Início Questões de Concursos Engenharia de Software Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática. Engenharia de Software Ordenar por: Mais populares Mais recentes Mais comentadas Filtrar questões: Exibir todas as questões Exibir questões resolvidas Excluir questões resolvidas Exibir questões que errei Filtrar 1941Q627495 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRF 5a, FCCNo estabelecimento de relacionamentos da orientação a objetos, uma instância de uma associação corresponde ao mecanismo de ✂️ a) compartilhamento. ✂️ b) encapsulação. ✂️ c) ocultação. ✂️ d) abstração. ✂️ e) ligação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1942Q635696 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, IFAP AP, FUNIVERSAOs Portais Corporativos trazem um novo conceito de intranet com a integração de e-mails, banco de dados, chats, notícias e outros diversos serviços internos de uma empresa. Um ponto importante em um portal é criar uma lógica de classificação do conteúdo, de forma a facilitar a busca da informação desejada. O nome que se dá a essa classificação de conteúdo é ✂️ a) usabilidade. ✂️ b) taxonomia. ✂️ c) design. ✂️ d) socialização. ✂️ e) wikis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1943Q636983 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPEA disciplina de engenharia de software é centrada no desenvolvimento de aplicações cobrindo desde aspectos técnicos até aspectos gerenciais, como gerência de projetos e análise de riscos, entre outros. No que se refere a esse tópico e a linguagens de desenvolvimento visual, julgue os itens seguintes. A metodologia JAD (joint application development) encoraja o estabelecimento de uma equipe envolvendo clientes e desenvolvedores. A metodologia JAD é um exemplo da abordagem FAST (facilitated application specification techniques). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1944Q618321 | Informática, Engenharia de Software, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARCEm relação aos requisitos de um software, analise as afirmativas abaixo e escolha a opção CORRETA: I – Requisitos são condições ou capacidades necessárias que o software deve pos-suir.II – Os requisitos funcionais descrevem as funções que o software deverá executar ou comportamentos que deverá apresentar diante de uma ação do usuário.III – Os requisitos implícitos ou óbvios são expectativas dos usuários que não foram documentadas, mas são cobradas por eles na entrega do software. ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. ✂️ c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. ✂️ d) Todas as afirmativas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1945Q640870 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017Uma interface, no contexto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, pode ser interpretada como um dispositivo de fronteira, pois define a maneira de comunicação entre duas entidades e a abstração de fronteira pode ser entendida como uma forma de interação da entidade com o mundo exterior. De acordo com a Linguagem Java, analise as afirmativas a respeito de interfaces. I. As interfaces são classes abstratas, completamente não implementadas. II. A classe que implementa uma interface precisa fornecer uma implementação para todos os métodos na interface. III. Para que uma determinada classe seja vista como uma implementação de uma interface na linguagem Java, faz-se necessário indicar na declaração da classe a palavra reservada Extends. IV. Uma classe pode implementar apenas uma interface para evitar a herança múltipla, pois é de difícil implementação na linguagem Java. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) ✂️ a) I. ✂️ b) I e II. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1946Q623216 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRE RN, FCCAssociadas à especificação de sistemas críticos, as técnicas de decomposição de riscos podem ser (1) dedutivas - do risco em direção à falha possível ou, ao contrário, (2) indutivas - da falha proposta em direção aos possíveis perigos que levariam-na a ocorrer, ou seja, respectivamente, técnicas ✂️ a) bottom-down e bottom-up. ✂️ b) bottom-up e top-down. ✂️ c) top-up e top-down. ✂️ d) top-down e top-up. ✂️ e) top-down e bottom-up. