Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


401Q362399 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Durante seu turno de trabalho, um profissional de enfermagem de uma equipe de saúde da família, recebeu, na unidade base, um homem de 55 anos de idade desacordado. Os acompanhantes relataram que ele havia apresentado intensa dor no peito há 20 min, com sensação de aperto, sudorese fria e falta de ar, seguidos de desmaio que ocorreu há menos de 5 min, quando foi imediatamente trazido para atendimento. O profissional de enfermagem constatou que o paciente estava inconsciente, não respirava e não apresentava pulso carotídeo.

Considerando a situação clínica apresentada, julgue os itens a seguir.

Deve-se suspeitar que a causa da emergência descrita seja um infarto do miocárdio.

  1. ✂️
  2. ✂️

402Q367785 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

No que se refere aos sinais vitais e instrumentos para sua medição, julgue os itens subseqüentes.

As freqüências respiratórias anormais incluem taquipnéia, bradipnéia e apnéia.

  1. ✂️
  2. ✂️

403Q365489 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

São causas de sangramento uterino anormal.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

404Q362179 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES DF, FUNIVERSA

Uma jovem de 17 anos de idade, primigesta, com 34 semanas de gestação, deu entrada no setor de obstetrícia com quadro de crise convulsiva, hipertensão arterial (200 mmHg × 120 mmHg) e edema. A mãe, que a acompanhava, informou que a filha nunca teve problemas de saúde, mas que ganhou muito peso com a gravidez. Relatou história familiar de eclampsia (irmã). Informou ainda que, na 23.ª semana de gestação, foi detectado aumento da pressão arterial na sua filha, quando iniciou o tratamento com metildopa (150 mg/dia). Foi submetida à cesariana, e a criança demonstrou boa vitalidade ao nascer. No pós-operatório imediato, a puérpera evoluiu comatosa e com anasarca. Encontra-se com cânula de Guedel e oxigênio sob máscara, sonda vesical de demora e sulfato de magnésio IV, 1g/h, em veia periférica.

Considerando o caso apresentado, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

405Q369129 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Uma senhora de 82 anos de idade foi admitida em uma unidade de terapia intensiva com quadro de choque séptico resultante de uma infecção por germes Gram-negativos em uma incisão cirúrgica. Tem história de hipertensão e faz uso crônico de medicamentos para dormir. Nos últimos dias, vinha apresentando dificuldades para se auto-cuidar, fraqueza e ansiedade. Na admissão, apresentava-se confusa, agitada, taquipnéica, febril e com queixas de náuseas, cefaléia e calafrios. A pele apresentava-se seca, quente e avermelhada. Urina de coloração âmbar e volume diminuído. Temperatura axilar de 38,4 ºC; pressão arterial de 92 mmHg × 60 mmHg. Exames laboratoriais revelaram acidose metabólica, pH do sangue arterial normal, hiperglicemia, aumento dos níveis de creatinina e do hematócrito.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens seguintes.

O estado de perfusão tissular inadequada da paciente pode ter sido causado por microrganismos como o Staphylococcus aureus ou Streptococcus pneumoniae responsáveis pela bacteremia.

  1. ✂️
  2. ✂️

406Q362294 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

Senhor J.O.M., 70 anos, sofreu queda de mesmo nível (no banheiro). Queixa-se de dor intensa em MID, principalmente ao movimentá-lo. Realizado raio X com laudo de fratura de colo de fêmur D. Os achados clínicos que o enfermeiro deve identificar são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

407Q359010 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

As complicações das doenças cardiovasculares são responsáveis por muitas mortes. Os cuidados de enfermagem oferecidos a pacientes com essas doenças exigem que o enfermeiro tenha conhecimentos elementares acerca das complicações cardiovasculares mais freqüentes. Com relação a esses aspectos, julgue os itens seguintes.

Caso a freqüência cardíaca esteja menor que 60 batimentos por minuto e(ou) haja alteração do ritmo cardíaco, os digitálicos não devem ser administrados e o médico deve ser prontamente informado, pois pode tratar-se de intoxicação digitálica.

  1. ✂️
  2. ✂️

408Q363175 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Legislativo, Câmara dos Deputados, FCC

Segundo o Ministério da Saúde (2001), o tratamento do diabetes mellitus inclui prioritariamente a adoção

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

409Q368593 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

A posição na qual a equipe de enfermagem deve manter o paciente portador de insuficiência cardíaca congestiva é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

410Q365856 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando que as emergências oncológicas requerem atenção por parte dos enfermeiros, a fim de evitar comprometimentos severos da condição clínica do paciente, julgue os itens que se seguem.

