Início

Questões de Concursos Endocrinologia

Resolva questões de Endocrinologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


81Q1056244 | Medicina, Endocrinologia, Clínico Geral, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

Texto associado.
O caso clínico a seguir contextualiza a questão. Leia-o atentamente.


Homem, 18 anos, teve quadro de faringite há dez dias. Há dois dias evoluiu com hematúria e redução do débito urinário. Realizados exames laboratoriais que confirmaram a presença de hematúria e proteinúria de 1 g/24h e creatinina de 1,5 mg/dL.
Quais são os tipos de complemento consumidos nesse caso?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

82Q1035111 | Medicina, Endocrinologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 29 anos foi levado para o pronto-socorro por seus familiares por apresentar dificuldade em movimentar os membros inferiores ao acordar e impossibilidade de deambulação. Relatou ser previamente hígido. No dia anterior, realizou exercício físico intenso e extenuante. Disse ter se hidratado adequadamente e à noite, antes de se deitar, comeu grande quantidade de uma refeição rica em carboidrato. Ao exame físico, foi observada uma redução da força proximal em membros inferiores, mas sem outras alterações ao exame. Sinais vitais estavam normais. Nos exames laboratoriais coletados no pronto-socorro foram obtidos os seguintes resultados: sódio: 138 mEq/L, cálcio: 8,9 mEq/L, potássio: 2,2 mEq/L, magnésio: 1,9 mEq/L e glicemia: 86 mEq/L. Foi realizada reposição de potássio no pronto-socorro, e o paciente encaminhado para avaliação ambulatorial.
Se for confirmada a hipótese de paralisia periódica hipocalêmica, a orientação para prevenção de novos episódios de fraqueza em membros inferiores é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

83Q1060686 | Medicina, Endocrinologia, Médico Endocrinologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Assinale a opção que não apresenta etiologia para síndrome poliúrica-polidpsia.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

84Q1042510 | Medicina, Endocrinologia, Médico Endocrinologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

O grupo etário com maior prevalência de ginecomastia é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

87Q1021794 | Medicina, Endocrinologia, Endoscopia Ginecológica, EBSERH, IBFC, 2023

Em cirurgia laparoscópica para endometriose pélvica com endometrioma ovariano e aderência de ovário ao ureter distal, assinale a alternativa que apresenta a recomendação da ESGE, ESHRE e WES.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

88Q1060683 | Medicina, Endocrinologia, Médico Endocrinologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam causas de hiperprolactinemia fisiológica, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

89Q962381 | Medicina, Endocrinologia, Especialidade Medicina Ortopedia, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Em relação aos efeitos dos hormônios e vitaminas na placa de crescimento (fise), é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

90Q1033848 | Medicina, Endocrinologia, Gastroenterologia, EBSERH, FGV, 2024

Uma paciente do sexo feminino, 34 anos, com relato de dor epigástrica crônica, teve piora significativa nos últimos 3 meses. Foi aventada a hipótese de síndrome de Zollinger-Ellison. Assim, a endoscopia digestiva alta detectou úlcera péptica grave.

Esse achado é secundário a hipersecreção de ácido gástrico devido a um tumor neuroendócrino não-β, geralmente bem diferenciado que libera o seguinte hormônio:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

91Q1060258 | Medicina, Endocrinologia, Clínica Médica, TCE PA, FGV, 2024

Uma servidora do tribunal ao ser submetida a avaliação periódica anual pontuou a presença de diversos sintomas inespecíficos – “fezes ressecadas”, fadiga, queda de cabelos. A avaliação laboratorial sinalizou a presença de hipotireoidismo. Um tratamento foi iniciado.
Assinale a opção que indica a principal etiologia do hipotireoidismo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

92Q1068929 | Medicina, Endocrinologia, Especialidade Medicina Intensiva Pediátrica, EsFCEx, VUNESP, 2025

O edema cerebral é uma complicação indesejada do tratamento da cetoacidose diabético. A esse respeito, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

93Q1077835 | Medicina, Endocrinologia, Tenente Farmacêutico, Polícia Militar SP, VUNESP

Durante o seguimento farmacoterapêutico, um paciente diabético refratário ao tratamento medicamentoso e demais orientações queixou-se de formigamento, dormência, queimação, cãibras e falta de sensibilidade nos membros inferiores e em suas articulações. Esses sinais e sintomas poderão levar ao surgimento de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

94Q1021774 | Medicina, Endocrinologia, Endocrinologia Pediátrica, EBSERH, IBFC, 2023

O diabetes mellitus (DM) é uma doença crônica e pode cursar, no decorrer do tempo, com várias complicações crônicas. Sobre as complicações crônicas do DM, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

95Q1021775 | Medicina, Endocrinologia, Endoscopia Digestiva, EBSERH, IBFC, 2023

Quanto às lesões de estômago, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

97Q1042414 | Medicina, Endocrinologia, Médico Clínico Geral, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

Por ocasião da triagem neonatal, uma criança recebeu indicação de ser submetida a consulta clínica, e complementação dos testes para função tireoidiana, em amostra de sangue, com a maior brevidade.

Seguindo as recomendações do Ministério da Saúde, é sugestivo de hipotireoidismo o valor de TSH (em mUI/L) superior a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

98Q1042507 | Medicina, Endocrinologia, Médico Endocrinologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam manifestações clínicas do hiperaldosteronismo primário, à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

99Q1033641 | Medicina, Endocrinologia, Endocrinologia e Metabologia, EBSERH, FGV, 2024

Por solicitação de uma amiga, um médico compareceu à casa de uma paciente de 43 anos que apresentava perda do nível de consciência. Foi relatado que essa paciente tinha diabetes mellitus tipo 1 e fazia uso regular de insulina. Encontrava-se com sudorese profusa e com marcado rebaixamento do nível de consciência. Os sinais vitais estavam preservados. A glicemia capilar era de 30 mg/dL.

Nesse caso, a conduta mais adequada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

100Q1042509 | Medicina, Endocrinologia, Médico Endocrinologista, Prefeitura de Caraguatatuba SP, FGV, 2024

As opções a seguir apresentam condições que cursam com aumento da Globulina ligadora de hormônios sexuais (SHBG), à exceção de uma. Assinale-a.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.