Questões de Concursos Elaboração do Planejamento de Ensino

Resolva questões de Elaboração do Planejamento de Ensino comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q955482 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Mediador, Prefeitura de Porto Walter AC, DECORP, 2025

Leia as afirmativas sobre planejamento pedagógico e marque V para verdadeiro e F para falso:

( ) O planejamento deve ser flexível e permitir ajustes conforme as necessidades dos alunos e o contexto da sala de aula.

( ) A interdisciplinaridade no planejamento contribui para uma aprendizagem mais significativa e conectada com a realidade dos estudantes.

( ) O planejamento deve ser rígido e padronizado, aplicando-se da mesma forma para todas as turmas e contextos escolares.

( ) A adoção de metodologias diversificadas e ativas amplia as possibilidades de aprendizagem e o engajamento dos alunos.

Escolha a alternativa que apresenta a sequência correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

42Q890218 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor de Ensino Fundamental, Prefeitura de Camaçari BA, CESPE CEBRASPE, 2024

Atualmente, incumbe a todos os profissionais da escola repensar o planejamento de ensino para além dos elementos estruturantes de um plano de aula. Nesse sentido, planejamento de ensino deve ser concebido como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

43Q897363 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor Nível PIII, Prefeitura de Carmo do Rio Verde GO, IV UFG, 2024

Leia o texto a seguir.
Se para nós o planejamento na escola é um processo voltado para a organização de ações que permitam a consecução de objetivos educacionais, o plano é um documento escrito que materializa um determinado momento de um planejamento. É a apresentação, de forma organizada, de um conjunto de decisões. Um plano, para que se constitua em instrumento eficiente de ação, precisa ser muito bem pensado e, melhor ainda, muito bem redigido. Isso significa a apresentação de diretrizes claras, práticas e objetivas. Com um documento escrito, o plano compõe-se das seguintes partes: identificação, objetivos, conteúdos, estratégias, avaliação, o cronograma e bibliografia.
MASETTO, Marcos. Didática: a aula como centro. São Paulo: FTD, 1986.


Tendo em vista os componentes fundamentais do plano de ensino, os objetivos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q895842 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Supervisor Pedagógico, Prefeitura de Conceição dos Ouros MG, Gama Consult, 2024

O Plano de Ensino, documento norteador do trabalho docente, deve conter elementos como:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

45Q969063 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Pedagogo, TJPE, IBFC, 2017

Assinale a alternativa correta. A docência envolve o professor em sua totalidade; sua prática é resultado do saber, do fazer e, principalmente do ser, significando um compromisso consigo mesmo, com o aluno, com o conhecimento e com a sociedade e sua transformação (GRILLO, 2004, p. 78). A prática como resultado se atrela a um elemento muito conhecido por educadores ao iniciarem o planejamento de suas ações no processo de ensino e aprendizagem. Este elemento refere-se ao:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q898180 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

A maioria das crianças tem acesso à educação básica , mas ainda há muitas dificuldades quanto ao avanço do ensino. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família. Abaixo relacionamos objetivos do Ensino Fundamental com seus respectivos propósitos. Relacione a coluna 1, objetivos, com a coluna 2 descrições:

Objetivo
1.Domínio da leitura e da escrita.
2.Compreensão do ambiente social.
3.Desenvolvimento do projeto.
4.Compreensão dos valores da sociedade.

Descrição
A)Envolver o desenvolvimento de habilidades sociais, culturais e políticas.
B) Ensina princípios éticos e culturais importantes para a convivência em sociedade.
C)Auxilia na resolução de problemas e na organização de números e quantitativos.
D)Permite a interpretação e a produção de textos, essenciais para a comunicação e aprendizagem.

Marque a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

47Q898187 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Auxiliar de Educação Infantil, Prefeitura de Lajeado Grande SC, ACAFE, 2024

Com abordagens diversificadas e com diferentes tipos e propósitos, a avaliação escolar é uma ferramenta essencial para medir o progresso e o aprendizado dos alunos. Uma delas a avaliação diagnóstica tem uma função essencial no início do período letivo. Qual das alternativas abaixo melhor descreve o propósito principal dessa avaliação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

48Q910658 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Professor, Prefeitura de Bom Jesus do Sul PR, FAU, 2024

O planejamento escolar é uma ação intencional e consciente do processo de ensino aprendizagem. De acordo com Luckesi (1990) todo planejamento envolve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q1010346 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Área Pedagogia, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE, 2025

Julgue o item a seguir, relativo ao planejamento de ensino e seus elementos constitutivos e às características do planejamento participativo.

O planejamento de ensino é um processo de racionalização e organização do trabalho docente, em articulação com a finalidade da escola e o contexto social em que ela está inserida.

  1. ✂️
  2. ✂️

50Q898804 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Anos Iniciais, Prefeitura de Santa Helena SC, AMEOSC, 2024

Planejamento significa, também, articular conteúdos, métodos, técnicas e recursos de ensino. No contexto do planejamento educacional, qual dos aspectos abaixo é indispensável para que o professor promova uma relação profissional e eficaz com seus alunos?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

51Q996723 | Pedagogia, Elaboração do Planejamento de Ensino, Técnico em Assuntos Educacionais, UFPB, IBFC, 2025

Imbernón (2024) quando trata da formação continuada para o desenvolvimento profissional do professor universitário ao discorrer sobre reflexão crítica e pesquisa, explica que “Se o sistema estiver aprimorando todo esse processo de profissionalização, é possível que a inovação esteja presente no processo educacional, além da produção acadêmica e das grandes pesquisas universitárias, não apenas pelas mudanças originadas nele, mas também pela importância dos elementos que geram a mudança.” Completando o pensamento do autor, temos que compreender que o aprimoramento da formação do professor universitário é um “processo de pesquisa no qual todos os componentes envolvidos no processo educacional se engajam.”
[Imbernón, Francisco. A inovação educacional no ensino do futuro. São Paulo: Cortez. 2024. P.45]. Assinale a alternativa incorreta sobre o aprimoramento no processo educativo quando pensamos em “importância dos elementos que geram a mudança.”.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.