Início

Questões de Concursos Enfermagem Clínica

Resolva questões de Enfermagem Clínica comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


762Q360781 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

              Um homem de 58 anos de idade foi admitido em um hospital após apresentar um episódio de síncope. Relatou ter desmaiado em um supermercado e não saber por quanto tempo ficou inconsciente. É portador de hanseníase há um ano, com baciloscopia positiva e tratamento irregular. Já apresentou vários quadros de neurite hansênica, com seqüelas motora e sensitiva importantes, bem como quadros reacionais recorrentes de difícil controle. Apresentava quadro de astenia, dificuldades na ambulação e dor em membros inferiores. O exame físico revelou que o paciente se encontrava em estado geral regular, temperatura axilar de 38 ºC, freqüência cardíaca de 108 batimentos por minuto, freqüência respiratória de 32 movimentos respiratórios por minuto e pressão arterial de 128 mmHg × 85 mmHg. No aparelho respiratório, observou-se diminuição da expansibilidade torácica, sons creptantes e macicez no pulmão esquerdo. A envergadura da macicez hepática foi de 18 cm. Observou-se presença de nódulos e placas eritematosas infiltradas de sensibilidade diminuída, difusas, com bordas não definidas, espalhadas por todo corpo, madarose, alopecia e comprometimento da mucosa do nariz com lesões no septo nasal. O referido paciente apresentava, ainda, marcha instável e com dificuldades e pé caído — incapacidade de realizar a dorsiflexão do pé direito. Evoluiu apresentando vômitos, perda de peso, neuropatia periférica e anemia.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

Os sinais e sintomas dermatológicos e neurológicos apresentados pelo paciente são manifestações que caracterizam claramente a hanseníase.

  1. ✂️
  2. ✂️

763Q359069 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FUB, CESPE CEBRASPE

Um paciente de 56 anos de idade encontra-se internado com quadro avançado de doença hepática crônica. Apresenta icterícia, deficiências nutricionais, hipertensão porta com ascite e varizes esofágicas. Tem apresentado episódios de confusão mental, agitação noturna e insônia. Apresentou episódios de sangramento digestivo. Foram prescritos lactulose e reposição de vitamina K.

Com relação ao quadro clínico apresentado, julgue os itens a seguir que tratam da assistência de enfermagem.

Deve-se verificar sinais vitais, pelo menos, a cada 4 horas, realizar balanço hídrico e pesagem diariamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

764Q368802 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Sapucaia do Sul RS, FUNDATEC

A Aspiração de Secreção é um procedimento para retirar secreções do trato respiratório superior e/ou da cavidade oral através de sucção por cateter (VOLPATO, 2009). Nesse sentido, analise as assertivas a seguir, relacionadas aos objetivos da Aspiração de Secreção.

I. Oferecer ou realizar higiene oral após a aspiração.

II. O aspirador pode ser fixado na saída de vácuo ou portátil.

III. Manter as vias aéreas livres.

IV. Retirar secreções do trato respiratório e/ou boca sem traumatismo.

V. Prevenir e tratar infecções respiratórias e vias aéreas superiores e inferior.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

765Q369059 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

São fatores precipitantes da cetoacidose diabética, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

766Q362409 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Palmeira SC, CEC Concurso

A hipertensão arterial sistêmica tem alta prevalência e baixas taxas de controle e é considerada um dos principais fatores de risco modificáveis e um dos mais importantes problemas de saúde pública. São complicações cardiovasculares associadas à hipertensão, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

767Q363832 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Anestesista Plantonista para a Rede, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com 26 anos de idade apresentou dispneia e tosse seca 12 h após ter-se submetido a um parto cirúrgico. O exame físico mostra saturação de oxigênio de 85% e taquicardia. O raio X de tórax revela elevação da cúpula diafragmática direita associada a pequeno derrame pleural à direita. Nessa situação, é correto afirmar que

o risco para tromboembolia venosa é baixo segundo o escore de Wells.

