Início

Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1041Q611145 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Acerca dos conceitos de sistemas de data warehouse e das metodologias, técnicas e ferramentas de implantação a eles associadas, em especial no sistema SAP BW, julgue os itens seguintes.

Interfaces BAPI para acesso a dados, assim como os elementos da tecnologia Microsoft OLEDB for OLAP, dão suporte ao acesso e à análise de dados do SAP BW com módulos de software externos, de modo a complementar as capacidades de relatório do SAP BW BEx.

  1. ✂️
  2. ✂️

1042Q617704 | Informática, Engenharia de Software, Analista, BACEN, CESPE CEBRASPE

No que diz respeito à modelagem de processos de negócio, julgue os próximos itens.

Um evento de início indica onde o processo começa e o que acontece ao longo de sua execução.

  1. ✂️
  2. ✂️

1043Q625396 | Informática, Engenharia de Software, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

Com relação a testes de sistemas de software, julgue os itens a seguir. O teste de unidade, cujo foco são as menores unidades do programa, como as funções, os procedimentos, os métodos ou as classes, somente pode ser realizado após a implantação de todas as unidades do programa.
  1. ✂️
  2. ✂️

1044Q635643 | Informática, Engenharia de Software, Analista Administrativo Área 5, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, CETRO

Quanto ao modelo de ciclo de vida em Cascata da Engenharia de Software, analise as assertivas abaixo.

I. Projetos reais raramente seguem o fluxo sugerido no modelo de ciclo de vida em Cascata, o que pode causar problemas quando se tem mudanças em um projeto em andamento sendo desenvolvido com base nesse modelo.

II. Exige que os clientes identifiquem todos os requisitos, explicitamente, na primeira fase (requisitos), e tem dificuldade em acomodar a incerteza natural que existe em grande parte dos projetos.

III. A primeira versão executável do produto somente estará disponível na primeira etapa do modelo de ciclo de vida em Cascata.

É correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1045Q622343 | Informática, Engenharia de Software, Oficial, Ministério da Defesa Exército Brasileiro

Com relação aos modelos de desenvolvimento ágeis de software, qual modelo ágil de processo possui como principais características o uso de histórias do usuário durante as atividades de planejamento, o uso de cartões CRC (Class- Responsability-Colaboration) como mecanismo efetivo para raciocinar sobre o software no contexto orientado a objetos e o uso de protótipos denominados ?solução de ponta? como estratégia de diminuir riscos antes da implantação real do software?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1046Q611925 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Universidade Federal de Pernambuco, COVEST

Sobre o levantamento e a análise dos requisitos, assinale a alternativa correta.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1047Q636012 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TJ RJ, FCC

No que se refere a testes de software, é correto afirmar que

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1048Q620401 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Uma coleção de operações utilizadas para especificar um serviço de um componente. Na UML, trata-se de

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1049Q622449 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRE PE, CESPE CEBRASPE

Os requisitos de sistema de software são frequentemente classificados como requisitos
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1050Q648818 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Universidade Federal do Pernambuco PE, UPE UPENET IAUPE

O uso de deflatores é uma solução para medir o esforço de mudança de funcionalidades. Seguindo a contagem em projeto de manutenção (IFPUG/NESMA) com o uso de deflatores, são necessários seis passos para se determinarem o escopo e o tamanho (em pontos de função de melhoria) para projetos de melhoria. Numere os passos abaixo indicados:

( ) Determinar as funções de dados a serem modificadas e o fator de impacto.

( ) Determinar as funções de transação a serem modificadas e o fator de impacto

( ) dentificar as funções de dados e de transações dentro do escopo do projeto de melhoria e determinar seu tamanho funcional.

( ) Determinar as funções de dados e de transação a serem adicionadas.

( ) Calcular os ontos de Função de Melhoria.

( ) Determinar as funções de dados e de transação a serem excluídas.

Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1051Q610965 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Centrais Elétricas Brasileiras SA, NCE

Considere a seguinte lista de produtos componentes de modelos de sistemas de informação:

I. Declaração de objetivos;

II. Lista de eventos externos;

III. Modelo Comportamental;

IV. Diagrama de Contexto;

V. Mini-especificações de processos.

Os itens que fazem parte do modelo Ambiental de um sistema de informação são:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1052Q631471 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TJ CE, CESPE CEBRASPE

Com relação aos padrões GRASP, assinale a opção correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1053Q638897 | Informática, Engenharia de Software, Gestor Fazendário, SEF MG, NCE

Considere as seguintes afirmativas sobre os objetivos do teste de software. O objetivo do teste de:

I - aceitação é determinar se o software atende aos requisitos do usuário;

II - recuperação é verificar como o sistema retorna ao funcionamento após uma falha;

III - carga é verificar o comportamento do sistema em condições de demandas anormais de recursos.

A(s) afirmativa(s) correta(s) é/são somente:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1054Q626354 | Informática, Engenharia de Software, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

No que se refere a práticas ágeis, julgue os itens de 81 a 85. Por não existir relação direta entre as práticas ágeis de integração contínua e de entrega contínua, pode-se garantir a agilidade do processo pela realização de tais atividades em paralelo, ainda que relacionadas à mesma versão.
  1. ✂️
  2. ✂️

1055Q649141 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas Júnior, Petrobras, CESGRANRIO, 2018

A técnica de etnografia para o levantamento de requisitos implica a
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1056Q624853 | Informática, Engenharia de Software, Analista Administrativo, ANATEL, CESPE CEBRASPE

A respeito de usabilidade, julgue os itens subsecutivos. De acordo com a diretriz de consistência e familiaridade do governo eletrônico, as seguintes convenções devem ser utilizadas nas páginas web: links azuis, links sublinhados, botões desenhados como botões (elementos clicáveis), caixa de busca no canto superior direito, nome (ou logotipo) do sítio no canto superior esquerdo e logotipo do sítio com função de link de volta à página inicial.
  1. ✂️
  2. ✂️

1057Q611798 | Informática, Engenharia de Software

O Diagrama de Estrutura mostra
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1058Q612069 | Informática, Engenharia de Software

Hoje em dia, as GPUs, que originalmente eram processadores gráficos, têm sido utilizadas para várias tarefas de computação de alto desempenho. Uma das formas que esses dispositivos têm de aumentar seu desempenho é executar uma mesma instrução em um conjunto de dados em paralelo. Por exemplo, uma única instrução de soma pode ser usada para somar duas matrizes (a soma será executada em paralelo para cada posição das matrizes). Esse tipo de processamento paralelo é descrito, na classificação de Flynn, como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1059Q648947 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Científico, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2018

Entre as técnicas de validação de requisitos, existem as revisões, que podem ser diferenciadas em três tipos básicos: comentários, inspeções e walk-throughs.

Na técnica de inspeção,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1060Q646651 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 7a Região, CESPE CEBRASPE

No processo de desenvolvimento de software, a construção de modelos conceituais que descrevem o que o software tem de fazer é parte da fase de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.