Início

Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1821Q643971 | Informática, Engenharia de Software, Técnico de Informática, PRODEST ES, CESPE CEBRASPE

As normas, diretrizes e especificações internacionais permitem que os fabricantes de software e hardware possam prover interoperabilidade entre diferentes tecnologias. Com relação a esse assunto, julgue os itens a seguir.

A visualização de documento no formato RFC exige o uso de software proprietário da comunidade RFC, que deve ser adquirido previamente.

  1. ✂️
  2. ✂️

1822Q627334 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, CAU BR, IADES

No contexto da engenharia de requisitos, assinale a alternativa correta com relação a casos de uso.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1823Q647561 | Informática, Engenharia de Software, Auditor Municipal de Controle Interno, Controladoria Geral do Município PB, CESPE CEBRASPE, 2018

No que se refere à engenharia de requisitos, julgue o próximo item. que se refere à engenharia de requisitos, julgue o próximo item. 101 A atividade de gerência de requisitos é a responsável por garantir que mudanças nos requisitos sejam feitas de maneira controlada e documentada, administrando os relacionamentos entre os requisitos e as dependências entre o documento de requisitos e os demais artefatos produzidos no processo de software.
  1. ✂️
  2. ✂️

1824Q647056 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Científico, Banco da Amazônia, CESGRANRIO, 2018

Requisitos existem em vários níveis de abstração.

Um desses níveis é conhecido como “requisitos de negócio”, os quais

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1825Q611992 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Companhia de Habitação Popular de Bauru COHAB BAURU SP, CESPE CEBRASPE

A respeito de análise e de técnicas de levantamento de requisitos, julgue os itens subseqüentes.

O QFD (Quality Function Deployment) tem uma abordagem embasada na criação de uma equipe formada por clientes e desenvolvedores, que trabalham juntos para identificar o problema, propor elementos da solução, negociar diferentes abordagens e especificar um conjunto de requisitos da solução.

  1. ✂️
  2. ✂️

1826Q644769 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Paraná, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 71 a 76, a respeito de UML.

Os elementos de um diagrama de atividades podem ser divididos em dois grupos: os que são utilizados para representar fluxos de controle concorrentes e os que são utilizados para representar controles paralelos.

  1. ✂️
  2. ✂️

1827Q649128 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas I, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural da Paraíba MG, 2018

O processo de um software é um conjunto de atividades que conduz ao desenvolvimento do produto software e o modelo de processo é uma descrição simplificada do processo. Qual é a característica que define o modelo cascata?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1828Q636330 | Informática, Engenharia de Software, Analista, EMPREL PE, UPE UPENET IAUPE

Analise as seguintes afirmações sobre Implementação de Arquitetura em Camadas.

 I. Um disseminado tipo de arquitetura de software é a Arquitetura em Camadas. Nessa arquitetura, os elementos estão dispostos em 3 camadas (apresentação, negócio e dados).

II. Na arquitetura em camadas, os elementos ficam dispostos um sobre o outro, como camadas de uma lasanha. O elemento que se encontra na camada acima utiliza os serviços do elemento da camada abaixo, e um elemento só se relaciona com o elemento da camada imediatamente acima e com o elemento da camada imediatamente abaixo, se houver.

III. Um dos objetivos dessa arquitetura é que mudanças na implementação dos serviços de uma camada não devem afetar as demais, desde que as interfaces dos serviços oferecidos pelas camadas não sejam alteradas.

Assinale a alternativa que contém a(s) afirmação(ões) CORRETA(S).

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1829Q637613 | Informática, Engenharia de Software, Analista, TCE RO, CESGRANRIO

Em Engenharia de Software, determinado conceito permite que, entre dois elementos de software A e B, seja possível postular alguma mudança de A, que pediria que B fosse mudado (ou, no mínimo, cuidadosamente verificado) a fim de preservar a exatidão global, e também postular alguma mudança, que pediria que tanto A como B mudassem juntos para preservar a exatidão global.

Trata-se do conceito de:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1830Q639151 | Informática, Engenharia de Software, Técnico de Promotoria, MPE PB, COMPERVE

A utilização do modelo cascata de desenvolvimento de software é recomendada quando:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1831Q619184 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia, IAMSPE SP, VUNESP

No projeto de sistemas, a arquitetura de software reveste-se de uma grande importância. Há diversos estilos arquiteturais, dentre os quais podem-se citar:

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1832Q613050 | Informática, Engenharia de Software

Em relação a desenvolvimento de aplicativos, julgue os seguintes itens. Um dos princípios de UX determina que aplicativos para dispositivos móveis devem ter telas iniciais diferentes do mesmo sítio, com priorização do conteúdo mais relevante.
  1. ✂️
  2. ✂️

1833Q615869 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

Considere as seguintes afirmativas sobre o padrão Modelo- Vista-Controle (MVC):

I - As classes do Modelo devem encapsular a informação da aplicação.

II - No padrão Observador, o objeto do Modelo envia mensagens para a Vista através de um Listener.

III - Objetos do Modelo devem ter conhecimento direto de objetos da Vista.

 É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1834Q620225 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

Os modelos ágeis de desenvolvimento de software têm menos ênfase nas definições de atividades e mais ênfase na pragmática e nos fatores humanos do desenvolvimento. Um destes modelos enfatiza o uso de orientação a objetos e possui apenas duas grandes fases: 1 - Concepção e Planejamento e 2 - Construção. A fase de Concepção e Planejamento possui três disciplinas (chamadas de processos): Desenvolver Modelo Abrangente, Construir Lista de Funcionalidades e Planejar por funcionalidade. Já a fase de Construção incorpora duas disciplinas (processos): Detalhar por Funcionalidade e Construir por Funcionalidade. O texto acima apresenta a metodologia ágil conhecida como
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1835Q639428 | Informática, Engenharia de Software, Analista, Serviço Federal de Processamento de Dados, CESPE CEBRASPE

Com referência às áreas da engenharia de software, julgue os itens que seguem.

O gerenciamento de requisitos inclui, entre outras, as seguintes atividades: levantar, analisar, especificar, validar e prototipar requisitos funcionais e não-funcionais.

  1. ✂️
  2. ✂️

1837Q645846 | Informática, Engenharia de Software, Programador, CFA, IADES

O modo para descrever os vários aspectos de modelagem pela UML é por meio do uso da notação definida pelos seus vários tipos de diagramas. Segundo as características desses diagramas, é correto afirmar que um diagrama de classe

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

1838Q647905 | Informática, Engenharia de Software, Analista do Ministério Público, Ministério Público Estadual AL, FGV, 2018

Carlos é o responsável técnico pelo Sistema de Informação Financeiro (SISFIN) de sua corporação. O SISFIN passou por um processo de melhorias que corrigiu erros em duas funcionalidades, incluiu três novas funcionalidades e excluiu uma funcionalidade. Com o intuito de atualizar o tamanho funcional do SISFIN, ao término das alterações, as funções do SISFIN serão contadas utilizando a técnica de Análise de Ponto de Função (APF). Sendo assim, é correto afirmar que o tamanho funcional do SISFIN foi alterado por causa da contagem dos pontos de função da(s)
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

1840Q640504 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Saneamento, EMBASA, CESPE CEBRASPE

Com relação aos conceitos e às disciplinas considerados no processo unificado, julgue os itens de 76 a 80.

No processo unificado, os modelos de caso de uso encontramse na disciplina de requisitos, enquanto plano de desenvolvimento de software e especificações suplementares são partes da disciplina gerenciamento de projeto.

  1. ✂️
  2. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.