Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


581Q366289 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Durante o atendimento do paciente com diabetes, o enfermeiro, como membro da equipe da ESF, deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

582Q361331 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens abaixo, acerca da doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), responsável por alto índice de mortalidade.

A DPOC é uma condição reversível associada à dispnéia, ao esforço e ao fluxo aéreo reduzido para dentro e para fora dos pulmões.

  1. ✂️
  2. ✂️

583Q362657 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.

A complicação apresentada pela paciente pode ter sido causada pela interrupção da insulinoterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️

584Q363707 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

Considerando o caso clínico apresentado na questão anterior (questão 30), as intervenções de enfermagem que devem ser estabelecidas pelo enfermeiro para as reações das condições clínicas encontradas são:

I. Aplicar compressas de gelo em região inguinal D.

II. Mudar de decúbito em bloco e elevar cabeceira 90º.

III. Massagear as costas após mudança de decúbito em bloco.

IV. Orientar para flexionar o MID. V. Incentivar ingesta hídrica.

VI. Verificar frequentemente sinais vitais, principalmente tipo e frequência do pulso pedioso D.

VII. Verificar ao redor do curativo compressivo quanto a presença de hematomas, edema, sangramento e dor.

 Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

585Q364040 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Acerca de intoxicações ou superdosagens de substâncias que podem provocar alterações físicas e mentais nos indivíduos, julgue os itens de 57 a 62.

O indivíduo vítima de intoxicação deve ser avaliado quanto às suas condições gerais de estado das vias aéreas, respiração e circulação. Em algumas situações, pode ser necessária a ventilação mecânica.
  1. ✂️
  2. ✂️

586Q368760 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Os fatores de risco não modificáveis para o aparecimento de doenças coronarianas incluem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

587Q365194 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

A hipodermóclise é intervenção utilizada em pacientes no ambiente hospitalar. No atendimento domiciliar e dentre as indicações destaca-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

588Q365348 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Uma adolescente de 15 anos de idade deu entrada no serviço de pronto atendimento de um hospital, com um ataque agudo de asma. Relatou ter apresentado piora respiratória pela manhã, quando se aprontava para ir à escola. Apresentava-se dispnéica, agitada e ansiosa devido à internação. A ausculta pulmonar revelou sibilos bilaterais. Referiu que, nos últimos dois anos, tem tido uma rotina diária muito atribulada, pois tem estudado e trabalhado como vendedora, para melhorar a renda familiar. Referiu alimentar-se irregularmente por estar realizando muitas atividades e não ter tempo para ir até em casa almoçar. Estava apresentando dificuldades para dormir, perdendo o sono durante a madrugada. Queixou-se de cefaléias freqüentes, com intensidade moderada. Tem tido ataques asmáticos recorrentes e não vem utilizando os medicamentos indicados pelo médico há um ano. Apresentava cianose labial e tosse improdutiva. Na avaliação dos sinais vitais, a temperatura foi de 36,8 ºC, pulso de 110 batimentos por minuto, pressão arterial de 122 mmHg × 66 mmHg e freqüência respiratória de 34 movimentos por minuto. Peso de 60 kg, altura de 1,77 m.

Diante do quadro clínico acima apresentado e acerca do processo de enfermagem, julgue os itens subseqüentes.

Considerando o estilo de vida da paciente, os diagnósticos de enfermagem de nutrição alterada para mais que as necessidades corporais e dor podem ser formulados como diagnósticos de risco, obedecendo à classificação da NANDA, pois existem fatores que fundamentam esse julgamento clínico.

  1. ✂️
  2. ✂️

589Q362045 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar em Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Acerca de intoxicações ou superdosagens de substâncias que podem provocar alterações físicas e mentais nos indivíduos, julgue os itens de 57 a 62.

Delírio, alucinações, convulsões, alterações no diâmetro pupilar e distúrbios mentais são manifestações neurológicas decorrentes de algumas intoxicações por substâncias.

  1. ✂️
  2. ✂️

590Q368471 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico em Administração e Comunicação Pública, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

A respeito de lesões abertas e fechadas, de outras complicações de causas diversas e de condutas de enfermagem, julgue os próximos itens.

No quadro de choque hipovolêmico, o coração do paciente é incapaz de bombear um volume de sangue que atenda às necessidades metabólicas dos tecidos.

  1. ✂️
  2. ✂️

592Q365434 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Com relação ao extravasamento de quimioterápicos, que é a infiltração acidental da droga no tecido subcutâneo próximo ao sítio de venopunção, julgue os itens a seguir.

São medidas apropriadas em caso de extravasamento: retirar o acesso venoso atual, realizar compressas frias e comunicar ao enfermeiro imediatamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

593Q361905 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Paciente diabético do tipo I, com infecção urinária, procura o ambulatório médico com quadro inicial de cetoacidose, identificado pelas seguintes manifestações:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

594Q360382 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Acerca de cirurgias oncológicas torácicas, abdominais ginecológicas e mastológicas das emergências cirúrgicas oncológicas, julgue os itens a seguir.

A pneumonectomia é a remoção de uma pequena parte do pulmão, geralmente realizado para tratar neoplasias caracterizadas como pertencentes aos estágios IB e IIA.

  1. ✂️
  2. ✂️

595Q360662 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Em relação à hipertermia maligna julgue os itens que se seguem.

Na hipertermia maligna, observa-se elevação da temperatura corpórea de 1 "C a 5 "C a cada 10 minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

596Q364100 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura Poço de José de Moura PB, EDUCA Assessoria Educacional

No exame físico do portador de diabetes, o enfermeiro deverá estar atento para os fatores de risco e sinais precoces da neuropatia diabética, realizando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

597Q367432 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

Diabetes é uma doença metabólica caracterizada por carência parcial ou total de insulina. De acordo com a classificação, o Diabetes que se manifesta no adulto, no início da maturidade (após 40 anos), é o Diabetes
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

598Q365461 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens a seguir, referentes a terapia subcutânea e a ações de enfermagem.

A administração de cloreto de potássio e cloreto de sódio é indicada por via subcutânea, desde que sejam administrados após diluição em soro fisiológico 0,9% ou solução glicosada a 5%, em volumes não inferiores a 100 mL.

  1. ✂️
  2. ✂️

599Q369602 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, INCA, CESPE CEBRASPE

Ao preparar um meio de cultura para bactérias, o técnico de um laboratório utilizou protocolos que demandavam o preparo das seguintes soluções: NaCR 0,9% (massa/volume); glicose 50 mmol/L; etanol 70% (volume/volume), sendo que estavam disponíveis no laboratório NaCR e glicose em pó, e etanol 95% (volume/volume). Também havia informações disponíveis sobre a massa molecular dos compostos: NaCR = 58,44 g/mol; glicose = 180,16 g/mol; etanol = 46,07 g/mol.

Em relação aos procedimentos corretos para o preparo das soluções descritas no texto acima, julgue os próximos itens.

Se alguma das soluções demandar água livre de íons, com uma resistência específica de 10 Mohm/cm, deve-se utilizar água destilada.

  1. ✂️
  2. ✂️

600Q365629 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Tecnologista Júnior, INCA, CESPE CEBRASPE

A respeito da terapêutica analgésica, julgue os itens a seguir.

Segundo a escala de analgesia proposta pela Organização Mundial de Saúde em 1982, o primeiro degrau corresponde a dor leve a moderada, para a qual se recomenda usar drogas não opioides associadas a um opioide fraco.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.