Segundo a Cartilha da Política Nacional de Educação
Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2023),
a Educação Especial é uma modalidade de educação
escolar transversal às outras etapas, níveis e modalidades,
tendo como público os estudantes com deficiência,
transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades
ou superdotação.
A esse respeito, numere a COLUNA II de acordo com a
COLUNA I, relacionando as formas de integração a seus
respectivos conceitos, conforme descrito por Coll, Marchesi
e Palácios, na obra “Desenvolvimento Psicológico e
Educação” (2004).
COLUNA I
1. Integração física
2. Integração social
3. Integração funcional
COLUNA II
( ) Os alunos de escolas públicas da Educação Especial
participam, em tempo parcial ou completo, na forma
de compartilhamento, simultaneidade e cooperação
nas classes de ensino comum e incorporam‑se à
dinâmica da escola.
( ) As unidades ou classes especiais na escola regular,
em que os alunos escolarizados nelas realizam
algumas atividades comuns com os demais colegas,
como jogos e atividades extraescolares.
( ) As classes ou unidades de Educação Especial
são inseridas na escola regular, mas continuam
mantendo uma organização independente,
embora possam compartilhar alguns lugares, como
o pátio ou o refeitório.
Assinale a sequência correta
a) 1 2 3
b) 3 2 1
c) 2 3 1
d) 2 1 3