Início

Questões de Concursos Energia

Resolva questões de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q722730 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Telefonista, Prefeitura de Crato CE, SERCTAM

Marque a alternativa INCORRETA sobre a Presidente Dilma Rousseff.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

142Q724823 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Planejamento da Geração de Energia, EPE, CESGRANRIO

O Gás Natural – GN – está em rápida expansão. As transações internacionais vêm aumentando e, com isso, formam pólos de importação desse importante derivado do petróleo. Entretanto, inúmeras são as barreiras para a difusão comercial desse produto. A esse respeito, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q721495 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Cumprindo um caráter social, a produção do biodiesel pretende, também, gerar trabalho e agregar valores à produção de pequenos agricultores de determinadas matérias-primas. Quanto ao biodiesel, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

145Q721775 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

A Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), criada em 1963, passou a ser mais atuante a partir da década de 70 do século XX. Julgue o item abaixo, acerca desse tema.

A OPEP tem efetividade limitada pela dificuldade de coordenar as decisões de produção dos países membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

146Q222171 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, PRF Policial Rodoviário Federal, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

A celeuma em torno de duas hidrelétricas a serem construídas em Rondônia envolveu desde preocupações ambientais até o modelo das linhas de transmissão de energia a ser utilizado, passando por disputa empresarial entre grupos interessados nas obras. Essas usinas, de Jirau e Santo Antônio, irão integrar o complexo hidrelétrico do rio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q722679 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Assistente Técnico Administrativo, Sergás SE, FCC

O gás natural é utilizado mundialmente e, neste sentido, o Brasil segue essa tendência de aproveitamento de combustíveis mais limpos. Sua utilização é vantajosa, principalmente em razão de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q723963 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A Petrobras começou em maio de 2009 a extração do Petróleo do Poço de Tupi na Bacia de Santos, abrindo uma nova era da produção do ouro negro no país. Leia as informações a seguir sobre o Pré-Sal.

I. O petróleo encontrado nessa área está a profundidades que superam os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.

II. Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre cinco bilhões e oito bilhões de barris de petróleo, sendo considerada uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

III. A região em volta do Pré-Sal não será leiloada até que sejam definidas as novas regras de exploração de petróleo no país (Lei do Petróleo), que voltaram a ser discutidas.

IV. A União e alguns Estados da Federação, especialmente o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, discutem e disputam a distribuição dos royalties do petróleo da camada Pré-Sal.

Estão corretas as informações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

149Q725120 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

O Brasil aparece no mundo em papel de destaque quanto à extração e ao beneficiamento de minério de ferro, sendo um importante exportador tanto de minério bruto quanto de lingotes de aço. Com relação a essa cadeia produtiva, julgue os itens seguintes.

Em muitas das siderúrgicas brasileiras, as altas temperaturas dos altos-fornos são atualmente garantidas pela queima de carvão vegetal. No entanto, devido às altas emissões de dióxido de carbono originadas na sua queima, é correto afirmar que esse processo está contribuindo para aumentar o efeito estufa, sendo aconselhável substituí-lo por outro combustível ambientalmente mais correto.

  1. ✂️
  2. ✂️

150Q723878 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Procurador Municipal, Prefeitura de Boa Hora PI, Instituto Machado de Assis

Foi assinado recentemente um Acordo entre alguns países para acalmar os ânimos mundiais sobre a produção de urânio enriquecido e que levou o Brasil as manchetes. Os países envolvidos nesse acordo foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

151Q723936 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Após o intenso desenvolvimento ocorrido entre as décadas de 60 e 70 do século passado, sucederam-se sérios problemas no Estado de Rondônia — tais como a redução dos investimentos federais na década de 80 do século passado —, os quais se materializaram no esgotamento prematuro das terras mais apropriadas às atividades agropastoris e na devastação florestal. A fim de conter o desflorestamento, uma das medidas tomadas foi a criação, em 2001, de um corredor ecológico binacional na fronteira desse território com a Bolívia, mediante a utilização de financiamento do Banco Mundial.

