Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


741Q369059 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

São fatores precipitantes da cetoacidose diabética, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

742Q362493 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

Um indivíduo com Síndrome de Abstinência de Álcool pode apresentar, dentre outras complicações,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

743Q368394 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

A diferença entre os termos urgência e emergência é que o primeiro descreve algo que requer uma ação imediata e indispensável, enquanto o segundo caracteriza um risco iminente de vida. Acerca de urgência e emergência e suas implicações, julgue os itens a seguir.

De acordo com classificação da Associação Brasileira de Normas Técnicas, pacientes transportados em ambulância do tipo B são aqueles requerem intervenção médica durante o transporte e(ou) até o serviço de destino.

  1. ✂️
  2. ✂️

745Q365881 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

Indica-se ventilação mecânica (VM) quando o paciente apresenta insuficiência respiratória grave. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Nebulizadores não devem ser utilizados para VM, pois aumentam risco de infecção do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

746Q362663 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Guatambu SC, PL Consultoria

A febre é o primeiro sintoma, sendo geralmente alta (39º a 40°C), com início abrupto, associada à cefaléia, prostação, mialgia, artralgia, dor retroorbitária, exantema maculo papular e acompanhado ou não de prurido. Também pode haver quadros diarréicos, vômitos, náuseas e anorexia. A doença tem duração média de 5 a 7 dias; o período de convalescença pode se estender de poucos dias a várias semanas, dependendo do grau de debilidade física causada pela doença. A manifestação descrita refere-se a qual das doenças descritas abaixo?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

747Q369364 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Um paciente de 38 anos de idade está internado com diagnóstico médico de angina estável. Chegou ao hospital com dores no peito, sudorese fria, palpitações e náuseas. Relata um episódio de desmaio em casa. Diz ser uma pessoa muito nervosa, trabalha com computador por várias horas e ingere grandes quantidades de café durante o dia.

Considerando a situação hipotética apresentada, julgue os itens subseqüentes.

A angina estável e o infarto do miocárdio são sinônimos e representam a destruição do tecido do coração por falta de circulação sanguínea.

  1. ✂️
  2. ✂️

748Q362821 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

Os óbitos por câncer de mama no Brasil representam 2/3 de todas as causa de morte e seus sintomas mais comuns são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

749Q367270 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Rio Branco AC, CESPE CEBRASPE

A dependência e o consumo abusivo de álcool indicam condição grave e crescente, freqüentemente associada ao uso de outras substâncias como opiáceos, cocaína e psicomiméticos. Julgue os itens a seguir, que versam sobre esse assunto.

O delirium tremens, caracterizado por alucinações, apatia, sonolência e ataxia, é uma condição esperada após ingestão aguda de álcool

  1. ✂️
  2. ✂️

750Q363965 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Fraqueza, anorexia e mal-estar geral são sintomas presentes no período prodrômico ou pré-ictérico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

751Q360389 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Considerando o cuidado domiciliar a um indivíduo adulto que sofreu acidente vascular cerebral (AVC), julgue os itens seguintes.

Os familiares devem ser orientados quanto à labilidade emocional de muitos pacientes que sofreram AVC e devem aprender a lidar com os diferentes sentimentos desses pacientes.

  1. ✂️
  2. ✂️

752Q359171 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 42 anos de idade procurou pela primeira vez o posto de saúde com queixas de cefaléia occipital, de leve intensidade, e, eventualmente, escotomas cintilantes. É tabagista crônica e faz uso de anticoncepcional oral. Nega doenças anteriores. O exame clínico mostra que a paciente está em bom estado geral, peso = 110 kg, altura = 1,65 m; circunferência do braço direito de 40 cm; pressão arterial de 170/120 mmHg (medida na posição sentada, no membro superior direito, com manguito padrão); freqüência cardíaca de 90 batimentos por minuto; ritmo cardíaco regular; com hiperfonese de 2.ª bulha; pulmões limpos; abdome e extremidades sem alterações. A paciente é mãe de duas crianças, uma de 4 e outra de 6 anos de idade. Recém-separada do marido, trabalha em tempo integral para sustentar a família. Relata que está dormindo mal à noite e queixa-se de cansaço e falta de atividades de lazer com os filhos. É sedentária, sente-se constrangida em função da obesidade e não tem convívio social. Diz estar sem paciência com as crianças e que deseja mudar de estilo de vida, pois acha que tem estado muito tensa e que isso tem contribuído para seu mal-estar.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Podem fazer parte da terapia medicamentosa de um paciente hipertenso os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA), que atuam reduzindo a pressão arterial sistêmica e a pressão intraglomerular e que têm como conseqüência proteção renal específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

753Q363832 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Anestesista Plantonista para a Rede, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com 26 anos de idade apresentou dispneia e tosse seca 12 h após ter-se submetido a um parto cirúrgico. O exame físico mostra saturação de oxigênio de 85% e taquicardia. O raio X de tórax revela elevação da cúpula diafragmática direita associada a pequeno derrame pleural à direita. Nessa situação, é correto afirmar que

o risco para tromboembolia venosa é baixo segundo o escore de Wells.

