Início

Questões de Concursos Endocrinologia

Resolva questões de Endocrinologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q1084845 | Medicina, Endocrinologia, Clínica Geral, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
A insuficiência adrenal é um distúrbio desencadeado por alteração da função adrenocortical, caracterizado pela deficiência de glicocorticoides, mineralocorticoides e andrógenos renais. Como a doença apresenta sinais e sintomas bastante inespecíficos, o médico dispõe de um baixo limiar para o diagnóstico. De acordo com essas informações, julgue os próximos itens.
A insuficiência adrenal primária ou doença de Addison é causada, principalmente, pela adrenalite autoimune, que causa atrofia das adrenais, desencadeando a perda da maior parte das células corticais e da camada medular.
  1. ✂️
  2. ✂️

142Q1077918 | Medicina, Endocrinologia, Medicina Intensiva, Polícia Militar SP, VUNESP

Constitui um achado que mais frequentemente se associa à cetoacidose diabética do que no estado hiperglicêmico hiperosmolar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

143Q1089467 | Medicina, Endocrinologia, Médico do Trabalho, UTFPR, FUNTEF PR, 2025

A Diabetes Mellitus tipo 2 (DM2) é uma doença crônica que pode levar um paciente à incapacidade por acometimento renal, cardiovascular, neurovascular, dentre outros. Portanto, o diagnóstico deve ser precoce e o tratamento adequado. Sobre a Diabetes Mellitus tipo 2, assinale a alternativa CORRETA.

I - Para pacientes assintomáticos ou pacientes sem sinais e sintomas clássicos e inequívocos de hiperglicemia, que apresentaram resultados previamente positivos no teste de rastreamento, o diagnóstico confirmatório de DM2 requer, pelo menos, dois resultados anormais do mesmo teste, em amostras diferentes ou dois testes alterados na mesma amostra.

II - Para pacientes sintomáticos, isto é, pacientes com sinais e sintomas clássicos, inequívocos de hiperglicemia, é recomendado que o diagnóstico seja realizado por meio de glicemia plasmática aleatória ≥ 200 mg/dL, visando a não postergar o início do tratamento. Em caso de obtenção de valores entre 126 mg/dL e 199 mg/dL, um segundo teste de diagnóstico deve ser realizado visando a confirmação do resultado.

III - O Teste Oral de Tolerância à Glicose (TOTG) é um teste em que o paciente deve ingerir uma quantidade de glicose e, após duas horas, é coletada uma amostra de sangue. Para amostras com valores inferiores a 126 mg/dL, têm-se um resultado do teste negativo. Para valores entre 126 e 199 mg/dL, o resultado do teste é indicativo de pré-diabetes. Para valores acima de 200 mg/dL o exame é indicativo de Diabetes Mellitus.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q1071558 | Medicina, Endocrinologia, Médico, Prefeitura de Jeremoabo BA, ISET, 2024

A diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo. Se tratando da diabetes tipo 1, julgue os itens a seguir:

I. Mudanças de humor.

II. Visão embaçada.

III. Fadiga.

IV. Fraqueza.

São sintomas da diabetes tipo 1:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q1021763 | Medicina, Endocrinologia, Hematologia e Hemoterapia, EBSERH, IBFC, 2023

Homem, 67 anos, com desconforto epigástrico e anorexia há 8 meses. Endoscopia digestiva alta evidenciou presença de lesão ulcerada em fundo gástrico, com pesquisa positiva para H.pylori. Biópsia revelou infiltrado linfoepitelial de pequenos linfocitos caracterizados por: CD20+, CD79a+, CD5-, CD10-, CD23- e ciclina D1-. Assinale a alternativa que apresenta qual alteração citogenética confere resistência ao tratamento de primeira linha.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q1087312 | Medicina, Endocrinologia, Medicina, TJ RJ, FCC

Dos dados abaixo, o que será encontrado com maior probabilidade num homem de 50 anos, que apresenta a síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético, é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q1072977 | Medicina, Endocrinologia, Perito Médico Previdenciário, INSS, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Acerca do diabetes melito tipo 2 (DM 2), julgue os itens que se seguem.
As complicações macrovasculares do DM 2 também estão associadas ao estado hiperglicêmico pós-prandial.
  1. ✂️
  2. ✂️

148Q1087306 | Medicina, Endocrinologia, Medicina, TJ RJ, FCC

Considere os achados clínicos e laboratoriais abaixo.

I. Hemoglobina glicada superior a 8%.

II. LDL-colesterol superior a 180 mg/dL.

III. Elevação do nível sérico de prolactina.

IV. Pressão arterial de 170 × 50 mmHg.

Serão encontrados com maior probabilidade numa mulher de 45 anos que apresenta dosagem de TSH muito elevada, APENAS os dados:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.