Questões de Concursos: Educação especial

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81 Q887374 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Considerando os princípios éticos na área da educação especial, identifique a opção que exemplifica adequadamente uma relação interpessoal saudável e ética.

82 Q890984 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Educação Básica, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

O que o Decreto nº 3.298, de 1999, que regulamenta a Lei nº 7.853/89, estabelece em relação à educação especial, dentro das alternativas expostas:

83 Q892147 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Especializado, Prefeitura de Bagé RS, FUNDATEC, 2024

Pedro tem 10 anos e tem diagnóstico de epilepsia e deficiência intelectual. Durante o intervalo escolar, teve uma crise convulsiva. Nesse sentido, a conduta imediata e correta do profissional de apoio especializado que o acompanhava naquele momento deveria ser:

84 Q910366 | Pedagogia, Educação Especial, Psicopedagogo, Prefeitura de Montes Claros MG, FUNDEP, 2024

Segundo a Cartilha da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2023), a Educação Especial é uma modalidade de educação escolar transversal às outras etapas, níveis e modalidades, tendo como público os estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, relacionando as formas de integração a seus respectivos conceitos, conforme descrito por Coll, Marchesi e Palácios, na obra “Desenvolvimento Psicológico e Educação” (2004).

COLUNA I
1. Integração física
2. Integração social
3. Integração funcional
COLUNA II
(    ) Os alunos de escolas públicas da Educação Especial participam, em tempo parcial ou completo, na forma de compartilhamento, simultaneidade e cooperação nas classes de ensino comum e incorporam‑se à dinâmica da escola.
(    ) As unidades ou classes especiais na escola regular, em que os alunos escolarizados nelas realizam algumas atividades comuns com os demais colegas, como jogos e atividades extraescolares.
(    ) As classes ou unidades de Educação Especial são inseridas na escola regular, mas continuam mantendo uma organização independente, embora possam compartilhar alguns lugares, como o pátio ou o refeitório.

Assinale a sequência correta

85 Q890916 | Pedagogia, Educação Especial, Profissional de Apoio Escolar, Prefeitura de Tucuruí PA, FUNATEC, 2024

A União prestará apoio técnico e financeiro aos sistemas públicos de ensino dos Estados, Municípios e Distrito Federal, e a instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos, com a finalidade de ampliar a oferta do atendimento educacional especializado aos estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, matriculados na rede pública de ensino regular. Esse apoio técnico e financeiro contemplará as seguintes ações, exceto:

86 Q887602 | Pedagogia, Educação Especial, Assistente de Sala, Prefeitura de Senhor do Bonfim BA, BRB Consultoria e Concurso, 2024

São direitos da pessoa com transtorno do espectro autista o acesso a ações e serviços de saúde, com vistas à atenção integral às suas necessidades de saúde, incluindo:

87 Q902721 | Pedagogia, Educação Especial, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Instituto Consulplan, 2024

Segundo as Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, ao professor do AEE cabe as ações de:

88 Q899914 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Brailista, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

Considerando a Resolução CNE/CEB Nº 2, de 11 de setembro de 2001, que institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que representa uma estratégia eficaz das escolas da rede regular de ensino voltada a auxiliar os professores que têm em suas classes estudantes público da educação especial.

89 Q887376 | Pedagogia, Educação Especial, Cuidador, Prefeitura de Jaru RO, IBADE, 2024

Ainda sobre empatia na relação com estudantes vulneráveis, assinale a alternativa que preenche corretamente a lacuna abaixo.


As habilidades empáticas ajudam os cuidadores a adaptar suas abordagens de cuidado de acordo com as____________ de cada criança ou adolescente vulnerável.

90 Q905813 | Pedagogia, Educação Especial, Professor Multidisciplinar para Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Prefeitura de São Lourenço da Mata PE, FGV, 2024

O Atendimento Educacional Especializado/AEE para os Anos Iniciais, que garante a inclusão de crianças com deficiência e é feito pelos professores AEE junto aos estudantes matriculados nas turmas comuns do ensino regular, tem como objetivos principais:

I. Garantir ações pedagógicas a fim de proporcionar a plena participação dos estudantes com necessidades educacionais específicas.
II. Promover a autonomia e independência do estudante, com a oferta de atividades complementares em turno diferente, preferencialmente nas Salas de Recursos Multifuncionais/SRMs.
III. Realizar um Plano de Desenvolvimento Individual – PDI, elaborado pelo professor da classe regular e fornecido ao Professor de Atendimento Educacional Especializado.

Os objetivos principais relacionados ao Atendimento Educacional Especializado que estão corretos são:
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