Questões de Concursos: Enfermagem em Centro Cirúrgico

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Enfermagem em Centro Cirúrgico. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q840955 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Mataraca PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

A Sra. K.J.M sofreu um acidente automobilístico sendo socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para o Hospital de Trauma dos Milagres, local onde se encontra internada com fratura no fêmur aguardando procedimento cirúrgico. De acordo com as Noções de Enfermagem MédicoCirúrgica, no tocante a classificação dos instrumentos cirúrgicos quanto a sua função, é CORRETO afirmar que a diérese:

42 Q845872 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 53 anos de idade foi submetido a retossigmoidectomia após diagnóstico de neoplasia. Está utilizando sonda vesical de demora há sete dias. Ao inspecionar o débito urinário, o enfermeiro observa grumos de sangue e pus.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

A infecção do trato urinário (ITU) associada ao cateterismo é a principal causa de infecções da corrente sanguínea nosocomiais secundárias.

43 Q843503 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Moreilândia PE Técnico de Enfermagem, Asconprev, 2020

Os cuidados de enfermagem em centro cirúrgico são de fundamental importância para a segurança do procedimento a ser realizado. Em relação ao uso do bisturi elétrico, a placa neutra/dispersiva deverá ser posicionada:

44 Q844918 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Multiprofissional em Saúde do Adulto e do Idoso Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 53 anos de idade foi submetido a retossigmoidectomia após diagnóstico de neoplasia. Está utilizando sonda vesical de demora há sete dias. Ao inspecionar o débito urinário, o enfermeiro observa grumos de sangue e pus.

A respeito desse caso clínico e dos conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.

O cateterismo urinário desnecessário e o tempo de permanência do cateter influenciam o desenvolvimento de infeção, sendo fatores modificáveis. O enfermeiro deve questionar junto à equipe multiprofissional a necessidade de permanência do cateterismo.

45 Q846236 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Prefeitura de Pedra Lavrada PB Técnico de Enfermagem, CONTEMAX, 2020

A doação de sangue é um gesto solidário de doar uma pequena quantidade do próprio sangue para salvar a vida de pessoas que se submetem a tratamentos e intervenções médicas de grande porte e complexidade, como transfusões, transplantes, procedimentos oncológicos e cirurgias.
https://saude.gov.br/saude-de-a-z/doacao-de-sangue
Um técnico em enfermagem recebeu uma bolsa O+ do laboratório, mas verificou no prontuário do paciente que o mesmo é AB+, logo, deduziu que:

46 Q886122 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Estratégia Saúde da Família, Prefeitura de Mamanguape PB, FACET Concursos, 2024

Qual ação é essencial para prevenir infecções no sítio cirúrgico no pós-operatório?

47 Q893405 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico em Enfermagem Plantoista, Prefeitura de Araricá RS, FUNDATEC, 2024

Os períodos cirúrgicos fazem parte do período perioperatório. De acordo com a classificação SOBECC (2017), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Pré-operatório imediato. 2. Transoperatório. 3. Intraoperatório. 4. Recuperação pós-anestésica. 5. Pós-operatório imediato.
Coluna 2 ( ) Envolve desde o momento em que o paciente é recebido na unidade do centro cirúrgico até a sua saída da sala de operações. ( ) Compreende as primeiras vinte e quatro horas depois da intervenção anestésico cirúrgica. ( ) Período de 24 horas antes do procedimento cirúrgico até o encaminhamento do paciente ao centro cirúrgico. ( ) Inicia-se depois das primeiras vinte e quatro horas que se seguem à cirurgia e se estende até a alta paciente ou depois do seu retorno para casa. ( ) Compreende desde a chegada do paciente na sala de recuperação pós-anestésica até a sua alta para a unidade de origem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

48 Q881867 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Santa Cruz de Monte Castelo PR, OBJETIVA, 2024

Conforme a Portaria nº 2.616/1998 – Diretrizes e Normas para o Controle de Infecção Hospitalar, consideram-se pacientes críticos aqueles:

49 Q883401 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Santa Leopoldina ES, OBJETIVA, 2024

A ferida operatória rompe a integridade da pele e sua função protetora, e a exposição dos tecidos internos aos patógenos no ambiente coloca o paciente em risco de infecção. Sobre a classificação de feridas, relacionar as colunas e assinalar a sequência correspondente.

(1) Ferida limpa. (2) Ferida contaminada. (3) Ferida infectada.

( ) Inflamação não purulenta; derramamento bruto de conteúdo do trato gastrointestinal, entrada em via biliar ou do trato geniturinário na presença de bile ou urina infectada. ( ) Eletiva, não traumática, fechada. Não foram atingidos os tratos respiratório, digestivo, genital ou urinário. ( ) Inflamação purulenta; perfuração pré-operatória dos tratos respiratório, gastrointestinal, biliar ou geniturinário.

50 Q896817 | Enfermagem, Enfermagem em Centro Cirúrgico, Enfermagem, IF Sul MG, FUNDATEC, 2024

Em relação à enfermagem perioperatória, é correto afirmar que:
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.