  1. ✂️
  2. ✂️

768Q362821 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, SES CE, CONESUL

Os óbitos por câncer de mama no Brasil representam 2/3 de todas as causa de morte e seus sintomas mais comuns são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

769Q363965 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Sorocaba SP, VUNESP

Fraqueza, anorexia e mal-estar geral são sintomas presentes no período prodrômico ou pré-ictérico de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

770Q358726 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Municipal, Prefeitura de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

              Um menino de quatro anos de idade foi internado com síndrome nefrótica, apresentando edema, proteinúria maciça, hipoalbuminemia e hiperlipidemia. Semanas antes de iniciar quadro de edema, apresentou infecção de vias aéreas superiores. A sintomatologia revela anorexia, irritabilidade, fadiga, diminuição do volume e número de micções, ganho de peso importante, anasarca, edema genital e periorbitário, dor na genitália e hérnia umbilical.

Com relação à situação hipotética em apreço e considerando o planejamento da assistência de enfermagem, julgue os próximos itens.

Uma meta a ser alcançada é explicar à criança e ao acompanhante as justificativas para a restrição de sal na dieta.

  1. ✂️
  2. ✂️

771Q364889 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Uma paciente com 54 anos, tabagista, obesa, portadora de diabetes melito (DM) há 13 anos e hipertensa, encontra-se internada para tratamentos de lesão em membro inferior e de diarréia. Refere eliminação de fezes líquidas há 6 dias, com muco e pus, sem sangue e sem distensão abdominal. Tem apresentado tonturas, calafrios, febre não medida, hiporexia, vômitos, dor e edema em região do tornozelo direito. Relata dor em membro inferior direito com intensidade 5 (na escala de 0 a 10), dificuldades de cicatrização, perda de peso e redução da acuidade visual, que se vem acentuando ao longo dos anos. Apresenta lesão na perna direita — ferida com cerca de 3 cm de extensão e 2 cm de profundidade, bordas bem delimitadas, com presença de secreção purulenta. Utiliza prótese há 5 anos em membro inferior esquerdo em decorrência de úlcera no pé que evoluiu para amputação. A prescrição médica indica: insulina NPH (40 unidades) e insulina regular (80 unidades) pela manhã e insulina NPH (20 unidades) à noite.

Diante desse quadro clínico hipotético, julgue os itens subseqüentes.

Considerando o momento de alta da paciente, no que se refere à abordagem do seguimento clínico, sua classificação para tal critério corresponde ao risco 1, devendo assim ser realizada educação terapêutica, orientação para uso de calçados adequados/especiais e avaliação trimestral.

  1. ✂️
  2. ✂️

772Q360393 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Quanto ao autocuidado do paciente colostomizado, deve-se orientar:

I. ao experimentar um alimento novo, faça-o em pequena quantidade para avaliar a reação do organismo.

II. evitar alimentos que possam produzir cheiro forte e causar desconforto, como cebola, alho cru, ovo cozido, repolho, dentre outros.

III. os pelos ao redor do estoma devem ser mantidos para evitar infecção.

IV. observar o brilho, a umidade, a presença de muco, o tamanho, a forma e a cor do estoma, que deve ser vermelho vivo.

É correto o que consta em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

773Q368867 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, FEAES PR, PUC PR

Assistência ventilatória pode ser entendida como a manutenção da oxigenação e/ou da ventilação dos pacientes de maneira artificial até que estes estejam capacitados a reassumi-las. Com relação aos ajustes do ventilador e formas de ventilar o paciente temos: VCV: Volume controlado; PCV: Pressão controlada; Modos de Desmame:- SIMV/P: Vent. Mandatória Intermitente Sincronizada + PSV. - PSV: Suporte pressórico; - BIPAP. Assim tem-se como objetivo para ventilar um paciente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

