Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


621Q364209 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

A assistência de enfermagem ao paciente com diagnóstico de aneurisma cerebral inclui a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

622Q368511 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Um homem com 43 anos de idade, casado, encontra-se internado em clínica médica para tratamento de pancreatite aguda. Deu entrada há 15 dias no pronto-socorro, referindo dor epigástrica intensa, associada a vômitos, distensão abdominal, parada de eliminação de flatos, constipação e dificuldades para urinar. É etilista declarado e refere preferência por gorduras, mantendo dieta hipergraxa. Na admissão, foi instalada sonda nasogástrica, cateter de oxigênio nasal e sonda vesical. Evoluiu com melhora do quadro, persistindo ainda dor epigástrica e alguns episódios de vômitos. Sinais vitais: 36,4 ºC, 76 batimentos por minuto, 26 movimentos respiratórios por minuto, 130 mmHg × 70 mmHg, peso atual de 63,8 kg e altura de 1,70 m. Ecografia de abdome superior revelou pâncreas hipoecogênico, aumentado de volume, com limites e contornos irregulares, apresentando coleção de líquido peripancreático.

Considerando esse quadro clínico, julgue os itens que se seguem.

Considerando a fase inicial da admissão do paciente descrito, são intervenções de enfermagem com vistas à redução da estimulação do pâncreas: administração de medicamentos anticolinérgicos conforme prescrição médica, introdução de uma dieta branda e pobre em lipídios e repouso no leito.

  1. ✂️
  2. ✂️

623Q365486 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Nos cuidados domiciliares aos portadores de traqueostomia permanente, o técnico de enfermagem orienta o paciente para

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

624Q364566 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Um paciente de 38 anos de idade está internado com diagnóstico médico de angina estável. Chegou ao hospital com dores no peito, sudorese fria, palpitações e náuseas. Relata um episódio de desmaio em casa. Diz ser uma pessoa muito nervosa, trabalha com computador por várias horas e ingere grandes quantidades de café durante o dia.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

A ingestão da cafeína e o sedentarismo minimizam os riscos cardíacos.

  1. ✂️
  2. ✂️

625Q359874 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

Um homem de 54 anos de idade, lavrador, encontra-se internado em um hospital em decorrência de câncer gástrico com metástases ósseas e hepáticas. Apresenta dores intensas nos ombros, no gradil costal e no quadril direito. Encontra-se acamado, emagrecido, consciente e alimentando-se por sonda nasoentérica. Teve um episódio de constipação, havendo melhora após uso de enema. Está com cateter venoso periférico para infusão das seguintes medicações, conforme prescrição médica: morfina (10 mg) diluída em água destilada (10 mL), com aplicações de 2 mL da solução, se necessário, em intervalos de até 4 horas; e omeprazol (40 mg) intravenoso, uma vez ao dia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens seguintes.

No caso apresentado, encontra-se prescrita a morfina, um potente analgésico, que deve ser administrado apenas pela via intravenosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

626Q360199 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Ao realizar um curativo em feridas e abscessos profundos no membro inferior deve-se

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

627Q363293 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista, MPE RO, FUNCAB

Em relação à “prova do laço” em pacientes com suspeita de dengue, segundo o Ministério da Saúde, pode-se afirmar, EXCETO que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

628Q369215 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

As infecções da corrente sanguínea são multifatoriais e apresentam fisiopatologia, critérios diagnósticos, indicações e manejo terapêutico, prognóstico e medidas preventivas diferenciadas. A realização de hemoculturas são particularmente importantes do ponto de vista de tratamento, além da verificação de sinais sistêmicos de infecção, presença ou ausência de foco primário de origem, presença ou ausência de acesso vascular, tipo do acesso e sinais locais de infecção do cateter. Nesse sentido é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

629Q369395 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico em Administração e Comunicação Pública, CORREIOS, CESPE CEBRASPE

Acerca do transporte de acidentados em caráter emergencial, julgue os itens a seguir.

No percurso entre o atendimento pré-hospitalar e hospitalar de paciente vítima de traumatismo craniencefálico, apenas as funções respiratórias precisam ser monitoradas, para se evitar uma eventual asfixia por meio de secreções.

