Início

Questões de Concursos Enfermagem em Urgência e Emergência

Resolva questões de Enfermagem em Urgência e Emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


181Q369255 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do atendimento a situações de emergência pré-hospitalares, ou seja, os primeiros socorros.

Considere a seguinte situação hipotética.

Durante uma aula prática no laboratório de química, um aluno, ao manipular uma solução irritante, acidentalmente atingiu os próprios olhos com o líquido.

Nessa situação, a primeira medida a ser tomada é colocar um curativo compressivo nos olhos e providenciar água esterilizada para a lavagem dos olhos, que deve ser feita com água abundante, por, no mínimo, vinte minutos.

  1. ✂️
  2. ✂️

182Q368507 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

Ao atender um trabalhador adulto não responsivo, portador de asma brônquica, deitado no sofá, no Tribunal, o técnico de enfermagem identifica a parada cardiorrespiratória e coloca-o deitado no chão. Segundo as diretrizes da American Heart Association 2010, ao proceder as manobras de reanimação cardiopulmonar, o técnico de enfermagem

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

183Q369068 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Um indivíduo procura atendimento na empresa após ter caído um objeto de mármore sobre o seu MID (membro inferior direito). Apresenta, no membro afetado, ferimento corto-contuso com hemorragia. Nesta situação, conforme as Diretrizes da American Heart Association e da American Red Cross (AHA/ARC 2010), uma das ações de primeiros socorros no controle inicial da hemorragia externa, é, dentre outras,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

184Q368963 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, HUB, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, referentes aos cuidados de enfermagem à criança e ao adolescente.

Considere que uma criança de 5 anos de idade, asmática, chegue a um pronto-socorro apresentando broncoespasmo importante e, após a avaliação médica, seja solicitada a inaloterapia com apenas duas gotas de um broncodilatador. Nesse caso, considerando a dificuldade respiratória da criança, a auxiliar de enfermagem pode aumentar o número de gotas da medicação, pois, assim, haverá melhora mais rápida do quadro.

  1. ✂️
  2. ✂️

185Q366302 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A área de urgência e emergência é um importante componente da assistência à saúde. A Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde estabelece normas e critérios de funcionamento de serviços de urgência e emergência vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

O atendimento pré-hospitalar móvel é denominado de primário quando o pedido de socorro for originado por um cidadão comum.

  1. ✂️
  2. ✂️

186Q360591 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Após um incêndio em local fechado na sala do Tribunal, um trabalhador não responsivo apresenta sinais de inalação de fumaça, vibrissas chamuscadas, dispneia, queimadura de 2º grau em face e membros superiores. Nesse caso, nas ações de primeiros socorros são prioridades

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

187Q364217 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

As alterações clínicas e os respectivos tipos de choque estão corretamente associados com:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

188Q369132 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

No atendimento de emergência, o enfermeiro pode se deparar com situações de abuso de álcool e drogas, que muitas vezes não se apresentam isoladas mas em associação com outro problema ou dano. Os sinais de abuso dessas substâncias devem ser prontamente identificados a fim de se garantir uma melhor evolução do caso. Com respeito a essas situações de emergência e dos procedimentos a serem tomados, julgue os itens abaixo.

Os incidentes com barbitúricos, medicações sedativohipnóticas, são emergências toxicológicas freqüentes. Esses medicamentos são comumente ingeridos em associação com o álcool, cujos efeitos depressores podem ser ampliados.

  1. ✂️
  2. ✂️

189Q358645 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, Prefeitura de Lagoa da Prata MG, FGR

Sobre as novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar para os profissionais de saúde é INCORRETO afirmar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

190Q361847 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Secretaria Municipal de Administração de São Luís MA, CESPE CEBRASPE

Considerando os primeiros socorros a um politraumatizado, julgue os itens a seguir.

Não se deve mexer na vítima ou realizar qualquer tentativa para estancar hemorragia, sob nenhuma circunstância, para que não haja lesão na coluna do acidentado.

  1. ✂️
  2. ✂️

191Q367482 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.

As novas diretrizes de ressuscitação cardiopulmonar ratificam a seguinte ordem obrigatória da sequência de manobras: abertura das vias aéreas superiores, ventilação boca a boca e compressões torácicas.

  1. ✂️
  2. ✂️

192Q367082 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, QOBM Complementar ÁreaEnfermagem, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.

Na suspeita de reação anafilática, imediatamente deve ser administrada epinefrina, independentemente do tipo de unidade de saúde em que o paciente esteja, e, logo a seguir, deve-se manter a via aérea desobstruída e providenciar a remoção do paciente para uma unidade de urgência.

