.


Quando crianças e adolescentes especiais desenvolvem uma autoestima saudável e uma _______________, eles se tornam mais confiantes em suas habilidades e mais resilientes diante das dificuldades.

159 Q887373 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

No contexto da interação interpessoal e responsabilidade ética na área da educação especial, escolha a opção que destaca um resultado da comunicação eficiente entre alunos, educadores e familiares.

160 Q894802 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente Escolar, Prefeitura de Contagem MG, FCM, 2024

Com relação aos objetivos da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva, complete corretamente as lacunas do texto a seguir com as palavras indicadas. Atenção: cada palavra pode aparecer uma ou mais vezes ou não aparecer.

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo _______i_______ a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, _______ii_______ os sistemas de ensino para garantir: acesso ao ensino regular, com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino; transversalidade da modalidade de Educação Especial desde a Educação Infantil até a Educação Superior; oferta do atendimento educacional especializado; formação de professores para o _______iii_______ educacional especializado e demais profissionais da educação para a inclusão; _______iv_______ da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica, nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e informação; e articulação intersetorial na implementação das políticas públicas.
PALAVRAS: assegurar – pedindo – atendimento – contribuição – permitir – acompanhamento – orientando – participação.

A sequência que completa corretamente as lacunas do texto é:

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