Questões de Concursos Emprego dos Pronomes de Tratamento

Resolva questões de Emprego dos Pronomes de Tratamento comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.

1Q875467 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar Parlamentar, Câmara Municipal de Itapecerica da Serra SP, Avança SP, 2024

Em relação ao correto emprego dos pronomes de tratamento (vocativo), assinale a única alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

3Q920243 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Recepção, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Sobre o uso adequado dos pronomes de tratamento na comunicação com agentes públicos federais, analise as afirmações a seguir e assinale a alternativa correta:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

4Q876298 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Motorista Categoria D, Prefeitura de Jeremoabo BA, IBRB, 2024

Assinale a alternativa que apresenta uma frase com um pronome de tratamento:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

5Q878096 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Costureiro, SADMS, SELECON, 2024

Segundo os novos padrões de correspondência oficial, o documento expedido por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia passou a ser o:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

6Q878444 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Ajudante de Mecânico, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Se um funcionário decide escrever uma carta para o Presidente da empresa em que trabalha, o tratamento inicial da carta deve ser:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

7Q920345 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Assistente Geral, Câmara de Itupeva SP, Avança SP, 2025

Qual das seguintes opções apresenta corretamente o uso dos pronomes de tratamento no endereçamento de comunicações dirigidas a autoridades, considerando as formas apropriadas para "Vossa Excelência”?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

8Q919592 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Escriturário, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Os pronomes de tratamento usados no corpo do texto de comunicações oficiais dirigidas a um Ministro de Estado e a um Senador da República são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

9Q945063 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Secretariado Executivo, MEC, INEP, 2022

Compete ao profissional de secretariado elaborar a redação oficial em língua portuguesa para realizar a comunicação entre pessoas e instituições. Ressalta-se que, na elaboração de um documento para agentes públicos da administração pública federal, um dos itens obrigatórios é a utilização adequada dos pronomes de tratamento, prevista em normas e formas de uso contidas no Decreto n. 9.758, de 11 de abril de 2019.
Considerando essas informações, a importância da redação nos processos de comunicação e as funções do profissional de secretariado, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

10Q919602 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Agente de Organização Escolar, Prefeitura de Sertãozinho SP, VUNESP, 2025

Ao falar ou escrever, é preciso atentar para algumas formas de tratamento. Essas formas são expressões oriundas de uma tradição que estabeleceu que às autoridades supremas não se poderia falar diretamente, senão por meio de seus elevados atributos.

Conforme o documento Profuncionário (Caderno 13), ao escrever para reitores de universidades, deve ser usada a seguinte expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

11Q956260 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Técnico de Controle Interno, Prefeitura de Nova Iguaçu RJ, Consulplan, 2025

Nas redações oficiais há uma determinada forma para se referenciar para cada expediente, visando pela hierarquia e cordialidade. Tendo em vista o emprego dos pronomes de tratamento, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

12Q957794 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Assistente Administrativo I, Prefeitura de Porto Amazonas PR, FAU, 2025

Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. Em documento oficial destinado ao Senador da República, o vocativo a ser usado é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

13Q988435 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar Administrativo, CRCMS, IBADE, 2024

No Manual de Redação da Presidência da República, a padronização dos documentos oficiais é uma das diretrizes fundamentais para garantir clareza e uniformidade na comunicação governamental. Considerando essa premissa, qual é a recomendação formal do Manual em relação à utilização de pronomes de tratamento em documentos dirigidos a autoridades de alta hierarquia, como ministros de Estado?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

14Q998817 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Administrativo, RECIPREV PE, IBFC, 2024

Texto associado.
Texto
Sonhos, estranhos sonhos


Apesar de ser corajoso vivendo na comunidade, quando eu chegava à cidade me tornava um covarde. Ali era tudo muito estranho para mim. Havia coisas que eu não compreendia de jeito nenhum. Coisas do tipo: disputar pelo primeiro lugar, seja no estudo, seja no esporte; meninos valentões; mães que agrediam os filhos; escola que castigava quem não obedecia às regras, entre outras coisas. Naquela ocasião, eu não podia ter a presença constante dos meus pais junto de mim, porque era a política da época que o Estado brasileiro tomasse conta de seus “índios”. Isso consistia, entre outras coisas, em manter os pais longe da escola. Hoje sei que aquilo servia para nos isolar dos que falavam a mesma língua e nos obrigar a falar e aprender somente em português.

