Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


121Q362708 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico em Administração e Comunicação Pública, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Leavel e Clark criaram um modelo de estudo denominado história natural das doenças, que é utilizado na área de saúde pública para analisar as condições de saúde e planejar a assistência, sugerindo medidas específicas para cada um dos estágios de seu desenvolvimento. A respeito desse modelo, julgue os itens subsequentes.

Por esse modelo, as ações de reabilitação, fisioterapia e terapia ocupacional são utilizadas como medidas de prevenção terciária.

  1. ✂️
  2. ✂️

122Q361039 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódica, de grande intensidade, associada a náuseas, vômitos e perda de peso. Há seis meses, foi realizado ultrassom de rins e vias urinárias que apontou litíase, hidronefrose no rim esquerdo e nefropatia parenquimatosa no rim direito. O quadro evoluiu com piora da função renal, alterações na urinálise de 24 horas para o clearance de creatinina, e uremia. Refere último episódio de cólica nefrética há 15 dias. Nessa admissão, ela nega náuseas, vômitos, dores ou febre, e encontra-se em regular estado geral, hipocorada, hidratada, acianótica, lúcida, orientada, sem anormalidades na ausculta cardíaca e pulmonar. A frequência cardíaca avaliada foi de 80 batimentos por minuto, a frequência respiratória de 16 movimentos por minuto e a pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg. Peso corporal de 50,5kg e altura de 1,56 metros. O abdome mostra-se plano, indolor à palpação, normotenso, sem sinais de peritonite ou visceromegalias. Não há queixas gastrointestinais. Os exames laboratoriais indicaram taxas elevadas de uréia e creatinina, leucocitose e anemia. Iniciado antibioticoterapia – ceftriaxona. Com o agravamento da condição, a paciente foi submetida à hemodiálise. Instalado um cateter de duplo lúmen em veia subclávia direita. Programada realização de fístula arteriovenosa. Queixa-se de fadiga, falta de ar, dificuldades para dormir e refere estar preocupada com sua situação e a perspectiva de vir a se submeter à procedimento cirúrgico.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

À medida que a doença renal progrediu, o valor do clearance de creatinina da paciente aumentou.

  1. ✂️
  2. ✂️

123Q365660 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca das leucemias e dos linfomas, julgue os itens a seguir.

Medula aplásica e hipocelular são indicativos de reposta positiva ao tratamento de indução das leucemias, importante para o transplante de medula óssea.

  1. ✂️
  2. ✂️

124Q363890 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

O câncer de próstata é a quarta causa de morte por neoplasias no Brasil, sendo a idade um marcador de risco importante. Julgue os itens subsequentes, que se referem ao câncer de próstata.

O teste retal é o mais utilizado, apesar de suas limitações, uma vez que somente a porção posterior e lateral da próstata podem ser palpados, deixando cerca de 40% a 50% da área onde pode haver um tumor fora do alcance.

  1. ✂️
  2. ✂️

125Q360868 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Agente de Fiscalização, TCM SP, CETRO

Existem duas formas de imunidade, a ativa e a passiva, que podem ser subdivididas em natural e artificial. Assinale a alternativa correta quanto a estas formas de imunidade.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

126Q364107 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Análises Clínicas, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Um paciente com suspeita de infarto agudo do miocárdio foi atendido em serviço hospitalar, e os resultados dos exames laboratoriais por ele realizados foram os seguintes: hemograma apresentando discreta leucocitose com predomínio de polimorfonucleares e desvio à esquerda; velocidade de hemossedimentação aumentada; valores de concentração plasmática de glicose, uréia, creatinina, CK-MB, lactato desidrogenase e troponina cardíaca elevados.

Com relação a esse quadro clínico, julgue os itens a seguir.

A dosagem de creatinina pode ser realizada utilizando-se métodos enzimáticos.

  1. ✂️
  2. ✂️

127Q362981 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), responsável por alto índice de mortalidade.

