Início

Questões de Concursos Energia

Resolva questões de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


141Q740530 | Economia, Energia, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, SEPLAG EDUCAÇÃO DF, CESPE CEBRASPE

Com respeito ao funcionamento do mercado de energia elétrica, julgue os próximos itens.

Nos modelos de competição do setor elétrico, a reestruturação da indústria, em muitos países, passou pela separação das atividades potencialmente competitivas — os segmentos de geração e comercialização — daquelas caracterizadas como monopólio natural, como a distribuição e a transmissão de eletricidade.

  1. ✂️
  2. ✂️

142Q721602 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico Judiciário, TJ DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, relativos a aspectos econômicos e ambientais do contexto brasileiro e mundial.

O sistema elétrico brasileiro é constituído fundamentalmente por usinas hidrelétricas, complementado por usinas térmicas e fontes alternativas de energia, como a eólica, cuja produção apresenta vantagens como a baixa emissão de gases poluentes e a reduzida geração de resíduos, bem como impacto sonoro desprezível e pouca transformação na paisagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

143Q722377 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Assistente Técnico Administrativo, Sergás SE, FCC

Processos industriais, como a fabricação de vidro e cerâmica, são favoráveis à utilização do gás natural como produto energético, pois no processo de produção desses materiais se exige

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

144Q725120 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico de Meio Ambiente, Instituto Estadual de Meio Ambiente ES, CESPE CEBRASPE

O Brasil aparece no mundo em papel de destaque quanto à extração e ao beneficiamento de minério de ferro, sendo um importante exportador tanto de minério bruto quanto de lingotes de aço. Com relação a essa cadeia produtiva, julgue os itens seguintes.

Em muitas das siderúrgicas brasileiras, as altas temperaturas dos altos-fornos são atualmente garantidas pela queima de carvão vegetal. No entanto, devido às altas emissões de dióxido de carbono originadas na sua queima, é correto afirmar que esse processo está contribuindo para aumentar o efeito estufa, sendo aconselhável substituí-lo por outro combustível ambientalmente mais correto.

  1. ✂️
  2. ✂️

145Q725281 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico Ministerial, MPE PE, FCC

Em abril de 2006 a Petrobrás coloca em operação a maior unidade de produção, a P-50, contribuindo para a autosuficiência do país em petróleo. A Petrobrás foi criada em 1953 por Getúlio Vargas e fazia parte do projeto do então presidente de montar uma infra-estrutura para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

146Q742055 | Economia, Energia, Especialista em Regulação de Petróleo, ANP, CESGRANRIO

Concebe-se que a flexibilização do monopólio estatal do petróleo ocorreu a partir de 1995 (com a aprovação da Emenda Constitucional nº 9, de 9 de novembro de 1995, e da Lei nº 9.478, de 6 de agosto de 1977). Não obstante, esse processo parece ter sido anterior. Durante o período de vigência do monopólio legal da Petrobras, identificaram-se contratos para possibilitar as demandas técnicas e de pessoal na perfuração, sendo comum a contratação de serviços terceirizados de perfuração e afretamento de plataformas, o que, dada a necessidade tecnológica, só era possível mediante a formação de joint ventures entre empresas nacionais (usualmente contratadas para perfuração) e, eventualmente, estrangeiras (encarregadas de contratos de afretamento). Nesse sentido, eram dois contratos nos quais as empresas costumavam alternar o papel de contratada e interveniente e eram solidárias na responsabilidade contratual. Costumavam, portanto, ter uma contabilidade conjunta para esta “tarefa”, “vigiada” por uma grande empresa de auditoria. Essa situação fática (do emprego desse tipo de associação entre empresas) persiste em vários aspectos após o paradigma da Constituição de 1988, mas agora sob a égide do fenômeno da descentralização do Estado, destacadas as hipóteses de extração e refino por concessionárias do setor privado. Cabe averiguar, portanto, qual a natureza jurídica de um acordo com tais características, sem o que, não se saberia qual “direito” (seja público, ou seja privado) aplicar. Restam dúvidas de direito regulatório e direito tributário. Qual das explicações a seguir NÃO se relaciona com a situação descrita acima?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

147Q222171 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, PRF Policial Rodoviário Federal, Polícia Rodoviária Federal PRF, CESPE CEBRASPE

A celeuma em torno de duas hidrelétricas a serem construídas em Rondônia envolveu desde preocupações ambientais até o modelo das linhas de transmissão de energia a ser utilizado, passando por disputa empresarial entre grupos interessados nas obras. Essas usinas, de Jirau e Santo Antônio, irão integrar o complexo hidrelétrico do rio

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

148Q723963 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

A Petrobras começou em maio de 2009 a extração do Petróleo do Poço de Tupi na Bacia de Santos, abrindo uma nova era da produção do ouro negro no país. Leia as informações a seguir sobre o Pré-Sal.

I. O petróleo encontrado nessa área está a profundidades que superam os sete mil metros, abaixo de uma extensa camada de sal que, segundo geólogos, conserva a qualidade do petróleo.

II. Tupi tem uma reserva estimada pela Petrobras entre cinco bilhões e oito bilhões de barris de petróleo, sendo considerada uma das maiores descobertas do mundo dos últimos sete anos.

III. A região em volta do Pré-Sal não será leiloada até que sejam definidas as novas regras de exploração de petróleo no país (Lei do Petróleo), que voltaram a ser discutidas.