  1. ✂️
  2. ✂️

630Q365831 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Um homem de sessenta e cinco anos de idade, queixandose de estar, nos dois últimos meses, apresentando cansaço aos pequenos esforços, inapetência, sonolência, sangramento de gengiva e nódulos em região cervical, foi internado em hospital, para investigação diagnóstica, tendo sido confirmada leucemia mieloide aguda. O referido paciente não possui comorbidades. No exame físico feito pelo enfermeiro, foram identificados dispneia, diminuição da expansibilidade pulmonar, nódulos dolorosos palpáveis em região supramandibular e no pescoço, esplenomegalia importante e hepatomegalia moderada. O hemograma mostrou alterações típicas da doença. Após alguns dias de internação e realização de exames, foi estabelecida programação terapêutica quimioterápica.

Com referência ao quadro clínico acima apresentado e à assistência de enfermagem, julgue os itens subsecutivos.

A programação quimioterápica deverá iniciar-se pela terapia de consolidação (pós-remissão), composta por um ou mais cursos da quimioterapia ou do transplante de células hematopoiéticas e de intensificação.

  1. ✂️
  2. ✂️

631Q364056 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

Durante uma parada cardiorrespiratória (PCR), o socorrista deve:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

632Q362910 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Considerando os valores da Escala de Coma de Glasgow no trauma, é correto afirmar:

I. os valores entre 13 e 15 sugerem trauma grave;

II. os valores abaixo de 9 sugerem trauma leve;

III. os valores entre 9 e 12 sugerem trauma moderado.

Está correta a afirmação

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

633Q363176 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Uma mulher com 42 anos de idade, que tem diabetes melito tipo 2 e suspendeu a insulinoterapia por conta própria, foi atendida em um pronto-socorro com sinais e sintomas de cetoacidose diabética. Os sinais vitais indicavam hipotensão, hiperventilação, pulso rápido e fraco. Apresentava-se sonolenta e letárgica. Os níveis sanguíneos e urinários de cetona eram elevados. Foram prescritas reidratação parenteral, restauração de eletrólitos e infusão venosa de insulina. Após algumas horas, houve queda dos níveis séricos de potássio.

Considerando o caso clínico relatado acima, julgue os itens subseqüentes.

A reidratação prescrita deve ser feita com cautela, sendo necessário monitorar os sinais vitais, a função pulmonar e o débito urinário.

  1. ✂️
  2. ✂️

634Q364030 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Uma mulher, com 62 anos de idade, deu entrada em um pronto-socorro com história de cefaléia intensa há dois dias. A filha, que a acompanhava, relatou que, três horas antes, a paciente iniciara quadro de dificuldade em deambular, fraqueza da face, do braço e da perna, no lado esquerdo do corpo, bem como dificuldade em expressar a linguagem. O exame clínico revelou paciente consciente, sonolenta, com hemiparesia à esquerda, disfagia e incapacidade em formar palavras compreensíveis. O diagnóstico médico inicial foi de acidente vascular cerebral isquêmico (AVCI).

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens que se seguem.

É correto encaminhar prontamente a paciente para tratamento domiciliar com acompanhamento de uma equipe de saúde da família.

  1. ✂️
  2. ✂️

635Q366098 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SEMAD MA, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem que tratam dos cuidados de enfermagem na administração de medicamentos.

A área dorsoglútea pode ser escolhida para injeções intramusculares em crianças de qualquer faixa etária, tendo em vista se tratar de um músculo bem vasto e ideal para injeções de grandes volumes.
  1. ✂️
  2. ✂️

636Q361382 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FMS PI, NUCEPE

O paciente em risco de desenvolver úlcera por pressão deve ser submetido à mudança de decúbito:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

637Q368065 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

A vítima de acidente por animal peçonhento, identificado como aranha marrom, pode apresentar sinais e sintomas, tais como:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

638Q367581 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, MJ, FUNRIO

A análise das enzimas cardíacas faz parte de um perfil diagnóstico para o infarto agudo do miocárdio (IAM). Essas enzimas são liberadas pelas células quando lesadas e suas membranas rompidas. Uma dessas enzimas é a CK-MB, que é o indicador mais específico para o diagnóstico do IAM, e a sua evolução tem início de 2 a 4 horas após o infarto. O retorno aos níveis normais dessa enzima é esperado no seguinte período de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

639Q359145 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

O efeito indesejável que pode ser observado em pacientes em uso contínuo de morfina é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

640Q368703 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Após o diagnóstico da incontinência urinária, o fortalecimento do assoalho pélvico pode ser realizado, dentre outros, por meio de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.