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1947Q615794 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Planejamento e Orçamento APO, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, ESAFAnalise as seguintes afirmações relativas a paradigmas de Engenharia de Software: I. O ciclo de vida clássico é um paradigma no qual o desenvolvedor, muitas vezes, assume certos compromissos de implementação para garantir que o produto esteja funcionando rapidamente. Esse critério de escolha o torna mais efetivo que os demais paradigmas no que se refere a produtos de software que atendam aos requisitos do usuário. II. O ciclo de vida clássico é um paradigma que utiliza um método sistemático e seqüencial, em que o resultado de uma fase se constitui na entrada de outra. Devido à forma com que se dá a passagem de uma fase para outra, em ordem linear, esse paradigma também é conhecido como cascata. III.O paradigma do ciclo de vida realimentado ou exploratório é baseado no desenvolvimento e implementação de um produto inicial, que é submetido aos comentários e críticas do usuário. O produto vai sendo refinado através de múltiplas versões, até que o produto de software desejado tenha sido desenvolvido. IV.O paradigma espiral foi desenvolvido para englobar as melhores características dos paradigmas evolutivo e ciclo de vida clássico, adicionando-se a análise de risco, não existente nesses dois paradigmas iniciais. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. ✂️ a) I e II ✂️ b) II e III ✂️ c) III e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) II e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1948Q649077 | Informática, Engenharia de Software, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018As afirmativas I referem-se a desenvolvimento web e as afirmativas II referem-se à programação orientada a objetos. Marque a única alternativa que traz as duas afirmativas INCORRETAS. ✂️ a) Afirmativa I. A linguagem PHP possibilita a criação de scripts interpretados em um servidor Web no qual esses scripts estejam armazenados. No entanto esses scripts podem ser executados localmente via linha de comando, com auxílio de um interpretador. ✂️ b) Afirmativa I. Um Servlet é um componente Web executado no servidor, processando requisições provenientes de um cliente. Ou seja, cada vez que um usuário informa algo em uma página Web, o Servlet empacota o conjunto de dados para uma aplicação processá-la. Afirmativa II. Em POO, um objeto é uma instância de uma classe. ✂️ c) Afirmativa I. Comparando: Servlet realiza a apresentação dos dados, enquanto JSP realiza o processamento dos dados. Afirmativa II. Polimorfismo tem por princípio a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em várias interfaces. ✂️ d) Afirmativa I. A tecnologia JSP (JavaServer Pages) possibilita o desenvolvimento de páginas dinâmicas. Afirmativa II. Overloading de métodos possibilita criar métodos que tenham os mesmos nomes, mas funcionam de maneira diferente dependendo dos argumentos. ✂️ e) Afirmativa I. Tanto Servlet quanto JSP produzem conteúdo dinâmico por meio de requisições HTTP. Afirmativa II. Herança é um dos princípios de POO, pois, a partir de uma classe (superclasse), qualquer classe abaixo (subclasse) herda as características de forma hierárquica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1949Q648318 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018Quem contrata um projeto quer saber o quanto ele custará e quando será entregue; portanto, a estimativa de tempo, esforço e custos é importante em qualquer processo de software. Com relação à gestão de tempo, esforço e custos em processos de desenvolvimento de software, é CORR ETO afirmar que ✂️ a) a contagem de Pontos de função propõe uma estimativa de tamanho de um produto de software baseado em sua funcionalidade e prescreve ajustes nas contagens dependendo da linguagem de programação utilizada. ✂️ b) no Scrum, um exercício de críticas das estimativas deve ocorrer constantemente, servindo como ferramenta de ajuste para estimativas futuras dentro de uma Sprint e entre as versões de um produto em desenvolvimento; e o Gráfico de burndown (Burndown chart, em inglês) e o Burndown de entregas (Release burndown, em inglês) são artefatos usados com esse objetivo. ✂️ c) no Poker de planejamento utilizado no Scrum, quando um membro da equipe atribui o valor infinito ao número estimado de pontos de uma história, significa que esse membro se julga incapaz de produzir uma estimativa e deixa essa responsabilidade para os colegas. ✂️ d) por serem medidas subjetivas, muitas vezes com valores baseados na série de Fibonacci, no Scrum, os Pontos de histórias (Story points, em inglês) não devem ser utilizados para dar às equipes a percepção e a satisfação quanto ao aumento de sua produtividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1950Q629631 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCEm um diagrama de fluxo de dados (DFD) uma representação NÃO permitida é o fluxo de dados direcionado de ✂️ a) uma entidade externa para um depósito de dados. ✂️ b) um depósito de dados para um processo. ✂️ c) um processo para um depósito de dados. ✂️ d) um processo para uma entidade externa. ✂️ e) uma entidade externa para um processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1951Q632451 