Questões de Concursos Elaboração do Planejamento de Ensino

Resolva questões de Elaboração do Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

21Q904280 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

A elaboração dos projetos da escola, de acordo com o método de planejamento participativo, deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q882253 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Serviço de Convivência, Prefeitura de São João do Ivaí PR, Instituto Access, 2024

Qual é a principal função do planejamento participativo na educação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q955487 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre planejamento pedagógico e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O planejamento deve ser flexível, permitindo ajustes conforme as necessidades dos alunos e os desafios da prática docente.

( ) O professor deve considerar os conhecimentos prévios dos alunos na elaboração do plano de ensino.

( ) O planejamento deve ser fixo e padronizado, aplicando-se da mesma forma para todas as turmas e contextos escolares.

( ) A diversificação de estratégias didáticas amplia as possibilidades de aprendizagem e engajamento dos alunos.

Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q901922 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Anos Iniciais 24h, Prefeitura de Esteio RS, FUNDATEC, 2024

Em relação ao planejamento no contexto escolar, assinale a alternativa INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q898304 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor I, Prefeitura de Itapissuma PE, IGEDUC, 2024

A elaboração de planos de aula é uma prática essencial para a organização docente, promovendo o bom andamento das atividades e auxiliando no acompanhamento da aprendizagem dos estudantes. Esses planos permitem variar estratégias de ensino, adaptando-se às necessidades de aprendizado e ao tempo disponível. Contudo, é importante reconhecer que a execução do planejamento dificilmente ocorrerá exatamente como previsto, considerando o fator humano e as condições do ambiente escolar.
A sequência do que foi pensado geralmente é executada a depender de vários fatores, tais como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

26Q895757 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Psicomotricista, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

No contexto da elaboração de planos educativos, a abordagem que enfatiza objetivos específicos e a mensuração de resultados é típica de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q897781 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Em relação ao planejamento de ensino, é importante considerar CORRETAMENTE:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q897790 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor II T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

Constituem formas CORRETAS de planejar o ensino enquanto modalidades de Planejamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q904286 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, EF, Prefeitura de Lagoa Seca PB, CPCON, 2024

Um plano de ensino é constituído de várias partes. A parte do plano de ensino que detalha os fins da educação corresponde:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q897659 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Educação Infantil T40 PSS, Prefeitura de Toledo PR, FAU, 2024

O planejamento escolar, segundo Libâneo (2013), é um processo dinâmico e reflexivo que deve ser realizado de forma colaborativa e participativa, visando à construção de uma escola mais justa e democrática. Considerando as diferentes concepções de planejamento, assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q898944 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Língua Estrangeira Espanhol, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

O planejamento de aula exige que o professor defina objetivos educacionais que estejam alinhados com as habilidades e necessidades dos alunos, para promover um aprendizado significativo. Leia as afirmações a seguir e selecione a alternativa que indica a classificação correta (V = Verdadeiro; F = Falso):

( )Ao definir os objetivos educacionais, o professor deve focar exclusivamente no conteúdo, pois o desenvolvimento de habilidades é uma responsabilidade que se limita ao contexto familiar.

( )Objetivos educacionais bem definidos devem ser claros, mensuráveis e adaptáveis, para que o professor possa ajustar as atividades de acordo com o nível e o progresso dos alunos.

( )A definição de objetivos que integram habilidades cognitivas e socioemocionais contribui para um desenvolvimento mais completo dos alunos, considerando aspectos além do desempenho acadêmico.

( )Os objetivos educacionais devem ser universais, sem adaptações para diferentes turmas, pois isso garante a padronização do ensino e a equidade de aprendizagem para todos os alunos.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

33Q911118 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Planejamento é uma atividade fundamental em qualquer tipo de organização, incluindo escolas e demais instituições. Na gestão escolar, os planejamentos “estratégico”, “tático”, e “operacional” são três pilares de planejamento distintos e igualmente importantes, utilizados nos diferentes níveis da organização. Relacione adequadamente o planejamento às suas respectivas características.

1. Tático.
2. Estratégico.
3. Operacional.

( ) É de longo prazo, responsável por analisar o ambiente interno e externo da escola, incluindo fatores como a legislação vigente, a comunidade escolar, as expectativas dos alunos, a qualidade do ensino e da aprendizagem, os recursos disponíveis e as tendências educacionais.
( ) É de médio prazo e tem como objetivo principal desenvolver um plano de ação detalhado, com as etapas necessárias, definindo recursos determinados, como, por exemplo, orçamento e equipe (incluindo as responsabilidades dos membros, materiais e tecnologia buscando atingir as metas e objetivos definidos).
( ) É de curto prazo e se concentra em implementar o plano, isto é, colocá-lo em ação, acompanhando regularmente o seu progresso. Esta etapa inclui as atividades diárias da escola e deve garantir que as responsabilidades dos membros da instituição escolar estejam sendo realizadas da melhor forma. É responsável por avaliar regularmente o progresso e sinalizar se há necessidade de realizar ajustes no plano para garantir que as metas sejam alcançadas.

