Questões de Concursos Educação especial

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41Q954656 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Sobre os marcos históricos e formativos assinalados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo:

I. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.

II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei Nº 4024/61, que aponta o direito dos excepcionais à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.

III. A Lei Nº 5692/71, ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba forçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.

IV. A Lei Nº 9394/96 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e, a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.

Estão corretas as afirmativas:

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42Q892454 | Pedagogia, Educação Especial, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Qual é a finalidade do Atendimento Educacional Especializado (AEE), de acordo com o Decreto nº 7.611/2011:
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43Q880588 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme o Art. 58 da LDB, a educação especial é uma modalidade de educação escolar oferecida, preferencialmente, na ________ de ensino, para educandos com necessidades especiais. Quando necessário, a escola regular deve disponibilizar ________ especializado para atender as peculiaridades da clientela de educação especial. O atendimento educacional pode ocorrer em classes, escolas ou serviços especializados, sempre que, em função das condições específicas dos alunos, não for possível a sua integração nas ________ do ensino regular.
Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
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44Q880590 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Conforme Portal MEC, a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008) estabelece diretrizes fundamentais para promover a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais no cenário educacional brasileiro. Essas diretrizes visam garantir o acesso, a participação e o aprendizado de todos os alunos, independentemente de suas condições específicas, promovendo uma educação mais inclusiva e equitativa.

Portal MEC: http://portal.mec.gov.br/

Com base no exposto, analise as afirmativas a seguir e assinale a correta.
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45Q893928 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador de Aluno Especial, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Na efetivação da educação especial na perspectiva da educação inclusiva, os sistemas e as escolas devem criar condições para que se possa:
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46Q880591 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O Atendimento Educacional Especializado (AEE), enquanto serviço integrado à Educação Especial, desempenha um papel de grande importância na formação dos estudantes designados como Público-Alvo da Educação Especial. Esse serviço é concretizado por meio da disponibilização de recursos de acessibilidade e implementação de estratégias que visam eliminar as barreiras para aplena participação desses estudantes na sociedade e no desenvolvimento de sua aprendizagem.
Qual é o principal objetivo do Atendimento Educacional Especializado (AEE)?
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47Q902708 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Apoio à Comunicação, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

A utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos serviços, que são considerados recursos de acessibilidade na educação, assegura condições de:
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48Q910592 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve marcos históricos e sociais de suma importância no desenvolvimento de Políticas Públicas bem como de Organizações de Trabalho Pedagógico. Assim, em termos de História da Educação Especial, podemos pontuar CORRETAMENTE como:
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49Q892455 | Pedagogia, Educação Especial, Monitor Escolar, Prefeitura de Abadiânia GO, FUNATEC, 2024

Quais são as instituições privadas autorizadas a ofertar o Atendimento Educacional Especializado (AEE), conforme as normativas legais:
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50Q880584 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

Diante do contexto educacional contemporâneo, a escola tem como função social promover a formação integral dos alunos, desenvolvendo suas habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas. O compromisso social do educador é garantir que todos os alunos tenham acesso a uma educação de qualidade, respeitando suas diferenças enecessidades individuais.
Com base no texto apresentado e nos conteúdos relacionados à Educação Especial, qual a afirmativa expressa o papel do educador no contexto da inclusão escolar?
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51Q880587 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

O público-alvo da Educação Especial abrange uma diversidade de necessidades educacionais, exigindo uma abordagem inclusiva e adaptativa.
Analise as afirmações a seguir preenchendo V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

a. ( ) A Educação Especial destina-se exclusivamente a pessoas com deficiência intelectual, excluindo outras condições.
b. ( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação não são considerados público-alvo da Educação Especial.
c. ( ) A Educação Especial concentra-se apenas em atender alunos com deficiência física, negligenciando outras condições.
d. ( ) O público-alvo da Educação Especial engloba diferentes necessidades educacionais, incluindo deficiências sensoriais, físicas, intelectuais e altas habilidades.

A sequência correta, de cima para baixo, é
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52Q910600 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Constituem-se Leis e Dispositivos Legais históricos da Educação Especial:
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53Q909388 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência compreende a deficiência como:

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54Q902720 | Pedagogia, Educação Especial, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Com o fim de caracterizar e prever alocação de fundos para o financiamento do Atendimento Educacional Especializado – AEE, estabeleceu-se que:
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55Q905497 | Pedagogia, Educação Especial, CEMAE, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Nas Diretrizes Operacionais para o atendimento educacional especializado, discute-se sobre a necessidade de o professor ter formação inicial que o habilite para o exercício da docência e formação específica na educação especial na modalidade inicial ou continuada.


A este respeito, marque a alternativa que apresenta competência(s) devida(s) ao professor de AEE.

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56Q901695 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

Ainda com base na Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência, instituída pelo Decreto nº 3.298/99, julgue as assertivas abaixo acerca da categoria deficiência visual. Em seguida marque a alternativa correta.


I. A cegueira remete à acuidade visual igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica.


II. A baixa visão significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica.


III. Os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o são consideras cegueira aguda de terceiro grau, passível de reversão.

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57Q901694 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

No rol das definições da Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência, instituída pelo Decreto nº 3.298/99, a redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa com deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estarpessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida denomina-se:
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58Q863958 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Serviços Escolares, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

De acordo com a Lei nº 13.146/2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência a avaliação de deficiências é
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59Q887371 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa CORRETA.
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60Q906413 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Associação de Apoio à Escola (AAE), prevista na Lei nº 2.550/2004, é um órgão colegiado com função
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