Início

Questões de Concursos Enfermagem em Oncologia

Resolva questões de Enfermagem em Oncologia comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q885326 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho PB, ADVISE, 2024

Durante o cuidado ao paciente submetido à radioterapia, são as práticas recomendadas para a gestão dos efeitos colaterais cutâneos todas as alternativas abaixo, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

62Q885327 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Sertãozinho PB, ADVISE, 2024

Quando se trata da administração de quimioterapia, é o procedimento INCORRETO na manipulação e administração de agentes quimioterápicos por enfermeiros assistenciais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q962043 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

O rastreamento do câncer do colo do útero é uma estratégia dirigida a um grupo populacional específico para o qual essa prática apresenta mais benefícios que riscos, com impacto na redução da mortalidade.
Acerca dessa estratégia, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

64Q980357 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Professor 12 por 36, Prefeitura de Itatiba SP, VUNESP, 2025

Uma mulher de 44 anos retorna ao acompanhamento de saúde ambulatorial após ter sido submetida a uma mastectomia com esvaziamento de linfonodos à esquerda. Nessa situação, recomenda-se
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

65Q1064600 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

No atendimento ao público, o agente precisa lidar com questões sensíveis, como a assistência ao paciente com câncer. Assinale a alternativa que reflete um cuidado relevante:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

66Q990710 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, ObstetraSaúde da Mulher, Prefeitura de Recife PE, IBADE, 2024

O tripé para o diagnóstico do câncer de mama é:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

67Q893482 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Palmas TO, COPESE, 2024

Um paciente com doença oncológica foi internado com febre para investigação. Após realização da hemocultura, diagnosticou-se uma infecção fúngica. Para isso, o médico prescreveu 50 mg de Anfotericina, por via endovenosa para ser infundida em quatro horas em bomba de infusão. Considere que o frasco ampola apresenta 50 mg do medicamento e a reconstituição do frasco deverá ser feita com água destilada 5 ml. Para a rediluição foi prescrito 250 ml de soro glicosado 5%.

Analise as afirmativas a seguir.

I. A reconstituição poderia ter sido feita com qualquer diluente.
II. O soro glicosado não é indicado para a rediluição do medicamento.
III. O medicamento deverá ser infundido a 63,75 ml/h.
IV. Este medicamento pode causar febre, tremores e cianose durante a infusão.
V. O técnico de enfermagem, idealmente, deverá verificar os sinais vitais antes, durante e após a infusão do medicamento.
VI. Mesmo que ocorram eventos adversos durante a infusão do medicamento, este não deverá ser interrompido.


Assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1051738 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Oncologia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em oncologia.

No controle da dor durante o procedimento de curativo na ferida tumoral, é recomendado iniciar o curativo após trinta minutos da analgesia por via oral ou após cinco minutos quando na analgesia por via subcutânea ou endovenosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1040852 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico Judiciário Especialidade Enfermagem, TRF 3 REGIÃO, VUNESP, 2023

O exame para coleta de citopatológico de colo do útero deve seguir rigorosamente alguns cuidados. É correto afirmar, a esse respeito que:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1040679 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermagem, TRE AM, FCC

A inflamação e a ulceração da mucosa oral nos pacientes portadores de câncer são causadas tanto pelo efeito da doença como do tratamento. Ao orientar um paciente com esse problema, o profissional de enfermagem deve recomendar
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1064609 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, ACS, Prefeitura de João Alfredo PE, ADM TEC, 2025

Assistência ao paciente com câncer requer um olhar mais amplo para fatores emocionais e sociais. Assinale a alternativa que expõe essa abordagem:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

72Q1020724 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro, EBSERH, VUNESP, 2020

M.P., 65 anos, sexo feminino, com diagnóstico de mieloma múltiplo, está internada em tratamento quimioterápico. Ao realizar o exame físico, o enfermeiro constatou, entre outras condições, que a paciente apresentava mucosite oral grau 3, estabelecendo como diagnóstico de enfermagem “Mucosa oral prejudicada relacionada à imunossupressão evidenciada por úlcera oral, sangramento e xerostomia”. Frente a essa situação, a prescrição de enfermagem deve compreender, entre outros cuidados,
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

