Início

Questões de Concursos Enfermagem em Centro Cirúrgico

Resolva questões de Enfermagem em Centro Cirúrgico comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q842806 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Capim PB Técnico de Enfermagem, FACET Concursos, 2020

Assistência de enfermagem a pacientes cirúrgicos no pós-operatório exige conhecimento do técnico em enfermagem sobre drenos. Os drenos cirúrgicos são dispositivos utilizados para remoção de ar e secreções do leito de uma ferida ou cavidade. Sobre os drenos analise as assertivas abaixo:

I. Drenos de Penrose: é um sistema de drenagem aberto, com composição à base de borracha tipo látex

II. Drenos de Sucção (HEMOVAC): sistema fechado de drenagem por sucção contínua e suave.

III. Dreno de Kerr: introduzido na região das vias biliares extra-hepáticas, utilizados para drenagem externa, descompressão, ou ainda, após anastomose biliar. Está correto apenas o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q841358 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Sapé PB Técnico em Enfermgem, CPCON, 2020

Sobre os tipos de cirurgias é CORRETO afirmar:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q832005 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de São José do Cedro SC Técnico de Enfermagem, AMEOSC, 2021

Em relação a assistência ao paciente cirúrgico e possíveis complicações, marque a alternativa CORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

24Q845682 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Técnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

Acerca de cuidados de enfermagem no pós-operatório imediato em unidade de terapia intensiva, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

25Q842567 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

De acordo com a lista de verificação de segurança cirúrgica estabelecida pela Organização Mundial da Saúde, a equipe de enfermagem, no momento que antecede a saída do paciente da sala cirúrgica, deve
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q844483 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Tecnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

Assinale a opção que apresenta a intervenção de enfermagem adequada para o controle da hipotensão na sala de recuperação anestésica.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q658167 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, FADESP, 2020

Dona Sandra, do leito 15, fazia uso de dreno de Jackson Pratt, em razão de cirurgia no membro inferior. Porém, no segundo dia de pós-operatório, a paciente começou a queixar-se de dor no local e referiu que durante a noite não percebeu drenagem e estava preocupada. O técnico de enfermagem que assumiu o plantão pela manhã acalmou a paciente, informando que a drenagem continuaria quando ele fizesse o movimento de comprimir o dreno antes de fechar. Neste caso, a drenagem não havia ocorrido porque esse tipo de dreno funciona por
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

28Q843013 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Nossa Senhora de Nazaré PI Enfermeiro, AV MOREIRA, 2020

Apesar dos avanços tecnológicos, pacientes submetidos ao ato anestésico-cirúrgico ainda têm complicações nas feridas operatórias. Essas feridas são classificadas como agudas e realizadas de modo a reduzir os riscos de complicações. Têm tendência á regressão e completa em um prazo esperado. No entanto, podem se tornar complexas e crônicas quando apresentam complicações no processo de cicatrização. Dessa forma, alguns cuidados são necessários para o procedimento de retirada de pontos. Verifique as assertivas e selecione a opção CORRETA.
I. Observar a ferida cirúrgica, identificando a presença de afastamento, secreção, inflamação, sinais de infecção e pontos inclusos.
II. Realizar a antissepsia da pele com álcool a 70%, e lavar com soro fisiológico 0,9% antes e após a retirada de pontos.
III. Recomenda-se que a retirada dos pontos ocorra de modo intercalado (1º ponto, depois 3º ponto, depois 5º ponto e assim por diante).
IV. Recomenda-se separar uma gaze e deixá-la próxima a ferida cirúrgica, tendo como finalidade a conferência dos fios de sutura retirados, contando-os e verificando se saíram por completo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q843401 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Jaguapitã PR Técnico de Enfermagem, FAUEL, 2020

A antissepsia cirúrgica das mãos é um procedimento realizado no ambiente cirúrgico a fim de evitar Infecção do Sítio Cirúrgico (ISC), eliminando a microbiota transitória e reduzindo a microbiota residente das mãos e braços dos profissionais que participam da cirurgia. De acordo com as recomendações da ANVISA, assinale a alternativa CORRETA sobre a técnica de antissepsia cirúrgica das mãos:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

30Q840383 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Areal RJ Técnico de Enfermagem, GUALIMP, 2020

O cliente cirúrgico recebe assistência da enfermagem nos períodos pré, trans e pós-operatório. Sobre o assunto, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras (V) ou falsas (F):
? O período pré-operatório divide-se em mediato e imediato. O período pré-operatório mediato corresponde às 24 horas anteriores à cirurgia e tem por objetivo preparar o cliente para o ato cirúrgico mediante os seguintes procedimentos: jejum, limpeza intestinal, esvaziamento vesical, preparo da pele e aplicação de medicação pré-anestésica. ? A manutenção do jejum antes da cirurgia objetiva evitar vômitos e prevenir a aspiração de resíduos alimentares por ocasião da anestesia. É importante que tanto o cliente como seus familiares tenham conhecimento deste cuidado, para que possam entender o motivo e efetivamente cumpri-lo. ? O preparo físico do cliente é importante para o bom andamento do ato cirúrgico, bem como para evitar complicações posteriores ao mesmo. Evitar estas complicações requer alguns cuidados de enfermagem específicos relacionados com o preparo intestinal, vesical e da pele, além de uma avaliação da equipe, do ambiente e do cliente para prevenir a ocorrência de infecções.
A sequência CORRETA é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

