Início

Questões de Concursos Enfermagem em Urgência e Emergência

Resolva questões de Enfermagem em Urgência e Emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


161Q359875 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, Hemominas MG, IBFC

um paciente adulto está aguardando para a triagem de doação de sangue, em uma coleta externa realizada na cidade vizinha. porém, começou a referir dor precordial e rapidamente evoluiu para uma parada Cardiorrespiratória (pCR). Em relação à assistência ao paciente em parada cardiorrespiratória, assinale a alternativa correta:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

162Q362785 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

No atendimento de emergência, o enfermeiro pode se deparar com situações de abuso de álcool e drogas, que muitas vezes não se apresentam isoladas mas em associação com outro problema ou dano. Os sinais de abuso dessas substâncias devem ser prontamente identificados a fim de se garantir uma melhor evolução do caso. Com respeito a essas situações de emergência e dos procedimentos a serem tomados, julgue os itens abaixo.

Os sintomas da superdose (overdose) de barbitúricos podem variar de uma ligeira sonolência, na intoxicação leve, até quadros graves de coma, hipotermia, hipotensão e taquicardia.

  1. ✂️
  2. ✂️

163Q359737 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A parada cardíaca é a interrupção súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular e da circulação sanguínea eficaz. Todos os profissionais de saúde devem estar apropriadamente preparados para dar atendimento a essa emergência. Com respeito a essa situação, julgue os itens que se seguem.

Em ambiente extra-hospitalar ou na sala de emergência, no caso de atendimento a paciente inconsciente, com ausência de pulso femoral e de movimentos respiratórios, a primeira providência a ser tomada é realizar a massagem cardíaca externa.

  1. ✂️
  2. ✂️

164Q367773 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes aos cuidados de enfermagem à criança e ao adolescente.

Durante uma visita domiciliar, foi observado que uma criança de 18 meses de vida apresentava os seguintes sinais: diarréia há 2 dias, pulso débil, letargia, olhos fundos, boca seca, ausência de lágrimas, turgor cutâneo e diurese diminuídos. Nessa situação, a criança deve ser encaminhada imediatamente a um hospital, pois apresenta manifestações compatíveis com uma desidratação grave.

  1. ✂️
  2. ✂️

165Q360384 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará PA, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há duas semanas em uma unidade de clínica médica com queixa de dificuldade respiratória há vários dias. Tem história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e internações freqüentes, tendo-se submetido a ventilação mecânica em uma dessas internações. Foram constatadas, ao exame clínico, febre, piora progressiva do quadro respiratório e dispnéia associada a cansaço intenso, que a prejudicavam na realização de tarefas diárias, como vestir-se e tomar banho. Tabagista desde os 15 anos de idade, abandonou o cigarro somente aos 50 anos. Nega etilismo. Apresentou os seguintes sinais vitais: temperatura de 35,7ºC; pulso de 70 bpm; freqüência respiratória de 20 irpm; pressão arterial de 130/86 mmHg; peso de 75kg e altura de 1,54 m. A paciente apresenta esforço respiratório evidente, tosse, falta de apetite, dificuldade para realizar atividades usuais, desinteresse pelas atividades de cuidado e pelas rotinas do hospital, diâmetro ântero-posterior do tórax aumentado e presença de sibilos difusos à ausculta pulmonar. Diz estar sem energia para viver.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

No plano de cuidados do enfermeiro para o caso apresentado, devem constar intervenções que garantam a promoção da capacidade de lidar com a situação, incluindo medidas de encorajamento, distração e alívio do estresse.

  1. ✂️
  2. ✂️

166Q364662 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Consultor Técnico Legislativo, Câmara Legislativa do DF DF, CESPE CEBRASPE

Com referência aos primeiros socorros, julgue os itens seguintes. Em casos de envenenamento por ingestão, vários estudos têm demonstrado a eficácia da neutralização ou diluição de um agente cáustico pela água ou leite, sendo, portanto, recomendado oferecer à vítima dois copos com água ou leite, especialmente para aqueles indivíduos que tenham apresentado convulsão.
  1. ✂️
  2. ✂️

167Q363161 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Um homem de 34 anos de idade, internado em uma enfermaria clínica por infarto agudo do miocárdio (IAM), queixou-se de dor intensa precordial e, em seguida, perdeu a consciência. Após avaliação da equipe que o atendia, foi detectada parada cardiorrespiratória (PCR) e iniciadas as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP).

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O paciente deve ser colocado em decúbito dorsal em uma superfície rígida com as vias aéreas permeáveis. Deve-se promover a dorsoflexão da cabeça com progressão anterior da mandíbula e aspirar secreções, caso estejam presentes na orofaringe.

  1. ✂️
  2. ✂️

168Q366900 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma.

A escala de coma de Glasgow, utilizada universalmente, possibilita uma visão geral do nível de resposta do paciente mediante três reações a estímulos: abertura dos olhos, reações motoras e respostas circulatórias.

