Início

Questões de Concursos Enfermagem em Urgência e Emergência

Resolva questões de Enfermagem em Urgência e Emergência comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q366968 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A parada cardíaca é a interrupção súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular e da circulação sanguínea eficaz. Todos os profissionais de saúde devem estar apropriadamente preparados para dar atendimento a essa emergência. Com respeito a essa situação, julgue os itens que se seguem.

Em uma unidade de terapia intensiva, quando se constata ao monitor cardíaco um padrão eletrocardiográfico característico de fibrilação ventricular e a ausência de pulso femoral, o primeiro passo na ressuscitação cardiopulmonar é a desfibrilação elétrica.

  1. ✂️
  2. ✂️

202Q362903 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são os procedimentos iniciais que podem ser prestados por um único socorrista, usando nenhum ou o mínimo de equipamento, até que o atendimento médico avançado possa ser executado. Acerca dos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

Em ambientes fora do hospital, com base na literatura atual, é recomendável o uso de torniquetes arteriais para estancar hemorragias de qualquer monta, pois essa técnica é simples, segura e desprovida de maiores riscos para a vítima.

  1. ✂️
  2. ✂️

203Q365054 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRT 6a, FCC

Em relação às condutas de Primeiros Socorros no atendimento às vítimas de intermação, a American Heart Association e American Red Cross (2010) recomenda

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

204Q360476 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

São situações de emergência os acidentes causados por animais peçonhentos, ou seja, aqueles que secretam veneno e possuem a capacidade de inoculá-lo ativamente como, por exemplo, ofídios, aracnídeos, larvas de lepidópteros, abelhas e vespas. Acerca desse assunto, julgue os itens que se seguem. A fasciotomia pode ser necessária nos casos de síndrome compartimental e complicação local grave, devendo ser realizada mesmo na vigência de distúrbios e coagulação.
  1. ✂️
  2. ✂️

205Q364565 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A área de urgência e emergência, que tem por objetivo evitar agravos relacionados ao desconhecimento de atendimento a vítimas de traumas e acidentes, é um nicho fundamental para os investimentos voltados para o aprimoramento e a educação contínua dos profissionais de saúde federais, estaduais e municipais. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O sistema estadual de UE, que faz parte da estratégia de promoção e qualidade de vida, objetiva ações educativas e de promoção à saúde para a população em todos os casos de urgência e emergência, exceto em urgências clínicas de difícil prevenção, como, por exemplo, em situações de infarto agudo do miocárdio.

  1. ✂️
  2. ✂️

206Q360369 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

Para maior qualidade de atendimento em situações de PCR (parada cardiorrespiratória), a atual diretriz apresentada no Guidelines, 2015, orienta que a boa frequência de compressão torácica (FCT) e o tanto de afundamento do tórax (AT), quando atender uma vítima adulta, deverá ser, respectivamente:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

207Q363208 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Prefeitura de Aracajú SE, CESPE CEBRASPE

A parada cardíaca é a interrupção súbita e inesperada da atividade mecânica ventricular e da circulação sanguínea eficaz. Todos os profissionais de saúde devem estar apropriadamente preparados para dar atendimento a essa emergência. Com respeito a essa situação, julgue os itens que se seguem.

A fibrilação ventricular caracteriza-se do ponto de vista eletrocardiográfico como um padrão típico expresso por uma série de ondas repetitivas, rápidas, caóticas, com configuração bizarra, originadas nos ventrículos e que não geram batimento ventricular eficaz, ou seja, ausência de pulso arterial.

  1. ✂️
  2. ✂️

208Q365942 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Professor de Classe A, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Maria, com 68 anos de idade, foi admitida no prontosocorro de um hospital, apresentando dor subesternal severa, que irradiava para as costas, com duração superior a 30 minutos, não aliviada com o repouso, acompanhada de náuseas e vômitos. À ocasião, foi diagnosticado um infarto agudo do miocárdio (IAM) ântero-septal, sendo a paciente submetida a trombólise intravenosa. Após estabilização do quadro, ela foi transferida para uma unidade de tratamento intensivo. Maria tem antecedentes de tabagismo e hipertensão arterial e, até então, fazia uso de medicação anti-hipertensiva uma vez ao dia. Encontra-se internada há três dias, calma, com queixas de fraqueza e dificuldades para dormir. Seu peso atual é de 83 kg e sua altura é de 1,63 m. Seus sinais vitais são os seguintes: 36,4 ºC, 100 batimentos por minuto, 28 movimentos respiratórios por minuto, pressão arterial 130 mmHg × 75 mmHg. Refere não gostar da comida do hospital pois “ela está sempre sem tempero e sem sal”. Desconhece a necessidade de restrição alimentar e a doença. Relata que, em casa, utilizava com freqüência enemas para melhorar o padrão de eliminação intestinal. Está dependente para realizar higiene corporal e vestir-se, pois se encontra com restrição imposta por prescrição médica. Apresenta edema importante em membros inferiores e lesões de pele em decorrência das sucessivas punções venosas.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

Na hipótese em apreço, considerando a taxonomia II da NANDA, o enfermeiro tem evidências clínicas suficientes para elaborar os seguintes diagnósticos de enfermagem reais: padrão de sono perturbado, constipação, intolerância à atividade, déficit no autocuidado para banho/higiene e vestir-se/arrumar-se, integridade da pele prejudicada e volume de líquidos excessivo.