A bronquite, o enfisema e a asma são doenças que compõem o DPOC, distúrbio lento e progressivo, cujos sintomas diminuem com o aumento da idade.

  1. ✂️
  2. ✂️

128Q361218 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.

Para uma ferida em processo de cicatrização normal, o curativo tem a função primária de facilitar a absorção e a drenagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

129Q363124 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Dentre os fatores de risco modificáveis para o desenvolvimento de câncer constam

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

130Q362689 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.

O processo de cicatrização normal da ferida cirúrgica limpa passa pelos estágios inflamatório, proliferativo e de maturação, ou ainda, de reação, regeneração e remodelação.

  1. ✂️
  2. ✂️

131Q360979 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Durante seu turno de trabalho, um profissional de enfermagem de uma equipe de saúde da família, recebeu, na unidade base, um homem de 55 anos de idade desacordado. Os acompanhantes relataram que ele havia apresentado intensa dor no peito há 20 min, com sensação de aperto, sudorese fria e falta de ar, seguidos de desmaio que ocorreu há menos de 5 min, quando foi imediatamente trazido para atendimento. O profissional de enfermagem constatou que o paciente estava inconsciente, não respirava e não apresentava pulso carotídeo.

Considerando a situação clínica apresentada, julgue os itens a seguir.

Os sinais clínicos detectados pelo profissional de enfermagem indicam a presença de parada cardiorrespiratória.

  1. ✂️
  2. ✂️

132Q367822 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher, com 23 anos de idade, primigesta, com 12 semanas de gestação, procurou o serviço ambulatorial para realizar um exame pré-natal. Queixava-se de enjôo matinal, referia que a gestação não foi planejada e dizia estar sofrendo por causa da gravidez. Tinha histórico de epilepsia na infância.

Com base no caso hipotético apresentado acima e nas recomendações para o correto planejamento da assistência, julgue os seguintes itens.

O exame abdominal e pélvico é contra-indicado na situação apresentada, devido ao quadro de hiperemese gravídica.

  1. ✂️
  2. ✂️

133Q359784 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Caruaru PE, IPAD

Sobre osteomielite, analise as afirmativas abaixo:

1. Pode ser causada por amidalite, furunculose e infecções respiratórias altas que se disseminam por via hematogênica.

2. Os agentes etiológicos compreendem o Staphylococcus aureus, Proteus mirabilis, Pseudomonas aeruginosa e Escherichia coli, sendo o primeiro responsável por 70 a 80% das infecções ósseas.

3. Calafrio, febre, taquisfgmia e mal-estar geral são manifestações clínicas, quando a infecção ocorre por via hematogênica.

4. Mobilidade física comprometida, associada à dor, dispositivos de imobilização e limitações de sustentação do peso corporal, constitui um diagnóstico de enfermagem.

Estão corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

134Q362872 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 50 anos de idade está internado há 5 dias na clínica médica de um hospital, para tratamento de angina pectoris. Vem queixando-se, com freqüência, de dor no peito, com sensação de opressão, que irradia para o membro superior esquerdo e cessa com o uso de nitroglicerina. É viúvo, não está recebendo visitas e diz estar triste por não ter ninguém que se importe com ele. Solicita os cuidados de enfermagem constantemente, mesmo quando pode realizar sozinho alguma tarefa, como vestir-se ou arrumar-se. Diz não gostar do hospital por não poder sair e praticar exercícios físicos, como costumava fazer antes de se internar. Não aceita a dieta hipossódica e está há 5 dias sem evacuar. Pela manhã, após ter-se encaminhado ao banheiro, retornou com sudorese intensa, fraqueza, dispnéia e náuseas. Os sinais vitais avaliados apresentaram os seguintes resultados: temperatura de 37,3 ºC, pulso apical de 114 bpm, respiração de 32 movimentos por minuto e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg.

Diante da situação acima apresentada e das patologias envolvidas, julgue os itens subseqüentes.