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEO planejamento de sistemas de informação é uma atividade de grande importância em negócios em que se requer elevado grau de automatização no processamento de informações, como é o caso de instituições bancárias. Acerca do planejamento de sistemas de informação, julgue os itens seguintes. Um dos problemas mais freqüentes na identificação de necessidades de informação consiste em limitar a análise de necessidades ao desenho dos processos existentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1952Q636803 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCNÃO é um dos atributos resultante da engenharia de usabilidade: ✂️ a) ser fácil de aprender. ✂️ b) ser eficiente no uso. ✂️ c) ser de fácil recordação. ✂️ d) ter poucas informações. ✂️ e) ter poucos erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1953Q635534 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Ministério da Cultura, FGVComparando-se ferramentas empregadas no desenvolvimento de sistemas, pode-se afirmar que o DFD e o MER utilizados nas notações estruturadas correspondem, na notação orientada a objetos - UML, respectivamente, aos diagramas de: ✂️ a) interação e eventos. ✂️ b) eventos e atividades. ✂️ c) atividades e classes. ✂️ d) classes e estados. ✂️ e) estados e interação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1954Q649365 | Informática, Engenharia de Software, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens subsequentes, referentes a Domain Driven Design e a Design Patterns. O padrão observer separa o display do estado de um objeto a partir do objeto em si e, sempre que houver mudança no estado do objeto, permite atualizar e refletir a mudança em todos os displays. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1955Q646561 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os próximos itens, relativos a model-view-controller (MVC), proxy reverso e representational state transfer (REST). A REST define uma arquitetura cliente-servidor na qual o servidor não mantém contexto de cliente entre transações, ou seja, é stateless e toda transação contém as informações necessárias para satisfazer a solicitação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1956Q630956 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Informática, Tribunal de Contas Estadual RO, CESPE CEBRASPECom referência à engenharia e gestão de requisitos de software, julgue os próximos itens. A gerência de requisitos deve manter a matriz de rastreabilidade atualizada para, caso o cliente solicite uma mudança, o item de configuração correspondente seja implementado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1957Q633775 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAFNa UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de ✂️ a) Atividades. ✂️ b) Casos de Uso. ✂️ c) Implantação. ✂️ d) Componentes. ✂️ e) Estado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1958Q641468 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPEAcerca de conceitos, ciclos de vida e testes de software, julgue os itens que se seguem. Os estágios do ciclo de solução de um problema incluem situação atual, definição do problema, desenvolvimento técnico e integração da solução. Na engenharia de software, esses estágios não coexistem simultaneamente em nenhum nível de detalhe. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1959Q615869 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCEConsidere as seguintes afirmativas sobre o padrão Modelo- Vista-Controle (MVC): I - As classes do Modelo devem encapsular a informação da aplicação. II - No padrão Observador, o objeto do Modelo envia mensagens para a Vista através de um Listener. III - Objetos do Modelo devem ter conhecimento direto de objetos da Vista. É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s): ✂️ a) I ✂️ b) II ✂️ c) III ✂️ d) I e II ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 1960Q649409 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018Desenvolver software com qualidade e eficiência demanda muito trabalho e muitos fatores devem ser levados em conta nessa tarefa. As funcionalidades do software devem ser medidas sob o ponto de vista do usuário. Com relação à qualidade do código, o atributo compreensibilidade refere-se a duas métricas. Assinale a alternativa referente a uma dessas métricas. ✂️ a) Índice de regularidade. ✂️ b) Número de padrões usados. ✂️ c) Convenções de atribuição variáveis. ✂️ d) Complexidade do projeto procedural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro 🖨️ Baixar PDF← AnteriorPróximo →
