Questões de Concursos: Educação especial

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Educação especial. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

61 Q890926 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Assinale corretamente a abordagem que destaca a importância de adaptar o ambiente educacional para atender às necessidades individuais de alunos com deficiência, promovendo o respeito à diversidade.

62 Q901694 | Pedagogia, Educação Especial, Coordenador Pedagógico Ensino Infantil, Prefeitura de Nova Glória GO, Itame, 2024

No rol das definições da Política Nacional de Integração da Pessoa com Deficiência, instituída pelo Decreto nº 3.298/99, a redução efetiva e acentuada da capacidade de integração social, com necessidade de equipamentos, adaptações, meios ou recursos especiais para que a pessoa com deficiência possa receber ou transmitir informações necessárias ao seu bem-estarpessoal e ao desempenho de função ou atividade a ser exercida denomina-se:

63 Q902720 | Pedagogia, Educação Especial, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Com o fim de caracterizar e prever alocação de fundos para o financiamento do Atendimento Educacional Especializado – AEE, estabeleceu-se que:

64 Q883305 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Política Nacional de Educação Especial (PNEE-2020), aprovada pelo Decreto nº 10.502/2020, foi posteriormente julgada inconstitucional pelo Supremo Tribunal Federal. O motivo apresentado seria seu conflito em relação aos princípios constitucionais e às demais políticas públicas relativas à Educação Especial já em vigor no país.

Assinale a opção que indica o conflito presente na PNEE-2020.

65 Q890986 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

Indique a crítica em relação às Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, no contexto educacional:

66 Q883310 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Educação Especial, assim como a educação em geral, requer o estabelecimento de uma boa relação entre a família e a escola, de um modo produtivo para o desenvolvimento da criança.
Identifique a opção que descreve a relação família-escola de maneira compatível com a perspectiva inclusiva.

67 Q880597 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Educação Especial, Prefeitura de Joaçaba SC, Unoesc, 2024

No contexto da Educação Especial, o planejamento pedagógico é uma ferramenta fundamental para garantir a efetividade do processo educacional inclusivo. Dentre os princípios norteadores desse planejamento, destaca-se a forma de avaliação e a necessidade de adaptação e flexibilização curricular, visando atender às especificidades de cada aluno e promover sua plena participação no ambiente escolar. Considerando esse contexto, avalie as afirmativas a seguir.

I. O planejamento pedagógico na Educação Especial deve ser estático, seguindo um modelo único para todos os alunos, a fim de garantir a equidade no processo educacional.
II. A avaliação na Educação Especial deve ser realizada de forma contínua e formativa, considerando os progressos individuais de cada aluno e fornecendo subsídios para o ajuste das estratégias pedagógicas.
III. O currículo na Educação Inclusiva deve ser concebido de maneira inflexível, priorizando o cumprimento dos conteúdos estabelecidos pelos parâmetros curriculares nacionais, independentemente das necessidades dos alunos.
IV. O planejamento pedagógico na Educação Especial deve ser participativo, envolvendo não apenas os professores, mas também os alunos, suas famílias e demais profissionais da equipe multidisciplinar.

Assinale a alternativa correta.

68 Q894206 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Instituto Consulplan, 2024

Marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em caso de Atendimento Educacional Especializado (AEE) em ambiente hospitalar ou domiciliar, será ofertada aos alunos, pelo respectivo sistema de ensino, a educação especial de forma complementar ou suplementar.
( ) Serão contabilizados duplamente, no âmbito do FUNDEB, de acordo com o Decreto nº 6.571/2008, os alunos matriculados em classe comum de ensino regular público que tiverem matrícula concomitante no AEE.
( ) Os alunos com altas habilidades/superdotação terão suas atividades de enriquecimento curricular desenvolvidas no âmbito de escolas públicas de ensino regular em interface com os núcleos de atividades para altas habilidades/superdotação.
( ) A elaboração e a execução do plano de AEE são de competência dos professores que atuam na sala de recursos multifuncionais ou centros de AEE, em articulação com os demais professores do ensino regular.
( ) O projeto pedagógico da escola de ensino regular ao institucionalizar a oferta do AEE prescinde do plano do AEE para identificação das necessidades educacionais específicas dos alunos, definição dos recursos necessários e das atividades a serem desenvolvidas.

A sequência está correta em

69 Q910600 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Especialista, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

Marque a alternativa CORRETA. Constituem-se Leis e Dispositivos Legais históricos da Educação Especial:

70 Q954656 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar da Vida Escolar, Prefeitura de Campos do Jordão SP, PROMUN, 2025

Sobre os marcos históricos e formativos assinalados na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, analise as afirmativas abaixo:

I. No Brasil, o atendimento às pessoas com deficiência teve início na época do Império, com a criação de duas instituições: o Imperial Instituto dos Meninos Cegos, em 1854, atual Instituto Benjamin Constant – IBC, e o Instituto dos Surdos Mudos, em 1857, atual Instituto Nacional da Educação dos Surdos – INES, ambos no Rio de Janeiro.

II. Em 1961, o atendimento educacional às pessoas com deficiência passa a ser fundamentado pelas disposições da Lei Nº 4024/61, que aponta o direito dos excepcionais à educação, preferencialmente dentro do sistema geral de ensino.

III. A Lei Nº 5692/71, ao definir “tratamento especial” para os alunos com “deficiências físicas, mentais, os que se encontrem em atraso considerável quanto à idade regular de matrícula e os superdotados”, não promove a organização de um sistema de ensino capaz de atender as necessidades educacionais especiais e acaba forçando o encaminhamento dos alunos para as classes e escolas especiais.

IV. A Lei Nº 9394/96 preconiza que os sistemas de ensino devem assegurar aos alunos, currículos, métodos, recursos e organização específicos para atender às suas necessidades; assegura a terminalidade específica àqueles que não atingiram o nível exigido para a conclusão do ensino médio em virtude de suas deficiências e, a aceleração de estudos aos superdotados para conclusão do programa escolar.

Estão corretas as afirmativas:

Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.