Início

Questões de Concursos Enfermagem em UTI

Resolva questões de Enfermagem em UTI comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


61Q1040153 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cuidado de pacientes em unidade de tratamento intensivo (UTI), julgue o item que se segue.

O balanço hídrico é calculado pela diferença das medidasprecisas dos líquidos ingeridos pela via oral, e dos líquidoseliminados pela via urinária. O resultado igual a zero ésugestivo de desequilíbrio hídrico.
  1. ✂️
  2. ✂️

62Q997627 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Um paciente de 71 anos, com histórico de câncer de pulmão e insuficiência respiratória crônica, foi internado na UTI devido a uma exacerbação da sua condição respiratória. Devido à dificuldade respiratória severa e a necessidade de suporte ventilatório prolongado, foi realizada uma traqueostomia.

Assinale a opção que apresenta as vantagens da traqueostomia em relação ao tubo endotraqueal.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

63Q1040155 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cuidado de pacientes em unidade de tratamento intensivo (UTI), julgue o item que se segue.

Durante uma parada cardiorrespiratória em UTI, cabe aoenfermeiro e à sua equipe assistir o paciente, oferecendoventilação e circulação artificiais até a chegada do médico.
  1. ✂️
  2. ✂️

64Q1055938 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Auxiliar de Enfermagem, MPE PA, CONSULPLAN, 2022

Considerando que o Balanço Hídrico (BH) é uma ferramenta muito utilizada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), sendo de responsabilidade da enfermagem a sua execução e elaboração, analise as afirmativas a seguir.

I. O cálculo das perdas insensíveis é realizado individualmente de acordo com peso do paciente; sudorese; respiração; presença de tecido com queimadura; e, uso de ventilação mecânica. Lesões pós-operatorias supurativas e drenagens cavitárias não devem aumentar as perdas insensíveis.
II. Deve-se realizar o monitoramento do balanço hídrico do paciente, com observação e registro da quantidade de líquidos administrados e eliminados pelo paciente, com exceção da transfusão de hemocomponentes.
III. Para o fechamento do BH, deve-se somar as quantidades administradas e subtrair as quantidades eliminadas.
IV. Fezes devem ser anotadas após pesagem das fraldas o mais rapidamente após serem retiradas do paciente.
V. São consideradas como entradas/ganhos: dietas orais, por CNG, CNE, ostomias. Ingestão de água; sucos; chás; e, sopas. Terapia medicamentosa como soros, medicações com diluição; e, NPP.

Está correto o que se afirma apenas em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

65Q1040152 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermagem, TJ DFT, CESPE CEBRASPE

Com relação ao cuidado de pacientes em unidade de tratamento intensivo (UTI), julgue o item que se segue.

Uma das complicações que pode surgir em pacientes em estadocrítico, submetidos à ventilação mecânica e que tenhamdesenvolvido insuficiência respiratória durante a internação naUTI, é o desenvolvimento de pneumonia.
  1. ✂️
  2. ✂️

66Q982912 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermeiro, Prefeitura de Anchieta SC, AMEOSC, 2025

A prevenção de infecções respiratórias associadas à ventilação mecânica exige a implementação de medidas baseadas em evidências, que envolvem intervenções específicas, mudanças organizacionais e abordagens multidisciplinares. Entre essas medidas estão ações diretamente voltadas à prevenção da pneumonia associada à ventilação (PAV), estratégias indiretas e condutas não recomendadas. Sobre o tema, relacione corretamente os termos da Coluna A com as descrições da Coluna B.

Coluna A (termos)
1.Medidas específicas recomendadas para prevenção de pneumonia.
2.Condições associadas à redução do tempo de ventilação mecânica, que indiretamente previnem PAV.
3.Medidas sem evidências ou não recomendadas para prevenção de PAV.

Coluna B (descrições)

()Descontaminação digestiva seletiva
()Manter decúbito elevado (30−45°)
()Mobilidade precoce

Assinale a alternativa que apresenta a sequência da associação correta dos itens acima, de cima para baixo:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

67Q1001647 | Enfermagem, Enfermagem em UTI, Enfermagem, EBSERH, FGV, 2024

Paciente de 50 anos, admitido na UTI após cirurgia abdominal de emergência para abordagem de perfuração intestinal por PAF.

Nas 24 horas seguintes à cirurgia, desenvolveu distensão abdominal progressiva, dor intensa, dispneia e oligúria. Hemodinamicamente instável, apresentando taquicardia e hipotensão, apesar da reposição volêmica maciça. A FR está elevada e a saturação de oxigênio em declínio, mesmo com suplementação de oxigênio. Pressão arterial: 90/60mmHg; FC: 120bpm; FR: 33rpm; saturação de oxigênio: 88% em máscara de oxigênio. Gasometria arterial revelando acidose metabólica com aumento do lactato sérico.

Com base no quadro clínico de síndrome compartimental abdominal, assinale a opção que indica a prioridade da equipe de enfermagem para manejar esse paciente.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

68Q1084636 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Com relação a distúrbio hidroeletrolítico, distúrbio acidobásico, insuficiência respiratória e ventilação mecânica, julgue os itens que se seguem.