1941Q627495 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, TRF 5a, FCCNo estabelecimento de relacionamentos da orientação a objetos, uma instância de uma associação corresponde ao mecanismo de ✂️ a) compartilhamento. ✂️ b) encapsulação. ✂️ c) ocultação. ✂️ d) abstração. ✂️ e) ligação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1942Q635696 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, IFAP AP, FUNIVERSAOs Portais Corporativos trazem um novo conceito de intranet com a integração de e-mails, banco de dados, chats, notícias e outros diversos serviços internos de uma empresa. Um ponto importante em um portal é criar uma lógica de classificação do conteúdo, de forma a facilitar a busca da informação desejada. O nome que se dá a essa classificação de conteúdo é ✂️ a) usabilidade. ✂️ b) taxonomia. ✂️ c) design. ✂️ d) socialização. ✂️ e) wikis. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1943Q636983 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Fundação Universidade de Brasília, CESPE CEBRASPEA disciplina de engenharia de software é centrada no desenvolvimento de aplicações cobrindo desde aspectos técnicos até aspectos gerenciais, como gerência de projetos e análise de riscos, entre outros. No que se refere a esse tópico e a linguagens de desenvolvimento visual, julgue os itens seguintes. A metodologia JAD (joint application development) encoraja o estabelecimento de uma equipe envolvendo clientes e desenvolvedores. A metodologia JAD é um exemplo da abordagem FAST (facilitated application specification techniques). ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1944Q618321 | Informática, Engenharia de Software, Gestor em Ciências e Tecnologia, FJP MG, FUMARCEm relação aos requisitos de um software, analise as afirmativas abaixo e escolha a opção CORRETA: I – Requisitos são condições ou capacidades necessárias que o software deve pos-suir.II – Os requisitos funcionais descrevem as funções que o software deverá executar ou comportamentos que deverá apresentar diante de uma ação do usuário.III – Os requisitos implícitos ou óbvios são expectativas dos usuários que não foram documentadas, mas são cobradas por eles na entrega do software. ✂️ a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras. ✂️ b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras. ✂️ c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras. ✂️ d) Todas as afirmativas são verdadeiras. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1945Q640870 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRF 2a, CONSULPLAN, 2017Uma interface, no contexto de desenvolvimento de sistemas orientados a objetos, pode ser interpretada como um dispositivo de fronteira, pois define a maneira de comunicação entre duas entidades e a abstração de fronteira pode ser entendida como uma forma de interação da entidade com o mundo exterior. De acordo com a Linguagem Java, analise as afirmativas a respeito de interfaces. I. As interfaces são classes abstratas, completamente não implementadas. II. A classe que implementa uma interface precisa fornecer uma implementação para todos os métodos na interface. III. Para que uma determinada classe seja vista como uma implementação de uma interface na linguagem Java, faz-se necessário indicar na declaração da classe a palavra reservada Extends. IV. Uma classe pode implementar apenas uma interface para evitar a herança múltipla, pois é de difícil implementação na linguagem Java. Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmativa(s) ✂️ a) I. ✂️ b) I e II. ✂️ c) I e III. ✂️ d) II e III. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1946Q623216 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRE RN, FCCAssociadas à especificação de sistemas críticos, as técnicas de decomposição de riscos podem ser (1) dedutivas - do risco em direção à falha possível ou, ao contrário, (2) indutivas - da falha proposta em direção aos possíveis perigos que levariam-na a ocorrer, ou seja, respectivamente, técnicas ✂️ a) bottom-down e bottom-up. ✂️ b) bottom-up e top-down. ✂️ c) top-up e top-down. ✂️ d) top-down e top-up. ✂️ e) top-down e bottom-up. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1947Q615794 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Planejamento e Orçamento APO, Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão, ESAFAnalise as seguintes afirmações relativas a paradigmas de Engenharia de Software: I. O ciclo de vida clássico é um paradigma no qual o desenvolvedor, muitas vezes, assume certos compromissos de implementação para garantir que o produto esteja funcionando rapidamente. Esse critério de escolha o torna mais efetivo que os demais paradigmas no que se refere a produtos de software que atendam aos requisitos do usuário. II. O ciclo de vida clássico é um paradigma que utiliza um método sistemático e seqüencial, em que o resultado de uma fase se constitui na entrada de outra. Devido à