Questões de Concursos: Educação especial

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51 Q887371 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Sobre o Plano de Atendimento Educacional Especializado (AEE), assinale a alternativa CORRETA.

52 Q909388 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Atendimento Especializado AEE, Prefeitura de Brusque SC, FEPESE, 2024

A Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência compreende a deficiência como:

53 Q910592 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve marcos históricos e sociais de suma importância no desenvolvimento de Políticas Públicas bem como de Organizações de Trabalho Pedagógico. Assim, em termos de História da Educação Especial, podemos pontuar CORRETAMENTE como:

54 Q902406 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Educação Especial, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Junto à Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (Brasil, 2008) há um conjunto de documentos legislativos que regulam os princípios que normatizam a escolarização dos alunos da educação especial no ensino comum, pautando a urgência da construção do trabalho pedagógico adequado para atender suas singularidades na coletividade. Nesse contexto, assinale a alternativa que apresenta os dois eixos políticos centrais.

55 Q902708 | Pedagogia, Educação Especial, Professor de Apoio à Comunicação, Linguagem e Tecnologias Assistiva ACLTA, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

A utilização dos materiais didáticos e pedagógicos, dos espaços, dos mobiliários e equipamentos, dos sistemas de comunicação e informação, dos transportes e dos serviços, que são considerados recursos de acessibilidade na educação, assegura condições de:

56 Q900407 | Pedagogia, Educação Especial, Professor em Atividade de Docência PAD, Prefeitura de Capanema PA, FADESP, 2024

Constituem atribuições dos docentes no Atendimento Educacional Especializado (AEE):

I. Identificar, elaborar, produzir e organizar serviços, recursos pedagógicos de acessibilidade e estratégias, considerando as necessidades específicas dos alunos público-alvo da educação especial.
II. Acompanhar a funcionalidade e a aplicabilidade dos recursos pedagógicos e de acessibilidade na sala de aula comum do ensino regular, bem como em outros ambientes da escola.
III. Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizados pelo aluno.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

57 Q868187 | Pedagogia, Educação Especial, Agente de Apoio, Prefeitura de Maripá PR, OBJETIVA, 2024

Assinalar a alternativa que preenche a lacuna abaixo CORRETAMENTE.

Define-se como aluno com necessidades educacionais especiais aquele que, por apresentar necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à sua idade _________ recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas.

58 Q883306 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A avaliação formativa é um recurso fundamental para a condução do processo de ensino-aprendizagem na Educação Especial.
Assinale a opção que descreve corretamente esse tipo de avaliação.

59 Q906413 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Orientador Educacional, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Associação de Apoio à Escola (AAE), prevista na Lei nº 2.550/2004, é um órgão colegiado com função

60 Q953072 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Educação Especializada, Prefeitura de Caieiras SP, Avança SP, 2025

Complete o excerto abaixo extraído da Lei nº 9.394/1996, em seu artigo 59:
“Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação:
__________________ para aqueles que não puderem atingir o nível exigido para a conclusão do ensino fundamental, em virtude de suas deficiências, e aceleração para concluir em menor tempo o programa escolar para os superdotados
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