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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1321Q642373 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

O componente Controller do MVC:

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1322Q649565 | Informática, Engenharia de Software, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

Acerca de padrões de projeto, JSE e JME, julgue os itens a seguir. A JSE é bastante utilizada no desenvolvimento web, especialmente em aplicações que utilizam HTTP; a JEE, por sua vez, é voltada para a criação de interface desktop com o uso de Swing e similares.
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1323Q623461 | Informática, Engenharia de Software, Analista, SERPRO, CESPE CEBRASPE

Segundo Jakob Nielsen, o desenvolvimento de interfaces deve prever a aplicação de princípios básicos, como a usabilidade e o design de interação. Com base nas teorias formuladas por esse autor, julgue os itens a seguir.

A estética e o design devem ser atrativos, sem apresentar níveis hierárquicos de informação. Desse modo, o usuário permanecerá por mais tempo na página da interface e realizará interações mais produtivas.

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1325Q627834 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Metrô DF, IADES

Confidencialidade, integridade e disponibilidade são atributos básicos da segurança da informação e devem ser levados em consideração nos trabalhos de auditoria, concernentes ao gerenciamento da segurança da informação. Considerando esses atributos, assinale a alternativa correta.
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1326Q638598 | Informática, Engenharia de Software, Auditor de Controle Externo, TCM GO, FCC

Um Auditor de Controle Externo do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado de Goiás da área de TI indicou a seguinte estratégia convencional para testes de um sistema que está sendo desenvolvido:

I. Para cada componente ou módulo, testar a interface, a estrutura de dados local, os caminhos independentes ao longo da estrutura de controle e as condições-limite para garantir que a informação flui adequadamente para dentro e para fora do módulo, que todos os comandos tenham sido executados e que todos os caminhos de manipulação de erros sejam testados.

II. Aplicar uma abordagem incremental de testes para a construção da arquitetura do sistema, de forma que os módulos testados sejam integrados a partir do módulo de controle principal e os testes sejam conduzidos à medida que cada componente é inserido.

O Auditor indicou em I e II, respectivamente, os testes de

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1327Q635015 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 4a, FCC

Para utilizar o processo de estimativa por Story Points em Scrum, inicialmente

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1328Q635529 | Informática, Engenharia de Software, Analista Legislativo, Assembléia Legislativa GO, UEG

Considere um sistema de software para um ambiente de negócio que se caracteriza por: mudanças rápidas nas regras de negócio, requisitos em fase inicial de definição, e valorização da participação ativa de funcionários da empresa em detrimento de processos e ferramentas que burocratizem o trabalho. De acordo com o exposto, a abordagem de desenvolvimento adequada para esse sistema seria a adoção de um
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1329Q637629 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRE PI, FCC

A Unified Modelling Language (UML) é uma linguagem ou notação de diagramas para especificar, visualizar e documentar modelos de software orientados por objetos. Na UML,

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1330Q640458 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 2a, FCC

Sobre os casos de uso do diagrama de Casos de Uso da UML, é correto afirmar:

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1332Q626672 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 14a, FCC

Na UML, é um diagrama de interação que dá ênfase à organização estrutural dos objetos que enviam e recebem mensagens. Ele mostra um conjunto de papéis, as conexões existentes entre estes e as mensagens enviadas e recebidas pelas instâncias que representam os papéis. Trata-se do diagrama de

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1334Q625194 | Informática, Engenharia de Software, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

Embora os diagramas de seqüência e de colaboração na notação UML sejam semanticamente equivalentes, sabe-se que eles não explicitam visualmente a mesma informação. Analisando as sentenças afirmativas abaixo, que tratam das diferenças apresentadas entre esses dois diagramas,  identifique com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) Um diagrama de colaboração enfatiza a organização dos objetos que participam de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência enfatiza o ordenamento temporal das mensagens trocadas entre os objetos em uma interação.

( ) Um diagrama de colaboração representa diretamente o período de tempo de existência de um objeto transiente através da linha de vida (lifeline) desse objeto, enquanto um diagrama de seqüência não mostra explicitamente a linha de vida correspondente ao período de tempo de existência de um objeto transiente, embora mostre as mensagens para criação e destruição do mesmo.

