Início

Questões de Concursos Enfermagem em Central de Material Esterilizado

Resolva questões de Enfermagem em Central de Material Esterilizado comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


22Q835717 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Catanduvas PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2021

Testes de monitoramento são realizados para verificar o desempenho do processo de esterilização de produtos para a saúde. De acordo com a RDC nº 15/2012, o teste que avalia o desempenho do sistema de remoção do ar da autoclave assistida por bomba de vácuo, realizada no primeiro ciclo do dia (com a autoclave vazia), se chama:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

23Q846885 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro, EDUCA, 2020

O sistema de barreira estéril deve garantir a integridade dos conteúdos esterilizados até serem abertos para uso e deve permitir a transferência sob técnica asséptica do conteúdo para o campo estéril. Sendo assim, sabe-se que a escolha do sistema de barreiras é determinada por uma série de fatores como por exemplo: método de esterilização escolhido em função de características dos materiais, estudo do custo-beneficio, geração de resíduos, disponibilidade de lavandaria local, inventario dos materiais cirúrgicos, dentre outros fatores levados em consideração (SOBECC, 2017).
Analise as afirmações a seguir:
I. Quando a embalagem do produto a ser esterilizado for de tecido de algodão o mesmo deverá ser confeccionado em algodão tecido duplo (100% algodão), com textura aproximadamente de 40 a 56 fios por cm2 (NBR 14.028 da ABNT). O algodão tecido duplo apresenta desempenho seguro como biobarreira em até 65 reprocessos. II. O papel grau cirúrgico é um sistema de barreira estéril descartável, disponível comercialmente como tubos ou envelopes. Esse tipo de embalagem apresenta como recomendações do tipo forte: possuir filme em uma das faces impregnados com indicador químico tipo I; quando for necessário a utilização de embalagem dupla, a embalagem interna deve ser menor, evitando-se dobras e sobras. III. O Tyvek é uma embalagem termossensível descartável que necessita de selagem térmica controlada a baixa temperatura; é confeccionada com 100% de fibras de polietileno de alta densidade. Tem como vantagens a alta resistência a tração e a perfuração, excelente barreira microbiana, hidrorrepelência, não solta partículas, tem indicador químico de exposição tipo I e não delamina no momento de abertura do pacote. IV. Papel encrespado é uma embalagem descartável de papel encrespado que por essa característica tem maior flexibilidade. Apresenta como vantagens ser biodegradável, flexível e maleável. Esse tipo de embalagem apresenta como uma recomendação a indicação de utilização de embalagem dupla ou a versão mista com fibras sintéticas para embalar caixas cirúrgicas pontiagudas e pesadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q844485 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Abelardo Luz SC Técnico de Enfermagem, GSA CONCURSOS, 2020

Escolha a alternativa que descreve o processo de esterilização:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q61337 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro, DEPEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito às normas definidas pela ANVISA referentes ao centro de material e esterilização (CME), julgue o item que se segue.

 Os membros da equipe de enfermagem, que trabalha na CME, pode levar as vestimentas utilizadas em suas atividades para serem lavadas fora do local de trabalho.
  1. ✂️
  2. ✂️

26Q843151 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

Julgue os itens a seguir, acerca das boas práticas no processamento de produtos em centros de material e esterilização (CME).

I Para a descarga de secadoras e termodesinfetadoras e para a carga e descarga de autoclaves, é obrigatória a utilização de luvas de proteção térmica impermeáveis.
II Produtos para a saúde utilizados na assistência ventilatória e na inaloterapia devem ser submetidos à desinfeção por métodos de imersão química líquida, com a utilização de saneantes a base de aldeídos.
III No rótulo de identificação dos produtos para saúde processados, deve conter o nome do produto, o número do lote, a data da esterilização, a data limite de uso, o método de esterilização e o nome do responsável pelo preparo.
IV O monitoramento do processo de esterilização com indicadores físicos deve ser registrado a cada ciclo de esterilização, com liberação da carga para utilização após leitura negativa do indicador biológico.

