Questões de Concursos: Enfermagem em Urgência e Emergência

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Enfermagem em Urgência e Emergência. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

41 Q362824 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico de Enfermagem, UFFS, FEPESE

No atendimento a vítimas de queimaduras, que sinais são indicativos de lesão de vias aéreas superiores por inalação de fumaça e gases aquecidos?

1. Pelos faciais e nasais chamuscados

2. Queimaduras na face e parte superior do tórax

3. Escarro purulento amarelo esverdeado

4. Respiração ruidosa (estridores)

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

42 Q364968 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

A área de urgência e emergência, que tem por objetivo evitar agravos relacionados ao desconhecimento de atendimento a vítimas de traumas e acidentes, é um nicho fundamental para os investimentos voltados para o aprimoramento e a educação contínua dos profissionais de saúde federais, estaduais e municipais. Acerca desse tema, julgue os itens seguintes.

O plano diretor, no nível estadual, deve priorizar a formação de níveis de complexidade no atendimento a pacientes em situação de UE. Todos os municípios brasileiros devem estar preparados para esse tipo de atendimento, e os seguintes aspectos devem ser observados: acolhimento de quadros agudos, recursos humanos capacitados, recursos físicos estruturados e grade de referência com o auxílio de uma central de regulação.

43 Q365971 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue os itens a seguir. O soro antiofídico deve ser administrado por via endovenosa, de acordo com as orientações do fabricante e do grupo ao qual pertence o animal peçonhento. Em situações graves, o soro antiofídico deve ser administrado por via intramuscular.

44 Q364070 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento de emergência, julgue os próximos itens. A situação de reanimação cardiopulmonar cerebral caracteriza-se por ser a emergência de maior prioridade de atendimento em qualquer setor hospitalar. Por isso, a capacitação técnica e o conhecimento científico, são o diferencial desse atendimento.

45 Q369154 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRE PR, FCC

Na Semana de Prevenção de Acidentes promovida pela CIPA, o profissional de enfermagem realizará orientações aos trabalhadores leigos sobre o suporte básico de vida. Segundo a AHA/2010, ao identificar a parada cardiorrespiratória no adulto, a sequência das manobras de reanimação cardiopulmonar é iniciada por

46 Q365036 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro Pleno, FEAES PR, PUC PR

T.M.R., 70 anos, masculino, submeteu-se a uma cirurgia abdominal. O enfermeiro, ao avaliar o cliente no pós-operatório imediato, identificou sinais de choque hipovolêmico. Assinale a alternativa que indica esses sinais clínicos:

47 Q364431 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

No que concerne às situações de atendimento ao paciente em situações de emergência e de primeiros socorros, julgue os itens subsequentes.

Em qualquer situação de emergência, é primordial realizar uma avaliação prévia, para saber se existe risco à vida. Essa avaliação consiste em verificar o estado de consciência do paciente; sua respiração, executando a abertura das vias respiratórias, se necessário; verificar a circulação por meio da tomada de pulso; e a existência ou não de hemorragias.

48 Q359486 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, SESPA PA, CESPE CEBRASPE

Primeiros socorros são os procedimentos iniciais que podem ser prestados por um único socorrista, usando nenhum ou o mínimo de equipamento, até que o atendimento médico avançado possa ser executado. Acerca dos primeiros socorros, julgue os itens a seguir.

No atendimento de pessoas que estejam apresentando convulsões tônico-clônicas generalizadas, o socorrista deve prevenir injúrias, mediante a contenção da vítima e da colocação, na boca desta, de algum objeto sólido.

49 Q363184 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens seguintes, que dizem respeito à assistência de enfermagem em situações de urgência e emergência. Caracteriza-se como de emergência o atendimento prestado a paciente que necessite de assistência rápida e imediata, mas cujas ameaças à saúde não apresentem risco de vida evidente.

50 Q359605 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca da enfermagem em situações de emergência, julgue os itens de 109 a 114. O cotidiano hospitalar é cercado por riscos de iatrogênicos, cujos tipos e causas estão, muitas vezes, associados aos procedimentos e cuidados de enfermagem e também à infraestrutura da instituição hospitalar.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.