Questões de Concursos: Educação especial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação especial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q902261 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

São medidas estabelecidas para a inclusão da Educação Especial no sistema educacional, conforme a Lei nº 7.853/1989, EXCETO:

22 Q884689 | Pedagogia, Educação Especial, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

Negligência consiste na omissão injustificada por parte do responsável em supervisionar ou prover as necessidades básicas de criança, adolescente ou pessoa com deficiência. O desatendimento injustificado pode representar risco à segurança e ao desenvolvimento do indivíduo, podendo incluir situações diversas como:

I. Privação de cuidados necessários à saúde e à higiene.
II. Descumprimento do dever de encaminhar a criança ou o adolescente à escola.
III. Deixar a pessoa sozinha em situação que represente risco à sua segurança.

Está CORRETO o que se afirma:

23 Q888755 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Segundo a legislação educacional brasileira, entende-se por educação especial:

24 Q880592 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A história da Educação Especial, no Brasil e no mundo, remonta a séculos de evolução e mudanças significativas. Desde as primeiras iniciativas de segregação até os movimentos de inclusão, diversos eventos marcaram esse percurso. Porém, um evento histórico internacional marcou um avanço significativo na perspectiva inclusiva da Educação Especial.
Assinale a alternativa que indica qual foi o evento histórico que marcou o avanço da Educação Especial.

25 Q880727 | Pedagogia, Educação Especial, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE os objetivos e diretrizes fundamentais estabelecidos por esta política?

26 Q904119 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Aponte a alternativa cujo conteúdo NÂO está diretamente relacionado com a Lei 13.663/2018.

27 Q904120 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Trata-se de benefício previsto na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência, EXCETO:

28 Q880591 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto serviço integrado à Educação Especial, desempenha um papel de grande importância na formação dos estudantes designados como Público-Alvo da Educação Especial. Esse serviço é concretizado por meio da disponibilização de recursos de acessibilidade e implementação de estratégias que visam eliminar as barreiras para aplena participação desses estudantes na sociedade e no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o principal objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?

29 Q907276 | Pedagogia, Educação Especial, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A educação deve garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens, independentemente de sua situação socioeconômica, seu local de nascimento, seu gênero e de ter ou não deficiência. Assim, um ensino de qualidade é aquele que, em suma, é para todos. Nesse sentido, a educação especial concentra seus esforços em atender às necessidades específicas dos alunos no contexto educacional e em apresentar uma abordagem mais abrangente na escola, orientando a criação de redes de apoio, programas de formação contínua, identificação de recursos e serviços, bem como o fomento de práticas colaborativas. Diante de tal, os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser

30 Q888757 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Larissa, uma criança de 09 anos de idade, cursa o terceiro ano do ensino do ensino fundamental na Escola Municipal Criança Feliz. Larissa é autista não verbal, não consegue acompanhar os conteúdos escolares e não possui autonomia para realizar atividades de vida diária como ir ao banheiro, alimentar-se, vestir-se, etc... Há um mês a secretaria municipal de educação designou um profissional de apoio escolar para acompanhar Larissa na sala de aula regular. Para que a inclusão desta aluna seja adequada e condizente com as diretrizes da educação especial na perspectiva inclusiva, este profissional NÃO deverá:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.