Início

Questões de Concursos Efluentes Líquidos

Resolva questões de Efluentes Líquidos comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q983395 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Normalmente, os efluentes líquidos não sofrem mistura completa imediatamente ao entrar em contato com o corpo hídrico receptor, no caso de lançamento ou descarga. Devido a essa falta de homogeneidade da mistura, as seções transversais do corpo receptor devem ser examinadas antes de serem incluídas na rotina de amostragem da companhia de saneamento. Portanto, devem ser feitas amostragens integradas em cada seção transversal, cuja quantidade de pontos de amostragem na seção depende da largura e da profundidade do corpo receptor. Considerando uma seção de um rio com 24 metros de largura e 8 metros de profundidade, assinale a opção que apresenta aquantidade mínima de pontos de amostragem que devem compor a amostra integrada da referida seção.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q1061748 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Especialidade Técnico de Edificações, CAESB DF, CESPE CEBRASPE, 2025

Os processos de tratamento de esgoto podem ser classificados em função do grau de eficiência obtido por um ou mais dos dispositivos envolvidos, sendo ponderados na classificação o grau de redução de sólidos em suspensão e a demanda bioquímica de oxigênio. Nesse contexto, julgue os itens a seguir.

I A remoção de areia ocorre no âmbito do tratamento preliminar.
II A digestão e a secagem de lodo ocorrem no âmbito do tratamento primário.
III Lagoas de estabilização aeróbias (facultativas ou aeradas) são utilizadas no âmbito do tratamento secundário.
IV A remoção de organismos patogênicos ocorre no âmbito do tratamento terciário.

Assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q1035872 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Um engenheiro estuda a adequabilidade de uma Estação de Tratamento de Esgotos (ETE) e, particularmente, o tratamento por lodos ativados, com operação contínua, utilizado nessa estação. No estudo realizado, o engenheiro observou que o tratamento de lodos ativados nessa ETE deve remover apenas a matéria orgânica carbonácea com nitrificação.
Assim, essa ETE deve utilizar apenas reatores:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q1062183 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Área 20 Engenharia Ambiental, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Texto associado.
Em relação ao saneamento no Brasil, julgue o item que segue.
Apesar dos avanços tecnológicos, os custos, a regulação e a aceitação pública constituem os principais desafios para o reúso de efluentes no Brasil.
  1. ✂️
  2. ✂️

25Q1035583 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Agente de Fiscalização, AGESAN RS, FGV, 2025

As características dos efluentes industriais dependem, principalmente, da natureza da indústria (tipologia), das matériasprimas processadas, das etapas de transformação utilizadas no processo, da incorporação de substâncias indesejáveis à água e do porte da indústria e do modelo de gestão empregado.

Em relação aos tipos de tratamento desses efluentes, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q969964 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenharia Ambiental, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que concerne a recursos hídricos e a efluentes líquidos, julgue o seguinte item.

Para que a água seja considerada adequada ao consumo humano, os padrões de potabilidade fixam valores para os parâmetros físicos, químicos, microbiológicos e radiológicos da qualidade da água.

  1. ✂️
  2. ✂️

27Q969965 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenharia Ambiental, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que concerne a recursos hídricos e a efluentes líquidos, julgue o seguinte item.

O termo água produzida refere-se ao grande volume de efluente sanitário gerado na operação da plataforma e representa o maior rejeito da indústria petrolífera.

  1. ✂️
  2. ✂️

29Q1047836 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Fiscal Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Os sistemas de tratamento de efluentes classificam-se quanto ao tipo de processo utilizado (físico, químico ou biológico) e quanto ao grau e eficiência de remoção de poluentes das unidades.
Desse modo, o nível de tratamento baseado em mecanismo biológico e no qual se removem sólidos não sedimentáveis, DBO em suspensão fina ou solúvel e, parcialmente, nutrientes e patógenos é o tratamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q1030928 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenharia Civil, TCE RR, FGV, 2025

Sobre o projeto de sistemas de esgotos sanitários, analise as afirmativas a seguir.

I. Terminais de limpeza (TL) podem ser usados em substituição a poços de visita (PV) no início de coletores.
II. Poços de visita (PV) devem ser utilizados nas extremidades de sifões invertidos e passagens forçadas.
III. O diâmetro mínimo para poços de visita (PV) é de 80 cm.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q1035573 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Agente de Fiscalização, AGESAN RS, FGV, 2025

Um efluente industrial é, em geral, resultante da mistura de diversas correntes geradas em diferentes unidades do processo produtivo. Sua vazão e características podem apresentar significativa variação ao longo do tempo, em função de mudanças de operação dos processos, de produto processado e das atividades de limpeza, além de outros parâmetros.

Em relação ao tratamento de efluentes industriais, avalie as afirmativas a seguir.

