Questões de Concursos: Educação especial

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91 Q891237 | Pedagogia, Educação Especial, Atendente Educacional de Inclusão, Prefeitura de Camocim de São Félix PE, UPENET, 2024

Historicamente o percurso da Educação Especial é marcado por três períodos, na seguinte ordem:

92 Q883302 | Pedagogia, Educação Especial, Atendimento Educacional Especializado AEE, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

A Política Nacional de Educação Especial foi publicada em 1994. Esse documento afirma que os alunos com deficiência poderiam frequentar as classes comuns desde que possuíssem condições de acompanhar e desenvolver as atividades curriculares programadas do ensino comum, no mesmo ritmo que os alunos ditos normais.

Da perspectiva de educação inclusiva, o documento é considerado

93 Q890232 | Pedagogia, Educação Especial, Disciplina: Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

No caso da educação especial inclusiva, a orientação é de que ela deve ser iniciada

94 Q898439 | Pedagogia, Educação Especial, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

A Resolução do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Básica CNE/CEB nº. 4/2009 institui que o Atendimento Educacional Especializado (AEE) tem como função:

95 Q889998 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) tem entre os seus objetivos assegurar a inclusão escolar, orientando os sistemas de ensino para garantir, exceto:

96 Q890000 | Pedagogia, Educação Especial, Com Formação em Educação Inclusiva 1, Prefeitura de Curvelo MG, FUNDEP, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) estabelece que os professores tenham em sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais e específicos para a atuação no campo da Educação Especial e promoção da inclusão escolar.
De acordo com essa política, são campos de atuação do professor para a promoção da inclusão dos alunos com deficiência:

97 Q898448 | Pedagogia, Educação Especial, Licenciatura, Prefeitura de São Sebastião do Tocantins TO, INAZ do Pará, 2024

Segundo a Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), durante o processo formal de ensino escolar, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) com concepção inclusiva, deve estar articulado com:

98 Q888243 | Pedagogia, Educação Especial, Auxiliar de Escola, Prefeitura de São Ludgero SC, OBJETIVA, 2024

É aconselhável que as avaliações dos alunos com necessidades educativas especiais atendam a alguns princípios, como:

99 Q899037 | Pedagogia, Educação Especial, Matemática, Prefeitura de Cariacica ES, IDESG, 2024

A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva busca implementar práticas que garantam a inclusão efetiva de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Considerando os princípios orientadores dessa política, quais as seguintes afirmações não estão de acordo com seus objetivos e diretrizes?

100 Q869352 | Pedagogia, Educação Especial, Inspetor de Alunos, Prefeitura de São Gonçalo RJ, SELECON, 2024

Segundo o artigo 58, da Lei Nº9394/96, entende-se por educação especial, a modalidade de educação escolar oferecida preferencialmente na rede regular de ensino, para educandos:
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