A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da
Educação Inclusiva (2008) estabelece que os professores
tenham em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos
gerais e específicos para a atuação no campo da Educação
Especial e promoção da inclusão escolar.
De acordo com essa política, são campos de atuação
do professor para a promoção da inclusão dos alunos
com deficiência:
a) Atendimento Educacional Especializado, salas
de recursos, salas comuns do ensino regular,
centros de Atendimento Educacional Especializado,
núcleos de acessibilidade, classes hospitalares e
ambientes domiciliares.
b) Atendimento Educacional Especializado, salas de
recursos, salas comuns do ensino regular, centros
de Atendimento Educacional Especializado, núcleos
de acessibilidade e centros e clínicas de diagnóstico
da deficiência.
c) Atendimento Educacional Especializado, salas de
recursos, salas comuns do ensino regular, centros
de Atendimento Educacional Especializado, núcleos
de acessibilidade, classes de acompanhamento e
diagnóstico da deficiência.
d) Atendimento Educacional Especializado, salas
de recursos, salas comuns do ensino regular,
núcleos de acessibilidade, núcleos de diagnósticos
e laudos da deficiência, classes inclusivas e
classes especiais.