Início

Questões de Concursos Energia e Industria

Resolva questões de Energia e Industria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q481137 | Geografia, Energia e Industria, Recenseador, IBGE, CESGRANRIO

Com relação à atual crise energética atravessada pela sociedade brasileira, são feitas as afirmativas abaixo.

I - Avançam as pesquisas e a exploração de fontes alternativas, tais como o biodiesel e a energia eólica.

II - Expande-se a produção de energia hidrelétrica, através da construção de novas usinas e ampliação de antigas unidades.

III - Discutem-se projetos de lei para exigir da indústria de eletrodomésticos a fabricação de produtos de menor consumo energético.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q485004 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Sobre as empresas multinacionais e sua atuação em escala mundial, na atualidade, é correto afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q485271 | Geografia, Energia e Industria, Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Energia, ANEEL, CESPE CEBRASPE

O consumo de energia elétrica e a intensidade desse consumo são indicadores do nível de desenvolvimento econômico e da qualidade de vida de qualquer sociedade. Eles refletem o ritmo de atividades nos setores industrial, comercial e de serviços, além da capacidade da população para adquirir bens. A recente crise financeira internacional afetou intensamente o comportamento do consumo de energia elétrica no Brasil e no mundo, obrigando a uma revisão das projeções de crescimento do mercado de energia elétrica para os próximos anos. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem.

No Brasil, o consumo de energia elétrica da classe residencial tem aumentado significativamente nos últimos anos, devido, principalmente, ao aumento da renda da população e à facilidade de crédito. Com a retração da atividade industrial provocada pela crise financeira mundial, o consumo residencial brasileiro ultrapassou o consumo industrial em 2009.

  1. ✂️
  2. ✂️

24Q482666 | Geografia, Energia e Industria, Bombeiro Militar Soldado, Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão MA, FCC

Desde seu início efetivo, na década de 1950, o processo de industrialização brasileiro tem passado por várias transformações. Uma das mais recentes é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q481249 | Geografia, Energia e Industria, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Nos anos 90 do século passado, tem início, na região Nordeste, um novo ciclo industrial. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

Diante do desenvolvimento verificado, conclui-se pela reafirmação da hegemonia da grande propriedade fundiária nordestina e pela integração da região ao espaço nacional.

  1. ✂️
  2. ✂️

26Q481452 | Geografia, Energia e Industria

Apenas no final do século XVIII, com a Revolução Industrial, a capacidade produtiva humana tornou-se suficiente para transformar extensa e profundamente a superfície terrestre. Nesse contexto, é INCORRETO afirmar que a era industrial:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

27Q480867 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Buíque PE, IPAD

Os recursos energéticos são classificados em renováveis e não- renováveis. Exemplificam o segundo grupo:

1. carvão vegetal.

2. gás natural.

3. xisto betuminoso.

4. álcool.

5. energia eólica. 6. antracito.

Estão correto:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q484808 | Geografia, Energia e Industria, Geógrafo, SUDAM AM, IADES

A usina hidrelétrica de Belo Monte, no rio Xingu, deverá inundar uma área de aproximadamente 600 km2 e deverá gerar o terceiro maior potencial hidrelétrico do mundo, perdendo apenas para Três Gargantas, na China, e Itaipu (Brasil/Paraguai). Comparativamente, Belo Monte inundará uma área bem menor que outras usinas brasileiras, como é o caso de Sobradinho (4.214 km2), e Tucuruí (2.850 km2). Qual o nome do sistema que permitirá Belo Monte gerar tanta energia em uma área alagada bem menor que a de outras usinas hidrelétricas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q481251 | Geografia, Energia e Industria, Auxiliar de Anatomia e Necropsia, Polícia Civil PR, UFPR

Sobre a indústria brasileira, é correto afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q483197 | Geografia, Energia e Industria, Geógrafo, SUDAM AM, IADES

No Brasil, quais são, respectivamente, o relatório e o estudo necessários para liberação e autorização de funcionamento de usinas hidrelétricas?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

31Q481895 | Geografia, Energia e Industria, Motorista, Polícia Científica de Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

Atualmente algumas montadoras estão apostando em carros bicombustíveis. A gasolina e o óleo diesel, mesmo poluindo muito o ambiente, estão com os seus dias contados, porque são esgotáveis. Estas substâncias são extraídas de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q482238 | Geografia, Energia e Industria, Analista Jurídico, TJ SC, TJ SC

Sobre o espaço econômico brasileiro, suas características e o processo industrial do Brasil, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q482797 | Geografia, Energia e Industria, Geógrafo, MI, NCE

A energia hidrelétrica e os combustíveis fósseis são responsáveis por mais de 70% do consumo de energia no Brasil. Entretanto, o país ainda produz pouco, em termos do que são chamadas fontes alternativas de energia. São elas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q484164 | Geografia, Energia e Industria, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

O Brasil possui uma matriz energética das mais renováveis do mundo, com destaque para a energia hidráulica.

