Início

Questões de Concursos Energia

Resolva questões de Energia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


281Q679594 | Geografia, Energia, Geografia e História 2 Dia, UECE, UECE CEV, 2019

“A questão da degradação dos recursos naturais renováveis configura um dos mais sérios problemas que afeta o quadro socioambiental no Nordeste do Brasil. [...]. Os desmatamentos desordenados e as queimadas integram os sistemas tecnológicos rudimentares que têm sido secularmente praticados nos sertões secos nordestinos e, em particular, no Estado do Ceará.”

Silva, J. B. et al. Litoral e sertão, natureza e sociedade no nordeste brasileiro. Oliveira, V. P. V. de. A Problemática da degradação dos recursos naturais no domínio dos sertões secos do Estado do Ceará-Brasil. p. 209. Fortaleza. 2006.

Considerando o texto acima, é correto concluir-se que a questão da degradação dos recursos naturais no Nordeste brasileiro
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

282Q884599 | Geografia, Energia, Assistente Operacional, CIESP, FUNDEP, 2024

Minas Gerais é um dos estados que mais investe em fontes de energia alternativas, por ser favorecido pelo seu clima e suas características naturais.

Assinale a alternativa que contém três fontes de energia limpas e renováveis.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

283Q678863 | Geografia, Energia, Cursos Superiores, IFPR, FUNTEF PR, 2019

O principal desafio da política do desenvolvimento sustentável é encontrar um equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais, importante fonte de geração de renda, e a conservação desses recursos. A partir dos anos 1990, surgiu a expressão desenvolvimento sustentável dentro desse processo. Essa forma de exploração da natureza refere-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

284Q904801 | Geografia, Energia, Geografia, Prefeitura de Jaraguá GO, Instituto Access, 2024

As fontes de energia referem-se a qualquer recurso natural ou dispositivo capaz de gerar energia em diversas formas para atender às necessidades humanas. Essas fontes podem ser classificadas em diferentes tipos. A respeito desse tema, assinale a alternativa que apresenta uma fonte de energia não renovável.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

285Q939138 | Geografia, Energia, PPL, ENEM, INEP

Responda sem pestanejar: que país ocupa a liderança mundial no mercado de etanol? Para alguns, a resposta óbvia é o Brasil. Afinal, o país tem o menor preço de produção do mercado, além de vastas áreas disponíveis para o plantio de matéria-prima. Outros dirão que são os EUA, donos da maior produção anual. Nos próximos anos, essa pergunta não deve gerar mais dúvida, pois a disputa não se dará em plantações de cana-de-açúcar ou nas usinas, mas nos laboratórios altamente sofisticados.
TERRA, L. Conexões: estudos de geografia geral. São Paulo: Moderna, 2009 (adaptado).
A biotecnologia propicia, entre outras coisas, a produção dos biocombustíveis, que vêm se configurando em importantes formas de energias alternativas. Que impacto possíveis pesquisas em laboratórios podem provocar na produção de etanol no Brasil e nos EUA?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

286Q679386 | Geografia, Energia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

A possibilidade de esgotamento das reservas mundiais de petróleo tornou-se uma preocupação mundial e a busca por novas fontes de energia é um desafio para os cientistas. Sem elas, o mundo moderno não terá como manter seu arsenal tecnológico.
Em relação a esse problema, pode-se considerar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

287Q976978 | Geografia, Energia, Professor I e II Geografia, Prefeitura de Barra Bonita SC, AMEOSC, 2025

Apesar de ocupar uma posição de destaque no cenário internacional, graças à sua matriz energética diversificada e com forte presença de fontes renováveis, o Brasil ainda enfrenta alguns desafios importantes. Entre eles, estão a dependência das hidrelétricas, a necessidade de expandir o uso de energias alternativas e os impactos socioambientais causados pela geração e distribuição de energia. Analise as proposições abaixo:

