Questões de Concursos Eletroquímica

Resolva questões de Eletroquímica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

41Q593097 | Química, Eletroquímica, Profissional de Atividades Estratégicas, Conselho Regional de Química 4a Região SP, Instituto Quadrix, 2018

Acerca de eletroquímica e de processos de oxidação e redução, julgue os itens de 107 a 112. Em uma célula eletroquímica, ânodo é o eletrodo no qual ocorre a oxidação e cátodo é o eletrodo no qual ocorre a redução.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q592577 | Química, Eletroquímica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação às aplicações da química e aos processos eletroquímicos, julgue os itens que se seguem. Em uma pilha galvânica, uma reação química é realizada, utilizando?se corrente elétrica para sua ocorrência, de forma que a voltagem necessária é a subtração entre os potenciais de redução dos reagentes envolvidos.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q593865 | Química, Eletroquímica, Químico, Fundação de Saúde Parreiras Horta SE, CESPE CEBRASPE

A cromatografia líquida é uma valiosa técnica de análise que permite a separação, a identificação e a quantificação dos componentes de uma mistura. No que se refere a essa técnica, julgue os itens de 83 a 89. Na cromatografia líquida, a injeção de quantidades relativamente elevadas dos analitos contribui para aumentar a eficiência da corrida e evitar a ocorrência de picos de eluição assimétricos.
  1. ✂️
  2. ✂️

44Q593543 | Química, Eletroquímica, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

Com relação às aplicações da química e aos processos eletroquímicos, julgue os itens que se seguem. A eletricidade pode ser usada para fazer com que ocorram reações de oxirredução não espontâneas; na eletrólise, uma reação é levada à direção não espontânea pela passagem de uma corrente elétrica através da solução.
  1. ✂️
  2. ✂️

45Q593621 | Química, Eletroquímica, Professor de Educação Básica, CESPE CEBRASPE, 2017

As cores brilhantes observadas durante a queima de fogos de artifício são geradas a partir de elementos metálicos presentes nos fogos. Por exemplo, sais de estrôncio, como o SrCrO4, dão origem à luz vermelha; sais de cobre, como o Cu(NO3)2, à luz verde; sais de magnésio, como MgCl 2, à luz branca.

Sabendo que esse fenômeno pode ser explicado com base na estrutura eletrônica dos diferentes elementos metálicos, julgue os próximos itens.

No estado fundamental de energia, o íon Cu2+ apresenta 6 elétrons em orbitais s, 12 elétrons em orbitais p e 9 elétrons em orbitais d.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.