Início

Questões de Concursos Enfermagem em UTI

Resolva questões de Enfermagem em UTI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


41Q843180 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Multiprofissional em Terapia Intensiva Enfermagem, SES DF, IADES, 2020

Um paciente de 32 anos de idade está internado na unidade de terapia intensiva (UTI) com diagnóstico de síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA). Tem histórico de admissões no pronto-socorro por abuso de álcool e por depressão. Na admissão, foi levado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o qual foi chamado pelo amigo que mora no mesmo apartamento que ele. O paciente havia passado a noite anterior consumindo bebidas alcoólicas e estava em estado de embriaguez ao retornar para casa. O amigo dele retornou algumas horas depois e o encontrou no chão do apartamento, onde aparentemente estava com frio. Na avaliação inicial, apresentava temperatura = 34,9 ºC, pulso = 53 bpm, PA = 75 mmHg x 40 mmHg, SatO2 = 91% em ar ambiente e FR = 17 respirações por minuto. Estava apático, com escala de coma de Glasgow de 7 e mucosas secas. Na ausculta, observam-se roncos bilateralmente, não há sinais de hipovolemia. Ele demonstrou uma progressiva taquipneia, alteração no estado de consciência e depressão respiratória, sendo assim submetido a uma sequência rápida de intubação. Após a intubação, o paciente teve vômitos em moderado a grande volume, sem características de sangrento e não bilioso, foi colocado em manta térmica e aquecido, e realizou-se radiografia de tórax beira leito, que mostrou opacidades bilaterais. O exame toxicológico mostrou-se negativo para drogas. No momento, o paciente segue intubado, em uso de noradrenalina, com sedação e analgesia no modo assistocontrolado, com FiO2 = 35%, PEEP = 10, FR = 20, temperatura = 35,9 ºC, pulso = 64 bpm e PA = 72 mmHg x 39 mmHg.

A respeito desse caso clínico e tendo em vista os conhecimentos correlatos, julgue o item a seguir.
Não há indicação do uso de drogas vasoativas para o paciente descrito.
  1. ✂️
  2. ✂️

42Q184147 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma.


A escala de coma de Glasgow, utilizada universalmente, possibilita uma visão geral do nível de resposta do paciente mediante três reações a estímulos: abertura dos olhos, reações motoras e respostas circulatórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

43Q982921 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

Durante o turno em uma Unidade de Terapia Intensiva, a equipe de enfermagem realiza a avaliação dos dispositivos invasivos utilizados em um paciente com múltiplos acessos. Entre eles, estão sondas para suporte nutricional e drenagem, além de cateteres para monitoramento hemodinâmico e infusão de medicamentos. O conhecimento das indicações e peculiaridades de cada dispositivo é essencial para garantir segurança, funcionalidade e prevenção de complicações infecciosas. Sobre esse aspecto técnico da prática assistencial, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

44Q972804 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, TJDFT, FGV, 2022

Como forma de medidas de prevenção de infecção, a Anvisa recomenda a troca do sistema fechado de aspiração a cada:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

45Q884446 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Técnico de Enfermagem, CISDESTE MG, IBADE, 2024

No que tange ao Sistema Único de Saúde, existem as Unidades de Terapia Intensiva (UTI), que são focadas nos pacientes que necessitam de cuidados mais intensivos, sendo cuidados e supervisionados por uma equipe especializada composta por profissionais de áreas distintas.

Nesse contexto, os tipos de Unidades que o serviço hospitalar da UTI possui são:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

46Q1051664 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em UTI, julgue o próximo item.

O processo de enfermagem organiza-se em sete etapas: histórico de enfermagem; identificação de problemas; diagnóstico de enfermagem; planejamento de enfermagem; prescrição de enfermagem; implementação; e avaliação de enfermagem.

  1. ✂️
  2. ✂️

47Q1051667 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em UTI, julgue o próximo item.

A evolução de enfermagem permite registrar o momento presente da situação clínica do paciente, além do que seja observado e executado pela equipe de enfermagem, com dados brutos e pontuais, possibilitando a reflexão pelo enfermeiro para a construção do contexto assistencial do paciente.

  1. ✂️
  2. ✂️

48Q997628 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 55 anos, internado na UTI com diagnóstico de pancreatite aguda grave. Devido à sua condição, desenvolveu complicações gastrointestinais significativas, incluindo íleo paralítico, o que impossibilitou a alimentação enteral.



A equipe médica, após uma avaliação multidisciplinar, decidiu iniciar a Nutrição Parenteral Total (NPT) por meio de um cateter venoso central, para garantir a administração adequada de nutrientes essenciais e evitar a desnutrição.