73Q1068631 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Especialidade Enfermagem, EsFCEx, VUNESP, 2025

Texto associado.
Para responder à questão, considere o conteúdo apresentado na publicação intitulada Terapêutica oncológica para enfermeiros e farmacêuticos (Bonassa e cols., 2022).
P.C., 48 anos de idade, sexo feminino, iniciou a radioterapia, aplicada pelo método de teleterapia, como tratamento de câncer na face anterior da coxa direita. Na segunda semana, ao realizar a consulta de enfermagem, o enfermeiro constatou a presença de um leve eritema no campo de tratamento. Considerando tratar-se de reação local à radioterapia, entre outras ações, o enfermeiro deve orientar a paciente a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1029566 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro, Prefeitura de Canaã dos Carajás PA, FGV, 2025

Assinale a opção que indica o tipo de radioterapia na qual o paciente recebe a radiação de uma fonte externa ao corpo, localizada a mais ou menos 1 (um) metro de distância do paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

76Q1056215 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

O câncer de próstata trata-se de um tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É o mais frequente entre os homens depois do câncer de pele. É considerado um câncer da terceira idade, pois a idade é o principal fator de risco, sendo maisincidente em homens a partir da sexta década de vida. São consideradas manifestações clínicas mais comuns neste tipo de câncer, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

77Q1008264 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermagem, MPU, FGV, 2025

Considerando as disposições do Ministério da Saúde acerca do câncer do colo do útero, é correto afirmar que:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

78Q1056329 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Técnico em Enfermagem, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A evolução do câncer do colo do útero, na maioria dos casos, se dá de forma lenta, passando por fases pré-clínicas detectáveis e curáveis. Este tipo de câncer ainda é um problema de saúde pública em países em desenvolvimento como o Brasil, pois alcança altas taxas de prevalência e mortalidade em mulheres de extratos sociais e econômicos mais baixos. A prevenção primária do Papiloma Vírus Humano (HPV)se dá através de:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

79Q1051735 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Oncologia, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue o próximo item, relativo à assistência de enfermagem em oncologia.

As formas reconhecidas de tratamento nas neoplasias malignas incluem cirurgia, radioterapia e quimioterapia.

  1. ✂️
  2. ✂️

80Q979888 | Enfermagem, Enfermagem em Oncologia, Enfermeiro/Enfermeiro ESF, Prefeitura de Morro da Garça MG, FADENOR, 2025

O câncer do colo do útero é caracterizado pela replicação desordenada do epitélio de revestimento do órgão, comprometendo o tecido subjacente (estroma) e podendo invadir estruturas e órgãos contíguos ou à distância. Há duas principais categorias de carcinomas invasores do colo do útero, dependendo da origem do epitélio comprometido: o carcinoma epidermoide, tipo mais incidente e que acomete o epitélio escamoso (representa cerca de 80% dos casos), e o adenocarcinoma, tipo mais raro e que acomete o epitélio glandular.
Uma das mais importantes descobertas na investigação etiológica de câncer nos últimos 30 anos foi a demonstração da relação entre o papilomavírus humano (HPV) e o câncer do colo do útero, mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, de 4,8/100 mil mulheres.
A atuação das equipes de saúde da Atenção Básica é decisiva na prevenção, detecção precoce e encaminhamento dos casos relacionados ao câncer do colo do útero. A compreensão clínica dos estágios da infecção pelo HPV, das lesões precursoras e das manifestações do câncer invasor é essencial para conduzir ações baseadas em evidências. Tais ações vão além da coleta do exame citopatológico, exigindo a sua articulação com exames complementares e avaliação clínica. A análise dos sinais e sintomas permite diferenciar quadros precoces de lesões mais avançadas.

Com base no exposto e nas diretrizes do Ministério da Saúde, assinale a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.