Estão certos apenas os itens
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q839005 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Piratuba SC Técnico de Enfermagem, OMNI, 2021

Processos básicos de uma centro de material e esterilização CME, Inspeção ,limpeza ,preparo, embalagem ,esterilização, armazenamento. Assinale a alternativa abaixo que condiz com preparo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q842827 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Enfermeiro, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. A desinfecção de materiais em uma instituição de saúde compreende uma avaliação referente ao tipo de procedimento (mais ou menos invasivo) e ao tipo de paciente (mais ou menos suscetível) antes da escolha do processo e do tipo de desinfetante. A desinfecção e/ou esterilização através de agentes químicos, por exemplo, muitas vezes não se apresenta como um método seguro e confiável devido às interferências pertinentes ao uso de desinfetantes e suas dificuldades durante o processo, com a possibilidade de inadequada desinfecção ou de uma nova contaminação do material. II. Na limpeza de materiais em uma instituição de saúde, devem ser utilizadas barreiras de proteção pelo profissional que exerce a limpeza dos materiais, através de luvas de borracha grossas e de cano longo, máscaras e óculos de proteção, em situações de possibilidade de espirrar as secreções. Os materiais devem ser devidamente enxaguados e secos após sua limpeza. III. Para a limpeza de materiais em uma instituição de saúde, devem ser utilizadas soluções ácidas, oxidantes ou corrosivas em todos os instrumentais e materiais, para aumentar a vida útil desses objetos.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

29Q843740 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Enfermeiro, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. O álcool e o hipoclorito de sódio são os desinfetantes mais recomendados para a desinfecção de superfícies em uma instituição de saúde. Por outro lado, o desinfetante mais usado para instrumentais e outros materiais é o ácido acetilsalicílico. II. Alguns agentes químicos desinfetantes comumente utilizados para a desinfecção de materiais em uma instituição de saúde incluem os álcoois, os compostos clorados, o formaldeído, os iodóforos, o peróxido de hidrogênio, o ácido peracético, os compostos fenólicos e o quaternário de amônia. III. Em uma instituição de saúde, antes da desinfecção ou esterilização de qualquer tipo de material, é fundamental que seja realizada uma adequada limpeza, para garantir que resíduos de matéria orgânica presentes nos materiais irão interfiram na qualidade dos processos de desinfecção e esterilização.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q845699 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Enfermeiro, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. As compressas ou panos utilizados para secar o material durante os procedimentos de limpeza de materiais em uma instituição de saúde devem ser somente para esse fim e devem ser substituídos frequentemente. Processos químicos também podem auxiliar na limpeza dos materiais, como, por exemplo, através do uso de desencrostantes, soluções enzimáticas ou aparelhos de ultrassom, que auxiliam na remoção de matéria orgânica. II. Em uma instituição de saúde, a esterilização química apresenta diversas facilidades como, por exemplo, o risco de uma nova contaminação do material após o processo, a dificuldade de armazenamento e de controle de qualidade e o monitoramento do processo. III. Em uma instituição de saúde, para uma adequada descontaminação de materiais, as escovas podem ser mergulhadas em trinitrotolueno a 1%, em recipiente plástico, durante 30 minutos, posteriormente enxaguadas e secas (em cima da estufa, por exemplo), devendo ser mantidas secas.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

32Q844448 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Considere os itens, colocando (V) ou (F) nos parênteses se for verdadeiro ou falso, respectivamente, a respeito das rotinas de esterilização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar.
( ) a limpeza de produtos para saúde críticos pode ser realizado em outras unidades do serviço de saúde desde que de acordo com Procedimento Operacional Padronizado - POP definido pelo CME. ( ) na limpeza manual, a fricção deve ser realizada com acessórios não abrasivos e que não liberem partículas. ( ) o enxágue final de produtos para saúde críticos utilizados em cirurgias de implantes ortopédicos, oftalmológicos, cirurgias cardíacas e neurológicas deve ser realizado com água purificada. ( ) o descarte de material biológico e perfurocortante gerado na área de limpeza devem ser realizados em recipientes disponíveis no local. ( ) é obrigatória a identificação nas embalagens dos produtos para saúde submetidos à esterilização por meio de rótulos ou etiquetas.
Assinale a sequência CORRETA:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q842484 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Passira PE Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