Os casos de alcalose respiratória geralmente são brandos. O tratamento dessa condição consiste em remover a causa da hipoventilação por meio de ventilação artificial com respiradores mecânicos.
  1. ✂️
  2. ✂️

69Q1085883 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermeiro, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Dentre as disfunções ameaçadoras à vida, em decorrência da presença de resposta desregulada à infecção, que um paciente pode apresentar ao procurar um pronto atendimento, existe uma que o protocolo do Instituto Latino America de Sepse-ILAS diz ser fundamental no diferencial do quadro de sepse. Qual?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

70Q1085888 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermeiro, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Texto associado.
A pressão de perfusão cerebral (PPC) é definida como a diferença entre a pressão arterial média (PAM) e a pressão venosa jugular (PVJ). Como essa última é difícil de ser medida e é influenciada pela PIC, a PVJ geralmente é substituída pela PIC na avaliação da PPC.
Há um aumento na mortalidade ou sequelas neurológicas quando a PPC cai abaixo de quanto?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

71Q1084885 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Técnico em Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Julgue os itens acerca da atenção à saúde materno- infantil.


Na UTI neonatal, o recém- nascido prematuro, com peso inferior a 1.250 g, deve receber, como cuidados essenciais, higiene corporal diária e o monitoramento de oximetria, de frequência cardíaca, de glicemia e da medida antropométrica.
  1. ✂️
  2. ✂️

72Q1088572 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Técnico em Enfermagem, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
Um homem de quarenta e sete anos de idade deu entrada em uma unidade de pronto- socorro após sofrer trauma automobilístico. O paciente chegou acompanhado de uma equipe de atendimento especializado pré-hospitalar que, após empregar as medidas de avaliação primária, fez imobilização cervical completa e controle ventilatório com máscara facial. Na admissão, foi realizada avaliação do paciente e confirmado traumatismo craniencefálico (TCE). Após algumas horas, o paciente evoluiu com perda da consciência (escore 5 na escala de coma de Glasgow) e instabilidade hemodinâmica.

Considerando o caso clínico acima apresentado e os cuidados devidos em casos de trauma, julgue os itens


Os parâmetros utilizados na escala de coma de Glasgow envolvem capacidade de resposta pupilar e respostas verbal e motora. No caso descrito, o escore identificado é considerado moderado.
  1. ✂️
  2. ✂️

73Q1085884 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermeiro, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

Quando há confirmação do quadro de sepse, deve-se entrar com os pacotes de 3 e 6 horas, conforme necessidade e indicação ao paciente. Sendo assim, analise as afirmativas seguintes e responda o que se pede:


I - No pacote de 3 horas, a coleta de lactato arterial deve ser imediatamente encaminhada ao laboratório, a fim de se evitar resultado falso positivo, devendo ter resultado deste exame em 30-60 minutos.

II - No pacote de 3 horas, deve ser realizada coleta de duas hemoculturas de sítios distintos, conforme rotina específica do hospital, e culturas de todos os outros sítios pertinentes, antes da administração do antimicrobiano. Caso não seja possível a coleta destes exames antes da primeira dose, a administração de antimicrobianos não deverá ser postergada.

III - No pacote de 6 horas, administra-se vasopressores para pacientes que permaneçam com pressão arterial média (PAM) abaixo de 65 mmHg (após a infusão de volume inicial), sendo a adrenalina a droga de primeira escolha.

IV - No pacote de 6 horas, é fundamental garantir pressão de perfusão, enquanto se continua a reposição volêmica. Contudo, o vasopressor não pode ser iniciado em veia periférica, enquanto se providencia o acesso venoso central.

V - No pacote de 6 horas, a hiperlactatemia residual isolada, sem outros sinais clínicos de hipoperfusão ou má evolução, não necessariamente precisa ser tratada.


Está correto o que se afirma somente nos itens:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

74Q1085882 | Enfermagem, Enfermagem em Uti, Enfermeiro, SAP SP, MS CONCURSOS, 2018

A gasometria arterial é um exame invasivo que mede as pressões parciais de oxigênio e gás carbônico, incluindo o pH, obtidos através de uma amostra de sangue. Um pH normal não indica necessariamente a ausência de um distúrbio ácido-básico, pois pode ter ocorrido compensação. Sendo assim, analise as seguintes afirmativas sobre a técnica de coleta de sangue arterial e responda o que se pede:


I - O local ideal, de primeira escolha, para coleta é a artéria femural, por possuir um grosso calibre.

II - Ao escolher a artéria radial como local de coleta deve se realizar o teste de Allen, a fim de avaliar a permeabilidade arterial das artérias radial e ulnar, antes de realizar a punção.

III - Quando a circulação está preservada no local da artéria radial, indica boa permeabilidade arterial, teste de Allen negativo, indicativo de inexistência de qualquer impedimento à punção.

IV - A amostra de sangue deve ser analisada logo que colhida ou até 24 horas após a coleta, uma vez que refrigerada a -4 ºC.

V - Se o paciente foi aspirado, recebeu fisioterapia respiratória ou passou por modificações nos parâmetros ventilatórios, deve-se aguardar no mínimo 30 minutos para realizar a coleta.

VI - Ao coletar o sangue arterial, dependente do local, deve-se comprimir por, no mínimo, 5 minutos.


Estão corretas somente as afirmativas:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.