Início

Questões de Concursos Enfermagem Cirúrgica

Resolva questões de Enfermagem Cirúrgica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q364942 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Assistente de Enfermagem I, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em um paciente de 74 anos de idade, internado há 25 dias na clínica médica do hospital municipal, com diagnóstico médico de câncer brônquico pulmonar, foram identificados pela manhã os seguintes sinais vitais: temperatura axilar de 38 ºC; frequência cardíaca de 110 bpm; frequência respiratória de 35 irpm; pressão arterial de 165 mmHg × 95 mmHg (circunferência do baço = 25 cm). O paciente permanece acamado, com rebaixamento do nível de consciência. A acompanhante (filha) informa que, quatro meses antes, o paciente iniciou quadro de dispneia paroxística a médios esforços e astenia, que aumentaram progressivamente, tendo ocorrido vários episódios de hemoptise, o que os levaram a procurar o hospital. Na internação atual, o paciente apresenta tosse produtiva, com volumosa expectoração purulenta com raias de sangue, expansibilidade pulmonar bastante diminuída na base do hemitórax direito, retração intercostal direita, assimetria acentuada entre os hemitóraces, área de submacicez e ausência de murmúrio vesicular na base direita e presença de roncos e estertores em ambas as bases. Devido à dificuldade para se realizar uma punção venosa periférica, foi instalado cateter de dissecção venosa no membro superior esquerdo da paciente.

Considerando a situação clínica acima apresentada, julgue os itens de 13 a 18.

Caso seja necessário o cateterismo vesical nesse paciente, o posicionamento ideal para a realização desse procedimento é o decúbito dorsal.
  1. ✂️
  2. ✂️

162Q368875 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que versam sobre o planejamento da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico.

Ao receber o paciente na sala de recuperação, o enfermeiro deve informar-se quanto aos anestésicos utilizados, às infusões intravenosas e aos derivados de sangue que foram administrados durante a cirurgia bem como estabelecer o grau de consciência e avaliar o equilíbrio hidroeletrolítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q359959 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A neurocirurgia requer cuidados intensivos específicos de enfermagem. Com relação à neurocirurgia, julgue os itens a seguir.

O sistema neurológico necessita de aporte dos elementos essenciais – oxigênio e glicose – assim como a filtragem de substâncias tóxicas aos neurônios no período transoperatório.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q369398 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A participação do técnico de enfermagem no pré e pós-operatório é fundamental. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No pré-operatório, é importante que o paciente seja orientado sobre os procedimentos a serem realizados, utilizando-se linguagem acessível e enfatizando-se a importância de sua colaboração.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q360255 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Com relação à assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, julgue os itens subsecutivos.

No período pós-operatório, o controle e alívio da dor aguda não é atribuição da equipe de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q368473 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica

Segundo a classificação de instrumental cirúrgico, o porta-agulha faz parte do grupo de material de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q360656 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A participação do técnico de enfermagem no pré e pós-operatório é fundamental. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No pós-operatório, é importante manter o decúbito horizontal, com travesseiro, no mínimo 48 h para casos de raquianestesia para evitar cefaléia, além do controle dos sinais vitais, jejum e diurese.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q359715 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

O enfermeiro deve atentar para valores de pressão intracraniana aumentada, maiores que 15 mmHg, situação em que devem ser administrado diuréticos, como manitol.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q366022 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Com relação à assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, julgue os itens subsecutivos.

A ocorrência de hipotermia no paciente em transoperatório deve ser prevenida para evitar complicações severas, como arritmias cardíacas, incidência de infecção do sítio cirúrgico, sangramentos e a ampliação da permanência do paciente na sala de recuperação pós-anestésica.

  1. ✂️
  2. ✂️

170Q360668 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Analista Legislativo, CD, FCC

Uma das recomendações para prevenir as infecções de sítio operatório é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q366896 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico, Petrobras, CESGRANRIO

O enxerto de pele que busca reconstituir artificialmente uma parte do corpo lesada por enfermidade ou traumatismo é uma indicação de intervenção do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

172Q364085 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A cirurgia pode ser realizada por vários motivos. Um procedimento cirúrgico pode ser diagnóstico, curativo, reparativo, reconstrutor e paliativo. A cirurgia também pode ser classificada de acordo com o grau de urgência envolvida, que assim se estabelece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

173Q364128 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

No controle de infecções, os profissionais de saúde adotam medidas fundamentais na tentativa de impedir a disseminação de doenças infecciosas. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A antibioticoprofilaxia para prevenção de infecção no sítio cirúrgico deve ser iniciada, pelo menos, 24 horas antes da cirurgia e mantida por 7 a 10 dias, independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

174Q368212 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue os itens que se seguem. A realização de procedimentos invasivos, como colocação de cateteres, de dispositivos intravasculares, tubo endotraqueal, e monitorização estão entre os fatores de risco para a ocorrência de infecção hospitalar em serviços de emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️

175Q366709 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de cinquenta e sete anos de idade, com história clínica de dificuldades urinárias há um ano, jato fraco, gotejamento, incontinência e hematúria, foi avaliado pelo urologista, que programou uma cirurgia da próstata por via endoscópica. Após avaliações, foi necessária cirurgia com remoção aberta, tendo sido realizada prostatovesiculectomia radical retropúbica. Ele encontra-se no primeiro dia de pós-operatório e apresenta frequência cardíaca de 84 batimentos por minuto, frequência respiratória de 20 movimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 86 mmHg e temperatura de 36 ºC. Queixa-se de pequeno incômodo no sítio cirúrgico, sem náuseas, e consegue alimentar-se. Está em uso de sonda vesical de demora com irrigação contínua. A ferida cirúrgica encontra-se ainda coberta com o curativo realizado no centro cirúrgico, mostrando-se molhada de sangue. De acordo com o relato cirúrgico, foi instalado um dreno de Penrose. O paciente encontra-se com dispositivo de acesso venoso periférico. Foram prescritas pelo médico ciprofloxacina 400 mg por via intravenosa e heparina por via subcutânea.

Julgue os itens a seguir, relativos à assistência de enfermagem ao paciente do quadro clínico acima descrito.

A troca do curativo cirúrgico deve ser realizada por meio de técnica estéril, retirando-se cuidadosamente o curativo antigo e iniciando a limpeza a partir da parte superior da incisão, deixando por último a área em redor do dreno, que deve ser limpa em círculos, do dreno para fora.

  1. ✂️
  2. ✂️

176Q368717 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O enfermeiro tem autonomia para realização de cateterismo venoso periférico e sondagem nasogástrica, atuando como auxiliar em procedimentos mais invasivos como drenagem torácica e instalação de cateter venoso central. Acerca de procedimentos de enfermagem, julgue os itens seguintes. A sondagem gástrica realizada em situações de emergência tem como finalidades a descompressão e aspiração gástrica ou a lavagem gástrica.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q361135 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, SES CE, UECE

O dispositivo de uma ostomia deve ser trocado a qualquer momento em que o paciente se queixe de prurido ou dor na área peri-estoma, mas as trocas rotineiras ocorrem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

178Q361140 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes às traturas ósseas.

A fratura cominutiva é aquela em que o osso se estilhaça em vários fragmentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q359722 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal. Tinha chegado acompanhada de policiais, pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A preparação para procedimentos invasivos no trato urinário, como o descrito no caso clínico acima, requer jejum hídrico por via oral ou parenteral por mais de vinte e quatro horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q369401 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca das principais complicações pós-operatórias, julgue os itens seguintes.

Em pacientes com retenção urinária, causada por espasmo no esfíncter vesical, deve-se fazer o cateterismo vesical como primeira intervenção de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.