Início

Questões de Concursos Energia e Industria

Resolva questões de Energia e Industria comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q481775 | Geografia, Energia e Industria, Agente de Inteligência Prova 1, ABIN, CESPE CEBRASPE

A distribuição espacial da indústria no Brasil tem passado por transformações em decorrência da evolução das infra-estruturas de transporte e comunicação. Acerca dessa dinâmica instaurada, julgue os próximos itens.

O Estado contribuiu para o processo em curso de descentralização da produção industrial no território brasileiro por meio de políticas de desenvolvimento regional, como, por exemplo, disponibilizando energia.

  1. ✂️
  2. ✂️

62Q482591 | Geografia, Energia e Industria, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

As regiões metropolitanas, por concentrarem formadores de opinião e grandes grupos de mídia, acabam nacionalizando o diagnóstico dos problemas, distorcendo a imagem real do país. O tipo de problema na grande cidade não são os problemas brasileiros. Um exemplo típico dessa tendência é a visão de que o Brasil passou por um processo de desindustrialização. Não existe isso, o que houve no país foi um deslocamento industrial. A participação do emprego industrial tradicional no total da força de trabalho era de 7,4% em 1992 e manteve-se estável em 2004. Nas regiões metropolitanas, caiu de 8,6% para 6,6%.

Com referência ao texto acima e à temática por ele evocada, julgue seguintes os itens.

Problemas ambientais deixaram de ser empecilho para o crescimento industrial nas regiões metropolitanas do país devido à execução de planos diretores que promoveram o ordenamento territorial do espaço urbano.

  1. ✂️
  2. ✂️

63Q483617 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à atividade industrial e à urbanização brasileira, julgue os itens subsecutivos. Na região Nordeste, as estratégias de descentralização industrial desenvolvidas são fundamentadas no modelo de substituição de importações, sendo focadas no setor farmacêutico e no de cosméticos.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q483650 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

No que se refere à atividade industrial e à urbanização brasileira, julgue os itens subsecutivos. O Sudeste tornou-se polo da industrialização brasileira devido à infraestrutura urbana e de transportes desenvolvida pela economia cafeeira.
  1. ✂️
  2. ✂️

65Q483697 | Geografia, Energia e Industria, Analista de Infraestrutura, MPOG, CESPE CEBRASPE

Sabe-se que, atualmente, mais da metade da população mundial vive nas cidades, o que é fator decisivo para a ampliação dos desafios sociais e ambientais, como a pobreza, a fome e as mudanças climáticas. No Brasil, o processo de urbanização da sociedade, impulsionado pela Segunda Guerra e pela industrialização que avança celeremente desde a Era Vargas, fez-se de forma rápida e não planejada. A despeito dos enormes problemas daí decorrentes, o certo é que o país chegou ao século XXI profundamente alterado, sobretudo quando confrontado com a realidade histórica que o caracterizou desde o período colonial. A respeito dessa situação, julgue os itens que se seguem.

Uma das razões para que a industrialização brasileira acontecesse tardiamente encontra-se na modesta taxa de crescimento da população até os anos 90 do século passado, fato que se reverteu apenas nas duas últimas décadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

66Q482548 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEDUC PA, FADESP

O crescimento do setor industrial no Brasil até a década de 30 do século XX foi acompanhado de uma grande concentração espacial. A maior parte das unidades fabris estava no Sudeste do país, especialmente no eixo Rio de Janeiro-São Paulo. Dentre os fatores que concorreram para esse fato, merece destaque a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q482802 | Geografia, Energia e Industria, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No início deste século, o Brasil passou por drástica crise energética, o que obrigou toda sua população a racionar o consumo de energia elétrica. A geração de energia para um país de dimensão continental e, sobretudo, o planejamento de uso desse recurso são fundamentais. Por isso, há, atualmente, diferentes fontes energéticas sendo utilizadas e pesquisadas no país. A respeito dessas fontes de energia, julgue os itens que seguem.

O Brasil produz energia nuclear desde a década de 70 do século XX, sendo esta a principal fonte de energia geradora de eletricidade no estado do Rio de Janeiro, onde se localizam as usinas Angra I, II e III.

