Questões de Concursos Educação especial

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21Q890917 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

São diretrizes da Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, exceto:
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22Q880729 | Pedagogia, Educação Especial, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Sobre a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA), instituída pela Lei nº 12.764/2012, considere as assertivas a seguir.

I- A Lei nº 12.764/2012 estabelece que o Transtorno do Espectro Autista não é classificado como uma deficiência, limitando o acesso a serviços especializados e a inclusão em ambientes educacionais regulares.

II- A Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista visa a promover a inclusão social, assegurando a acessibilidade e o apoio necessário para a participação plena das pessoas com TEA em diferentes áreas da vida.

III- A Lei nº 12.764/2012 reforça a importância da formação contínua de profissionais da saúde e da educação para melhor atender às necessidades das pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

IV- A Lei nº 12.764/2012 estabelece diretrizes para a elaboração de políticas públicas que garantam a acessibilidade e a inclusão de pessoas com TEA, incluindo o direito a acompanhamento e tratamento multidisciplinar.


É CORRETO o que se afirma em:
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23Q890372 | Pedagogia, Educação Especial, Mediador Escolar, Prefeitura de Miracema RJ, Consulplan, 2024

Tendo em vista que a sala de recursos multifuncionais é um espaço escolar com equipamentos, móveis e materiais didáticos voltados para o Atendimento Educacional Especializado (AEE), é INCORRETO afirmar que:
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24Q880592 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

A história da Educação Especial, no Brasil e no mundo, remonta a séculos de evolução e mudanças significativas. Desde as primeiras iniciativas de segregação até os movimentos de inclusão, diversos eventos marcaram esse percurso. Porém, um evento histórico internacional marcou um avanço significativo na perspectiva inclusiva da Educação Especial.
Assinale a alternativa que indica qual foi o evento histórico que marcou o avanço da Educação Especial.
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25Q887589 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

Sobre as necessidades educacionais especiais, assinale a alternativa incorreta:
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26Q888755 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Segundo a legislação educacional brasileira, entende-se por educação especial:

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27Q910594 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Possui relação direta com a Deficiência Intelectual:
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28Q902404 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva tem como objetivo o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação nas escolas regulares, orientando os sistemas de ensino para promover respostas às necessidades educacionais especiais. Em relação aos objetivos da referida Lei, entre outros, garante:
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29Q902261 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de Nova Ramada RS, FUNDATEC, 2024

São medidas estabelecidas para a inclusão da Educação Especial no sistema educacional, conforme a Lei nº 7.853/1989, EXCETO:
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30Q882103 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

O atendimento educacional especializado integra a proposta pedagógica da escola, envolve a colaboração da família para garantir pleno acesso e participação dos estudantes e se articula com as demais políticas públicas, sendo o seu objetivo:
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31Q902402 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Acerca das Diretrizes para Atendimento Educacional Especializado, a Resolução CNE/CEB 4/2009, em seu Art. 3º determina que a Educação Especial se realize em todos os níveis, etapas e modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional. O Art. 4º considera público-alvo do AEE:
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32Q882104 | Pedagogia, Educação Especial, Educação Especial, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Um aluno da sala regular do ensino fundamental, que é pessoa com deficiência, tem apresentado reiteração de faltas injustificadas e todos os recursos escolares para melhoria da situação e busca de solução para o problema já foram esgotados. Os dirigentes do estabelecimento de ensino devem:
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33Q907276 | Pedagogia, Educação Especial, Professor da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, Prefeitura de Mossoró RN, IDECAN, 2024

A educação deve garantir a plena aprendizagem e o total acesso a todas as crianças e jovens, independentemente de sua situação socioeconômica, seu local de nascimento, seu gênero e de ter ou não deficiência. Assim, um ensino de qualidade é aquele que, em suma, é para todos. Nesse sentido, a educação especial concentra seus esforços em atender às necessidades específicas dos alunos no contexto educacional e em apresentar uma abordagem mais abrangente na escola, orientando a criação de redes de apoio, programas de formação contínua, identificação de recursos e serviços, bem como o fomento de práticas colaborativas. Diante de tal, os estudos mais recentes no campo da educação especial enfatizam que as definições e o uso de classificações devem ser

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34Q1002016 | Pedagogia, Educação Especial, Secretário de Escola Júnior, Prefeitura de Bragança Paulista SP, IBAM, 2023

Assinale a alternativa incorreta quanto às Diretrizes Nacionais para Educação Básica e Educação Especial.
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35Q880727 | Pedagogia, Educação Especial, Para Alunos com Deficiência, Prefeitura de Araruna PB, CPCON, 2024

Considerando a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, qual das seguintes alternativas descreve CORRETAMENTE os objetivos e diretrizes fundamentais estabelecidos por esta política?
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36Q894029 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio à Inclusão, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2024

As escolas públicas e as privadas sem fins lucrativos, que ofertem educação especial, poderão ser apoiadas nas despesas de custeio, manutenção e investimento em infraestrutura física e pedagógica por recursos do:
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37Q888757 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador Escolar, Prefeitura de Salgado de São Félix PB, APICE, 2024

Larissa, uma criança de 09 anos de idade, cursa o terceiro ano do ensino do ensino fundamental na Escola Municipal Criança Feliz. Larissa é autista não verbal, não consegue acompanhar os conteúdos escolares e não possui autonomia para realizar atividades de vida diária como ir ao banheiro, alimentar-se, vestir-se, etc... Há um mês a secretaria municipal de educação designou um profissional de apoio escolar para acompanhar Larissa na sala de aula regular. Para que a inclusão desta aluna seja adequada e condizente com as diretrizes da educação especial na perspectiva inclusiva, este profissional NÃO deverá:

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38Q904119 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico II, Prefeitura de Barrolândia TO, INAZ do Pará, 2024

Aponte a alternativa cujo conteúdo NÂO está diretamente relacionado com a Lei 13.663/2018.
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39Q884687 | Pedagogia, Educação Especial, Instrutor Educacional, Prefeitura de Jaguariaíva PR, OBJETIVA, 2024

Considerando-se a educação especial, avaliar se as afirmativas são certas (C) ou erradas (E) e assinalar a sequência correspondente.

( ) Os alunos que apresentem necessidades educacionais especiais, mesmo que requeiram atenção individualizada nas atividades de vida autônoma e social, recursos, ajudas e apoios intensos e contínuos, bem como adaptações curriculares tão significativas que a escola comum não consiga prover, ainda assim não podem ser atendidos em escolas especiais.
( ) É vedado às instituições de ensino viabilizar ao aluno com grave deficiência mental ou múltipla uma terminalidade específica do ensino fundamental, mesmo não atendendo os resultados de escolarização previstos em lei.
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40Q897524 | Pedagogia, Educação Especial, PedagogoÁrea, IFAP, FUNDATEC, 2024

Em relação às Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial, analise as seguintes assertivas:

I. A Educação Especial se realiza em todos os níveis e etapas, mas não em todas as modalidades de ensino, tendo o Atendimento Educacional Especializado (AEE) como parte integrante do processo educacional.
II. Serão contabilizados duplamente, no âmbito do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.
III. O AEE é realizado, prioritariamente, na sala de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular, no turno inverso da escolarização, sendo substitutivo às classes comuns.
IV. O projeto pedagógico da escola de ensino regular deve institucionalizar a oferta do AEE prevendo na sua organização, a matrícula no AEE de alunos matriculados no ensino regular da própria escola ou de outra escola.
V. Para atuação no AEE, o professor deve ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica para a Educação Especial.

Quais estão corretas?
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