774Q359171 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Prefeitura de Natal RN, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 42 anos de idade procurou pela primeira vez o posto de saúde com queixas de cefaléia occipital, de leve intensidade, e, eventualmente, escotomas cintilantes. É tabagista crônica e faz uso de anticoncepcional oral. Nega doenças anteriores. O exame clínico mostra que a paciente está em bom estado geral, peso = 110 kg, altura = 1,65 m; circunferência do braço direito de 40 cm; pressão arterial de 170/120 mmHg (medida na posição sentada, no membro superior direito, com manguito padrão); freqüência cardíaca de 90 batimentos por minuto; ritmo cardíaco regular; com hiperfonese de 2.ª bulha; pulmões limpos; abdome e extremidades sem alterações. A paciente é mãe de duas crianças, uma de 4 e outra de 6 anos de idade. Recém-separada do marido, trabalha em tempo integral para sustentar a família. Relata que está dormindo mal à noite e queixa-se de cansaço e falta de atividades de lazer com os filhos. É sedentária, sente-se constrangida em função da obesidade e não tem convívio social. Diz estar sem paciência com as crianças e que deseja mudar de estilo de vida, pois acha que tem estado muito tensa e que isso tem contribuído para seu mal-estar.

Diante da situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Podem fazer parte da terapia medicamentosa de um paciente hipertenso os inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA), que atuam reduzindo a pressão arterial sistêmica e a pressão intraglomerular e que têm como conseqüência proteção renal específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

775Q362504 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, FMS PI, NUCEPE

Diante de uma criança com quadro de desidratação, a conduta CORRETA a ser adotada é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

776Q363536 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Analista Judiciário, STF, CESPE CEBRASPE

Um homem com 17 anos de idade, vítima de acidente automobilístico, sofreu traumatismo raquimedular e deverá ser acompanhado no domicílio. Mora com a mãe, que deverá ser a principal cuidadora. Respira espontaneamente e tem apresentado retenção urinária. Não consegue deambular em decorrência das deficiências neuromusculares, movimenta os membros superiores, consegue mastigar e deglutir os alimentos. Vem evoluindo sem intercorrências, afebril e sem lesões cutâneas.

Diante desse caso clínico hipotético e considerando a assistência domiciliar, julgue os itens subseqüentes.

Como, nesse caso clínico, existem problemas relacionados à micção, é importante orientar o paciente a realizar, utilizando técnica estéril rigorosa, o cateterismo vesical sempre que detectar o bexigoma.

  1. ✂️
  2. ✂️

777Q365970 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro Especialista, SES SC, UFSC

Sobre o comportamento hemodinâmico do organismo, durante a circulação extracorpórea, é CORRETO afirmar que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

778Q361911 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Saúde, MPU, CESPE CEBRASPE

Com relação às ações relacionadas à prevenção ao câncer cérvicouterino, julgue os itens que se seguem.

Consideram-se fatores de risco para o desenvolvimento do câncer de colo de útero: infecção causada pelo papilomavírus (HPV), início precoce das atividades sexuais, multiplicidade de parceiros sexuais, tabagismo, parceiro sexual masculino com múltiplas parceiras, e infecções genitais de repetição.

  1. ✂️
  2. ✂️

779Q368602 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Enfermeiro, Funasa, Dom Cintra Fundação

A infecção tuberculosa, sem doença, significa que os bacilos estão presentes na pessoa e o sistema imunológico os mantém sob controle. A infecção tuberculosa é detectada apenas por meio do seguinte procedimento:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

780Q367842 | Enfermagem, Enfermagem Clínica, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Quatro Barras PR, ITEDES

As doenças cérebro-vasculares estão entre as primeiras causas de morte em todo o mundo. No Brasil, representam a terceira causa de morte, sendo os acidentes vasculares cerebrais (AVC), a principal manifestação. Sobre o AVC, analise as afirmativas abaixo: ?? O AVC é o resultado da insuficiência do suprimento sanguíneo a uma determinada área do coração.

- Entre os principais sinais e sintomas do AVC estão parestesia, disfasia, vertigens, diplopia, zumbidos e cefaléia.

- A redução da incidência de AVC está relacionada ao controle dos fatores de risco como: hipertensão, diabetes, alcoolismo, tabagismo, hipercolesterolemia e obesidade.

- Na reabilitação do paciente com AVC deve ser estimulada a deambulação precoce e auxiliada, bem como a aplicação de estratégias de comunicação adequadas ao grau de lesão identificado.

- O AVC é identificado quando o indivíduo apresenta déficit neurológico de início abrupto, caracterizado por disfunções motoras, sensitivas e autônomas.

Quantas afirmativas são verdadeiras?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.