Início

Questões de Concursos Enfermagem e Saúde do Trabalhador

Resolva questões de Enfermagem e Saúde do Trabalhador comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q30688 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Auxiliar de Enfermagem do Trabalho, DATAPREV, QUADRIX

Com relação à CAT, analise as afirmativas.

I.A empresa deverá comunicar o acidente do trabalho, ocorrido com seu empregado, havendo ou não afastamento do trabalho, até o primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência.
II.Em caso de morte, a empresa deverá comunicar até o primeiro dia seguinte ao da ocorrência.
III.Todos os casos com diagnóstico firmado de doença profissional ou do trabalho devem ser objeto de emissão de CAT pelo empregador, acompanhada de relatório médico preenchido pelo médico.
IV. No caso de doença profissional ou do trabalho, a CAT deverá ser emitida antes da conclusão do diagnóstico.

Pode-se afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

42Q22401 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Técnico de Enfermagem do Trabalho, BRB, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
O trabalho, algumas vezes, pode ser executado em ambiente insalubre, ou depender da realização de atividades e operações de risco. Entretanto, existe legislação específica que protege o trabalhador, estabelecendo quais atividades e operações são insalubres, quais são os limites de tolerância permitidos, quais são as regras para sinalização de segurança e para o uso dos equipamentos de proteção individual, entre outros.

A esse respeito, julgue os próximos itens.
Pressão, temperatura, ruído, vibração e radiação são considerados agentes físicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

43Q145850 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRF, FCC

Reunir as informações necessárias para estabelecer o diagnóstico da situação de segurança e saúde no trabalho na empresa também é objetivo do Mapa de Risco, conforme Anexo IV da NR 5. Os riscos físicos, ergonômicos e de acidentes que constam no referido Anexo, respectivamente, incluem:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

44Q143305 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRF, FCC

Segundo a Portaria no 777/2004, o agravo à saúde, dentre outros, relacionado ao trabalho de notificação compulsória é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q144226 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRF, FCC

Considerado como referência para os programas de melhoria contínua das condições dos ambientes de trabalho, o Valor de Referência Tecnológico refere-se à concentração, no ar, de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q141561 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRF, FCC

Conforme a Norma Regulamentadora 15, Anexo 1, aos indivíduos que não estejam adequadamente protegidos NÃO é permitida a exposição a níveis de ruído contínuo ou intermitente acima de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

47Q248294 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Técnico de Enfermagem do Trabalho, Petrobras, CESGRANRIO

Fomentar a estruturação da atenção integral à saúde dos trabalhadores, envolvendo a reabilitação física e psicossocial, bem como a adequação e ampliação da capacidade institucional é competência do Ministério da(o)

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

48Q846394 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Médico do Trabalhoo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os exames toxicológicos são utilizados para confirmar casos clinicamente suspeitos, mas não podem ser utilizados para detectar novos casos de exposição, controlar a qualidade dos produtos ou alimentos potencialmente associados à exposição e controlar os níveis de poluentes nos ambientes e os níveis biológicos de exposição aos agentes patogênicos.

II. Quando o trabalhador está exposto em uma área com ruídos constantes, ele pode começar a perder a sensibilidade auditiva e isso pode se tornar irreversível.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

49Q141715 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRF, FCC

De acordo com o Decreto no 3.048/1999, Regime Geral de Previdência Social, as doenças ou afecções que excluem exigência de carência para a concessão de auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez são

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q842034 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Enfermeiro, CESPE CEBRASPE, 2020

Com base nas normas regulamentadoras trabalhistas vigentes, especialmente as relativas à comissão interna de prevenção de acidentes (CIPA), assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q841532 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Prefeitura de Abatiá PR Enfermeiro, FAUEL, 2020

Ao prestar assistência os profissionais de saúde estão constantemente expostos a vários riscos durante a execução de suas atividades, principalmente por manusear diretamente o sangue e fluidos corporais de pacientes. O uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI) é fundamental para uma prática segura em serviços de assistência à saúde. Entretanto, esta segurança se efetivará não apenas pela adoção destes equipamentos, mas pela forma como são utilizados, incluindo os processos de descontaminação, rotinas de troca, dentre outros. Qual é a norma regulamentadora que estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, bem como daqueles que exercem atividades de promoção e assistência à saúde em geral.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

52Q184867 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Em geral, os acidentes de trabalho são notificados mais facilmente que as doenças ocupacionais, pois estas necessitam de avaliação e comprovação do efeito causal, o que pode acarretar a subnotificação dos casos. A respeito dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, julgue os itens seguintes.