  1. ✂️
  2. ✂️

169Q363344 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Cliente cardiopata é levado ao ambulatório sentado em cadeira de rodas e durante o transporte apresenta um aparente desmaio, suspeitando-se de parada cardiorrespiratória (PCR). Conforme as diretrizes da American Heart Association/2010, a sequência na identificação da PCR é feita, constatando-se a

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

170Q365245 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

Para tomada de decisão em relação à não ressuscitação, a equipe de saúde precisa levar em consideração alguns sinais de morte evidente. Analise as alternativas a seguir e marque a opção INCORRETA.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

171Q358878 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Luiz, um senhor de 53 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro de um hospital, apresentando quadro de hiperglicemia. Há 8 anos, iniciou quadro de polifagia, polidipsia e poliúria, quando foi diagnosticado diabetes melito. É hipertenso há 27 anos e faz tratamento com diuréticos. Vem progressivamente apresentando picos hiperglicêmicos detectados a partir dos testes realizados em casa, mas não relatou nada para a família. Não tem seguido as recomendações dietéticas e deixou de fazer uso da dose de insulina da noite.Mora com a filha, o genro e quatro netos pequenos. Ao chegar ao pronto-socorro, apresentava-se sonolento, desidratado (++/+4) e com rubor facial. A filha, que o acompanhava, informou que o paciente vem apresentando vômitos, dor abdominal e poliúria há 3 dias, mas relatou desconhecer falta de adesão ao tratamento. O paciente ainda apresentava hálito cetônico, freqüência respiratória de 35 movimentos por minuto, com padrão respiratório do tipo Kussmaul, pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, temperatura de 37 ºC e pulso de 120 batimentos por minuto. Foram colhidos sangue e urina para avaliação laboratorial. A osmolaridade plasmática foi normal.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

O paciente está apresentando quadro de cetoacidose diabética, que representa uma das complicações agudas do diabetes melito e é considerada uma emergência metabólica.

  1. ✂️
  2. ✂️

172Q358885 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

O transporte intra-hospitalar de pacientes em situação grave é condição em que há a transferência temporária ou definitiva de pacientes por profissionais de saúde dentro do ambiente hospitalar. Realizar o transporte de pacientes é uma atividade freqüente e complexa, que demanda experiência e competência dos profissionais envolvidos e requer que os materiais e os equipamentos encontrem-se em perfeitas condições de uso. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Perdas de acesso venoso central ou periférico raramente ocorrem em situações de transporte de pacientes, porém, quando acontecem, podem gerar instabilidade hemodinâmica no paciente e sangramentos.

  1. ✂️
  2. ✂️

173Q363002 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

No Brasil, o trauma é a principal causa de morte do indivíduo jovem. Centenas de brasileiros morrem a cada ano em consequência de acidentes, e um importante número de vítimas fica com sequelas permanentes.

No exame primário, procede-se a identificação e correção imediata das seguintes condições ameaçadoras de vida, EXCETO:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

174Q368433 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Bahia, CESPE CEBRASPE

No que concerne às situações de atendimento ao paciente em situações de emergência e de primeiros socorros, julgue os itens subsequentes.

Recomenda-se induzir vômito se a substância ingerida por um paciente for corrosiva ou derivada de petróleo (removedor, gasolina, querosene, polidores, ceras, aguarrás, tíner, graxas, amônia, soda cáustica, água sanitária e outros).

  1. ✂️
  2. ✂️

175Q366641 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de armação de Buzios RJ, FUNCAB

Em uma situação de emergência, a indução de vômitos em pacientes que deglutiram substâncias tóxicas está contraindicada quando:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

176Q369539 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Acerca da assistência em urgências e emergências, e nos acidentes e atendimentos a múltiplas vítimas, julgue os itens subsequentes.

O atendimento pré-hospitalar móvel; em um primeiro nível de atenção, deve ser prestado aos pacientes portadores de quadros agudos, de natureza clínica, traumática ou ainda psiquiátrica, que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, provendo um atendimento e(ou) transporte adequado a um serviço de saúde hierarquizado, regulado e integrante do sistema estadual de urgência e emergência.

  1. ✂️
  2. ✂️

177Q366768 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

A parada cardiorrespiratória é um evento grave e potencialmente fatal em qualquer ambiente. Durante as intervenções cirúrgicas, sua ocorrência geralmente está relacionada com as condições clínicas do paciente, com os procedimentos anestésicos e com a complexidade do ato cirúrgico. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A anestesia espinhal é altamente segura; não causa alterações cardiovasculares e, portanto, não se associa a evento de parada cardíaca.

  1. ✂️
  2. ✂️

178Q367467 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

A avaliação primária do paciente com agravo clínico tem como objetivo identificar e corrigir situações de risco imediato de morte. O primeiro passo dessa avaliação é avaliar o(a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

179Q367801 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

O conhecimento dos procedimentos básicos e avançados de reanimação cardiorrespiratória em adultos é essencial para uma assistência de enfermagem de alta qualidade. Com relação a esses procedimentos, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração, julgue os seguintes itens.

Conforme as diretrizes, na realização de desfibrilação, a posição das pás (eletrodos), por padronização, deve ser a seguinte: uma pá deve ser colocada na borda esternal, abaixo da clavícula esquerda, e a segunda posicionada à direita do mamilo, com seu centro sobre a linha axilar média direita.

  1. ✂️
  2. ✂️

180Q359440 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Campinas SP, CETRO

Em relação aos cuidados do Técnico em Enfermagem na sala de atendimento ao recém-nascido, analise as assertivas abaixo.

I. O Técnico em Enfermagem deve providenciar e preparar o material para o atendimento e os cuidados com o recém-nascido. II. Deve revisar, periodicamente, a disponibilidade do material na sala de reanimação. III. Deve testar o funcionamento dos equipamentos na sala de reanimação. É correto o que se afirma em
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.