Analise o trecho a seguir em conformidade com as rotinas de esterilização, preparo de material e prevenção de infecção hospitalar:
“produto para saúde fabricado a partir de matérias primas e conformação estrutural, que permitem repetidos processos de limpeza, preparo e desinfecção ou esterilização, até que percam a sua eficácia e funcionalidade”.
É CORRETO afirmar que denomina-se:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

34Q842445 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Prefeitura de Delmiro Gouveia AL Enfermeiro, ADM TEC, 2020

Analise as afirmativas a seguir:
I. Em uma instituição de saúde, a limpeza dos materiais pode ser realizada através de métodos mecânicos, físicos ou químicos. Durante a limpeza mecânica é fundamental uma vigorosa escovação dos materiais, com auxílio de sabão e escovas de diferentes formatos. As escovas também devem sofrer processo de limpeza e desinfecção. II. Durante a desinfecção de materiais em uma instituição de saúde, a decisão para escolha de um desinfetante deve levar em consideração aspectos que envolvam efetividade, toxicidade, compatibilidade, efeito residual, solubilidade, estabilidade, odor, facilidade de uso e custos, entre outros aspectos. Além disso, é importante que o desinfetante seja recomendado e aprovado pelo Ministério da Saúde para essa finalidade. III. O procedimento de esterilização de materiais clínicos em uma instituição de saúde deve ser realizado através de métodos físicos, exclusivamente. A esterilização física compreende a utilização de agentes esterilizantes líquidos, que são os mesmos utilizados no processo de desinfecção, porém com maior tempo de exposição.
Marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q883873 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Técnico de Enfermagem do ESF, Prefeitura de Lindóia do Sul SC, AMAUC, 2024

No contexto de controle de infecção, qual das alternativas abaixo representa a definição adequada de assepsia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

36Q1048822 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Área centro Cirúrgico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, concernente a métodos, testes e invólucros usados no processo de esterilização.

As embalagens de papel Kraft, papel-toalha, papel-manilha, papel-jornal e lâminas de alumínio são destinadas ao uso em equipamentos de esterilização.

  1. ✂️
  2. ✂️

37Q906553 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro PSF, Prefeitura de Oratórios MG, MS Consultoria, 2024

Sobre as normas e rotinas relacionadas ao processamento de artigos para saúde, assinale a afirmativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

38Q906555 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Enfermeiro PSF, Prefeitura de Oratórios MG, MS Consultoria, 2024

Considerando a classificação de materiais em relação ao grau de contaminação, o espéculo vaginal é classificado como um produto para a saúde do tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q896471 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Todas as Funções, Prefeitura de Olinda PE, UPENET, 2024

A atuação do enfermeiro no Centro Cirúrgico é essencial para a promoção da segurança do paciente.

Sobre as boas práticas recomendadas no Protocolo de cirurgia segura, leia as assertivas abaixo:

I. A lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura deve ser aplicada em três momentos cirúrgicos: antes da indução anestésica, antes da incisão cirúrgica e antes da saída da sala de operação.

II. Para a implementação da lista de verificação da segurança cirúrgica ou checklist de cirurgia segura, é necessário que um único profissional seja responsável pela sua aplicação, e este não deve impedir que a equipe progrida para a próxima fase, independente de seu nível de atendimento satisfatório.

III. O protocolo de cirurgia segura recomenda a implementação de práticas seguras para a prevenção de retenção não intencional de objetos após a realização de procedimento cirúrgico em serviços de saúde.

IV. A confirmação da efetividade da esterilização de produtos para saúde (PPS) está incluída entre as condutas de segurança cirúrgica e, para tal, são obrigatórias, no rótulo de identificação da embalagem do pacote esterilizado, informações mínimas, como nome do produto, número do lote, data da esterilização, data limite de uso, método de esterilização.


Estão CORRETAS
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q1048819 | Enfermagem, Enfermagem em Central de Material Esterilizado, Área centro Cirúrgico, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, concernente a métodos, testes e invólucros usados no processo de esterilização.

A central de material e esterilização (CME) deve monitorizar, no mínimo uma vez ao dia, os parâmetros indicadores de efetividade dos desinfetantes para artigo semicrítico, como a concentração, o pH, entre outros.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.