  1. ✂️
  2. ✂️

754Q362432 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Judiciário, TRE AP, FCC

São características clínicas específicas de gestantes que apresentam pré-eclâmpsia,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

755Q360393 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Quanto ao autocuidado do paciente colostomizado, deve-se orientar:

I. ao experimentar um alimento novo, faça-o em pequena quantidade para avaliar a reação do organismo.

II. evitar alimentos que possam produzir cheiro forte e causar desconforto, como cebola, alho cru, ovo cozido, repolho, dentre outros.

III. os pelos ao redor do estoma devem ser mantidos para evitar infecção.

IV. observar o brilho, a umidade, a presença de muco, o tamanho, a forma e a cor do estoma, que deve ser vermelho vivo.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

756Q367337 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, MJ, FUNRIO

De acordo com a Norma Regulamentadora 32 (NR-32), que dispõe sobre segurança e saúde no trabalho em estabelecimentos de Saúde, o vírus da hepatite B é um agente biológico classificado na classe de risco 2, considerando os seguintes aspectos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

757Q359406 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Intervencionista, FUSAR RJ, FEC UFF

Barotrauma é uma das possíveis complicações da ventilação mecânica. Após avaliação, a intervenção do enfermeiro diante desta complicação é remover o paciente da fonte de pressão:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

758Q364813 | Enfermagem, Enfermagem Clínica

A imunidade é a capacidade que tem um organismo de manter-se livre de infecção. Analise as afirmativas abaixo sobre imunidade.

 I. Vacinas são substâncias feitas com vírus, bactérias, mortos ou atenuados, toxinas atenuadas ou com partes destes, que estimulam o organismo a produzir anticorpos.

 II. Imunidade adquirida especifica é aquela que se adquire pelo contato prévio do organismo com um determinado microorganismo que causa a doença na pessoa ou através da vacinação.

 III. Imunidade inespecífica é a resistência apresentada pelo organismo humano que jamais teve um contacto prévio com um determinado microorganismo, seja como agente patogênico ou como variação patogênica, mas mesmo assim apresenta resistência suficiente para proteger-se contra os danos causados por este agente patogênico.

 IV. Por tornar o sistema imunológico dos doentes mais frágil, a AIDS tem favorecido o aumento de outras doenças transmissíveis.

V. A vacinação é uma intervenção médica que, além de evitar sofrimento, ainda diminui os custos da medicina.

 Das afirmativas acima são corretas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

759Q360781 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

              Um homem de 58 anos de idade foi admitido em um hospital após apresentar um episódio de síncope. Relatou ter desmaiado em um supermercado e não saber por quanto tempo ficou inconsciente. É portador de hanseníase há um ano, com baciloscopia positiva e tratamento irregular. Já apresentou vários quadros de neurite hansênica, com seqüelas motora e sensitiva importantes, bem como quadros reacionais recorrentes de difícil controle. Apresentava quadro de astenia, dificuldades na ambulação e dor em membros inferiores. O exame físico revelou que o paciente se encontrava em estado geral regular, temperatura axilar de 38 ºC, freqüência cardíaca de 108 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 32 movimentos respiratórios por minuto e pressão arterial de 128 mmHg × 85 mmHg. No aparelho respiratório, observou-se diminuição da expansibilidade torácica, sons creptantes e macicez no pulmão esquerdo. A envergadura da macicez hepática foi de 18 cm. Observou-se presença de nódulos e placas eritematosas infiltradas de sensibilidade diminuída, difusas, com bordas não definidas, espalhadas por todo corpo, madarose, alopecia e comprometimento da mucosa do nariz com lesões no septo nasal. O referido paciente apresentava, ainda, marcha instável e com dificuldades e pé caído — incapacidade de realizar a dorsiflexão do pé direito. Evoluiu apresentando vômitos, perda de peso, neuropatia periférica e anemia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos apresentados pelo paciente são manifestações que caracterizam claramente a hanseníase.

  1. ✂️
  2. ✂️

760Q362409 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

A hipertensão arterial sistêmica tem alta prevalência e baixas taxas de controle e é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. São complicações cardiovasculares associadas à hipertensão, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.