Início

Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1441Q637068 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Metrô DF, IADES

A engenharia de software é uma área da computação que engloba as linguagens de programação, bancos de dados, ferramentas e plataformas, padrões, processos e também a qualidade de software. Acerca desse tema, é correto afirmar que a engenharia de software consiste no (a)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1442Q649100 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Controle Externo, Tribunal de Contas Estadual MG, CESPE CEBRASPE, 2018

Um hipervisor do tipo bare metal
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1443Q622989 | Informática, Engenharia de Software, Analista Técnico de Tecnologia da Informação, FUNPRESP, IADES

Quanto ao ponto de função, assinale a alternativa correta.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1444Q610483 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Desenvolvimento Logístico, Companhia de Integração Portuária do Ceará CE, CESPE CEBRASPE

A engenharia de software visa à produção sistemática de softwares que possam atender a requisitos técnicos, garantindo determinado nível de qualidade, a determinado custo. Acerca da engenharia de software e suas várias metodologias, técnicas e ferramentas de apoio, julgue os seguintes itens.

Nos processos de desenvolvimento por prototipação, o protótipo obtido freqüentemente apresenta qualidade suficiente para ser utilizado como um produto final bem acabado.

  1. ✂️
  2. ✂️

1445Q627384 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistema Júnior, ITAIPU Binacional, UFPR

São classificadores de requisitos não funcionais:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1447Q631268 | Informática, Engenharia de Software, Analista Técnico, SUSEP, ESAF

Para estar em um determinado nível de maturidade

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1448Q649450 | Informática, Engenharia de Software, Auditor Fiscal da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado GO, FCC, 2018

O Openswan é uma implementação de código aberto, no nível de kernel IPsec, disponível no Red Hat Enterprise Linux 6, que é usado para iniciar ou parar um serviço ipsec. Para iniciar esse serviço utiliza-se o comando
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1449Q648178 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

A validação de requisitos é o processo pelo qual se verifica se os requisitos definem o sistema que o cliente quer e se satisfaz ao uso que se pretende dele. Durante o processo de validação dos requisitos, diferentes tipos de verificações também devem ser efetuados, visando avaliar se o enunciado dos requisitos satisfaz a uma série de características de qualidade. Com relação a essas questões, é INCORR ETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1450Q633349 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, IFAP AP, FUNIVERSA

Os requisitos não funcionais de um sistema de informação são relacionados a seu uso em termos de desempenho, segurança, disponibilidade, tecnologias envolvidas etc. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta requisito não funcional e o respectivo exemplo.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1451Q621088 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, CFA, IADES

O modelo conceitual da linguagem é composto de 3 elementos principais: os blocos de básicos da UML, as regras que determinam como os blocos se relacionam e alguns mecanismos comuns. Os blocos são classificados em 3 tipos: itens, relacionamentos e diagramas. Por sua vez, estes itens são classificados em outros 4 tipos: estruturais, comportamentais, de agrupamentos e anotacionais, de acordo com suas funções.Assinale a alternativa onde aparecem apenas itens estruturais básicos e comportamentais.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1452Q648496 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 7a Região, CESPE CEBRASPE

As atividades decompostas em detalhes em um conjunto de passos ou ações para realizar o trabalho em determinado cenário diz respeito ao conceito de
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1453Q617522 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TJ PE, FCC

Com relação à arquitetura MVC, considere:

I. O MODEL representa os dados da empresa e as regras de negócio que governam o acesso e atualização destes dados.

II. O VIEW acessa os dados da empresa através do MODEL e especifica como esses dados devem ser apresentados. É de responsabilidade do VIEW manter a consistência em sua apresentação, quando o MODEL é alterado.

III. O CONTROLLER traduz as interações do VIEW em ações a serem executadas pelo MODEL. Com base na interação do usuário e no resultado das ações do MODEL, o CONTROLLER responde selecionando uma VIEW adequada.

IV. Permite uma única VIEW para compartilhar o mesmo modelo de dados corporativos em um fluxo de comunicação sequencial.

Está correto o que se afirma em

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1454Q616821 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, MGS MG, ESPP

Dos diagramas abaixo, qual deles possui uma seta horizontal entre as linhas de vida dos objetos e que representa a comunicação entre eles?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1455Q646777 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere a padrões de projeto e a processos e práticas ágeis de desenvolvimento, julgue os próximos itens. São exemplos de práticas ágeis: ciclos curtos; simplicidade; retrospectivas regulares; ambiente de trabalho centrado no indivíduo; P.O. (Project Owner) que receba e retenha informações; e entrega de produto de software somente no final de cada fase.
  1. ✂️
  2. ✂️

1456Q645755 | Informática, Engenharia de Software, Especialista Legislativo, ALERJ, FGV

O Analista de Sistemas Pedro está realizando um levantamento de requisitos por meio de prototipação. Sua intenção com esse protótipo é proporcionar uma visão geral do sistema com todas as suas funcionalidades, sem entrar em detalhes específicos de cada funcionalidade, de forma que a interface como um todo possa ser criticada pelos usuários.

Nesse caso, o tipo de protótipo mais adequado é o(a):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1457Q610446 | Informática, Engenharia de Software, Analista Municipal, Prefeitura de Boa Vista RR, CESPE CEBRASPE

Deseja-se desenvolver um sistema de informação para uma empresa que possui uma frota de navios mercantes. Tal sistema deve ser composto de um módulo capaz de acompanhar o posicionamento de cada navio em tempo real e de receber e disponibilizar dados sobre as condições operacionais de cada navio. Um sistema gerenciador de banco de dados deve armazenar e disponibilizar informações sobre a rota, carga, tripulação e condições logísticas de cada navio. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes, acerca de desenvolvimento de aplicações e banco de dados.

O modelo em espiral de desenvolvimento proposto por Boehm apresenta a análise de riscos como uma das suas fases essenciais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1458Q626575 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional do Trabalho 5a Região, CESPE CEBRASPE

Existem diversas ferramentas para o desenvolvimento de software, entre elas as ferramentas CASE. Acerca dessas ferramentas, julgue os itens subseqüentes.

Um projeto de desenvolvimento de software pode usar mais de uma ferramenta CASE. O principal requisito é que todas sejam orientadas a objeto e proporcionem integração com a Internet como requisito mínimo.

  1. ✂️
  2. ✂️

1459Q647837 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Rio de Janeiro, CONSULPLAN

“Ao utilizar JPA (Java Persistence API), para que um objeto torne-se um objeto persistente, precisa-se passá-lo para o estado Managed (gerenciado). Para isso, deve-se chamar o método ______________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1460Q643000 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TJ PE, FCC

Nos métodos ágeis XP e Scrum, as entregas de partes funcionais do projeto são divididas em ciclos, geralmente compreendidos no período de 1 a 4 semanas. Estes ciclos denominam-se, respectivamente,

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.