forma com que se dá a passagem de uma fase para outra, em ordem linear, esse paradigma também é conhecido como cascata. III.O paradigma do ciclo de vida realimentado ou exploratório é baseado no desenvolvimento e implementação de um produto inicial, que é submetido aos comentários e críticas do usuário. O produto vai sendo refinado através de múltiplas versões, até que o produto de software desejado tenha sido desenvolvido. IV.O paradigma espiral foi desenvolvido para englobar as melhores características dos paradigmas evolutivo e ciclo de vida clássico, adicionando-se a análise de risco, não existente nesses dois paradigmas iniciais. Indique a opção que contenha todas as afirmações verdadeiras. ✂️ a) I e II ✂️ b) II e III ✂️ c) III e IV ✂️ d) I e III ✂️ e) II e IV Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1948Q649077 | Informática, Engenharia de Software, Perito Criminal, Polícia Civil PI, NUCEPE, 2018As afirmativas I referem-se a desenvolvimento web e as afirmativas II referem-se à programação orientada a objetos. Marque a única alternativa que traz as duas afirmativas INCORRETAS. ✂️ a) Afirmativa I. A linguagem PHP possibilita a criação de scripts interpretados em um servidor Web no qual esses scripts estejam armazenados. No entanto esses scripts podem ser executados localmente via linha de comando, com auxílio de um interpretador. ✂️ b) Afirmativa I. Um Servlet é um componente Web executado no servidor, processando requisições provenientes de um cliente. Ou seja, cada vez que um usuário informa algo em uma página Web, o Servlet empacota o conjunto de dados para uma aplicação processá-la. Afirmativa II. Em POO, um objeto é uma instância de uma classe. ✂️ c) Afirmativa I. Comparando: Servlet realiza a apresentação dos dados, enquanto JSP realiza o processamento dos dados. Afirmativa II. Polimorfismo tem por princípio a capacidade de abstrair várias implementações diferentes em várias interfaces. ✂️ d) Afirmativa I. A tecnologia JSP (JavaServer Pages) possibilita o desenvolvimento de páginas dinâmicas. Afirmativa II. Overloading de métodos possibilita criar métodos que tenham os mesmos nomes, mas funcionam de maneira diferente dependendo dos argumentos. ✂️ e) Afirmativa I. Tanto Servlet quanto JSP produzem conteúdo dinâmico por meio de requisições HTTP. Afirmativa II. Herança é um dos princípios de POO, pois, a partir de uma classe (superclasse), qualquer classe abaixo (subclasse) herda as características de forma hierárquica. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1949Q648318 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018Quem contrata um projeto quer saber o quanto ele custará e quando será entregue; portanto, a estimativa de tempo, esforço e custos é importante em qualquer processo de software. Com relação à gestão de tempo, esforço e custos em processos de desenvolvimento de software, é CORR ETO afirmar que ✂️ a) a contagem de Pontos de função propõe uma estimativa de tamanho de um produto de software baseado em sua funcionalidade e prescreve ajustes nas contagens dependendo da linguagem de programação utilizada. ✂️ b) no Scrum, um exercício de críticas das estimativas deve ocorrer constantemente, servindo como ferramenta de ajuste para estimativas futuras dentro de uma Sprint e entre as versões de um produto em desenvolvimento; e o Gráfico de burndown (Burndown chart, em inglês) e o Burndown de entregas (Release burndown, em inglês) são artefatos usados com esse objetivo. ✂️ c) no Poker de planejamento utilizado no Scrum, quando um membro da equipe atribui o valor infinito ao número estimado de pontos de uma história, significa que esse membro se julga incapaz de produzir uma estimativa e deixa essa responsabilidade para os colegas. ✂️ d) por serem medidas subjetivas, muitas vezes com valores baseados na série de Fibonacci, no Scrum, os Pontos de histórias (Story points, em inglês) não devem ser utilizados para dar às equipes a percepção e a satisfação quanto ao aumento de sua produtividade. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1950Q629631 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCEm um diagrama de fluxo de dados (DFD) uma representação NÃO permitida é o fluxo de dados direcionado de ✂️ a) uma entidade externa para um depósito de dados. ✂️ b) um depósito de dados para um processo. ✂️ c) um processo para um depósito de dados. ✂️ d) um processo para uma entidade externa. ✂️ e) uma entidade externa para um processo. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1951Q632451 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Científico, BASA AM, CESPE CEBRASPEO planejamento de sistemas de informação é uma atividade de grande importância em negócios em que se requer elevado grau de automatização no processamento de informações, como é o caso de instituições bancárias. Acerca do planejamento de sistemas de informação, julgue os itens seguintes. Um dos problemas mais freqüentes na identificação de necessidades de informação consiste em limitar a análise de necessidades ao desenho dos processos existentes. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1952Q636803 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 23a, FCCNÃO é um dos atributos resultante da engenharia de usabilidade: ✂️ a) ser fácil de aprender. ✂️ b) ser eficiente no uso. ✂️ c) ser de fácil recordação. ✂️ d) ter poucas informações. ✂️ e) ter poucos erros. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1953Q635534 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Ministério da Cultura, FGVComparando-se ferramentas empregadas no desenvolvimento de sistemas, pode-se afirmar que o DFD e o MER utilizados nas notações estruturadas correspondem, na notação orientada a objetos - UML, respectivamente, aos diagramas de: ✂️ a) interação e eventos. ✂️ b) eventos e atividades. ✂️ c) atividades e classes. ✂️ d) classes e estados. ✂️ e) estados e interação. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1954Q649365 | Informática, Engenharia de Software, Analista Ministerial, Ministério Público Estadual PI, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os itens subsequentes, referentes a Domain Driven Design e a Design Patterns. O padrão observer separa o display do estado de um objeto a partir do objeto em si e, sempre que houver mudança no estado do objeto, permite atualizar e refletir a mudança em todos os displays. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1955Q646561 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Judiciário, Superior Tribunal de Justiça, CESPE CEBRASPE, 2018Julgue os próximos itens, relativos a model-view-controller (MVC), proxy reverso e representational state transfer (REST). A REST define uma arquitetura cliente-servidor na qual o servidor não mantém contexto de cliente entre transações, ou seja, é stateless e toda transação contém as informações necessárias para satisfazer a solicitação. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1956Q630956 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Informática, Tribunal de Contas Estadual RO, CESPE CEBRASPECom referência à engenharia e gestão de requisitos de software, julgue os próximos itens. A gerência de requisitos deve manter a matriz de rastreabilidade atualizada para, caso o cliente solicite uma mudança, o item de configuração correspondente seja implementado. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1957Q633775 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Finanças e Controle AFC, CGU, ESAFNa UML o diagrama que mostra elementos de configuração de processamento runtime e os componentes de software, processos e objetos, que neles se mantêm, é denominado diagrama de ✂️ a) Atividades. ✂️ b) Casos de Uso. ✂️ c) Implantação. ✂️ d) Componentes. ✂️ e) Estado. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1958Q641468 | Informática, Engenharia de Software, Analista Judiciário, TRT 17a, CESPE CEBRASPEAcerca de conceitos, ciclos de vida e testes de software, julgue os itens que se seguem. Os estágios do ciclo de solução de um problema incluem situação atual, definição do problema, desenvolvimento técnico e integração da solução. Na engenharia de software, esses estágios não coexistem simultaneamente em nenhum nível de detalhe. ✂️ a) Certo ✂️ b) Errado Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1959Q615869 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, SEFAZ AM, NCEConsidere as seguintes afirmativas sobre o padrão Modelo- Vista-Controle (MVC): I - As classes do Modelo devem encapsular a informação da aplicação. II - No padrão Observador, o objeto do Modelo envia mensagens para a Vista através de um Listener. III - Objetos do Modelo devem ter conhecimento direto de objetos da Vista. É/são correta(s) somente a(s) afirmativa(s): ✂️ a) I ✂️ b) II ✂️ c) III ✂️ d) I e II ✂️ e) I, II e III Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro
1960Q649409 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Conselho Regional de Farmácia SP, IDECAN, 2018Desenvolver software com qualidade e eficiência demanda muito trabalho e muitos fatores devem ser levados em conta nessa tarefa. As funcionalidades do software devem ser medidas sob o ponto de vista do usuário. Com relação à qualidade do código, o atributo compreensibilidade refere-se a duas métricas. Assinale a alternativa referente a uma dessas métricas. ✂️ a) Índice de regularidade. ✂️ b) Número de padrões usados. ✂️ c) Convenções de atribuição variáveis. ✂️ d) Complexidade do projeto procedural. Resolver questão 🗨️ Comentários 📊 Estatísticas 📁 Salvar 🧠 Mapa Mental 🏳️ Reportar erro