As doenças infectoparasitárias relacionadas ao trabalho distinguem-se dos demais grupos de doenças devido ao agente etiológico não ser de natureza ocupacional e a ocorrência da doença depender das condições ou circunstâncias em que o trabalho é executado.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q182605 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Enfermeiro do Trabalho Júnior, Petrobras, CESGRANRIO

As empresas com mais de 10 empregados e com até 20 empregados, enquadradas no grau de risco 3 ou 4, quando suas condições não representarem potencial de risco grave, segundo o Quadro I da NR 4, poderão estar desobrigadas de indicar médico do trabalho coordenador em decorrência de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

54Q845438 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Prefeitura de Conceição de Macabu RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

A probabilidade de ocorrerem acidentes ou agravos à saúde ou à vida do trabalhador, decorrentes de condições inadequadas durante suas atividades no trabalho, é um:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

55Q841199 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Médico do Trabalhoo, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. A imagem e a credibilidade da instituição pública são influenciadas pela percepção da qualidade dos serviços oferecidos e pela decorrente satisfação dos(as) cidadãos(ãs) resultantes do engajamento dos(as) servidores(as) com o seu trabalho.

II. Saber ouvir é uma característica prejudicial à atuação profissional do(a) médico(a) em uma instituição de serviços de saúde.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

56Q845957 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. Os seguintes agentes etiológicos e fatores de risco de natureza ocupacional devem ser considerados na investigação da etiologia de Herpes Zoster em trabalhadores: benzeno; radiações ionizantes; óxido de etileno; agentes antineoplásicos; campos eletromagnéticos; e agrotóxicos clorados.

II. A administração intravenosa pode, inadvertidamente, causar infecção por meio de contaminação no local da injeção. Ela também pode precipitar constituintes do sangue, causar hemólise ou outras reações adversas se for introduzida muito rapidamente ou se alcançar concentrações elevadas.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

57Q845733 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Prefeitura de Araçoiaba PE Técnico de Enfermagem, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:

I. As conjuntivites ocupacionais podem ser causadas por inúmeros irritantes: ácidos e álcalis, aerossóis, névoas, esforços repetitivos, radiação ionizante, barulho excessivo, vapores de solventes e poeiras em suspensão no ar. A prevenção a essas doenças pode ser feita através do uso de equipamentos de proteção individual, reeducação alimentar e ginástica laboral intermitente.

II. Produzir informações epidemiológicas, reunir dados sobre o diagnóstico de agravos à saúde em uma região, contribuir para as pesquisas e estudos relacionados ao desenvolvimento de terapias medicamentosas, fiscalizar e validar o uso de equipamentos eletrônicos nos serviços de saúde e notificar as ocorrências de acidentes de trabalho não são objetivos da vigilância epidemiológica.

Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

58Q846102 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Fisioterapeuta, Prefeitura de Gravatá PE, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:


I. Promover a saúde do trabalhador pressupõe o fortalecimento e a articulação das ações de vigilância em saúde, identificando os fatores de risco ambiental, com intervenções tanto nos ambientes e processos de trabalho como no entorno, tendo em vista a qualidade de vida dos trabalhadores e da população circunvizinha.

II. São componentes da vigilância em saúde as ações de vigilância, desconstrução, desorganização e descontrole de doenças e agravos à saúde, devendo-se constituir em espaço de desarticulação de conhecimentos e técnicas.


Marque a alternativa CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

59Q141104 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRT 13a Região, FCC

O enfermeiro que compõe a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA de uma unidade de saúde deve saber que dentre as atribuições desta comissão consta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

60Q144202 | Enfermagem, Enfermagem e Saúde do Trabalhador, Analista Judiciário Enfermagem, TRE AP, FCC

Texto associado.
Atenção: As questões de números 25 a 28 referem-se à legislação e/ou segurança do trabalho.

Para garantir a atenção integral à saúde dos trabalhadores existem os Centros Estaduais e Regionais de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e a rede de serviços sentinela de média e alta complexidade capazes de diagnosticar os agravos à saúde que têm relação com o trabalho e de registrá-los no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN NET). Essa rede, integrada à rede de serviços do SUS, é uma estratégia denominada
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.