  1. ✂️
  2. ✂️

209Q361289 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens subsecutivos, a respeito dos serviços de emergência.

No Brasil, o afogamento é a segunda causa de morte de crianças entre cinco e quatorze anos de idade, sendo agravo que requer sempre manobras de ressuscitação cardiopulmonar.

  1. ✂️
  2. ✂️

210Q359897 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Professor de Classe A, Secretaria de Estado de Gestão Administrativa do Distrito Federal DF, CESPE CEBRASPE

Um empregado de uma empresa de esterilização e lavagem de materiais acidentou-se com uma lâmina de bisturi no manuseio desse instrumento, o que provocou-lhe a amputação de um artelho da mão direita. A empresa conta com profissional de enfermagem do trabalho, o qual prestou os primeiros socorros à vítima.

Diante da situação hipotética apresentada e considerando os primeiros socorros a serem prestados ao empregado acidentado, julgue os itens seguintes.

A parte amputada deve ser envolvida por atadura, mergulhada em álcool e mantida em local hermeticamente fechado, completamente isolada do meio ambiente.

  1. ✂️
  2. ✂️

211Q368349 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, SESA ES, CESPE CEBRASPE

Um homem com quarenta e dois anos de idade foi submetido à craniotomia para clipagem de aneurisma cerebelar esquerdo. Na UTI, logo após a cirurgia, os sinais vitais do paciente estavam estáveis e ele se recuperava bem da anestesia geral. Então, repentinamente, o paciente apresentou alteração do nível de consciência, bradicardia, pressão sistólica aumentada, anisocoria e padrão respiratório Cheyne-Stokes, necessitando de ventilação mecânica. Diante da situação, foi instalada ventilação mecânica e o paciente foi mantido em jejum com SNG aberta, sonda vesical e cateter venoso central.

Considerando que as opções abaixo apresentam as intervenções que poderiam ser prescritas pelo enfermeiro da UTI, assinale a opção que corresponde à intervenção mais correta a ser indicada para o paciente em questão.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

212Q361118 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, relativos ao atendimento inicial ao politraumatizado e à avaliação de consciência no paciente em estado de coma.

De acordo com a escala de Glasgow, todos os pacientes cujo somatório de pontos seja igual ou menor que oito são considerados em coma.

  1. ✂️
  2. ✂️

214Q361856 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Assistência Penitenciária, DEPEN, CESPE CEBRASPE

Acerca do atendimento de paciente em situações de emergências relacionadas aos sistemas respiratório e circulatório, julgue os itens a seguir.

Nos casos de choque relacionados ao sistema cardiovascular, o paciente deve ser mantido com os membros inferiores elevados, exceto nos casos de choque cardiogênico.

  1. ✂️
  2. ✂️

215Q360342 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Professor de Classe A, SGA DF, CESPE CEBRASPE

Maria, com 68 anos de idade, foi admitida no prontosocorro de um hospital, apresentando dor subesternal severa, que irradiava para as costas, com duração superior a 30 minutos, não aliviada com o repouso, acompanhada de náuseas e vômitos. À ocasião, foi diagnosticado um infarto agudo do miocárdio (IAM) ântero-septal, sendo a paciente submetida a trombólise intravenosa. Após estabilização do quadro, ela foi transferida para uma unidade de tratamento intensivo. Maria tem antecedentes de tabagismo e hipertensão arterial e, até então, fazia uso de medicação anti-hipertensiva uma vez ao dia. Encontra-se internada há três dias, calma, com queixas de fraqueza e dificuldades para dormir. Seu peso atual é de 83 kg e sua altura é de 1,63 m. Seus sinais vitais são os seguintes: 36,4 ºC, 100 batimentos por minuto, 28 movimentos respiratórios por minuto, pressão arterial 130 mmHg × 75 mmHg. Refere não gostar da comida do hospital pois “ela está sempre sem tempero e sem sal”. Desconhece a necessidade de restrição alimentar e a doença. Relata que, em casa, utilizava com freqüência enemas para melhorar o padrão de eliminação intestinal. Está dependente para realizar higiene corporal e vestir-se, pois se encontra com restrição imposta por prescrição médica. Apresenta edema importante em membros inferiores e lesões de pele em decorrência das sucessivas punções venosas.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens que se seguem.

O índice de massa corporal de Maria permite classificá-la na categoria de obesidade de classe III.

  1. ✂️
  2. ✂️

216Q360413 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Bombeiro Militar DF, CESPE CEBRASPE

Com relação ao gerenciamento dos serviços de enfermagem e dos resíduos de serviços de saúde, e aos pressupostos metodológicos da pesquisa em saúde, julgue os itens que seguem.