  1. ✂️
  2. ✂️

68Q485025 | Geografia, Energia e Industria, Auxiliar de Laboratório, CESAN ES, CONSULPLAN

A evolução do homem está intrinsecamente relacionada à sua capacidade de gerar energia, por isso, podemos afirmar que “a energia é a ferramenta do desenvolvimento das civilizações”. No entanto, algumas fontes não são consideradas renováveis e vêm preocupando as autoridades internacionais, devido à sua grande importância na manutenção de todo um sistema moderno de existência. NÃO se pode considerar fonte renovável de energia:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

69Q483630 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Os ecossistemas interagem com outros ecossistemas, o solo, o clima, o relevo, a água e a ação humana. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. A demanda por energia retirada da natureza e a não reposição desses recursos aumentam os problemas ambientais, como a degradação das coberturas vegetais no planeta.
  1. ✂️
  2. ✂️

70Q484929 | Geografia, Energia e Industria, Professor, Prefeitura de Pindorama SP, SOLER Instituição Soler de Ensino

Uma cidade global é um grande centro bancário, comercial, político, financeiro e industrial. O termo “cidade global” foi cunhado pela socióloga Saskia Sassen em um seminário em 1991. A noção de cidade global vê uma cidade como um contêiner onde habilidades e recursos estão concentrados. Quanto mais uma cidade é capaz de concentrar habilidades e recursos, mais bem sucedida e poderosa se torna. Elas são sede de poder e por meio delas a economia global é administrada, coordenada e planejada. Assim, formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercados financeiros internacionais. Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo. Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

71Q480914 | Geografia, Energia e Industria, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento industrial brasileiro, fator determinante do papel de cada região na divisão territorial do trabalho, mostrou-se concentrador e causador de desequilíbrios regionais. Novas tendências quanto à desconcentração começam a ser notadas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

A desconcentração espacial do setor industrial observada no Brasil, com pólos que estão sendo criados fora do centro-sul do país, tem levado à eliminação das disparidades macro-regionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

72Q484515 | Geografia, Energia e Industria, Professor, SEE AL, CESPE CEBRASPE

Os ecossistemas interagem com outros ecossistemas, o solo, o clima, o relevo, a água e a ação humana. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem. Entre as interferências humanas que possibilitam a ampliação adequada das coberturas vegetais e o combate à erosão destaca-se a expansão das áreas agrícolas destinadas ao agronegócio.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q481861 | Geografia, Energia e Industria, Analista Ministerial, MPE TO, CESPE CEBRASPE

As regiões metropolitanas, por concentrarem formadores de opinião e grandes grupos de mídia, acabam nacionalizando o diagnóstico dos problemas, distorcendo a imagem real do país. O tipo de problema na grande cidade não são os problemas brasileiros. Um exemplo típico dessa tendência é a visão de que o Brasil passou por um processo de desindustrialização. Não existe isso, o que houve no país foi um deslocamento industrial. A participação do emprego industrial tradicional no total da força de trabalho era de 7,4% em 1992 e manteve-se estável em 2004. Nas regiões metropolitanas, caiu de 8,6% para 6,6%.

Com referência ao texto acima e à temática por ele evocada, julgue seguintes os itens.

Segundo levantamentos estatísticos recentes, o menor desenvolvimento industrial da região Centro-Oeste em relação a outras regiões brasileiras, expressa a dependência da renda agrícola na sua economia.

  1. ✂️
  2. ✂️

74Q481104 | Geografia, Energia e Industria, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Nos anos 90 do século passado, tem início, na região Nordeste, um novo ciclo industrial. A respeito desse tema, julgue os seguintes itens.

Diante da marcha de desenvolvimento na região, verifica-se o estabelecimento de conexões aos fluxos de investimentos globalizados e ao mercado mundial.

  1. ✂️
  2. ✂️

75Q484163 | Geografia, Energia e Industria, Geógrafo, VALEC, FEMPERJ

A energia elétrica é fundamental para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida das pessoas. Mas, além de ampliar a capacidade de geração de energia elétrica melhorando o aproveitamento de fontes convencionais, também é necessário desenvolver tecnologias para a utilização de novas fontes energéticas - as chamadas fontes alternativas de energia.