Entre os diferentes aspectos da energia, no Brasil, NÃO é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q481935 | Geografia, Energia e Industria, Fiscal Federal Agropecuário, MAPA, NCE

A transposição do rio São Francisco permitirá significativas mudanças na economia do semi-árido nordestino. Assinale a alternativa que NÃO indica uma dessas mudanças:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q481373 | Geografia, Energia e Industria, Analista, MPOG, ESAF

Numere os parênteses de acordo com a classificação das indústrias e assinale a opção correspondente.

1 - São aquelas que produzem bens para consumo em geral imediato, como as de alimentos.

2 - São aquelas que produzem equipamentos necessários para o funcionamento de outras indústrias, como as de máquinas.

3 - São aquelas que produzem bens para consumo a longo prazo, como automóveis.

4 - São aquelas que produzem bens que dão a base para o funcionamento de outras indústrias, ou seja, as chamadas matérias-primas industriais ou insumos industriais, como o aço.

( ) Indústrias de base

( ) Indústrias de bens de capital ou intermediárias

( ) Indústrias de bens de consumo duráveis

( ) Indústrias de bens de consumo não-duráveis

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q484057 | Geografia, Energia e Industria, Professor PII, Prefeitura de Varginha MG, Reis amp Reis Auditores Associados

No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais básicos analise as afirmativas abaixo colocando (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:

( ) A partir da revolução industrial, diminuiu a importância de todas as atividades primárias (agricultura, pecuária, pesca), que durante séculos tinham sido as bases fundamentais da economia tradicional. Isso aconteceu e, mais tarde, dos serviços.

( ) evidente que a agricultura é um setor em retrocesso em todo o mundo, se levarmos em conta o número decrescente de pessoas que se ocupam das tarefas agrícolas.

( ) Os setores secundário e terciário (indústria e serviços) registram um aumento de mão-de-obra, inclusive nos países do Terceiro Mundo, e, como conseqüência lógica disso, o peso humano da agricultura diminui progressivamente.

( ) Nas sociedades mais avançadas, as percentagens de população ativa dedicada à agricultura são inferiores a 10%: nos Estados Unidos alcança os 2,7% e no Reino Unido gira em torno de 2,2%, enquanto que no Japão não chega a 2%. Embora esses sejam alguns dos casos mais extremos, parece provável que, se essa tendência se mantiver em todos os países desenvolvidos, a população agrícola será inferior a 5% a curto prazo.

( ) A partir de meados do século XVIII, iniciou-se na Europa ocidental um conjunto de transformações que, devido à sua profundidade e importância, se converteriam nas bases da moderna revolução industrial.

( ) Ao longo da história, a pecuária mostrou ser uma atividade extremamente criativa: em oposição às explorações que destroem ou consomem os recursos naturais, como a extração de recursos do subsolo terrestre ou da massa oceânica, na atividade pecuária o explorador seleciona, dirige e aumenta a produção das suas unidades animais.

A sequência correta encontrada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q484073 | Geografia, Energia e Industria, Geografia, IF PI, IF PI

Leia o trecho da reportagem abaixo: A Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) divulgou em março de 2010 um estudo inédito que mensurou o Custo Brasil para produtos agrícolas. Oito itens foram considerados e ficou constatado que o Custo Brasil encarece em média 36,27% o preço do produto brasileiro em relação aos fabricados na Alemanha e nos Estados Unidos. (Jornal O Estado de São Paulo (08 de março de 2010. Caderno de Economia. p.5).

Analise os itens abaixo:

I Investimentos em energia e em transportes de carga e de passageiros.

II Manutenção de taxas de juros reais elevadas e alto déficit público.

III Reduzida burocracia para abertura de uma empresa e em relação às exportações.

IV Elevada carga tributária e legislação fiscal complexa e ineficiente.

V Altos custos trabalhistas e déficit da previdência social.

Os itens acima que mostram exemplos de situações que contribuem para gerar o Custo Brasil, são os identificados pelos números

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q481848 | Geografia, Energia e Industria, Policial Civil Agente, Polícia Civil MG, ACADEPOL MG

O carvão mineral originou-se da decomposição de restos de grandes massas de microorganismos e, sobretudo, de vegetais que foram soterrados há cerca de 350 milhões de anos na Era Paleozóica. Sua composição varia conforme a idade geológica da jazida.

A principal região e o estado maior produtor de carvão mineral no Brasil é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

40Q484901 | Geografia, Energia e Industria, Analista de Pesquisa Energética, EPE, CESGRANRIO

No Brasil, as tarifas de energia elétrica estão estruturadas em dois grandes grupos de consumidores: grupo A e grupo B. As tarifas do grupo B destinam-se às unidades consumidoras atendidas em tensão inferior a 2,3 kV e são estabelecidas para determinadas classes (e subclasses) de consumo. NÃO pertence ao grupo B a classe de tarifa

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.