Os serviços de enfermagem devem ser gerenciados de forma a contribuírem com o cumprimento de metas e indicadores a serem alcançados para o controle da qualidade no ambiente hospitalar, o que exige trabalho em equipe e constante autoavaliação dos processos de assistência e de gerência.

  1. ✂️
  2. ✂️

218Q367433 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro para o PSF, Prefeitura de Ipojuca PE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 22 anos de idade deu entrada no hospital com quadro de nefrolitíase associado à hidronefrose e pielonefrite. Ela tem, há 4 anos, quadro de dor lombar à esquerda, com cólica episódica, de grande intensidade, associada a náuseas, vômitos e perda de peso. Há seis meses, foi realizado ultrassom de rins e vias urinárias que apontou litíase, hidronefrose no rim esquerdo e nefropatia parenquimatosa no rim direito. O quadro evoluiu com piora da função renal, alterações na urinálise de 24 horas para o clearance de creatinina, e uremia. Refere último episódio de cólica nefrética há 15 dias. Nessa admissão, ela nega náuseas, vômitos, dores ou febre, e encontra-se em regular estado geral, hipocorada, hidratada, acianótica, lúcida, orientada, sem anormalidades na ausculta cardíaca e pulmonar. A frequência cardíaca avaliada foi de 80 batimentos por minuto, a frequência respiratória de 16 movimentos por minuto e a pressão arterial de 130 mmHg x 80 mmHg. Peso corporal de 50,5kg e altura de 1,56 metros. O abdome mostra-se plano, indolor à palpação, normotenso, sem sinais de peritonite ou visceromegalias. Não há queixas gastrointestinais. Os exames laboratoriais indicaram taxas elevadas de uréia e creatinina, leucocitose e anemia. Iniciado antibioticoterapia – ceftriaxona. Com o agravamento da condição, a paciente foi submetida à hemodiálise. Instalado um cateter de duplo lúmen em veia subclávia direita. Programada realização de fístula arteriovenosa. Queixa-se de fadiga, falta de ar, dificuldades para dormir e refere estar preocupada com sua situação e a perspectiva de vir a se submeter à procedimento cirúrgico.

Acerca dessa situação hipotética, julgue os itens a seguir.

A fístula programada da paciente caracteriza-se por ser um acesso mais permanente e representa a introdução, por via subcutânea, de um material de enxerto biológico ou sintético que permite a anastomose da artéria e da veia, a fim de tornar viável a instalação de agulhas para a realização da hemodiálise.

  1. ✂️
  2. ✂️

219Q368514 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

O conhecimento dos procedimentos básicos e avançados de reanimação cardiorrespiratória em adultos é essencial para uma assistência de enfermagem de alta qualidade. Com relação a esses procedimentos, com base nas diretrizes da Associação Americana do Coração, julgue os seguintes itens.

Em ambiente hospitalar, conforme as diretrizes, o uso imediato de drogas antiarrítmicas (como a lidocaína, por exemplo) é o tratamento mais eficaz e recomendado para os casos de parada cardíaca em fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso.

  1. ✂️
  2. ✂️

220Q365048 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Especialista em Regulação de Saúde Suplementar, ANS, CESPE CEBRASPE

Luiz, um senhor de 53 anos de idade, deu entrada no pronto-socorro de um hospital, apresentando quadro de hiperglicemia. Há 8 anos, iniciou quadro de polifagia, polidipsia e poliúria, quando foi diagnosticado diabetes melito. É hipertenso há 27 anos e faz tratamento com diuréticos. Vem progressivamente apresentando picos hiperglicêmicos detectados a partir dos testes realizados em casa, mas não relatou nada para a família. Não tem seguido as recomendações dietéticas e deixou de fazer uso da dose de insulina da noite.Mora com a filha, o genro e quatro netos pequenos. Ao chegar ao pronto-socorro, apresentava-se sonolento, desidratado (++/+4) e com rubor facial. A filha, que o acompanhava, informou que o paciente vem apresentando vômitos, dor abdominal e poliúria há 3 dias, mas relatou desconhecer falta de adesão ao tratamento. O paciente ainda apresentava hálito cetônico, freqüência respiratória de 35 movimentos por minuto, com padrão respiratório do tipo Kussmaul, pressão arterial de 90 mmHg × 60 mmHg, temperatura de 37 ºC e pulso de 120 batimentos por minuto. Foram colhidos sangue e urina para avaliação laboratorial. A osmolaridade plasmática foi normal.

Diante da situação hipotética apresentada, julgue os itens a seguir.

A respiração de Kussmaul, também denominada dispnéia periódica, caracteriza-se por aumento progressivo e redução da profundidade respiratória alternados por períodos de apnéia. Esse quadro é comum nos pacientes com distúrbios metabólicos, bem como nas intoxicações por barbitúricos ou opiáceos.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.