Considerando-se as informações acima, é correto afirmar que a finalidade essencial da construção do corredor ecológico binacional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

152Q725281 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Em abril de 2006 a Petrobrás coloca em operação a maior unidade de produção, a P-50, contribuindo para a autosuficiência do país em petróleo. A Petrobrás foi criada em 1953 por Getúlio Vargas e fazia parte do projeto do então presidente de montar uma infra-estrutura para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

153Q725031 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

O segmento da indústria petroquímica é responsável por uma quantidade grande de produtos utilizados no dia-a-dia. Plásticos, tintas, medicamentos, cosméticos e borrachas são exemplos de produtos que possuem derivados desse setor industrial. Acerca dessa atividade industrial, julgue os itens a seguir.

Um dos principais riscos de contaminação desse setor industrial é a emissão de grandes quantidades de gases tóxicos, como compostos organoclorados e aromáticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q722166 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

A respeito da discussão acerca do bóson de Higgs, partícula teórica concebida pelo físico Peter Higgs, e do esforço científico para sua comprovação, julgue os itens subsequentes.

Os experimentos realizados no acelerador de partículas conhecido como Grande Colisor de Hádrons, na Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (CERN), mostraram evidências da existência da partícula em tela.

  1. ✂️
  2. ✂️

155Q171354 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.

O leilão da Usina de Belo Monte tem mexido com os
ânimos da população do Oeste do Pará. Por lá, os moradores -
sejam crianças, jovens ou idosos - "respiram" Belo Monte
24 horas por dia, em uma polêmica nem sempre amistosa.

O Estado de S.Paulo, 15/11/2009, p. B8 (com adaptações).

Acerca desse empreendimento no setor elétrico, julgue os itens
seguintes.

Essa usina será a terceira maior do mundo e a maior do país, se não for levado em consideração Itaipu, empreendimento binacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

156Q723299 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Médico do Trabalho, CEF, CESGRANRIO

No Japão, depois do acidente na usina de Fukushima, em 11 de março de 2011, o consenso nacional sobre essas usinas foi abalado quando a população viu sua segurança ameaçada pela radiação que contaminou o ambiente num vasto território no leste do país. Em decorrência desse acidente, tanto no debate público nacional quanto no internacional, críticas recorrentes contrárias à geração de energia nuclear em países como o Japão se fortaleceram. Nesse contexto, uma crítica recorrente à geração de energia nuclear no Japão refere-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q721808 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

Brasil e Turquia selaram acordo com o Irã, mediante o qual este país se comprometeu a enviar urânio em troca de combustível enriquecido para uso em aplicações de natureza pacífica.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q722902 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca das fontes renováveis e não renováveis de geração de energia elétrica, julgue os itens a seguir.

Entre os países que optam pela expansão da matriz energética de origem hidrelétrica — fonte de energia renovável —, citam-se o Canadá, a Noruega, a China e a França.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q721210 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Especialista em Educação, FNDE, FGV

A partir de fontes naturais renováveis - como a energia hidráulica -, pode-se obter a eletricidade. A eletricidade resultante da transformação da energia hidráulica em eletricidade é a hidreletricidade.
As afirmativas a seguir a respeito das características da hidreletricidade estão corretas, à exceção de uma. Assinale-a.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

160Q724877 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

Os avanços tecnológicos no setor petrolífero nacional, nos últimos anos, são consideráveis. Com relação às conseqüências geradas por esses avanços, são feitas as afirmações a seguir.

I – Com a entrada em funcionamento da plataforma P-50, o País chegará à auto-suficiência produtiva.

II – Para 2006, são confirmadas tendências de barateamento dos preços dos combustíveis, no Brasil.

III – Uma vez auto-suficiente, o Brasil deixará de importar petróleo, ainda em 2006.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.