Início

Questões de Concursos Enfermagem em Urgência e Emergência

Resolva questões de Enfermagem em Urgência e Emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


21Q361897 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Carangola MG, IDECAN

Débito cardíaco reduzido e subsequente perfusão inadequada, resultante de bombeamento cardíaco deficiente. O índice cardíaco diminuído atua como o desenvolvimento principal. Trata-se do choque

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

22Q360522 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

Considerando as disposições acerca da organização e do funcionamento dos serviços de urgência e emergência, analise as afirmativas a seguir.

I. O Serviço de Urgência e Emergência deve garantir, conforme o perfil assistencial, o acesso independente para pediatria.

II. A classificação de risco deve considerar o grau de necessidade do paciente, e a ordem de atendimento deve dar-se de acordo com os protocolos clínicos do serviço.

III. O principal critério para determinar um quadro clínico como sendo de ”urgência” é o risco iminente de morte.

Está correto somente o que se afirma em:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

23Q358661 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Auxiliar de Enfermagem, Prefeitura de Pratinha MG, ADVISE

Uma dona de casa apresenta queimadura provocada por ferro quente quando passava roupa, com formação de bolhas, eritema e dor na área afetada. A queimadura, nesse caso, é classificada como sendo

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

24Q366688 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, FUSAR RJ, FEC UFF

São sinais e sintomas cutâneos do infarto agudo do miocárdio (IAM) ou síndrome coronariana aguda (SCA), decorrentes da estimulação simpática por perda da contratilidade, que podem indicar choque cardiogênico:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

26Q369552 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Uma pessoa de trinta e cinco anos foi admitida na sala de emergência de um pronto-socorro após sofrer acidente automobilístico que resultou em quadro hemorrágico devido a múltiplas fraturas seguido de choque hipovolêmico. Nesse quadro clínico, de acordo com as prescrições de enfermagem, será necessário monitorar, de hora em hora,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

27Q361961 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, FUSAR RJ, FEC UFF

A intoxicação por ingestão de materiais tóxicos, inadvertida ou proposital, constitui um risco importante de saúde e uma situação de emergência. É uma das metas do início do tratamento de emergência:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

28Q362264 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRF 2a, FCC

No atendimento às urgências, na avaliação primária, em situações de trauma, os profissionais de saúde devem avaliar a:

A. permeabilidade de via aérea e proteção da coluna cervical;

B. ventilação e respiração;

C. circulação e controle de hemorragias;

D. avaliação neurológica;

E. exposição e prevenção da hipotermia.

A sequência correta de atendimento a uma vítima por queimadura é:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

29Q363179 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Analista Judiciário, TJ RO, CESPE CEBRASPE

Um paciente deu entrada em uma unidade de pronto-socorro com quadro de prurido intenso, confuso, hipertenso, taquipneico e com odor de amônia no hálito. Os exames laboratoriais apresentaram uremia, hipercalemia e anemia. Depois de confirmado quadro de insuficiência renal, o paciente foi encaminhado para hemodiálise. A respeito desse caso clínico, assinale a opção correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

30Q366624 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Polícia Federal, CESPE CEBRASPE

Mal súbito, doenças graves e traumas diversos produzidos por acidentes no local de trabalho podem causar a morte antes de a vítima chegar a um hospital; assim, é fundamental que todos os profissionais de saúde tenham noções e desenvolvam habilidades de primeiros socorros que possibilitem a prestação de uma assistência no local da emergência, aumentando as chances de sobrevivência do acidentado. Considerando o exposto, julgue os itens subseqüentes, relativos a primeiros socorros.

Avaliar o estado físico da vítima, quando possível; providenciar a assistência de emergência necessária; mobilizar a vítima apenas quando for necessário; transferi-la e fornecer as informações pertinentes para o pessoal responsável pelo resgate são deveres do socorrista.

  1. ✂️
  2. ✂️

31Q364628 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O enfermeiro é o profissional com conhecimento clínico associado à experiência prática para atender pacientes, tanto na consulta de enfermagem como na prescrição de medicamentos nos programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição a que pertence. Julgue os itens seguintes acerca da enfermagem. As funções do enfermeiro de emergência são classificadas em independentes, dependentes e interdependentes. Somente para as ações independentes devem ser considerados as limitações legais de suas atribuições.
  1. ✂️
  2. ✂️

32Q363741 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Um homem de 38 anos de idade está internado em uma unidade de terapia intensiva, após ter sofrido um acidente automobilístico. Apresenta lesão cerebral com escores baixos na escala de coma de Glasgow (menores que 5 nas últimas 48 horas). A pressão intracraniana encontra-se elevada. Os sinais vitais indicam frequência cardíaca de 58 batimentos por minuto, pressão arterial de 150 mmHg × 60 mmHg, respirações rápidas e temperatura corporal de 38 ºC. Existe resposta motora apenas aos estímulos nocivos, do tipo descerebrada. Está sendo mantido com balanço hídrico negativo e sob ventilação mecânica. Tem pele íntegra e mucosas ressecadas.

