Início

Questões de Concursos Enfermagem Cirúrgica

Resolva questões de Enfermagem Cirúrgica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q364592 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica

Qual a principal complicação do cateterismo vesical?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

162Q359722 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de trinta e cinco anos de idade foi admitida em um hospital para realização de biópsia renal. Tinha chegado acompanhada de policiais, pois cumpria pena de privação de liberdade. Apresentava-se consciente, orientada, respirava espontaneamente e comunicava-se verbalmente quando questionada sobre seu tratamento. Os demais sinais vitais apresentavam-se normais.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A preparação para procedimentos invasivos no trato urinário, como o descrito no caso clínico acima, requer jejum hídrico por via oral ou parenteral por mais de vinte e quatro horas.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q369398 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, SEAD PA, CESPE CEBRASPE

A participação do técnico de enfermagem no pré e pós-operatório é fundamental. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

No pré-operatório, é importante que o paciente seja orientado sobre os procedimentos a serem realizados, utilizando-se linguagem acessível e enfatizando-se a importância de sua colaboração.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q359715 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca dos cuidados nos períodos pré e pós-operatório de tumores sólidos em pacientes pediátricos, julgue os itens que se seguem.

O enfermeiro deve atentar para valores de pressão intracraniana aumentada, maiores que 15 mmHg, situação em que devem ser administrado diuréticos, como manitol.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q368875 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que versam sobre o planejamento da assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico.

Ao receber o paciente na sala de recuperação, o enfermeiro deve informar-se quanto aos anestésicos utilizados, às infusões intravenosas e aos derivados de sangue que foram administrados durante a cirurgia bem como estabelecer o grau de consciência e avaliar o equilíbrio hidroeletrolítico.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q364085 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Prefeitura de Bragança PA, UNAMA

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 30, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO

A cirurgia pode ser realizada por vários motivos. Um procedimento cirúrgico pode ser diagnóstico, curativo, reparativo, reconstrutor e paliativo. A cirurgia também pode ser classificada de acordo com o grau de urgência envolvida, que assim se estabelece:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

167Q360255 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Com relação à assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, julgue os itens subsecutivos.

No período pós-operatório, o controle e alívio da dor aguda não é atribuição da equipe de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q368473 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica

Segundo a classificação de instrumental cirúrgico, o porta-agulha faz parte do grupo de material de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

169Q361135 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, SES CE, UECE

O dispositivo de uma ostomia deve ser trocado a qualquer momento em que o paciente se queixe de prurido ou dor na área peri-estoma, mas as trocas rotineiras ocorrem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

170Q366022 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Com relação à assistência de enfermagem ao paciente cirúrgico, julgue os itens subsecutivos.

A ocorrência de hipotermia no paciente em transoperatório deve ser prevenida para evitar complicações severas, como arritmias cardíacas, incidência de infecção do sítio cirúrgico, sangramentos e a ampliação da permanência do paciente na sala de recuperação pós-anestésica.

  1. ✂️
  2. ✂️

171Q368212 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A infecção adquirida durante a hospitalização, que não estava presente nem em período de incubação por ocasião da admissão do paciente, é denominada infecção hospitalar. Geralmente, aparecem de 48 horas a 72 horas após a internação. Acerca da prevenção de infecção em procedimentos de risco, julgue os itens que se seguem. A realização de procedimentos invasivos, como colocação de cateteres, de dispositivos intravasculares, tubo endotraqueal, e monitorização estão entre os fatores de risco para a ocorrência de infecção hospitalar em serviços de emergência.
  1. ✂️
  2. ✂️

172Q360668 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Analista Legislativo, CD, FCC

Uma das recomendações para prevenir as infecções de sítio operatório é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

173Q367911 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica

A respeito da enfermagem médico-cirúrgica, é correto afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

174Q366607 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

A infecção hospitalar constitui risco para os usuários dos hospitais e sua prevenção e controle envolvem medidas de qualificação de profissionais na assistência ao doente. Com relação a esse tema, julgue os seguintes itens.