A sequência está correta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

34Q902422 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Matemática, Prefeitura de Jequié BA, Consulplan, 2024

Haydt (1997, p. 94) define planejamento como “um processo mental que supõe análise, reflexão e previsão”. Na mesma direção podemos afirmar que o planejamento irá nortear tanto a ação didática quanto a proposta pedagógica, uma vez que irá articular as dimensões técnica, humana e político-social da educação. O planejamento pode envolver diferentes abrangências e complexidades, pois ocorre em diversificadas esferas do contexto educacional. Considere que a equipe docente de uma determinada escola, em consonância com a equipe gestora e pedagógica, está reunida para elaborar um planejamento cuja principal característica é definir os objetivos a serem alcançados com o processo de ensino-aprendizagem. É fundamental determinar conteúdos, objetivos, estratégias e formas de avaliação da construção do conhecimento. De acordo com a situação hipotética apresentada, infere-se que a equipe de docentes está construindo o planejamento
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q897921 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Ensino Fundamental, Prefeitura de São José da Tapera AL, ADVISE, 2024

Ao elaborar seu planejamento, compete ao professor:

I- Analisar as características dos alunos;


II- Refletir sobre quais recursos são disponíveis;


III- Selecionar e estruturar conteúdos.

Dos itens acima:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q902726 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Sala de Recurso, Prefeitura de Além Paraíba MG, Consulplan, 2024

Uma abordagem para planejamento flexível considera importantes categorias a serem dimensionadas pelo professor.


Para que todos tenham acesso ao currículo, o professor poderá dimensionar as categorias de um planejamento flexível. O currículo não é outro, não está restrito ao prático ou ao aprofundado, ou selecionado. É preciso, no contexto coletivo, diferenciar atividades ou papéis individuais de modo que cada um encontre seu nível de produção de sentido, tenha oportunidade e sinta-se constantemente desafiado em seu processo de aprendizagem. Quando necessário, organizar atividades com diferentes formas de apoio, tais como: mediação individual, tarefas diferenciadas, inserção de recursos específicos às necessidades.

(Disponível em: https://diversa.org.br/artigos/desafios-na-sala-de-aula-dimensoes-possiveis-para-um-planejamento-flexivel. Acesso em: julho de 2024. Adaptado.)


O texto aponta a seguinte categoria:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

37Q901186 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Artes, Prefeitura de Queimadas PB, FACET Concursos, 2024

Durante um workshop sobre planejamento escolar em Queimadas, PB, os professores foram convidados a refletir sobre a importância dos diferentes tipos de planos de ensino na organização do trabalho pedagógico. Sobre os planos de ensino, avalie as assertivas a seguir:

1. O plano de curso deve ser flexível o suficiente para permitir adaptações conforme as necessidades dos alunos e as circunstâncias imprevistas que possam surgir ao longo do período letivo.

2. O plano de aula é essencial para que o professor organize de forma detalhada cada sessão de ensino, prevendo as atividades a serem realizadas, os recursos necessários e os métodos de avaliação a serem aplicados.

3. O plano de desenvolvimento escolar (PDE) tem como foco principal a definição de estratégias para a melhoria contínua do desempenho acadêmico dos alunos, englobando aspectos pedagógicos, administrativos e comunitários.

4. A elaboração de planos de ensino é obrigatória segundo a LDBEN (Lei nº 9.394/1996), que estabelece diretrizes para a organização do trabalho docente em todos os níveis da educação básica.

5. O plano de ensino deve ser elaborado apenas no início do ano letivo, sendo necessárias revisões ou ajustes a cada semestre, a menos que ocorram mudanças significativas na legislação educacional.

Alternativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q898274 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Pedagogia Ensino Fundamental, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

O plano de aula é um instrumento fundamental no processo de ensino-aprendizagem, pois organiza edireciona a prática pedagógica do professor. Para elaborar um plano de aula efetivo, é necessário compreender seus componentes essenciais. Com base nessa estrutura, assinale a alternativa que apresenta corretamente os elementos indispensáveis para a elaboração de um plano de aula:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

39Q889342 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Assistente Escolar Zona Rural e Zona Urbana, Prefeitura de Rio Branco AC, IV UFG, 2024

Leia o caso a seguir.
Em uma escola municipal, a comunidade escolar está empenhada em desenvolver um planejamento pedagógico que contemple a realidade da escola e atenda às suas demandas para uma gestão escolar eficiente. Esse documento determina ações que impactam diretamente a comunidade escolar, fortalecendo as relações entre professores, alunos, direção, supervisão, comunidade, conselhos escolares, pais e todos os demais setores da escola.
Elaborado pelo(a) autor(a).

A elaboração do planejamento pedagógico eficiente e alinhado às necessidades da escola requer
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q898924 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental 1° ao 5° ano, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2024

Associe a Primeira Coluna, elementos do planejamento de aula, com a Segunda Coluna, descrição de cada elemento, relacionando corretamente as etapas de um planejamento eficaz:

Primeira Coluna

1.Estruturação de Objetivos Educacionais.

2.Avaliação.

3.Habilidades dos Alunos.

4.Planejamento Didático.


Segunda Coluna

A) Observação das capacidades e limitações dos alunos para orientar os objetivos.

B) Criação de metas que os alunos devem alcançar ao final das atividades propostas.

C) Processo contínuo de verificação e análise dos resultados do ensino.

D) Organização das atividades e métodos que compõem o ensino.


Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.