Pensando no uso prolongado da NPT, assinale a opção que indica o cateter a ser utilizado para a punção venosa central.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

49Q906120 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Especialidade: Enfermagem, Prefeitura de Macaé RJ, FGV, 2024

Na avaliação do comprometimento neurológico de um paciente por intermédio da escala de coma de Glasgow, foi observada uma resposta motora com extensão anormal por descerebração. Assinale a opção que apresenta uma característica dessa resposta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

50Q1020909 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Terapia Intensiva Neonatal, EBSERH, VUNESP, 2020

A ventilação com óxido nítrico é indicada no tratamento da hipertensão pulmonar persistente neonatal. Assinale a alternativa correta sobre o efeito e benefícios da ventilação com óxido nítrico.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

51Q1020911 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Terapia Intensiva Neonatal, EBSERH, VUNESP, 2020

A lesão neonatal do plexo braquial é uma lesão nervosa periférica devido à tração ou compressão do plexo braquial durante o processo de nascimento.
Assinale a alternativa correta sobre a classificação da lesão nervosa.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

52Q1051666 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em UTI, julgue o próximo item.

Enquanto a anotação de enfermagem é realizada por toda a equipe de enfermagem, a evolução é uma atividade privativa do enfermeiro, conforme previsto em norma específica.

  1. ✂️
  2. ✂️

53Q985250 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Técnico em Enfermagem, Prefeitura de Arvorezinha RS, OBJETIVA, 2025

As crianças com problemas respiratórios podem receber oxigenoterapia por meio de cateter nasal, de máscara, de tenda, de tubo endotraqueal (TET) ou de cânula de traqueostomia. Sobre a manutenção da permeabilidade das vias respiratórias, assinalar a alternativa CORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

54Q1056185 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auditoria em Serviços de Saúde, SESPA PA, CONSULPLAN, 2023

A participação de uma equipe de enfermagem em atividades cirúrgicas, somada ao inadequado controle de qualidade nos sistemas de desinfecção e esterilização do material e tecidos cirúrgicos (campos, compressas e aventais), também é um importante meio de transmissão de doenças infecciosas no ambiente hospitalar especialmente em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), um ambiente bastante propício à ocorrência de infecções relacionadas à assistência em saúde por diversos motivos. Sobre o ambiente de UTI, analise as afirmativas a seguir.

I. Os pacientes se encontram habitualmente em estado crítico, com seus mecanismos de imunidade comprometidos, tornando-os suscetíveis a infecções.

II. Concentram-se muitos doentes com infecções leves, geralmente por micro-organismos não resistentes, dificultando, dessa forma, infecções cruzadas, caso não haja mecanismos adequados de barreira implementados.

III. Há pacientes submetidos a inúmeros e frequentes procedimentos invasivos tanto diagnósticos quanto terapêuticos, sem os quais não sobreviveriam. Tais procedimentos, no entanto, criam portas de entrada para os micro-organismos da própria microbiota destes pacientes e do ambiente.

Está correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

55Q962048 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Especialidade Enfermagem, TRF 1ª REGIÃO, FGV, 2024

Um paciente em estado crítico apresenta abertura ocular ao estímulo verbal, resposta verbal com palavras confusas, movimento de retirada ao estímulo doloroso e reatividade pupilar bilateral.
Com base na escala de coma de Glasgow, a pontuação alcançada pelo paciente corresponde ao seguinte grau de lesão:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

56Q1051665 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Terapia Intensiva Pediátrica, EBSERH, CESPE CEBRASPE, 2018

Com relação à sistematização da assistência de enfermagem (SAE) em UTI, julgue o próximo item.

É atividade privativa do enfermeiro o diagnóstico de enfermagem acerca das respostas da pessoa, da família ou da coletividade humana, bem como a prescrição das ações ou intervenções de enfermagem a serem realizadas diante de tais respostas.

  1. ✂️
  2. ✂️

57Q1004823 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente, 60 anos, admitido na UTI após sofrer um IAM diafragmático. Devido à gravidade do quadro clínico, foi intubado para garantir a ventilação adequada.

Durante a avaliação diária, a enfermeira notou que o paciente apresentava aumento da resistência das vias aéreas, com sibilos audíveis e dificuldade respiratória.

Dentro da autonomia da enfermeira, assinale a alternativa que indica a ação mais adequada para o manejo do tubo orotraqueal e a manutenção da via aérea permeável desse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

58Q991389 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermeiro, Prefeitura de Colíder MT, IBADE, 2022

Considerando as recomendações para a troca de curativo em inserção de cateter venoso central, marque a alternativa INCORRETA:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

59Q1040154 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cuidado de pacientes em unidade de tratamento intensivo (UTI), julgue o item que se segue.

Cuidados diários com a pele, como hidratação; mudança dedecúbito a cada duas horas para evitar as úlceras por pressão;e mobilização no leito com o uso de lençóis são medidasimportantes que auxiliam a manutenção da integridade da peledo paciente em UTI que apresenta imobilidade.
  1. ✂️
  2. ✂️

60Q1055932 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Frequentemente é indicada a monitorização da pressão arterial sistêmica invasiva, através da inserção de um cateter em uma artéria periférica, por meio de punção percutânea, conectado a um transdutor de pressão, a fim obter a monitorização da pressão arterial sistêmica (sistólica, diastólica e média). O auxiliar de enfermagem, enquanto membro da equipe de saúde, exerce cuidados nessa área sob supervisão do enfermeiro. São considerados cuidados de enfermagem aos pacientes portadores dessa monitorização invasiva, EXCETO:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.