Com relação às fontes alternativas de energia, assinale a afirmativa incorreta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q483656 | Geografia, Energia e Industria, Professor III, Prefeitura de Taboão da Serra SP, ZAMBINI

“...A descontração industrial no Estado de São Paulo é bastante nítida.

Ela se processou (e se processa) principalmente ao longo dos quatro principais eixos rodoviários, que de certa forma acompanharam os eixos ferroviários construídos na época da expansão da cafeicultura.”

I- Via Presidente Dutra;

II- Sistema Anchieta - Imigrantes;

III- Sistema Bandeirantes - Anhanguera- Washington Luís;

IV- Via Presidente Castelo Branco;

V- Sistema Regis Bitencourt - Raposo Tavares. (ADAS, M. PANORAMA GEOGRÁFICO DO BRASIL, Ed. Moderna, 4ª. Ed. 2004, S. Paulo, pág.134)

Assinale a afirmativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q481118 | Geografia, Energia e Industria, Policial Militar PM Soldado, Polícia Militar ES, CESPE CEBRASPE

No início deste século, o Brasil passou por drástica crise energética, o que obrigou toda sua população a racionar o consumo de energia elétrica. A geração de energia para um país de dimensão continental e, sobretudo, o planejamento de uso desse recurso são fundamentais. Por isso, há, atualmente, diferentes fontes energéticas sendo utilizadas e pesquisadas no país. A respeito dessas fontes de energia, julgue os itens que seguem.

O álcool combustível (etanol), fonte renovável de energia, se desenvolveu no Brasil, em meados da década de 70 do século passado, como tecnologia alternativa ao petróleo, às custas de vultosos investimentos públicos.

  1. ✂️
  2. ✂️

78Q482753 | Geografia, Energia e Industria, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento industrial brasileiro, fator determinante do papel de cada região na divisão territorial do trabalho, mostrou-se concentrador e causador de desequilíbrios regionais. Novas tendências quanto à desconcentração começam a ser notadas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

Em função do crescimento verificado, sobressaem atualmente as indústrias de material elétrico, eletrônico e de comunicações.

  1. ✂️
  2. ✂️

79Q484302 | Geografia, Energia e Industria, Geógrafo, Prefeitura de Porto Velho RO, CONSULPLAN

O monitoramento por satélite aumenta a produtividade agrícola. A modernização dos agronegócios pede por novas tecnologias, tal como o monitoramento via satélite. Acerca do monitoramento por satélites para o aumento da produtividade agrícola, analise.

I. No caso da agricultura, o monitoramento de safras a partir de imagens coletadas por satélites é atualmente a grande inovação na aquisição de informações da área de lavouras, da fase de crescimento da colheita e das culturas agrícolas. Tais informações são úteis para o manejo e monitoramento de safras agrícolas, bem como na gestão e logística da produção.

II. A habilidade de monitorar rapidamente as áreas danificadas e comparar as imagens com as informações coletadas anteriormente permite estimar a extensão e a magnitude dos danos na lavoura e os impactos desses danos das safras.

III. Os segmentos do meio ambiente, recursos hídricos, óleo e gás e segurança pública, não foram beneficiados com a nova geração de satélites, uma vez que estão voltados exclusivamente ao agronegócio.

IV. O potencial dos satélites de alta resolução lançados em órbita nos últimos dois anos vem sendo aproveitado por empresas especializadas na geração de informações essenciais ao agronegócio.

Estão corretas apenas as afirmativas

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

80Q482768 | Geografia, Energia e Industria, Técnico de Nível Superior, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento industrial brasileiro, fator determinante do papel de cada região na divisão territorial do trabalho, mostrou-se concentrador e causador de desequilíbrios regionais. Novas tendências quanto à desconcentração começam a ser notadas. A respeito desse assunto, julgue os itens que se seguem.

No atual patamar da industrialização brasileira, dilui-se a importância da exportação de produtos primários voltados para grandes mercados externos, que antes caracterizava a economia brasileira.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.