I.Mesmo sofrendo pressão por mudanças, a geração hidráulica ainda é o principal pilar da matriz elétrica brasileira, embora esteja vulnerável a variações climáticas severas e cause interferências em ecossistemas e comunidades ribeirinhas.
II.A energia eólica vem crescendo de forma acelerada, mas sua viabilidade econômica se concentra em áreas onde a incidência de ventos é regular, o que se verifica sobretudo no Nordeste e, em menor escala, no Sul do país.
III.Os combustíveis fósseis, ainda predominantes nos transportes e na indústria, mantêm uma presença expressiva na matriz energética nacional, apesar das metas de redução de emissões de carbono.
IV.A biomassa — especialmente a obtida da cana-de-açúcar — desempenha papel relevante na geração de eletricidade e na produção de combustíveis como o etanol, sendo considerada uma alternativa de fonte renovável com bom desempenho energético.

Marque a opção CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

288Q938672 | Geografia, Energia, PPL, ENEM, INEP

Uma maior disponibilidade de combustível fóssil, como acontece com as crescentes possibilidades brasileiras, é fonte de importantes perspectivas econômicas para o país. Ao mesmo tempo, porém, numa época de pressão mundial por alimentos e biocombustíveis, as reservas nacionais de água doce, o clima favorável e o domínio de tecnologias de ponta no setor conferem à matriz energética brasileira um papel-chave na mudança do paradigma energético-produtivo.
SODRÉ, M. Reinventando a educação: diversidade, descolonização e redes. Petrópolis: Vozes, 2012.
No texto, é ressaltada a importância da matriz energética brasileira enquanto referência de caráter mais sustentável. Essa importância é derivada da
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

289Q992432 | Geografia, Energia, Geógrafo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

O Brasil vive uma situação contraditória: o país produz energia renovável em excesso, mas ainda precisa ligar usinas termelétricas — mais caras e poluentes — para suprir a demanda em momentos de pico. (Fonte: G1, 04 de março de 2024).

Este cenário tem como consequência:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

290Q937628 | Geografia, Energia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

Empresa vai fornecer 230 turbinas para o segundo complexo de energia à base de ventos, no sudeste da Bahia. O Complexo Eólico Alto Sertão, em 2014, terá capacidade para gerar 375 MW (megawatts), total suficiente para abastecer uma cidade de 3 milhões de habitantes.

MATOS, C. GE busca bons ventos e fecha contrato de R$ 820 mina Bahia. Folha de S. Paulo, 2 dez 2012.

A opção tecnológica retratada na notícia proporciona a seguinte conseqüência para o sistema energético brasileiro:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

291Q938669 | Geografia, Energia, PPL, ENEM, INEP

Uma cidade que reduz emissões, eletrifica com energia solar seus estádios, mas deixa bairros sem saneamento básico, sem assistência médica e sem escola de qualidade nunca será sustentável. A mudança do regime de chuvas, que já ocorre por causa da mudança climática, faz com que inundações em áreas com esgoto e lixões a céu aberto propaguem doenças das quais o sistema de saúde não cuidará apropriadamente.
ABRANCHES, S. Asustentabilidade é humana e ecológica. Disponível em: www.ecopolitica. com.br. Acesso em: 30 jul. 2012 (adaptado).
Problematizando a noção de sustentabilidade, o argumento apresentado no texto sugere que o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

292Q992431 | Geografia, Energia, Geógrafo, Prefeitura de Joinville SC, IBADE, 2024

De acordo com os dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (2024), as três maiores fontes renováveis que compõem a matriz de energia elétrica brasileira são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

293Q679378 | Geografia, Energia, Geografia, UNICENTRO, UNICENTRO, 2019

O país alcançou autossuficiência de petróleo e ainda tem um grande potencial hidrelétrico a explorar, mas precisa investir em outras fontes não poluentes para impedir um crise energética no futuro. (SCIENTIFIC AMERICAN, 2019).
Sobre a matriz energética brasileira e as suas implicações, é correto afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

294Q1009377 | Geografia, Energia, Habilitação Geografia, SEDUCMT, FGV, 2025

A 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30) ocorrerá em novembro na cidade de Belém (PA). Nela se reunirão representantes de vários países, políticos, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil que discutirão ações para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Presidência da República. Rumo à COP30. Gov.br. Aadaptado. Disponível em: https://www.gov.br/planalto/pt-br/agenda-internacional/missoesinternacionais/cop28/cop-30-no-brasil. Acesso em: 15 abril 2025.