31Q840236 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Mataraca PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

O pós-operatório imediato de um paciente é considerado um momento crítico, tendo em vista que o paciente estará, inicialmente, sob o efeito de anestesia geral, o qual apresenta-se bastante vulnerável às complicações, conforme o Ministério da Saúde. Dessa forma, Considerando que Técnica de Enfermagem J.G.A recebeu um cliente na sala de Recuperação Pós-Anestésica (RPA) com a finalidade de restabelecer-lhe as funções vitais, é CORRETO afirmar que na RPA, na primeira hora, o controle dos sinais vitais do cliente, se irregular, deve ser realizado de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

32Q840360 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Arapongas PR Enfermeiro, FAFIPA, 2020

Na sala de recuperação pós anestesia (SRPA), é muito importante o acompanhamento dos pacientes para que sua recuperação ocorra e também para minimizar riscos de intercorrências. Entre os cuidados que se deve ter com o paciente na SRAP, estão:

I. Monitorar sinais vitais, além de sinais e sintomas adventício, através do monitor cardíaco.

II. Em especial após anestesia geral, monitorar saturação e frequência respiratória, pois devido ao relaxante muscular administrado, é comum o paciente perder o reflexo da respiração, o que levará na diminuição da saturação.

III. No caso de crianças, é comum que ocorra agitação e até mesmo alucinações devido ao efeito dos gases utilizados para induzir e manter a anestesia durante o ato cirúrgico, sendo assim, deve-se permanecer próximo ao leito e este estar sempre com as grades elevadas.

Está(ão) CORRETA(S):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

33Q843617 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 53 anos de idade foi submetido a retossigmoidectomia após diagnóstico de neoplasia. Está utilizando sonda vesical de demora há sete dias. Ao inspecionar o débito urinário, o enfermeiro observa grumos de sangue e pus.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A utilização de bundles relacionados à técnica de inserção e manutenção do cateterismo vesical é uma forma de prevenir ITU.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q837701 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Piratuba SC Enfermeiro, OMNI, 2021

Assinale a alternativa que corresponde ao fio cirúrgico categut quanto ao tipo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

35Q844929 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 53 anos de idade foi submetido a retossigmoidectomia após diagnóstico de neoplasia. Está utilizando sonda vesical de demora há sete dias. Ao inspecionar o débito urinário, o enfermeiro observa grumos de sangue e pus.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

Medidas simples como a higiene das mãos e o rigor na técnica, na manutenção e na forma como o cateter é removido contribuem para prevenção da ITU.

  1. ✂️
  2. ✂️

36Q843888 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Julgue os itens subsecutivos, com relação à atuação do técnico de enfermagem no centro cirúrgico e na central de esterilização.
( ) No centro de material e esterilização classe II, a sala de expurgo e a sala de preparo são consideradas como setores limpos.
( ) Os produtos para saúde classificados como semicríticos devem ser submetidos à limpeza e ao processo de esterilização.
( ) O centro de material e esterilização classe I deve possuir, no mínimo, barreira técnica entre o setor sujo e os setores limpos.
( ) Inaladores, máscaras de nebulização, ambu e cânulas de Guedel são artigos classificados como críticos do ponto de vista de contaminação, pois apresentam alto risco de infecção.
( ) O processamento de produtos deve seguir um fluxo bidirecional, sempre da área limpa para a área suja.
( ) O trabalhador do CME e da empresa processadora deve utilizar vestimenta privativa, touca e calçado fechado em todas as áreas técnicas e restritas.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

37Q835918 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Piratuba SC Enfermeiro, OMNI, 2021

A respeito da atuação da enfermagem no pré operatório análise as afirmativas abaixo:
I- Checar jejum do paciente, orientá-lo a manter-se dessa forma até segunda ordem; suspender medicação V.O. II- Colocar o paciente no leito e observar para que ele fique deitado até a ida para o CC. III-Observar diurese: volume, aspecto, sedimentação, incontinência ou retenção, etc. Pacientes com sonda vesical Foley podem ser submetidos à exercícios vesicais, se não houver contraindicação médica. IV-Realizar curativo na incisão cirúrgica e local do dreno. Observar e anotar o aspecto da incisão, o processo de cicatrização e a presença de secreções. V- Administrar medicação pré-anestésica (conforme prescrição médica e rotina do hospital). O paciente deverá permanecer sob observação e deitado após ter recebido a medicação
Estão CORRETAS as afirmativas:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

38Q846735 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Barra dos Coqueiros SE Técnico de Enfermagem, CESPE CEBRASPE, 2020

O preparo humanizado do paciente, pela equipe de enfermagem, para cirurgia inclui
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

39Q844268 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Em relação aos materiais e equipamentos do centro cirúrgico, quais são os equipamentos que são fixos, de dentro das salas de cirurgia?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

40Q845872 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 53 anos de idade foi submetido a retossigmoidectomia após diagnóstico de neoplasia. Está utilizando sonda vesical de demora há sete dias. Ao inspecionar o débito urinário, o enfermeiro observa grumos de sangue e pus.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A infecção do trato urinário (ITU) associada ao cateterismo é a principal causa de infecções da corrente sanguínea nosocomiais secundárias.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.