( ) Um diagrama de colaboração capta visualmente o fluxo de controle entre os objetos de uma interação ao longo do tempo, enquanto um diagrama de seqüência capta visualmente o fluxo de controle no contexto da organização estrutural dos objetos de uma interação.

( ) Um diagrama de colaboração usa um número de seqüência prefixado às mensagens para indicar a ordem no tempo do envio de mensagens entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência usa o eixo y (de cima para baixo) para indicar a ordem temporal do envio de mensagens entre os objetos, que ficam dispostos ao longo do eixo x (da esquerda para a direita).

( ) Um diagrama de colaboração mostra explicitamente as ligações (links) entre os objetos de uma interação, enquanto um diagrama de seqüência permite mostrar explicitamente o retorno de uma mensagem enviada a um objeto. A seqüência correta é:

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1335Q638256 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRT 11a, FCC, 2017

Realizar testes de unidade é uma prática fundamental no desenvolvimento de software. Em projetos de software criados com Java, essa prática pode ser implementada com a ajuda de um popular framework denominado
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1336Q646749 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Salvador BA, FGV, 2018

Um analista necessita instalar o sistema operacional Debian 9.0 em um servidor novo e sem sistema operacional a partir do CDROM. O servidor possui processador com arquitetura baseada em Intel de 64 bits.

Nesse caso, o instalador a ser utilizado é o:

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1337Q619438 | Informática, Engenharia de Software, Auditor Governamental, CGE PI, NUCEPE

Tendo por base os princípios da Engenharia de Software, considere as afirmações abaixo.

1) Entre as características do software podemos citar: (i) o software é desenvolvido ou projetado por engenharia, não manufaturado no sentido clássico (não é um processo mecânico); (ii) o software não se desgasta; (iii) a maioria dos softwares é feita sob medida em vez de ser montada de componentes existentes; e (iv) o software é sempre confiável e funciona eficientemente em máquinas reais.

2) Os componentes do software são criados por meio de uma série de conversões que mapeiam as exigências do cliente para código executável em máquina.

3) Podemos dizer que engenharia de software é o estabelecimento e o uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja confiável e que funcione eficientemente em máquinas reais.

4) A Engenharia de Software é uma disciplina que integra métodos, ferramentas e procedimentos para o desenvolvimento de software de computador.

Estão corretas:

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1338Q639406 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 12a, FCC

Sobre a Norma ISO/IEC 12207:2008, considere:

I. Possui relação direta com métodos, ferramentas, treinamentos, métricas ou tecnologias empregadas. Seus processos fundamentais são: Projeto, Desenvolvimento, Validação e Documentação. II. Estabelece uma arquitetura de alto nível do ciclo de vida de software que é construída a partir de um conjunto de processos e seus inter-relacionamentos. Os processos são descritos tanto em nível de propósito/saídas como em termos de atividades. III. Estabelece um framework comum para os processos de ciclo de vida de software, com terminologia bem definida, que pode ser referenciada pela indústria de software. IV. Contém somente processos e atividades que devem ser aplicadas durante a aquisição de um produto ou serviço de software e durante o fornecimento, desenvolvimento, operação, manutenção e descarte de produtos de software. O termo software não inclui a parte de software de firmware. Está correto o que consta APENAS em
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1339Q644543 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRE PI, FCC

No diagrama de classes da UML uma superclasse, com uma ou mais subclasses, representa um relacionamento do tipo

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1340Q628710 | Informática, Engenharia de Software, Assistente Técnico de Sistemas, TJ MG, FUNDEP UFMG

Ao se desenvolver um projeto de desenvolvimento de software, é fundamental determinar o cronograma de tarefas. O PERT e o CPM são ferramentas quantitativas que permitem ao planejador de software executar várias atividades.

Examine as seguintes ações.

I. Calcular a flutuação total do projeto.

II. Calcular as estimativas de tempo mais prováveis.

III. Determinar o caminho crítico do projeto.

A partir desse exame, pode-se concluir que, por meio da análise do PERT e do COM,

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