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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1841Q637099 | Informática, Engenharia de Software, Agente de Fiscalização Financeira, TCE SP, FCC

Na orientação a objetos, uma

 I. superclasse fornece a funcionalidade completa de um modelo.

 II. classe abstrata permite a criação de objetos.

III. superclasse é uma classe abstrata.

IV. classe abstrata não possui instâncias.

 Está correto o que consta APENAS em

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1842Q612526 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Ceará, FCC

Os métodos utilizados na análise e projeto orientados a objetos significam

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1843Q630201 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, FUSAR RJ, FEC UFF

O tempo de reinício depois de uma falha é uma métrica relacionada ao requisito não funcional:

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1844Q613050 | Informática, Engenharia de Software

Em relação a desenvolvimento de aplicativos, julgue os seguintes itens. Um dos princípios de UX determina que aplicativos para dispositivos móveis devem ter telas iniciais diferentes do mesmo sítio, com priorização do conteúdo mais relevante.
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1845Q639162 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 3a, FCC

No tocante a norma ISO/IEC 20000, a periodicidade com que os planos de continuidade e disponibilidade de serviços devem ser desenvolvidos e revistos para garantir que os requisitos sejam cumpridos conforme acordado em todas as circunstâncias, desde a normalidade até uma grande perda de serviço, é pelo menos
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1846Q613309 | Informática, Engenharia de Software

A engenharia de requisitos estabelece uma base sólida para o projeto e para a construção de software. Sem ela, o software resultante tem grande probabilidade de não atender às necessidades do cliente. No entanto, sabe-se que é comum, ao longo de um projeto, que os clientes e/ou fornecedores de requisitos mudem de opinião e sugiram mudanças no que foi acordado inicialmente. Neste cenário, é uma boa prática
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1847Q627902 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, BNB, ACEP

A engenharia de software trabalha com diversos modelos de ciclo de vida de desenvolvimento de um software. Sobre estes modelos, é CORRETO afirmar que:

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1848Q637376 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Tribunal Regional Eleitoral Paraná, CESPE CEBRASPE

Julgue os itens de 61 a 70, a respeito de engenharia de software.

A modelagem de sistemas de software consiste na utilização de notações gráficas e textuais com o objetivo de construir modelos que representem as partes essenciais de um sistema, considerando-se as várias perspectivas diferentes e complementares.

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1849Q646850 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da informação, Conselho Federal de Biologia, Instituto Quadrix, 2018

A respeito da arquitetura cliente?servidor multicamadas e dos conceitos básicos sobre desenvolvimento e manutenção de sistemas e aplicações, julgue os itens subsequentes. A engenharia de requisitos é o processo de compreensão e definição dos serviços requisitados do sistema e de identificação de restrições relativas à operação e ao desenvolvimento do sistema.
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1850Q637648 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, EMBASA, IBFC, 2017

Quanto ao desenvolvimento dos modelos do processo AS IS e o TO BE, assinale a alternativa que esteja tecnicamente correta:
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1851Q618747 | Informática, Engenharia de Software, Auditor Fiscal da Receita Estadual, Secretaria da Fazenda do Estado SC, FEPESE

Considere a seguinte relação de requisitos estabelecida para um software hipotético.

1. O software deverá ser implementado em Java.

2. O software deve interagir com o usuário por meio de um navegador (browser), isto é, deve ser implementado como uma aplicação para Web.

3. O software deve registrar log de todas as operações realizadas.

4. O software deve responder a qualquer solicitação do usuário em, no máximo, 500 milissegundos.

5. O conjunto de produtos gerados deve incluir especificação de projeto em UML.

6. O software deve ser desenvolvido na plataforma Eclipse.

Assinale a alternativa que contém apenas números correspondentes a requisitos classificáveis como não funcionais.

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1852Q647432 | Informática, Engenharia de Software, Professor Substituto, Secretaria de Estado de Educação DF, Instituto Quadrix, 2018

No que se refere a procedimentos e funções, às estruturas de controle de fluxo nas linguagens de programação e à arquitetura J2EE, julgue os itens que se seguem. Uma estrutura de seleção encadeada é uma sequência de testes de seleção, os quais serão sempre executados conforme o resultado das condições e com o encadeamento dos testes.
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1853Q619804 | Informática, Engenharia de Software, Atividade Técnica de Complexidade Gerencial, Ministério da Educação, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens, referentes ao processo de execução de testes de software.

Na etapa de preparação dos dados para o teste, são executados os casos de testes e os scripts de testes, de acordo com os roteiros de testes.

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1854Q639009 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 5a, FCC

Via de regra as divisões da arquitetura de software em três camadas orientam para níveis que especificam

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1855Q614436 | Informática, Engenharia de Software

Qual das definições abaixo não faz parte da diagramação de Fluxos de Dados pelo "Designer/2000"?

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1856Q649770 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Informática, Banco do Pará PA, FADESP, 2018

Em relação à gerência e ao desenvolvimento de requisitos, é correto afirmar que
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1857Q631598 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Informática, MPU, CESPE CEBRASPE

Um processo de desenvolvimento de software contém a descrição de uma abordagem para a construção de sofware. A UML (unified modeling language) é uma linguagem visual para especificar, documentar e construir os artefatos de sistemas orientados a objetos. Quanto ao ambiente de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, julgue os itens a seguir.

GRASP (general responsibility assignment software patterns) consiste em um conjunto de sete padrões básicos para atribuir responsabilidades em projeto orientado a objetos: information expert, creator, controller, low coupling, high cohesion, polymorphism e pure fabrication.

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1858Q647223 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Câmara de Belo Horizonte MG, CONSULPLAN, 2018

No Android há várias versões do método sendMessage (mensagem), sendo que alguns são utilizados apenas para envio de mensagens e outros para agendar esse envio. Um desses métodos envia a mensagem contendo apenas o atributo what informado como parâmetro. Assinale, a seguir, esse método.
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1859Q633153 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TSE, CONSULPLAN

O desenvolvimento de software é uma atividade que apresenta dificuldades, ligada ao entendimento do problema. Design Patterns surgiram na busca de soluções para as dificuldades, tornando-se um mecanismo eficiente no compartilhamento de conhecimento entre os desenvolvedores. Gamma propõe um modo de categorização dos DESIGN PATTERNS, definindo famílias de padrões relacionados, descritos a seguir.

I. Abrange a configuração e inicialização de objetos e classes.

II. Lida com as interfaces e a implementação das classes e dos objetos.

III. Lida com as interações dinâmicas entre grupos de classes e objetos.

Essas famílias são denominadas, respectivamente,

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1860Q636483 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, STM, CESPE CEBRASPE

A técnica de análise de pontos de função é considerada uma técnica de medição funcional de tamanho, segundo a ISO/IEC 20926. A esse respeito, e considerando que a sigla IFPUG se refere ao International Function Point Users Group, julgue os itens subsequentes.

O conceito de projeto de melhoria do IFPUG envolve as manutenções evolutivas, corretivas e preventivas da aplicação.

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