A angina pectoris é um quadro de oclusão da artéria coronária que leva à destruição do tecido miocárdio em função da falta de suprimento sanguíneo.

  1. ✂️
  2. ✂️

135Q365225 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRT 10a, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de sessenta e dois anos de idade foi internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI), relatando ser nefropata, hipertensa e fazer uso de anti-hipertensivos. A paciente foi encaminhada para a UTI após diagnóstico de infarto agudo do miocárdio. Ela informou que já esteve internada diversas vezes, devido a infecções decorrentes das diálises que realiza em seu domicílio. A paciente possui cateter nasal para oxigênio e cateter peritoneal com boa inserção e sem sinais flogísticos ao redor. A paciente negou algias. No exame físico, apresentava-se descorada e emagrecida, com pupilas isocóricas e fotorreagentes, e edema de face, pernas e mãos. O débito urinário foi de 100 mL/h. Os sinais vitais auferidos foram: temperatura = 37,8 °C; pulso = 106 bpm; respiração = 20 irpm e pressão arterial = 140 mmHg × 10 mmHg. Após o atendimento inicial, e tendo recebido a terapia indicada, a paciente sentiu-se com menos fadiga e inchaço, comparativamente a meses anteriores, e conseguiu se alimentar melhor.

Com referência ao caso clínico acima apresentado e ao cuidado de enfermagem a pacientes críticos, julgue os itens subsequentes.

A analgesia e a sedação estão indicadas para o caso clínico descrito, a fim de reduzir a dor e diminuir a ansiedade. Após a administração desses procedimentos, é importante monitorar a resposta cardiovascular e a frequência respiratória da paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

136Q364474 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, Metrô SP, FCC

A sequência mnemônica para o atendimento de indivíduo adulto em parada cardiorrespiratória (PCR), segundo as Diretrizes da American Heart Association (AHA), de 2010, é

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

137Q367307 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

A equipe de enfermagem tem a função de preparar o paciente para exames e prestar cuidados de enfermagem que contribuam para o seu tratamento. Acerca desse assunto, julgue os itens a seguir.

São efeitos colaterais dos quimioterápicos: anorexia, náusea, vômitos, cefaleia, febre, estomatite, alopecia, edema, diarreia e hemorragias.

  1. ✂️
  2. ✂️

138Q360267 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento ao candidato para doação sanguínea, julgue os itens a seguir.

Um homem, de 65 anos de idade, hipertenso, que, no atendimento, apresente pressão arterial sistólica de 140 mmHg e diastólica de 90 mmHg, em uso de captopril, pode realizar a doação.

  1. ✂️
  2. ✂️

139Q369484 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico em Administração e Comunicação Pública, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Leavel e Clark criaram um modelo de estudo denominado história natural das doenças, que é utilizado na área de saúde pública para analisar as condições de saúde e planejar a assistência, sugerindo medidas específicas para cada um dos estágios de seu desenvolvimento. A respeito desse modelo, julgue os itens subsequentes.

Nesse modelo, a vacinação contra a poliomielite é considerada uma medida de prevenção primária.

  1. ✂️
  2. ✂️

140Q366005 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 58 anos de idade, após queda da própria altura, teve o membro inferior esquerdo imobilizado por 8 dias. Ela é fumante desde os 18 anos de idade, tem vida sedentária, obesidade, e, no décimo dia após o acidente, deu entrada no pronto socorro com dor na panturrilha direita, edema depressível intenso e sinal de Homans positivo. Outros sintomas gerais envolviam mal-estar, febre e taquicardia. Após avaliação médica e realização de exames, a mulher foi hospitalizada para tratamento de trombose venosa profunda (TVP).

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os próximos itens.

O sinal de Homans positivo, forte indicador de TVP, é constatado colocando-se o paciente com a perna estendida sobre uma superfície e solicitando que ele eleve o membro. Na situação hipotética apresentada, a paciente relata dor na panturrilha e não consegue manter a elevação do membro afetado, o que confirma o sinal de Homans positivo.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.