Início

Questões de Concursos Elasticidade

Resolva questões de Elasticidade comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q747026 | Economia, Elasticidade, Agente Técnico, Ministério Público Estadual ES, VUNESP

Quando é reduzido o preço de um dentre dois bens, mantida a renda constante, pode-se detectar o chamado efeito substituição, situação em que o consumidor realoca seus gastos entre os dois bens. Neste contexto, pode-se afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q748246 | Economia, Elasticidade, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Das elasticidades que se seguem, a(s) que mede(m) o movimento do deslocamento da curva, ao invés do movimento ao longo da curva, é(são):
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q748555 | Economia, Elasticidade, Técnico de Nível Superior, Ministério da Saúde, CESPE CEBRASPE

O rápido crescimento dos gastos com serviços de saúde na maioria dos países fez que o estudo da economia da saúde, nas últimas décadas, venha se destacando como uma especialidade distinta na área econômica. Com relação a esse assunto, julgue os itens de 66 a 85.

Comparado com o banimento do cigarro na publicidade, o uso da tributação para reduzir o número de fumantes é tanto mais eficaz quanto mais inelástica for a demanda de cigarros em relação ao preço.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q744198 | Economia, Elasticidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

A análise das estruturas de mercado, tanto competitivas quanto não-competitivas, é fundamental para o entendimento da formação do sistema de preços. Com relação a esse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Em mercados competitivos, o fato de as firmas individuais serem tomadoras de preço (price takers) faz que a curva de demanda com a qual essas firmas se confrontam seja perfeitamente elástica.

  1. ✂️
  2. ✂️

25Q748146 | Economia, Elasticidade, Economista, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

A incidência de um imposto em dado mercado onera consumidores e produtores. Os produtores arcarão com a maior parcela do imposto quando a elasticidade-preço da

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q748326 | Economia, Elasticidade, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Um grupo de empresas semelhantes, já estabelecidas e atuando em certo setor produtivo, se coordenam para impedir a entrada de novos concorrentes no setor.

Se essas empresas tiverem vantagem competitiva significativa, em relação às potenciais entrantes, o preço que decidem praticar, chamado de preço-limite,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q739748 | Economia, Elasticidade, Analista de Pesquisa Energética, EPE, CESGRANRIO

A renda monetária de um consumidor dobrou e todos os preços dos bens e serviços que ele compra quadruplicaram. Nessa perspectiva, conclui-se que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q745604 | Economia, Elasticidade, Analista de Comercialização Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

A elasticidade-preço da demanda dos bens e serviços só pode ser precisamente mensurada por meio de técnicas matemáticas e estatísticas. No entanto, considerando-se os principais fatores que a determinam, supõe-se que o bem ou serviço cuja demanda é mais inelástica com relação aos preços é a(o)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q747787 | Economia, Elasticidade, Analista da CMB, Casa da Moeda, CESGRANRIO

As chuvas na região serrana do Rio de Janeiro, no verão de 2011, além dos graves transtornos sociais que causaram, destruíram muitos hectares de plantio de hortifrutigranjeiros. Esses produtos possuem demanda negativamente inclinada e inelástica (os produtores operam no trecho inelástico da curva de demanda). Os agricultores cujas plantações foram destruídas pela chuva sofreram perdas consideráveis, mas os que não foram atingidos obtiveram ganhos significativos. A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I – Em um contexto de demanda inelástica, a redução da oferta devido às chuvas e o consequente aumento dos preços elevam a receita do setor como um todo.

II – Apesar de a demanda ser inelástica, o setor irá perder receita, pois, com a redução da oferta, mesmo que o preço aumente, não irá compensar essa perda.

III – Independente da demanda, a redução da oferta provocada pelas enchentes elevará o preço, compensando a perda de receita do setor com essa redução.

É correto APENAS o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q745480 | Economia, Elasticidade, Analista Administrativo, ANTT, NCE

O determinante definitivo do poder de monopólio de uma empresa é a elasticidade da demanda por seus produtos, a qual depende basicamente dos seguintes fatores:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q738357 | Economia, Elasticidade, CESPE CEBRASPE, 2017

A respeito da teoria clássica da demanda e de conceitos gerais de economia, julgue os itens subsecutivos. Se a elasticidade-preço da demanda for negativa, então os bens serão substitutos.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q738798 | Economia, Elasticidade, Economista, Embratur, FUNIVERSA

Acerca da elasticidade-renda da demanda (Erd), assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q739379 | Economia, Elasticidade, Especialista em Politicas Publicas e Gestao Governamental, MPOG, ESAF

Considere a função demanda Q1 d = Q1 d(X1, X2, X3) homogênea de grau zero e a expressão ?i = (dQ1 d/dXi).(Xi/Q1 d); i = 1, 2, 3; onde Q1 d = demanda pelo bem 1; X1= preço do bem 1; X2 = preço do bem 2; X3 = a renda; ?i = as "elasticidades"; e dQ1 d/dXi a derivada de Q1 d em relação a Xi. Considerando essas informações, é correto afirmar que a soma das elasticidades será igual a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q740416 | Economia, Elasticidade, Supervisor de Pesquisas, IBGE, CESGRANRIO

Uma pessoa gasta 10% de sua renda em energia elétrica e diminuiria seu consumo em 5%, se o preço da eletricidade aumentasse 10% e não ocorressem mudanças nas demais variáveis que influenciam a demanda.

Logo, o valor máximo possível da elasticidade renda da demanda por eletricidade dessa pessoa é, aproximadamente, igual a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q747684 | Economia, Elasticidade, Analista de Mercado, Prefeitura de Paulo Afonso BA, CONSULPLAN

Considere uma política pública que visa diminuir o consumo de cigarro através do aumento de impostos. O preço do maço é de R$3,00 e a elasticidade preço da demanda é 0,2. Desta forma, qual devia ser o aumento percentual no preço para que ocorra uma redução de 10% no consumo de cigarro?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q745504 | Economia, Elasticidade, Economista, TJ PE, SUSTENTE

Suponha que a elasticidade-preço da demanda por petróleo seja de 0,7 e que a quantidade demandada inicial seja 100 milhões de barris por dia. Imagine um aumento de preço de 15% e responda: qual o impacto percentual sobre a quantidade demandada e qual a variação percentual ocorrida nos gastos do demandante, respectivamente?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q742918 | Economia, Elasticidade, Analista Executivo em Metrologia, INMETRO, CESPE CEBRASPE

A análise das estruturas de mercado e dos padrões de competitividade são aspectos importantes para o estudo da economia industrial. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A fixação de um mark up mais elevado, em produtos de marcas bem conhecidas, é consistente com a regra do inverso da elasticidade-preço.

  1. ✂️
  2. ✂️

38Q741375 | Economia, Elasticidade, Terceiro Secretário da Carreira de Diplomata, IRBr, CESPE CEBRASPE, 2017

Tendo em vista os diversos conceitos de elasticidade da demanda e da oferta, julgue (C ou E) os itens a seguir. Para os ofertantes de um bem essencial não vale a pena reduzir a oferta desse bem para forçar o aumento do preço, uma vez que a sua receita total diminuirá ao fim do processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q739425 | Economia, Elasticidade, Economista, DPU, CESPE CEBRASPE

Assinale a opção correta em relação a elasticidade da procura.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q743540 | Economia, Elasticidade, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

O modelo básico da oferta e da demanda é utilizado para analisar os mais variados problemas econômicos. Com base nesse modelo, julgue os itens seguintes.

O crescimento da indústria turística no Nordeste brasileiro explica-se, em parte, pelas elevadas elasticidades-renda que caracterizam esses serviços.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.