Questões de Concursos: Enfermagem em Urgência e Emergência

Prepare-se para a prova com questões de concursos públicos: Enfermagem em Urgência e Emergência. Milhares de questões resolvidas e comentadas com gabarito para praticar online ou baixar o PDF grátis!

Filtrar questões
💡 Caso não encontre resultados, diminua os filtros.
Limpar filtros

51 Q368400 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Em relação aos primeiros socorros necessários a uma vítima em parada cardiorrespiratória (PCR), julgue os seguintes itens. Em situações de PCR, deve-se verificar se não há movimentos respiratórios; fluxo aéreo pelo nariz e pela boca e pulso em grande artéria; e se há dilatação das pupilas, sangramento ou traumatismo craniano.

52 Q365196 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

De acordo com o último consenso sobre Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), analise as afirmativas abaixo, indicando V (verdadeiro) ou F (falso) e, a seguir, assinale a alternativa correta.

( ) Durante a RCP de um adulto realizada por dois socorristas, quando disponível via aérea avançada, um socorrista realiza compressões ininterruptas e o outro socorrista aplica ventilações em uma freqüência de 8 a 10 ventilações/minuto.

() Durante a RCP imediata de um adulto, as compressões torácicas mais eficazes são produzidas se o socorrista comprimir o tórax em uma freqüência de 60 a 80 compressões/minuto.

( ) Durante a RCP imediata, quando estão presentes dois ou mais socorristas, estes devem se reversar a cada dois minutos.

( ) Durante a RCP imediata de um adulto, a relação compressão/ventilação realizada por dois socorristas é de 30:2.

( ) Durante a RCP imediata de um lactente por dois socorristas, a relação compressão/ ventilação é de 15:1.

53 Q359013 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Acerca de urgência e emergência hospitalar e da administração de enfermagem, julgue os itens seguintes. O sistema de informação em saúde e enfermagem contribui, como instrumento organizacional e de comunicação, para o planejamento, aperfeiçoamento e tomada de decisão nas diversas instâncias de gestão dos serviços de saúde e enfermagem.

54 Q366281 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Técnico Judiciário, TRE BA, CESPE CEBRASPE

Para a oferta de assistência de enfermagem qualificada, é essencial o conhecimento adequado a respeito de drogas vasoativas. Com relação a esse assunto, julgue os próximos itens.

A noradrenalina, uma catecolamina natural e endógena, é considerada um dos mais potentes vasopressores, pois aumenta a resistência vascular periférica, podendo diminuir o débito cardíaco.

55 Q362354 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

O desenvolvimento dos conceitos acerca da equipe de saúde e a necessidade de trabalho multiprofissional têm sido tema de discussões ao longo dos anos e hoje, em qualquer esfera de atenção, os profissionais preocupam-se com a integração e a qualidade de atendimento. À luz desse assunto, julgue os itens de 56 a 59. O atendimento de emergência envolve trabalho complexo, que alia a necessidade de competência técnica e profissional a um constante nível de estresse individual e coletivo. A fim de se alcançarem os objetivos necessários, deve haver humanização no atendimento e cooperação entre os membros da equipe de saúde, em um trabalho centrado no indivíduo/usuário do serviço de saúde.

56 Q360641 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Com relação ao atendimento de emergência, julgue os próximos itens. As intoxicações representam cerca de 10% dos atendimentos nos serviços de emergência e mais de 5% dos atendimentos nas unidades de terapia intensiva. Em adultos, a maioria dos casos está associada a intoxicações acidentais.

57 Q365403 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência

No atendimento a um paciente politraumatizado, o colar cervical é um dispositivo importante para a imobilização, pois limita os movimentos da coluna cervical e ajuda a sustentar o pescoço, protegendo a coluna de compressão. No entanto, seu uso é contraindicado quando:

58 Q362763 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermeiro, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

A enfermagem de emergência deve estar preparada para estabelecer prioridades, trabalhar de forma integrada com as equipes internas e externas de atendimento pré-hospitalar, monitorar e avaliar continuamente principalmente os pacientes agudamente doentes, supervisionar a equipe de saúde e ensinar os pacientes e famílias acerca dos cuidados em situações de risco de morte. Acerca dos cuidados e intervenções em situação de pronto-atendimento, julgue os itens a seguir. Na queimadura química, o principal cuidado é controlar e afastar a vítima da fonte de calor, resfriando o local da queimadura com água. A área queimada deve ser protegida com compressa estéril ou pano limpo.

59 Q358759 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma ambulância foi solicitada para o atendimento de um homem de 30 anos de idade vítima de acidente automobilístico com traumatismo na face. Os socorristas identificaram que a vítima encontrava-se consciente, deitada no chão, queixando-se de dor e muita sensibilidade na região da art iculação temporomandibular. A área tinha sinais de contusão, e a vítima tinha dificuldades para falar. Havia sangue na boca, perda e amolecimento de dentes.

Considerando essa condição de primeiro atendimento, julgue os itens seguintes.

Deve-se monitorar e registrar os sinais vitais, avaliar o sangramento e colocar um curativo compressivo ou pinçar um vaso sangrante.

60 Q361067 | Enfermagem, Enfermagem em Urgência e Emergência, Assistente de Enfermagem, Fundação Hospitalar de Saúde SE, CESPE CEBRASPE

Uma mulher de 35 anos de idade, submetida a uma cesariana há dois dias, iniciou quadro de dispneia progressiva. Após alguns dias, foi atendida no setor de emergência com quadro de tromboembolismo pulmonar. Queixava-se de dor torácica e dispneia e chegou a apresentar um episódio de síncope. Tem ainda hipoxemia e hipotensão arterial. Iniciou terapia trombolítica.

Considerando a assistência de enfermagem, nesse quadro clínico, julgue os itens seguintes.

Pode ser necessária a administração de oxigênio devido à baixa concentração de oxigênio no sangue.
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.