Início

Questões de Concursos Efeitos das Obrigações

Resolva questões de Efeitos das Obrigações comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


341Q416237 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações

Havendo inexeqüibilidade de uma das prestações por culpa do devedor de obrigação alternativa, competindo a escolha delas ao credor:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

342Q414744 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, CDP PA, CESPE CEBRASPE

Acerca da extinção e do inadimplemento das obrigações, julgue os itens subseqüentes.

O devedor em mora não responderá pela impossibilidade da prestação que resulta de caso fortuito ou força maior, ainda que a impossibilidade ocorra durante o atraso, pois o devedor não responde por prejuízos resultantes de caso fortuito ou força maior.

  1. ✂️
  2. ✂️

343Q417857 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações

Antônio, muito necessitado de dinheiro, decide empenhar uma vaca leiteira para iniciar um negócio, acreditando que, com o sucesso do empreendimento, terá o animal de volta o quanto antes. Sobre a hipótese de penhor apresentada, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

344Q415322 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Defensor Público de 1a Classe, DPE AL, CESPE CEBRASPE

Em cada um dos itens subsequentes, é apresentada uma situação hipotética, seguida de uma assertiva a ser julgada. Carlos celebrou contrato com Paula, em 10/8/2008, para que ela cuidasse do jardim da casa dele, mediante o pagamento de R$ 80,00 por semana, reajustáveis em 2% a cada seis meses. O contrato incluía a utilização de adubos, terra e inseticidas. Nessa situação, se a inflação vier a atingir índices superiores aos praticados no momento em que foi concluído o contrato, acarretando aumento no preço dos produtos utilizados, Paula poderá pedir a resolução da avença, invocando como fundamento a teoria da imprevisão, o que exigirá a demonstração, não só da onerosidade excessiva que suportará, como também da extrema vantagem que obterá Carlos.
  1. ✂️
  2. ✂️

345Q422510 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Nas obrigações alternativas, quando a escolha couber ao credor e uma das prestações tornar-se impossível por culpa do devedor, o

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

346Q414622 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

Acerca da extinção das obrigações, julgue os itens subseqüentes.

Se uma empresa deve para outra, mas é por ela incorporada ou ocorre uma fusão de ambas, surge no lugar de ambas uma terceira empresa, que, passando a ser titular tanto do ativo como do passivo, faz com que se confundam em uma única pessoa jurídica as figuras de credor e devedor, e extinga-se também a obrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

348Q414550 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca dos contratos regidos pelo Código Civil, julgue os itens subseqüentes. Pode o devedor cumprir a prestação pactuada mediante consignação da coisa devida em estabelecimento bancário ou em juízo, com a mesma força de liberar o devedor da obrigação.
  1. ✂️
  2. ✂️

349Q417712 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Auditor, TCE AL, FCC

Efetivar-se-á o pagamento

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

350Q414663 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Promotor de Justiça, MPE RS, MPE RS

Leia o relato abaixo. Armando ajuíza contra Marcelo ação de cobrança de R$ 100.000,00, por alegado contrato de mútuo inadimplido. O réu contrata advogado, firmando com ele pacto de serviços a preço certo, pago integralmente na contratação, tendo como objeto a defesa em todas as fases da demanda até o trânsito em julgado. Assim, Marcelo contesta a ação alegando prescrição, por um lado e, por outro, a inexistência do débito. Argumenta que o valor foi entregue como aporte de 50% do capital necessário para a realização do negócio de risco que as partes empreenderam em conjunto, que ao fim não se mostrou viável, com a perda do capital investido. Afastada a prescrição e julgada procedente a demanda, o advogado de Marcelo conta errado o prazo para a apelação entregando o recurso em cartório um dia após o termo final, razão por que não é admitido (intempestividade). Nessas circunstâncias, Marcelo paga o débito com os acréscimos decorrentes da sucumbência e pretende voltar-se contra o advogado para haver do profissional o valor que pagou em virtude da condenação. Com base nesses dados, é correto afirmar que o advogado

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

351Q419430 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Procurador do Muncípio, Prefeitura de Fortaleza CE, CESPE CEBRASPE

Acerca de atos unilaterais, responsabilidade civil e preferências e privilégios creditórios, julgue os itens subsequentes. Quanto aos títulos legais de preferência, declarada a insolvência de devedor capaz, o privilégio especial compreenderá todos os bens não sujeitos a crédito real.
  1. ✂️
  2. ✂️

352Q419191 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Procurador do Ministério Público, TCDF DF, CESPE CEBRASPE

Considerando que determinada pessoa física tenha contraído dívida em dinheiro e garantido o pagamento do débito mediante hipoteca de imóvel seu, julgue os próximos itens. O devedor somente poderá alienar o imóvel hipotecado se não houver cláusula contratual expressa que vede a alienação.
  1. ✂️
  2. ✂️

353Q414904 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações

Assinale a alternativa que corresponde à imputação do pagamento.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

354Q416228 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista de Desenvolvimento Logístico, CEARÁPORTOS CE, CESPE CEBRASPE

Acerca do direito das obrigações, julgue os itens subseqüentes.

A novação pode ser subjetiva, quando há troca do credor ou do devedor, ou objetiva, quando as partes permanecem as mesmas e o que se modifica é a própria obrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

355Q417061 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado, IEMA ES, CESPE CEBRASPE

Em relação ao direito das obrigações, julgue os itens a seguir.

A solidariedade passiva ocorre quando, na mesma obrigação, concorre mais de um devedor, cada um obrigado à dívida toda. Nesse caso, se o credor renunciar ou exonerar da solidariedade todos os credores, extinguir-se-á a obrigação.

  1. ✂️
  2. ✂️

356Q416879 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Consultor Pleno, APEX Brasil, FUNIVERSA

Nas obrigações provenientes do delito, considera-se o devedor em mora:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

357Q419559 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Analista do Ministério Público, MPE SE, FCC

Opera-se de pleno direito a sub-rogação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

358Q417811 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Juíz Federal, TRF 5a, CESPE CEBRASPE

A respeito das obrigações, julgue os itens subseqüentes.

A cláusula penal é uma obrigação acessória e subsidiária à obrigação principal e apresenta-se como alternativa ao adimplemento da obrigação principal, conferindo ao credor ou ao devedor o direito de escolher entre a obrigação principal e a cláusula penal.

  1. ✂️
  2. ✂️

359Q418856 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Advogado da União, AGU, CESPE CEBRASPE

Com relação aos atos, ao negócio jurídico, às obrigações e à prescrição, julgue os itens subsequentes. De acordo com o que dispõe o Código Civil, a compensação legal opera-se de pleno direito quando há liquidez e exigibilidade do débito e fungibilidade das prestações, não havendo impedimento para a compensação devido a prazo de favor concedido por uma das partes.
  1. ✂️
  2. ✂️

360Q415567 | Direito Civil, Efeitos das Obrigações, Juiz Substituto, Tribunal de Justiça nbsp BA, CESPE CEBRASPE

Acerca do adimplemento e da extinção das obrigações, julgue os seguintes itens. Nas relações obrigacionais bilaterais e comutativas, com prestações periódicas, pode o juiz, a pedido da parte e com a finalidade de manter a original economia do contrato, corrigir o valor das prestações, assegurando o seu valor real, desde que, por motivos imprevisíveis, haja manifesto desequilíbrio entre o valor ajustado para a prestação devida e aquele a ser pago no momento do adimplemento.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.