  1. ✂️
  2. ✂️

193Q364997 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens que se seguem, acerca do atendimento a situações de emergência pré-hospitalares, ou seja, os primeiros socorros.

Considere a seguinte situação hipotética.

Uma criança, ao brincar no parque da escola, caiu acidentalmente e lesou os dentes incisivos centrais.

Nessa situação, o socorrista deve providenciar imediatamente a limpeza da ferida e a utilização de um curativo compressivo, além de tomar o cuidado de salvar e preservar a parte desprendida (os dentes), colocando-os em um saco com água e gelo.

  1. ✂️
  2. ✂️

194Q364279 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro do Trabalho, ECT, CESPE CEBRASPE

A diferença entre os termos urgência e emergência é que o primeiro descreve algo que requer uma ação imediata e indispensável, enquanto o segundo caracteriza um risco iminente de vida. Acerca de urgência e emergência e suas implicações, julgue os itens a seguir.

Devido à escassez de docentes habilitados para a educação e capacitação pedagógica e de instrutores na área de urgência e emergência, foi necessária a criação de um regulamento técnico que possibilitasse aos gestores do Sistema Único de Saúde a criação, organização e implantação dos núcleos de educação em urgência.

  1. ✂️
  2. ✂️

195Q368924 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Luiz, um senhor de 53 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro de um hospital, apresentando quadro de hiperglicemia. Há 8 anos, iniciou quadro de polifagia, polidipsia e poliúria, quando foi diagnosticado diabetes melito. É hipertenso há 27 anos e faz tratamento com diuréticos. Vem progressivamente apresentando picos hiperglicêmicos detectados a partir dos testes realizados em casa, mas não relatou nada para a família. Não tem seguido as recomendações dietéticas e deixou de fazer uso da dose de insulina da noite.Mora com a filha, o genro e quatro netos pequenos. Ao chegar ao pronto-socorro, apresentava-se sonolento, desidratado (++/+4) e com rubor facial. A filha, que o acompanhava, informou que o paciente vem apresentando vômitos, dor abdominal e poliúria há 3 dias, mas relatou desconhecer falta de adesão ao tratamento. O paciente ainda apresentava hálito cetônico, freqüência respiratória de 35 movimentos por minuto, com padrão respiratório do tipo Kussmaul, pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, temperatura de 37 ºC e pulso de 120 batimentos por minuto. Foram colhidos sangue e urina para avaliação laboratorial. A osmolaridade plasmática foi normal.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

É indicado para esse paciente a administração de soluções osmóticas e cristalóides normais em grande quantidade, bem como a administração de insulina de ação rápida e de bicarbonato, que podem ser misturados na mesma solução para a administração intravenosa.

  1. ✂️
  2. ✂️

196Q360793 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma.

O paciente politraumatizado deve ser completamente examinado, o que exige a retirada de suas roupas. Para preservar a intimidade e diminuir o risco de hipotermia, evita-se que todo o corpo da vítima fique exposto ao mesmo tempo.

  1. ✂️
  2. ✂️

197Q367052 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

A parada cardiorrespiratória é um evento grave e potencialmente fatal em qualquer ambiente. Durante as intervenções cirúrgicas, sua ocorrência geralmente está relacionada com as condições clínicas do paciente, com os procedimentos anestésicos e com a complexidade do ato cirúrgico. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

Apenas as complicações nas fases de pré-intubação e de indução anestésica estão relacionadas com episódios de parada cardiorrespiratória.

  1. ✂️
  2. ✂️

198Q369169 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TRT 6a, FCC

Ao trabalhador diabético de 50 anos, com queixa de cefaleia, mantendo a pressão arterial de 150 × 110 mmHg, o consenso das VI Diretrizes Brasileiras de Hipertensão recomenda como prioridade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

199Q359724 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

São situações de emergência os acidentes causados por animais peçonhentos, ou seja, aqueles que secretam veneno e possuem a capacidade de inoculá-lo ativamente como, por exemplo, ofídios, aracnídeos, larvas de lepidópteros, abelhas e vespas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. Um indivíduo previamente sensibilizado pelo veneno de abelha pode manifestar reação de hipersensibilidade imediata com apenas uma picada.
  1. ✂️
  2. ✂️

200Q360628 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

A área de urgência e emergência é um importante componente da assistência à saúde. A Portaria n.º 2.048/2002 do Ministério da Saúde estabelece normas e critérios de funcionamento de serviços de urgência e emergência vinculados ao Sistema Único de Saúde (SUS). Com relação a esse tema, julgue os itens subseqüentes.

No nível considerado, observar, reconhecer e descrever sinais e sintomas são competências/atribuições do auxiliar de enfermagem que compõe a equipe de atendimento préhospitalar móvel, conforme a portaria citada.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.