Considerando a assistência de enfermagem no caso clínico acima descrito, julgue os itens de 103 a 108.

Com os dados relativos ao estado de consciência e às respostas motoras é correto afirmar que o paciente em questão tem um quadro de traumatismo craniano grave e estado de coma.
  1. ✂️
  2. ✂️

33Q362395 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, HEMOPA PA, CESPE CEBRASPE

Uma paciente de 54 anos de idade, viúva, foi admitida há duas semanas em uma unidade de clínica médica com queixa de dificuldade respiratória há vários dias. Tem história de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) e internações freqüentes, tendo-se submetido a ventilação mecânica em uma dessas internações. Foram constatadas, ao exame clínico, febre, piora progressiva do quadro respiratório e dispnéia associada a cansaço intenso, que a prejudicavam na realização de tarefas diárias, como vestir-se e tomar banho. Tabagista desde os 15 anos de idade, abandonou o cigarro somente aos 50 anos. Nega etilismo. Apresentou os seguintes sinais vitais: temperatura de 35,7ºC; pulso de 70 bpm; freqüência respiratória de 20 irpm; pressão arterial de 130/86 mmHg; peso de 75kg e altura de 1,54 m. A paciente apresenta esforço respiratório evidente, tosse, falta de apetite, dificuldade para realizar atividades usuais, desinteresse pelas atividades de cuidado e pelas rotinas do hospital, diâmetro ântero-posterior do tórax aumentado e presença de sibilos difusos à ausculta pulmonar. Diz estar sem energia para viver.

Em face dessa situação hipotética, julgue os itens que se seguem.

O diâmetro ântero-posterior do tórax aumentado, conforme constatado no exame, é um sinal clínico característico de indivíduos com DPOC.

  1. ✂️
  2. ✂️

34Q368575 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, IAMSPE SP, VUNESP

Durante o estágio em urgência e emergência, o enfermeiro e os alunos do curso técnico em enfermagem, ao prestarem atendimento a um paciente apresentando fratura exposta de tíbia, sudorese intensa e hipotensão arterial, deverão priorizar

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

35Q368436 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma ambulância foi solicitada para o atendimento de um homem de 30 anos de idade vítima de acidente automobilístico com traumatismo na face. Os socorristas identificaram que a vítima encontrava-se consciente, deitada no chão, queixando-se de dor e muita sensibilidade na região da art iculação temporomandibular. A área tinha sinais de contusão, e a vítima tinha dificuldades para falar. Havia sangue na boca, perda e amolecimento de dentes.

Considerando essa condição de primeiro atendimento, julgue os itens seguintes.

A prioridade é desobstruir e assegurar a permeabilidade das vias aéreas superiores.
  1. ✂️
  2. ✂️

36Q362468 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O enfermeiro é o profissional com conhecimento clínico associado à experiência prática para atender pacientes, tanto na consulta de enfermagem como na prescrição de medicamentos nos programas de saúde pública e em rotinas aprovadas pela instituição a que pertence. Julgue os itens seguintes acerca da enfermagem. A preservação da vida e a decisão do paciente a respeito de seu autocuidado podem resultar em problemas éticos para o médico e para o enfermeiro, por exemplo, quando a equipe médica decide pela transfusão de sangue e o paciente e(ou) a família não aceitam esse procedimento por questões morais.
  1. ✂️
  2. ✂️

37Q360570 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma ambulância foi solicitada para o atendimento de um homem de 30 anos de idade vítima de acidente automobilístico com traumatismo na face. Os socorristas identificaram que a vítima encontrava-se consciente, deitada no chão, queixando-se de dor e muita sensibilidade na região da art iculação temporomandibular. A área tinha sinais de contusão, e a vítima tinha dificuldades para falar. Havia sangue na boca, perda e amolecimento de dentes.

Considerando essa condição de primeiro atendimento, julgue os itens seguintes.

É necessário fazer uma amarração com uma bandagem, de modo a fixar a mandíbula e fechar a boca da vítima.
  1. ✂️
  2. ✂️

38Q365075 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue os itens a seguir. No caso de pessoas picadas por insetos, os cuidados visam diminuir o prurido e a dor e prevenir a instalação de reação anafilática.
  1. ✂️
  2. ✂️

39Q365971 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue os itens a seguir. O soro antiofídico deve ser administrado por via endovenosa, de acordo com as orientações do fabricante e do grupo ao qual pertence o animal peçonhento. Em situações graves, o soro antiofídico deve ser administrado por via intramuscular.
  1. ✂️
  2. ✂️

40Q367283 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

Diante de uma situação em que uma criança (responsiva) apresenta início súbito de grave dificuldade respiratória, sinal de angústia e não consegue tossir ou emitir qualquer som (tosse silenciosa), o profissional de saúde deve:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.