Eu ficava muito triste e solitário na escola. Não tinha amigos da mesma comunidade para conversar, não tinha muito o que fazer com aquilo que eu sabia da aldeia e não podia criar muitas coisas porque o meu tempo era bem regrado pelos muitos afazeres escolares. E, claro, tinha também meus colegas, que nunca me deixavam em paz. O tempo todo estavam tirando sarro da minha cara. Bastava me verem e logo já vinha aquela enxurrada de impropérios contra mim. Parece que eles queriam mesmo que eu nunca esquecesse quem eu era e de onde eu vinha. Era o tempo todo me chamando de índio, selvagem, atrasado, sujo, fedorento... Eu, covarde que era, baixava minha cabeça e chorava baixinho.

Eu sempre tive, por conta disso, acho, uns sonhos bem estranhos. Neles quase sempre eu me encontrava sozinho numa grande cidade, perdido e chorando. Algumas vezes, sonhei que estava ensanguentado. O sangue escorria em meu rosto e descia até meus pés, mas eu não sabia de onde vinha, porque não estava ferido. Sonhava que estava dentro de um buraco apenas com a cabeça de fora e que meus colegas ficavam atirando palavras em cima de mim. Eram palavras mesmo. Não palavras da boca, mas objetos que eram palavras. Essas palavras que tanto me assombravam. [...]

(MUNDUKURU, Daniel. Memórias de índio: uma quase autobiografia. Porto Alegre: Edelbra, 2016, p. 65-66)
Em relação à redação das correspondências oficiais, é necessário atentar para o emprego dos pronomes de tratamento. Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).

( ) Não se deve usar artigo diante de pronome de tratamento, à exceção de “senhor”, “senhora” e “senhorita”.

( ) Por serem formas femininas, não é aceitável que os pronomes de tratamento concordem com vocábulos flexionados no masculino, como em “Sua Excelência estava preocupado”.

( ) Usa-se “Vossa Excelência” quando nos dirigimos à pessoa e “Sua Excelência” quando falamos a respeito da pessoa.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

15Q1011667 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Área Análises Clínicas, FUB, CESPE CEBRASPE, 2025

Considerando as características gerais da redação oficial e a padronização de documentos da Universidade de Brasília, julgue o item a seguir.

O termo Doutor não é forma de tratamento, por isso não deve ser empregado para se referir aos destinatários das comunicações oficiais, ainda que eles tenham concluído curso de doutorado.

  1. ✂️
  2. ✂️

17Q951951 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar Administrativo, Prefeitura de Careaçu MG, MARANATHA Assessoria, 2025

A comunicação oficial realizada entre entes públicos ou com particulares deve ser materializada mediante emissão de Ofício, onde constem informações necessárias de identificação do remetente, objeto da comunicação e dados do destinatário. Assinale a alternativa que apresenta as alternativas de fecho recomendadas para o documento ofício:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

18Q996480 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Especialidade Agente da Polícia Judicial, TRF 5 REGIÃO, IBFC, 2024

Quanto ao emprego dos vocativos nas correspondências oficiais, deve-se utilizar em comunicações dirigidas aos Chefes de Poder, a expressão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

19Q956144 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Agente de Administração Pública, Prefeitura de Itapevi SP, VUNESP, 2025

Texto associado.
Considere o seguinte trecho de um documento oficial para responder à questão.

Brasília, 15 de dezembro de 2020

A Sua Excelência o Senhor
Ministro de Estado da Justiça e Segurança Pública
_________ Ministro,

Com meus cordiais cumprimentos, sirvo-me do presente para solicitar a ______________ a alteração da destinação de recursos, oriundos da emenda de relatoria-geral do Orçamento 2024, conforme documentos anexos.
Considerando que o texto tem como destinatário um Ministro de Estado, assinale a alternativa que completa as lacunas, empregando, correta e respectivamente, a expressão própria do vocativo e o pronome de tratamento.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

20Q993006 | Redação Oficial, Emprego dos Pronomes de Tratamento, Auxiliar de Secretaria, Faceli, IBADE, 2024

“Tradicionalmente, o emprego dos pronomes de tratamento adota a segunda pessoa do plural, de maneira indireta, para referenciar atributos da pessoa à qual se dirige. Na redação oficial, é necessário atenção para o uso dos pronomes de tratamento em três momentos distintos: no endereçamento, no vocativo e no corpo do texto. No vocativo, o autor dirige-se ao destinatário no início do documento. No corpo do texto, pode-se empregar os pronomes de tratamento em sua forma abreviada ou por extenso. O endereçamento é o texto utilizado no envelope que contém a correspondência oficial.”


Manual de Redação da Presidência da República, 3ª edição, revista, atualizada e ampliada. p. 23-24.


Em nível federal, para quais cargos NÃO é utilizada a abreviatura do pronome de tratamento no corpo do texto das redações oficiais?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.