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Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


1941Q627495 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRF 5a, FCC

No estabelecimento de relacionamentos da orientação a objetos, uma instância de uma associação corresponde ao mecanismo de

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1942Q635696 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, IFAP AP, FUNIVERSA

Os Portais Corporativos trazem um novo conceito de intranet com a integração de e-mails, banco de dados, chats, notícias e outros diversos serviços internos de uma empresa. Um ponto importante em um portal é criar uma lógica de classificação do conteúdo, de forma a facilitar a busca da informação desejada. O nome que se dá a essa classificação de conteúdo é
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1943Q636983 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPE

A disciplina de engenharia de software é centrada no desenvolvimento de aplicações cobrindo desde aspectos técnicos até aspectos gerenciais, como gerência de projetos e análise de riscos, entre outros. No que se refere a esse tópico e a linguagens de desenvolvimento visual, julgue os itens seguintes.

A metodologia JAD (joint application development) encoraja o estabelecimento de uma equipe envolvendo clientes e desenvolvedores. A metodologia JAD é um exemplo da abordagem FAST (facilitated application specification techniques).

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1944Q618321 | Informática, Engenharia de Software, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARC

Em relação aos requisitos de um software, analise as afirmativas abaixo e escolha a opção CORRETA:

I – Requisitos são condições ou capacidades necessárias que o software deve pos-suir.
II – Os requisitos funcionais descrevem as funções que o software deverá executar ou comportamentos que deverá apresentar diante de uma ação do usuário.
III – Os requisitos implícitos ou óbvios são expectativas dos usuários que não foram documentadas, mas são cobradas por eles na entrega do software.

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1945Q640870 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017

Uma interface, no contexto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, pode ser interpretada como um dispositivo de fronteira, pois define a maneira de comunicação entre duas entidades e a abstração de fronteira pode ser entendida como uma forma de interação da entidade com o mundo exterior. De acordo com a Linguagem Java, analise as afirmativas a respeito de interfaces.

I. As interfaces são classes abstratas, completamente não implementadas.

II. A classe que implementa uma interface precisa fornecer uma implementação para todos os métodos na interface.

III. Para que uma determinada classe seja vista como uma implementação de uma interface na linguagem Java, faz-se necessário indicar na declaração da classe a palavra reservada Extends.

IV. Uma classe pode implementar apenas uma interface para evitar a herança múltipla, pois é de difícil implementação na linguagem Java.

Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s)

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1946Q623216 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRE RN, FCC

Associadas à especificação de sistemas críticos, as técnicas de decomposição de riscos podem ser (1) dedutivas - do risco em direção à falha possível ou, ao contrário, (2) indutivas - da falha proposta em direção aos possíveis perigos que levariam-na a ocorrer, ou seja, respectivamente, técnicas

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1947Q615794 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Planejamento e Orçamento APO, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, ESAF

Analise as seguintes afirmações relativas a paradigmas de Engenharia de Software:

I. O ciclo de vida clássico é um paradigma no qual o desenvolvedor, muitas vezes, assume certos compromissos de implementação para garantir que o produto esteja funcionando rapidamente. Esse critério de escolha o torna mais efetivo que os demais paradigmas no que se refere a produtos de software que atendam aos requisitos do usuário.

II. O ciclo de vida clássico é um paradigma que utiliza um método sistemático e seqüencial, em que o resultado de uma fase se constitui na entrada de outra. Devido à forma com que se dá a passagem de uma fase para outra, em ordem linear, esse paradigma também é conhecido como cascata.

III.O paradigma do ciclo de vida realimentado ou exploratório é baseado no desenvolvimento e implementação de um produto inicial, que é submetido aos comentários e críticas do usuário. O produto vai sendo refinado através de múltiplas versões, até que o produto de software desejado tenha sido desenvolvido.

IV.O paradigma espiral foi desenvolvido para englobar as melhores características dos paradigmas evolutivo e ciclo de vida clássico, adicionando-se a análise de risco, não existente nesses dois paradigmas iniciais.

Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras.

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1948Q649077 | Informática, Engenharia de Software, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018

As afirmativas I referem-se a desenvolvimento web e as afirmativas II referem-se à programação orientada a objetos. Marque a única alternativa que traz as duas afirmativas INCORRETAS.
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1949Q648318 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Quem contrata um projeto quer saber o quanto ele custará e quando será entregue; portanto, a estimativa de tempo, esforço e custos é importante em qualquer processo de software. Com relação à gestão de tempo, esforço e custos em processos de desenvolvimento de software, é CORR ETO afirmar que
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1950Q629631 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

Em um diagrama de fluxo de dados (DFD) uma representação NÃO permitida é o fluxo de dados direcionado de
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1951Q632451 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPE

O planejamento de sistemas de informação é uma atividade de grande importância em negócios em que se requer elevado grau de automatização no processamento de informações, como é o caso de instituições bancárias. Acerca do planejamento de sistemas de informação, julgue os itens seguintes. Um dos problemas mais freqüentes na identificação de necessidades de informação consiste em limitar a análise de necessidades ao desenho dos processos existentes.
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1952Q636803 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 23a, FCC

NÃO é um dos atributos resultante da engenharia de usabilidade:

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1953Q635534 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Ministério da Cultura, FGV

Comparando-se ferramentas empregadas no desenvolvimento de sistemas, pode-se afirmar que o DFD e o MER utilizados nas notações estruturadas correspondem, na notação orientada a objetos - UML, respectivamente, aos diagramas de:
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1954Q649365 | Informática, Engenharia de Software, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os itens subsequentes, referentes a Domain Driven Design e a Design Patterns. O padrão observer separa o display do estado de um objeto a partir do objeto em si e, sempre que houver mudança no estado do objeto, permite atualizar e refletir a mudança em todos os displays.
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1955Q646561 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018

Julgue os próximos itens, relativos a model-view-controller (MVC), proxy reverso e representational state transfer (REST). A REST define uma arquitetura cliente-servidor na qual o servidor não mantém contexto de cliente entre transações, ou seja, é stateless e toda transação contém as informações necessárias para satisfazer a solicitação.
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1956Q630956 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Informática, Tribunal de Contas Estadual RO, CESPE CEBRASPE

Com referência à engenharia e gestão de requisitos de software, julgue os próximos itens.

A gerência de requisitos deve manter a matriz de rastreabilidade atualizada para, caso o cliente solicite uma mudança, o item de configuração correspondente seja implementado.

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1957Q633775 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAF

Na UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de

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1958Q641468 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPE

Acerca de conceitos, ciclos de vida e testes de software, julgue os itens que se seguem. Os estágios do ciclo de solução de um problema incluem situação atual, definição do problema, desenvolvimento técnico e integração da solução. Na engenharia de software, esses estágios não coexistem simultaneamente em nenhum nível de detalhe.
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1959Q615869 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCE

Considere as seguintes afirmativas sobre o padrão Modelo- Vista-Controle (MVC):

I - As classes do Modelo devem encapsular a informação da aplicação.

II - No padrão Observador, o objeto do Modelo envia mensagens para a Vista através de um Listener.

III - Objetos do Modelo devem ter conhecimento direto de objetos da Vista.

 É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s):

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1960Q649409 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018

Desenvolver software com qualidade e eficiência demanda muito trabalho e muitos fatores devem ser levados em conta nessa tarefa. As funcionalidades do software devem ser medidas sob o ponto de vista do usuário. Com relação à qualidade do código, o atributo compreensibilidade refere-se a duas métricas. Assinale a alternativa referente a uma dessas métricas.
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