I. O tratamento secundário tem como objetivo principal a redução de sólidos grosseiros em suspensão e as seguintes técnicas são utilizadas: gradeamento, peneiramento, desarenação, neutralização e equalização.
II. A neutralização é uma etapa necessária para o ajuste de pH no tratamento secundário ou no descarte, e a equalização consiste em um tanque provido de aeração e agitação para se evitar odores (aerobiose) e deposição de sólidos.
III. Desarenação é uma etapa importante para proteger as bombas e tubulações, evita entupimento e obstáculos em dutos e válvulas, a formação de depósitos de materiais inertes nos decantadores e nos tanques de aeração.
IV. A gradeamento objetiva a remoção de sólidos bastante grosseiros, como materiais plásticos e de papelões constituintes de embalagens, pedaços de madeira e metal e as grades devem permitir o escoamento dos efluentes sem produzir grandes perdas de carga.

É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q1035883 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Obras Públicas, TCE PE, FGV, 2025

Em um sistema de tratamento de esgoto, é fundamental realizar análises físico-químicas e bacteriológicas dos efluentes tratados.

O método de cromatografia gasosa pode ser empregado para avaliar a água em relação a(ao):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q1089294 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Químico, UFRGS, FUNDATEC, 2025

No tratamento de águas e efluentes, diferentes processos químicos e físico-químicos são aplicados para a remoção de impurezas. Sobre o assunto, analise as assertivas abaixo:

I. A coagulação consiste na adição de sais metálicos para neutralizar cargas elétricas das partículas coloidais, favorecendo sua aglomeração.

II. A floculação é uma etapa posterior à coagulação e envolve agitação lenta para permitir o crescimento dos flocos e facilitar sua sedimentação.

III. A filtração tem como objetivo principal remover partículas sólidas que não foram eliminadas na decantação.

IV. A remoção de poluentes orgânicos refratários exige, muitas vezes, processos avançados, como oxidação química ou tratamentos biológicos específicos.

V. Em sistemas de tratamento para abastecimento, costuma-se atribuir à decantação a maior parte da remoção de partículas, podendo a etapa de coagulação-floculação ser reduzida sem prejuízos significativos à qualidade.


Quais estão corretas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q983389 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Acerca das relações do nitrogênio com a saúde ambiental, a toxicologia ambiental e a saúde pública, bem como com o tratamento de esgoto, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q983396 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Especialidade Engenheiro Ambiental, CAESBDF, CESPE CEBRASPE, 2025

Na implantação de sistemas de tratamento de esgoto de menor porte — com vazão diária de esgoto de até 12.000 L/dia e carga orgânica total de até 3,80 kg de DBO/dia —, devem ser observados os distanciamentos horizontais mínimos de determinadas estruturas. As unidades de tratamento de esgoto devem ser implantadas de forma a ser respeitado o distanciamento horizontal mínimo de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1050772 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Um engenheiro ambiental deve calcular a Concentração de Efluente em um Corpo Receptor (CECR) para um rio no qual a vazão do efluente é 2 m3/s e a vazão de referência do rio (corpo receptor) é 10 m3/s.

Nesse caso, valor de CECR é, aproximadamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q969963 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenharia Ambiental, Petrobras, CESPE CEBRASPE, 2022

No que concerne a recursos hídricos e a efluentes líquidos, julgue o seguinte item.

A matéria graxa e oleosa de efluentes líquidos pode ser removida em tanques de flotação por ar dissolvido, com ou sem prévia coagulação e floculação.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q1050985 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Ciências, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Durante o processo de tratamento da água nas Estações de Tratamento de Água (ETAs), são utilizados alguns compostos químicos, como: sulfato de alumínio, cloro, flúor e hidróxido de cálcio (também conhecido por cal hidratada).
Nas ETAs, o sulfato de alumínio é adicionado na etapa de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q1050765 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

O sistema de lodos ativados é amplamente empregado no tratamento de efluentes líquidos, sendo classificado em três modalidades principais: convencional, aeração prolongada e por batelada.
Relacione as modalidades de lodos ativados, indicadas a seguir, com suas respectivas características.

(1) Por batelada (2) Aeração prolongada (3) Convencional

( ) O tempo de detenção do líquido é da ordem de 6 a 8 horas e o tempo de retenção de sólidos (idade do lodo) é da ordem de 4 a 10 dias, sendo que esta maior permanência dos sólidos no sistema é responsável por sua maior eficiência na remoção de matéria orgânica.

( ) O tempo de retenção dos sólidos no sistema (idade do lodo) é da ordem de 18 a 30 dias, o que resulta em elevada eficiência na remoção de matéria orgânica e ainda na estabilização do lodo. O tempo de detenção do líquido é da ordem de 16 a 24 horas e geralmente esse sistema não possui unidade de decantação primária, para evitar a necessidade de estabilização do lodo primário.

( ) Opera com fluxo intermitente, isto é, todas as etapas do tratamento são realizadas em uma única unidade, através do estabelecimento de ciclos de operação com duração definida. Os ciclos normais do tratamento são: enchimento, reação, sedimentação, esvaziamento e repouso.


A sequência correta, de cima para baixo, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1050761 | Engenharia Ambiental e Sanitária, Efluentes Líquidos, Engenheiro Ambiental, Prefeitura de Abreu e Lima PE, FGV, 2024

Há diferentes métodos para disposição final de resíduos sólidos urbanos. Entre eles, o método no qual se confinam adequadamente os resíduos sem poluir o ambiente externo, porém sem promover a coleta e o tratamento dos efluentes líquidos e gasosos produzidos, é denominado
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.