IV. A União e alguns Estados da Federação, especialmente o Rio de Janeiro, São Paulo e Espírito Santo, discutem e disputam a distribuição dos royalties do petróleo da camada Pré-Sal.

Estão corretas as informações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

150Q723774 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Agente Administrativo, MAPA, CONSULPLAN

Após manifestações e muita discussão envolvendo governos estaduais, federal e congressistas, a Lei dos Royalties de Petróleo foi aprovada em 14 de agosto de 2013. Sobre a nova regulamentação de distribuição dos royalties de petróleo no Brasil, analise.

I. Destinação de 50% do Fundo Social de Pré-Sal para as áreas de educação e saúde.

II. Distribuição de 75% dos royalties de petróleo para a educação e 25% para a saúde.

III. Manutenção dos royalties apenas aos municípios que produzem no limite terrestre.

IV. Repasse de royalties a todos os municípios do Brasil para investir apenas na saúde.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

151Q721772 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Jornalista de Empresa de Comunicação Pública, EBC, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, que tratam de aspectos relevantes da atualidade.

A usina de Belo Monte, prevista para ser construída no rio Xingu, será, no que diz respeito à potência instalada, a maior usina hidrelétrica inteiramente brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️

152Q721775 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista Administrativo, ANP, CESPE CEBRASPE

A Organização dos Países Produtores e Exportadores de Petróleo (OPEP), criada em 1963, passou a ser mais atuante a partir da década de 70 do século XX. Julgue o item abaixo, acerca desse tema.

A OPEP tem efetividade limitada pela dificuldade de coordenar as decisões de produção dos países membros.

  1. ✂️
  2. ✂️

153Q722902 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Acerca das fontes renováveis e não renováveis de geração de energia elétrica, julgue os itens a seguir.

Entre os países que optam pela expansão da matriz energética de origem hidrelétrica — fonte de energia renovável —, citam-se o Canadá, a Noruega, a China e a França.

  1. ✂️
  2. ✂️

154Q721495 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Biólogo, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Cumprindo um caráter social, a produção do biodiesel pretende, também, gerar trabalho e agregar valores à produção de pequenos agricultores de determinadas matérias-primas. Quanto ao biodiesel, assinale a alternativa INCORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

155Q724877 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Técnico Administrativo, BNDES, CESGRANRIO

Os avanços tecnológicos no setor petrolífero nacional, nos últimos anos, são consideráveis. Com relação às conseqüências geradas por esses avanços, são feitas as afirmações a seguir.

I – Com a entrada em funcionamento da plataforma P-50, o País chegará à auto-suficiência produtiva.

II – Para 2006, são confirmadas tendências de barateamento dos preços dos combustíveis, no Brasil.

III – Uma vez auto-suficiente, o Brasil deixará de importar petróleo, ainda em 2006.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

156Q723878 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Procurador Municipal, Prefeitura de Boa Hora PI, Instituto Machado de Assis

Foi assinado recentemente um Acordo entre alguns países para acalmar os ânimos mundiais sobre a produção de urânio enriquecido e que levou o Brasil as manchetes. Os países envolvidos nesse acordo foram:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

157Q722166 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista em Ciência, MCTI, CESPE CEBRASPE

A respeito da discussão acerca do bóson de Higgs, partícula teórica concebida pelo físico Peter Higgs, e do esforço científico para sua comprovação, julgue os itens subsequentes.

Os experimentos realizados no acelerador de partículas conhecido como Grande Colisor de Hádrons, na Organização Europeia de Pesquisas Nucleares (CERN), mostraram evidências da existência da partícula em tela.

  1. ✂️
  2. ✂️

158Q743232 | Economia, Energia, Consultor Legislativo, SF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, tendo em vista temas relativos ao atual processo de abertura do mercado brasileiro de óleo e gás, as regulamentações, os desafios regulatórios, a estrutura e o comportamento do setor.

O desenvolvimento da utilização de gás natural no Brasil está atrasado em pelo menos vinte anos em relação aos EUA e à Europa, que iniciaram essa utilização nas décadas de 50 e 60. Isso pode ser explicado pela natureza associada do gás nas bacias brasileiras, além da modesta razão reservas/produção que se manteve em torno de dezenove anos, nos últimos vinte anos.

  1. ✂️
  2. ✂️

159Q721808 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista Judiciário, TJ ES, CESPE CEBRASPE

O Irã está envolvido em polêmicas relacionadas ao uso de energia nuclear e à possibilidade de uso dessa energia para a construção de uma bomba atômica. Com relação a essa polêmica e aos desdobramentos por ela suscitados, julgue os próximos itens.

Brasil e Turquia selaram acordo com o Irã, mediante o qual este país se comprometeu a enviar urânio em troca de combustível enriquecido para uso em aplicações de natureza pacífica.

  1. ✂️
  2. ✂️

160Q723936 | Conhecimentos Gerais e Atualidades, Energia, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Após o intenso desenvolvimento ocorrido entre as décadas de 60 e 70 do século passado, sucederam-se sérios problemas no Estado de Rondônia — tais como a redução dos investimentos federais na década de 80 do século passado —, os quais se materializaram no esgotamento prematuro das terras mais apropriadas às atividades agropastoris e na devastação florestal. A fim de conter o desflorestamento, uma das medidas tomadas foi a criação, em 2001, de um corredor ecológico binacional na fronteira desse território com a Bolívia, mediante a utilização de financiamento do Banco Mundial.

Considerando-se as informações acima, é correto afirmar que a finalidade essencial da construção do corredor ecológico binacional é
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.