Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


261Q367355 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 50 anos de idade está internado há 5 dias na clínica médica de um hospital, para tratamento de angina pectoris. Vem queixando-se, com freqüência, de dor no peito, com sensação de opressão, que irradia para o membro superior esquerdo e cessa com o uso de nitroglicerina. É viúvo, não está recebendo visitas e diz estar triste por não ter ninguém que se importe com ele. Solicita os cuidados de enfermagem constantemente, mesmo quando pode realizar sozinho alguma tarefa, como vestir-se ou arrumar-se. Diz não gostar do hospital por não poder sair e praticar exercícios físicos, como costumava fazer antes de se internar. Não aceita a dieta hipossódica e está há 5 dias sem evacuar. Pela manhã, após ter-se encaminhado ao banheiro, retornou com sudorese intensa, fraqueza, dispnéia e náuseas. Os sinais vitais avaliados apresentaram os seguintes resultados: temperatura de 37,3 ºC, pulso apical de 114 bpm, respiração de 32 movimentos por minuto e pressão arterial de 80 mmHg × 40 mmHg.

Diante da situação acima apresentada e das patologias envolvidas, julgue os itens subseqüentes.

A nitroglicerina, utilizada pelo paciente, é indicada na presença de dor anginosa e só pode ser administrada por via intravenosa, sendo necessário manter um acesso venoso heparinizado.

  1. ✂️
  2. ✂️

262Q359438 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

a identificação das necessidades do paciente, oferecendo-lhe ajuda e estabelecendo comunicação efetiva com ele e com os demais cuidadores.

  1. ✂️
  2. ✂️

263Q369595 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Um senhor de 71 anos de idade, com diagnóstico de tumor gástrico avançado, foi gastrectomizado parcialmente e possui uma gastrojejunostomia. Há três semanas, ele vem apresentando anorexia progressiva e perda de peso importante. Além disso, ele tem uma escara de decúbito em região do calcâneo direito.

O plano de cuidados ao paciente acima deve incluir

cuidados com escara de decúbito, mediante registro diário da evolução da ferida, e identificação de cuidador para o qual seja repassada técnica de curativo.

  1. ✂️
  2. ✂️

264Q360144 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca de lesões cerebrais, julgue os itens a seguir.

A contusão cerebral é uma lesão cerebral leve, em que raramente ocorre hematoma, apesar de provocar inconsciência por um período relativamente longo.

  1. ✂️
  2. ✂️

265Q365826 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

O cuidado com a integridade da pele e ostomias reflete a qualidade da assistência de enfermagem. Com respeito a esses cuidados, julgue os itens seguintes.

O desenvolvimento de úlcera de pressão está diretamente relacionado com a duração da imobilidade do paciente. Com a pressão contínua, ocorre a trombose dos pequenos vasos e a necrose tecidual, resultando em uma úlcera de pressão.

  1. ✂️
  2. ✂️

266Q362052 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A busca incansável por medidas de prevenção e controle de infecção é uma rotina nas unidades de terapia intensiva (UTI). Com relação a esse assunto, julgue os itens subsequentes.

As razões fundamentais para o uso de luvas são proteger os funcionários da transmissão de microrganismos de um paciente para outro e reduzir o risco de transmissão dos microrganismos presentes nas mãos da equipe em procedimentos variados.

  1. ✂️
  2. ✂️

267Q363646 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um homem de 54 anos de idade, lavrador, encontra-se internado em um hospital em decorrência de câncer gástrico com metástases ósseas e hepáticas. Apresenta dores intensas nos ombros, no gradil costal e no quadril direito. Encontra-se acamado, emagrecido, consciente e alimentando-se por sonda nasoentérica. Teve um episódio de constipação, havendo melhora após uso de enema. Está com cateter venoso periférico para infusão das seguintes medicações, conforme prescrição médica: morfina (10 mg) diluída em água destilada (10 mL), com aplicações de 2 mL da solução, se necessário, em intervalos de até 4 horas; e omeprazol (40 mg) intravenoso, uma vez ao dia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

O acesso venoso do paciente pode ser utilizado para a infusão de nutrição parenteral total, que é uma solução hipertônica de nutrientes cujo objetivo é atender às necessidades calóricas e nutricionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

268Q364473 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Acerca da farmacologia de diuréticos, julgue os seguintes itens.

A furosemida é um diurético de alça, que diminui a resistência vascular renal e, consequentemente, aumenta o fluxo plasmático renal, favorecendo a filtração glomerular.