A síndrome da compressão medular apresenta os seguintes sinais clínicos progressivos: dor que piora com o movimento, fraqueza, deambulação prejudicada, paresias ou hipoestesias e paralisias na última etapa da síndrome.

  1. ✂️
  2. ✂️

411Q365967 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que versam sobre a assistência de enfermagem ao paciente com crise hipertensiva.

Os sintomas mais comuns incluem cefaléia, vômitos, palpitações e síncope postural.

  1. ✂️
  2. ✂️

412Q359914 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

homem de 54 anos de idade deu entrada na emergência de um hospital com quadro de infarto agudo do miocárdio. Esse quadro teve início com dor súbita em região esternal e no abdome superior, a qual se agravou, impelindo-o a procurar o serviço médico, onde se apresentou consciente e preocupado. Foram realizados coleta de sangue para exames, eletrocardiograma e radiografia de tórax e iniciou-se terapia com estreptoquinase.

Considerando o caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

O paciente deve ser mantido em repouso, em ambiente calmo, e orientado quanto aos procedimentos a serem realizados, a fim de diminuir a ansiedade.

  1. ✂️
  2. ✂️

413Q368130 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

O indivíduo que tem hemofilia deve receber instruções para evitar complicações decorrentes dessa patologia. Dentre as orientações, consta

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

414Q363797 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Considerando os cuidados de enfermagem com pacientes portadores de hematopatias oncológicas, julgue os itens subsequentes.

Os medicamentos inibidores da função plaquetária devem ser evitados nos quadros de plaquetopenia decorrente da mielossupressão, causada pelas hematopatias.

  1. ✂️
  2. ✂️

415Q359245 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os próximos itens, relativos às complicações médicas mais comuns em oncologia.

Síndrome da lise tumoral é uma emergência oncológica causada por destruição de células tumorais após quimioterapia ou radioterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️

416Q359591 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de quarenta e cinco anos de idade, internada no pronto-socorro com diagnóstico preliminar de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), apresentou quadro de agitação, alteração da amplitude e frequência respiratória = 40 irpm, sudorese, cianose, oscilação da pressão arterial e rebaixamento do nível de consciência. A gasometria arterial indicou PaO2 = 40 mmHg, pH = 7,50 e PaCO2 = 60 mmHg, e as providências específicas foram realizadas para se estabilizar esse quadro.

Considerando o caso clínico descrito acima, julgue os itens subsequentes.

Na ventilação mecânica controlada, o volume corrente, a frequência respiratória e o fluxo são predeterminados no ventilador mecânico; porém essa modalidade de ventilação é contraindicada em apneia devido ao uso de drogas.

  1. ✂️
  2. ✂️

417Q364746 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Generalista, Prefeitura Vitorino Freire MA, Instituto Graça Aranha

Carlos, 3 anos, foi admitido na unidade de observação, acompanhado pela mãe, refere febre não mensurada há dois dias e recusa de alimentação por mais de 8 horas. Apresenta-se prostrado, FR de 45 mpm, com tiragens intercostais, estertores no pulmão direito e Tax= 37,8 ºC. Há 2 horas, recebeu na UBS próximo de sua casa Paracetamol gotas e a primeira dose de Amoxicilina suspensão. No atendimento imediato, a enfermeira deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

418Q362972 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O homem tem necessidades básicas a serem atendidas, ligadas a aspectos físicos, psicológicos e(ou) sociais. Acerca desse tema, julgue os itens a seguir.

A alimentação de paciente por sonda nasogástrica são suficientes os seguintes materiais: bandeja contendo copo com água, gaze, pinça Pean e impermeável forrado.

  1. ✂️
  2. ✂️

419Q365803 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Ao trocar uma criança, um Técnico em Enfermagem notou que esta apresentava algumas alterações de pele como hiperemia, vesículas, bolhas, crostas, erosão da pele, fissuras, prurido e que, ao tirar a fralda, a criança sentia dor e ficava irritada. Pensando em se tratar de dermatite das fraldas (ou amoniacal) resolveu tomar as medidas necessárias que foram:

I. suspender o uso da fralda impermeável. II. não permitir que se acumule suor na pele da criança. III. expor as áreas lesadas, sem roupas, ao sol, por cerca de 20 minutos pela manhã, das 7 às 9 horas. IV. promover a ventilação da pele lesada várias vezes ao dia, deixando a área descoberta. Pode-se afirmar que o Técnico em Enfermagem adotou as medidas corretas no que se apresenta em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

420Q366840 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Embora estejam presentes no paciente descrito, não existe relação entre a pancreatite e o etilismo, sendo a infecção bacteriana ou viral a causa mais comum de pancreatite.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.