Início

Questões de Concursos Efeitos das Obrigações

Resolva questões de Efeitos das Obrigações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q416467 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Agente Técnico, MPE AM, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito das obrigações, julgue os itens que se seguem.

A dação em pagamento pode ser corretamente definida como um acordo entre o credor e o devedor, com o objetivo de extinguir a obrigação, no qual consente o credor em receber coisa diversa da devida, em substituição à prestação que lhe era originalmente objeto do pacto.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q417383 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp SE, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta acerca do direito das obrigações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q415644 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Devo cumprir uma obrigação em meado do mês de fevereiro. Logo, devo cumpri-la

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q415071 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista, APEX Brasil, FUNIVERSA

Assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

185Q418913 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 11a, FCC

De acordo com o Código Civil brasileiro, o pagamento feito de boa-fé ao credor putativo é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

186Q421111 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Procurador Jurídico, Prefeitura de Itapororoca PB, EXAMES amp CONSULTORIA

Considere as seguintes proposições:

I. Aquele que demandar por dívida já paga, no todo ou em parte, sem ressalvar as quantias recebidas ou pedir mais do que for devido, ficará obrigado a pagar ao devedor, no primeiro caso, o dobro do que houver cobrado e, no segundo, o equivalente do que dele exigir, salvo se houver prescrição.

II. Aquele que habitar prédio, ou parte dele, responde pelo dano proveniente das coisas que dele caírem ou forem lançadas em lugar indevido.

III.O dono de edifício ou construção responde pelos danos que resultarem de sua ruína, se esta provier de falta de reparos, mesmo que necessidade não seja manifesta.

IV. O dono, ou detentor, do animal ressarcirá o dano por este causado, mesmo constatada a culpa da vítima ou força maior.

Está correto o que se afirma apenas em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q419375 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, Superior Tribunal Militar, CESPE CEBRASPE, 2018

De acordo com o Código Civil e considerando o entendimento doutrinário acerca das pessoas naturais, das obrigações e da prescrição e decadência, julgue os itens a seguir. Nas obrigações de prestações sucessivas, a quitação da última parcela acarreta a presunção absoluta de que as anteriores foram pagas.
  1. ✂️
  2. ✂️

188Q420517 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, UEC CE, FUNECE

Assinale a assertiva que está de acordo com o Código Civil Brasileiro no que concerne à mora no cumprimento das obrigações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

189Q422313 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Defensor Público Substituto, DPE ES, CESPE CEBRASPE

A respeito das obrigações e contratos, julgue os itens a seguir. Levado o contrato preliminar a registro no cartório competente, se o estipulante não lhe der execução, a outra parte não poderá considerá-lo desfeito e pleitear perdas e danos, em caso de prejuízo, sem, antes, requerer a execução específica.
  1. ✂️
  2. ✂️

190Q420343 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, Ordem dos Advogados do Brasil, FGV

Cássio, mutuante, celebrou contrato de mútuo gratuito com Felipe, mutuário, cujo objeto era a quantia de R$ 5.000,00, em 1º de outubro de 2016, pelo prazo de seis meses. Foi combinado que a entrega do dinheiro seria feita no parque da cidade. No entanto, Felipe, após receber o dinheiro, foi furtado no caminho de casa. Em 1º de abril de 2017, Cássio telefonou para Felipe para combinar o pagamento da quantia emprestada, mas este respondeu que não seria possível, em razão da perda do bem por fato alheio à sua vontade. Acerca dos fatos narrados, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

192Q415830 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

A respeito da disciplina das obrigações, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

193Q415328 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

A respeito das obrigações de dar, considere:

I. Deteriorada a coisa, não sendo o devedor culpado, poderá o credor resolver a obrigação, ou aceitar a coisa, abatido de seu preço o valor que perdeu.

II. Se a obrigação for de restituir coisa certa e sobrevier melhoramento ou acréscimo à coisa, sem despesa ou trabalho do devedor, lucrará o credor, desde que indenize o devedor.

III. Nas coisas determinadas pelo gênero e pela quantidade, a escolha pertencerá ao credor, se o contrário não resultar do título da obrigação.

Está correto o que consta APENAS em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

194Q422328 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRE MT, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta a respeito do direito das obrigações.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

195Q419006 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Titular de Serviços Notariais e de Registro, TJ RO, IESES

É certo afirmar:

I. Salvo as exceções expressamente previstas em lei, as perdas e danos devidos ao credor abrangem, além do que ele efetivamente perdeu, o que razoavelmente deixou de lucrar.

II. A cláusula penal deve ser estipulada conjuntamente com a obrigação e nunca em ato posterior, devendo referir-se à inexecução completa da obrigação, à de alguma cláusula especial ou simplesmente à mora.

III. Diante da responsabilidade civil, o direito de exigir reparação e a obrigação de prestá-la não se transmitem com a herança.

IV. Ressalvados os casos previstos em lei especial, os empresários individuais e as empresas respondem independentemente de culpa pelos danos causados pelos produtos postos em circulação.

Analisando as proposições, pode-se afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

196Q420058 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Juiz do Trabalho Substituto, TST, FCC

Joaquim, tradicional padeiro, regularmente inscrito em junta comercial como empresário individual, vende seu estabelecimento para Manoel, que passa a exercer a atividade, no mesmo lugar para a mesma clientela. No que se refere ao contrato de trespasse,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

197Q420711 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Atividades Técnicas de Suporte, MC, CESPE CEBRASPE

A respeito dos contratos, da transmissão e adimplemento das obrigações e da responsabilidade civil no âmbito do Código Civil (CC), julgue os próximos itens.

A aceitação da proposta fora do prazo, com modificações realizadas pelo oblato, importará nova proposta, ainda que com elas concorde o proponente.

  1. ✂️
  2. ✂️

198Q421251 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Assistente Jurídico, IPEM RO RO, FUNCAB

Ao depósito judicial da coisa devida dá-se o nome de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q415266 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Técnico de Nível Superior II, EMBRAPA, CESPE CEBRASPE

Uma pessoa adquiriu um imóvel hipotecado e resolveu tomar para si o crédito garantido pelo imóvel que adquiriu. Para tanto, notificou o devedor da assunção da dívida. Passados 35 dias da notificação, o credor não apresentou impugnação, nem se manifestou acerca da transferência do débito.

A respeito dessa situação hipotética, julgue os itens subseqüentes.

Na situação descrita, o silêncio do credor é interpretado como anuência, ou seja, significa que ele concordou com a assunção da dívida.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q417408 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 2a, FCC

A respeito do inadimplemento das obrigações, é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.