As cirurgias em que ocorra penetração nos tratos digestivo, respiratório ou urinário sem contaminação significativa podem ser classificadas como cirurgias contaminadas.

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q366896 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico, Petrobras, CESGRANRIO

O enxerto de pele que busca reconstituir artificialmente uma parte do corpo lesada por enfermidade ou traumatismo é uma indicação de intervenção do tipo:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q368717 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O enfermeiro tem autonomia para realização de cateterismo venoso periférico e sondagem nasogástrica, atuando como auxiliar em procedimentos mais invasivos como drenagem torácica e instalação de cateter venoso central. Acerca de procedimentos de enfermagem, julgue os itens seguintes. A sondagem gástrica realizada em situações de emergência tem como finalidades a descompressão e aspiração gástrica ou a lavagem gástrica.
  1. ✂️
  2. ✂️

177Q364128 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

No controle de infecções, os profissionais de saúde adotam medidas fundamentais na tentativa de impedir a disseminação de doenças infecciosas. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

A antibioticoprofilaxia para prevenção de infecção no sítio cirúrgico deve ser iniciada, pelo menos, 24 horas antes da cirurgia e mantida por 7 a 10 dias, independentemente do tipo de cirurgia a ser realizada.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q369401 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Acerca das principais complicações pós-operatórias, julgue os itens seguintes.

Em pacientes com retenção urinária, causada por espasmo no esfíncter vesical, deve-se fazer o cateterismo vesical como primeira intervenção de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

179Q361140 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Enfermeiro, SES DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, referentes às traturas ósseas.

A fratura cominutiva é aquela em que o osso se estilhaça em vários fragmentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q360795 | Enfermagem, Enfermagem Cirúrgica, Consultor Técnico Legislativo, CLDF DF, CESPE CEBRASPE

O paciente Antônio, de 63 anos de idade e com o diagnóstico médico de câncer de sigmóide, submeteu-se a cirurgia de ressecção anterior do reto e sigmóide, evoluindo bem até o quinto dia do pós-operatório. No sexto dia após a cirurgia, foi encontrado no chão da enfermaria, apresentando quadro de confusão mental e escoriação na cabeça. Nesse mesmo dia, foram detectadas hipertermia e alterações no padrão respiratório, sendo levantada a hipótese de pneumonia. Evoluiu com dificuldade respiratória, leucocitose, anemia, trombocitopenia e oligúria. Oito dias após a cirurgia, o paciente foi novamente encaminhado ao centro cirúrgico, quando procedeu-se lavagem exaustiva da cavidade abdominal em decorrência de peritonite pélvica fecal. Foram instaladas colostomia e dois drenos de Penrose em flanco esquerdo e o paciente foi encaminhado para UTI. Encontra-se consciente, acamado, dispnéico, pouco comunicativo e afebril. Ausculta pulmonar revelou presença de ruídos adventícios. Apresenta ainda perfusão periférica lenta, edema e oligúria. Além da colostomia e dos drenos, está com punção de subclávia esquerda e sonda vesical de demora. Os sinais vitais mantêm-se estáveis. Prescrição médica parcial: cefoxitina 2 g intravenosa de 6 em 6 horas; gentamicina 60 mg intravenosa de 12 em 12 horas; albumina humana 50 mL intravenosa, em 30 minutos, de 12 em 12 horas; solução glicosada a 10%, 500 mL, intravenosa, a 100 mL/h.

Com base na situação hipotética apresentada, referente ao paciente Antônio, julgue os itens subseqüentes.

A colostomia e os drenos de Penrose exigem cuidados redobrados com os aspectos ligados à pele do paciente, especialmente por se tratar de paciente idoso. Para isso, deve-se dar atenção à limpeza e ao ajuste da bolsa de colostomia, bem como à troca do curativo dos drenos a fim de diminuir o risco de lesões próximas ao estoma e observar as características das secreções drenadas.
  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.