Dentre os muitos temas que serão discutidos estão:

I. Preservação de florestas e da biodiversidade.
II. Energia não renovável e matriz energética.
III. Redução de emissões de gases de efeito estufa.
IV. Energia renovável e soluções de baixa emissão de carbono.

Porém, os temas de urgente relevância são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

295Q1063312 | Geografia, Energia, Área XII Reaplicação, Câmara dos Deputados, FGV, 2024

Localizado em uma área de aproximadamente 149 mil quilômetros quadrados no mar territorial entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, o Polígono do Pré-Sal está entre as mais importantes descobertas de petróleo e gás natural dos últimos anos. Em relação ao assunto, avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V).

( ) O pré-sal é uma formação rochosa localizada no subsolo da costa brasileira, que se estende entre os estados de Santa Catarina e Espírito Santo, atingindo uma área de cerca de 800 quilômetros de extensão por 200 quilômetros de largura. Tal conjunto de rochas, com potencial para a formação de petróleo, está localizado sob uma extensa camada de sal que atinge espessuras de até 2 mil metros, formando uma espécie de selo e garantindo, assim, a geração de óleo de ótima qualidade.

( ) A Bacia de Campos foi a primeira descoberta, com grande potencial de exploração e com o desafio de alcançar águas profundas. Sua formação aconteceu há 100 milhões de anos, a partir do processo de separação dos continentes Sul-Americano e africano, tornando-se um tipo de “aterro natural” formado por sedimentos liberados no Oceano Atlântico ao longo desse tempo. Sob variados níveis de pressão e temperatura, entraram em decomposição originando as reservas de petróleo e gás natural dentro de rochas porosas no subsolo marinho.

( ) Hoje, a produção em águas ultraprofundas já é uma realidade consolidada no Brasil e assume um papel importante na transição energética global, uma vez que os poços do pré-sal são de altíssima produtividade e seu petróleo tem a menor emissão de gases poluentes do setor. Em 2023, o pré-sal alcançou uma produção acumulada de 5,5 bilhões de barris de petróleo – puxada pelos 3 maiores campos em operação dessa camada: Tupi, Búzios – o maior do mundo em águas ultraprofundas – e Mero.

As afirmativas são, respectivamente,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

296Q892905 | Geografia, Energia, Outros cargos, CNU, CESGRANRIO, 2024

[Questão inédita]A matriz energética de um país é composta por diferentes fontes de energia, que podem ser renováveis ou não renováveis, e desempenha um papel crucial na mitigação das mudanças climáticas. Qual das seguintes fontes de energia é considerada uma fonte renovável e contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

297Q910065 | Geografia, Energia, PROVA ANULADA, Prefeitura de Luiz Alves SC, INAZ do Pará, 2024

As cidades são produtos de processos históricos que concentram em espaços localizados densidades variadas de população. Esses processos, de acordo com Roberto Lobato Côrrea, (1989) são realizados por agentes entre os quais este autor destaca:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

298Q910071 | Geografia, Energia, Professor de Geografia, Prefeitura de Quebrangulo AL, ADM TEC, 2024

Segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), em 2023, a Energia Solar e Eólica:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

299Q937949 | Geografia, Energia, Primeiro e Segundo Dia, ENEM, INEP

No início de maio de 2014, a instalação da plataforma petrolífera de perfuração HYSY-981 nas águas contestadas do Mar da China Meridional suscitou especulações sobre as motivações chinesas. Na avaliação de diversos observadores ocidentais, Pequim pretendeu, com esse gesto, demonstrar que pode impor seu controle e dissuadir outros países de seguir com suas reivindicações de direito de exploração dessas águas, como é o caso do Vietnã e das Filipinas.

KLARE, M.T A guerra pelo petróleo se joga no mar. Le Monde Diplomatique Brasil, abr. 2015.

A ação da China em relação à situação descrita no texto evidencia um conflito que tem como foco o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.