  1. ✂️
  2. ✂️

269Q362240 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUSAR RJ, FEC UFF

Pacientes que recebem terapia intravenosa (IV) necessitam de cuidados para manutenção do sistema que permite o acesso venoso. A troca de equipos de administração IV recomendada pelo Centro de Controle de Doenças (EUA) NÃO deve ser inferior a:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

270Q365574 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

O trauma torácico, comumente encontrado no paciente politraumatizado, configura-se como uma das principais causas de morte nas diversas faixas etárias. Uma de suas consequências é o Pneumotórax Hipertensivo, que apresenta, em seu quadro clínico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

271Q368665 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.

A infusão venosa prescrita no pronto-socorro deve ser feita com insulina do tipo NPH humana.

  1. ✂️
  2. ✂️

272Q360007 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Os pacientes com leucemia enfrentam inúmeras dificuldades, seja relativas às complicações geradas pela doença, seja relativas às complicações decorrentes do tratamento terapêutico, o que os obriga a internações frequentes, muitas vezes em unidades de tratamento intensivo. Acerca da assistência de enfermagem ao pacientes críticos com leucemia mieloide aguda, julgue os itens subsequentes.

A neutropenia febril é uma das principais causas de internação desses pacientes e a avaliação deve incluir a busca de locais potencialmente infectados, a história completa de sinais e sintomas de processos inflamatórios e o tipo de tratamento antineoplásico recebido.

  1. ✂️
  2. ✂️

273Q362373 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Generalista, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

O Sr. George, 40 anos, solteiro sem parentes próximos, pedreiro, sofreu um acidente de trabalho que o levou a um quadro hemorrágico. Internado em uma unidade de cuidados intermediários, com diagnóstico de choque hipovolêmico. Esta prescrito noradrenalina em infusão continua. Diante do caso, devem ser consideradas as intervenções:

I Monitorizar o padrão monitorizar o padrão respiratório e o débito urinário e notificar o acidente de trabalho;

II. Controlar a infusão da droga, avaliar o acesso venoso e contatar o serviço social;

III. Avaliar o nível de consciência e o padrão respiratório e solicitar reavaliação médica;

IV. Monitorizar a frequência cardíaca e a pressão arterial e desenvolver a escuta terapêutica.

Estão corretas somente as intervenções:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

274Q358651 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, relativos à hipertensão e às suas intercorrências.

A despeito das variações diárias dos níveis tensionais, existe um mecanismo regulador que mantém constante o fluxo sanguíneo cerebral.

  1. ✂️
  2. ✂️

275Q362533 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes quanto a curativo, um procedimento de enfermagem que requer cuidados especiais para cada tipo de ferida.

O curativo ideal deve deixar a ferida ligeiramente úmida para promover a migração de células epiteliais, quando não houver outra restrição médica.

  1. ✂️
  2. ✂️

276Q358760 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Entre as complicações potenciais na situação apresentada, citam-se os distúrbios hidreletrolíticos, cabendo ao profissional de enfermagem avaliar o estado hidreletrolítico do paciente a partir do turgor cutâneo, as mucosas, o débito urinário, os sinais vitais e os parâmetros hemodinâmicos, por exemplo.

  1. ✂️
  2. ✂️

277Q366650 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

A transmissão da larva migrans associa-se à(ao):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

278Q364418 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Os músculos distribuem-se por todo o corpo, sendo responsáveis por todo e qualquer movimento, intencional ou não. Com relação aos músculos, julgue os itens subsequentes.

O diafragma separa o tórax do abdome e ajuda na expiração respiratória.

  1. ✂️
  2. ✂️

279Q359595 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A hipertensão arterial acomete entre 11% e 20% da população adulta jovem (com mais de 20 anos de idade). Quando diagnosticada precocemente, há grande chance de se evitar complicações. Em face desse assunto e tomando por base o Manual de Hipertensão Arterial e Diabetes Melito do Ministério da Saúde (2002), julgue os itens seguintes.

A hipertensão arterial é definida quando a pressão arterial sistólica for maior ou igual a 130 mmHg e(ou) a pressão arterial diastólica for maior ou igual a 80 mmHg, em pelo menos duas aferições, feitas em momentos diversos, em indivíduos que não estejam fazendo uso de medicação anti-hipertensiva.

  1. ✂️
  2. ✂️

280Q363211 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito dos testes sorológicos, julgue os itens a seguir.

No Brasil, são obrigatórios os testes sorológicos para as doenças de Chagas, sífilis, hepatites B e C, AIDS e HTLV1-2 e, em regiões endêmicas com transmissão ativa, também para a malária.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.