Questões de Concursos Efluentes Líquidos

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

21 Q1030359 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Específica de Engenharia Manhã, TCE PI, FGV, 2025

Leia o trecho a seguir.

No Brasil, os padrões de lançamento de efluentes em corpos de água superficiais são estabelecidos pela Resolução CONAMA 357/2005, alterada, entre outras, pela Resolução CONAMA nº 430/2011. É estabelecido um enquadramento dos corpos de água baseado nos níveis de qualidade que deveriam possuir para atender às necessidades da comunidade. O padrão de lançamento de atividades antrópicas é determinado de acordo com o enquadramento e as estações de tratamento de efluentes dessas atividades são projetadas para atender um determinado nível de tratamento.
Existe um nível de tratamento que tem por objetivo principal a remoção dos remanescentes de nutrientes, patogênicos, metais pesados e compostos não biodegradáveis. Esse é o foco de estações de tratamento de esgoto de regiões com grande aporte de nutrientes, principalmente quando o lançamento final ocorre em corpos de água lênticos (lagos ou lagoas).

Esse nível de tratamento é definido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23 Q1018671 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Químico, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

A respeito dos três principais tipos de lagoas de estabilização — anaeróbias, facultativas e de maturação —, julgue os itens seguintes.

I As lagoas anaeróbias e de maturação são designadas para remoção de DBO.
II O processo de lagoas facultativas é essencialmente natural.
III Uma forma de reduzir ainda mais o volume da lagoa aerada é aumentar o nível de aeração.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24 Q1028149 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Perito em Engenharia Sanitária, MPU, FGV, 2025

Em um projeto de sistema de esgotamento sanitário, a equipe técnica precisa dimensionar diferentes componentes das unidades operacionais. Durante a análise, um engenheiro sugere que todas as estruturas devem ser projetadas para a vazão média. No entanto, um colega discorda, argumentando que algumas unidades devem ser dimensionadas considerando a vazão máxima horária, garantindo maior segurança ao sistema.
Com base nessa situação, devem ser dimensionadas para a vazão média:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26 Q1035573 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Agente de Fiscalização, AGESAN RS, FGV, 2025

Um efluente industrial é, em geral, resultante da mistura de diversas correntes geradas em diferentes unidades do processo produtivo. Sua vazão e características podem apresentar significativa variação ao longo do tempo, em função de mudanças de operação dos processos, de produto processado e das atividades de limpeza, além de outros parâmetros.

Em relação ao tratamento de efluentes industriais, avalie as afirmativas a seguir.

I. O tratamento secundário tem como objetivo principal a redução de sólidos grosseiros em suspensão e as seguintes técnicas são utilizadas: gradeamento, peneiramento, desarenação, neutralização e equalização.
II. A neutralização é uma etapa necessária para o ajuste de pH no tratamento secundário ou no descarte, e a equalização consiste em um tanque provido de aeração e agitação para se evitar odores (aerobiose) e deposição de sólidos.
III. Desarenação é uma etapa importante para proteger as bombas e tubulações, evita entupimento e obstáculos em dutos e válvulas, a formação de depósitos de materiais inertes nos decantadores e nos tanques de aeração.
IV. A gradeamento objetiva a remoção de sólidos bastante grosseiros, como materiais plásticos e de papelões constituintes de embalagens, pedaços de madeira e metal e as grades devem permitir o escoamento dos efluentes sem produzir grandes perdas de carga.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27 Q1035583 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Agente de Fiscalização, AGESAN RS, FGV, 2025

As características dos efluentes industriais dependem, principalmente, da natureza da indústria (tipologia), das matériasprimas processadas, das etapas de transformação utilizadas no processo, da incorporação de substâncias indesejáveis à água e do porte da indústria e do modelo de gestão empregado.

Em relação aos tipos de tratamento desses efluentes, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28 Q1035872 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Um engenheiro estuda a adequabilidade de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e, particularmente, o tratamento por lodos ativados, com operação contínua, utilizado nessa estação. No estudo realizado, o engenheiro observou que o tratamento de lodos ativados nessa ETE deve remover apenas a matéria orgânica carbonácea com nitrificação.
Assim, essa ETE deve utilizar apenas reatores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29 Q1035883 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Em um sistema de tratamento de esgoto, é fundamental realizar análises físico-químicas e bacteriológicas dos efluentes tratados.

O método de cromatografia gasosa pode ser empregado para avaliar a água em relação a(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.