Início

Questões de Concursos Engenharia de Software

Resolva questões de Engenharia de Software comentadas com gabarito, online ou em PDF, revisando rapidamente e fixando o conteúdo de forma prática.


201Q649877 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

O DFSMS é um componente do DFSMSdfp que o administrador de storage utiliza para definir diversos atributos aos seus arquivos e objetos, para que o sistema possa assumir, automaticamente, as tarefas de gerenciamento de armazenamento, tornando mais simples e mais eficiente o uso de espaço e de recursos do sistema. Para realizar estes controles, o DFSMS divide os diversos atributos em conjuntos de grupos e classes. Assinale a alternativa que apresenta o grupo ou a classe que contém os atributos de organização, formato e espaço de alocação de um dataset.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

202Q649698 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

Considere as afirmações abaixo sobre desenvolvimento ágil orientado a testes de aceitação, em inglês Acceptance Test-Driven Development (ATDD).

I - Em ATDD, testes de aceitação devem ser especificados de forma colaborativa por desenvolvedores, clientes e testadores, de forma a reduzir a diferença entre teste de sistema e teste de aceitação.

II - Em ATDD, testes de aceitação são executados pelo cliente ou usuário apenas na última fase do projeto, sendo o propósito principal verificar se o sistema desenvolvido está funcionando de acordo com o que foi acordado.

III - Em ATDD, testes de aceitação oferecem um contexto para derivar testes para as diferentes unidades do projeto do software em TDD (Test-Driven Design – projeto orientado a teste).

IV - Em ATDD, testes de aceitação não podem ser automatizados.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

203Q19727 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Um analista de sistemas identificou requisitos de alto nível de um sistema acadêmico, quais sejam:

1. O aluno poderá realizar sua matrícula utilizando seu código de aluno.
2. O acesso dos alunos ao sistema deverá estar dis­ ponível nos navegadores Internet Explorer e Google Chrome.
3. O professor poderá lançar as notas e frequências dos alunos matriculados em suas disciplinas.
4. Um relatório com as notas e frequências dos alunos poderá ser solicitado pelo professor da disci­plina.
5. Os relatórios do sistema serão disponibilizados em formato PDF.

Dos requisitos mencionados, são classificados como requisitos funcionais
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

204Q625094 | Informática, Engenharia de Software, Analista, CVM, ESAF

São axiomas em risco

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

205Q621305 | Informática, Engenharia de Software, Técnico Bancário, Caixa Econômica Federal, CESPE CEBRASPE

A respeito de gerenciamento de projetos, julgue os itens seguintes. O processo de desenvolvimento do plano de gerenciamento de um projeto compreende a coleta de requisitos, a elaboração do termo de abertura do projeto, o registro das partes interessadas, além do fornecimento da declaração do escopo do projeto.
  1. ✂️
  2. ✂️

206Q649217 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Tecnologia da Informação, Universidade Federal de Minas Gerais, 2018

Requisitos não funcionais são requisitos que não estão diretamente relacionados com os serviços específicos oferecidos pelo software a seus usuários. Com relação aos requisitos não funcionais, é INCORR ETO afirmar que
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

207Q636958 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Gestão I, SABESP SP, FCC

Em um diagrama de classes na linguagem UML, os atributos da classe podem ter diferentes tipos de visibilidade. Os símbolos +, -, #, e ~ determinam a visibilidade destes atributos, respectivamente, como

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

208Q646979 | Informática, Engenharia de Software, Assistente Técnico em Regulação de Serviços Públicos I, ARCON, IADES, 2018

Um dos métodos de desenvolvimento de software mais conhecido e utilizado é o extreme programming (XP). Esse consiste em um modelo
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

209Q648332 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

Considere as seguintes afirmações sobre objetivos de teste.

I - A definição dos critérios de aceitação deve idealmente ocorrer depois do contrato do sistema ser assinado, pois os critérios de aceitação não fazem parte do contrato, embora possam ser acordados entre o cliente e o desenvolvedor.

II - O processo de teste deve demonstrar ao desenvolvedor e ao cliente que o software atende aos requisitos propostos.

III - Um dos objetivos do processo de teste é descobrir situações em que o software se comporte de maneira incorreta, indesejável ou de forma diferente das especificações.

Quais estão corretas?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

210Q648089 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

A qualidade de serviço de um fluxo de pacotes que segue a mesma rota pode ser caracterizada pelos parâmetros:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

211Q634216 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, Petrobras, CESPE CEBRASPE

Julgue os seguintes itens com relação a engenharia de software.

Um modelo de teste pode ser composto por vários artefatos, como casos de teste e componentes de teste. Um caso de teste especifica como testar um requisito ou decisão de projeto. Um caso de teste tipicamente informa como realizar o teste, dados de entrada e resultados esperados. Os componentes de teste podem ser usados para automatizar testes de códigos implementados.

  1. ✂️
  2. ✂️

212Q19730 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, AL GO, CS UFG

Qual é o princípio de projeto da orientação a objetos que significa "decompor um sistema complexo em suas partes fundamentais e descrevê-las em uma linguagem simples e precisa"?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️

213Q22853 | Informática, Engenharia de Software, Analista Administrativo, ANTAQ, CESPE CEBRASPE

Texto associado.
No que se refere à engenharia de software, julgue o próximo item.
O processo de desenvolvimento interativo e incremental apresenta dificuldades para dar visibilidade ao processo.
  1. ✂️
  2. ✂️

214Q22918 | Informática, Engenharia de Software, Analista de Sistemas, CEAGESP, VUNESP

Na programação orientada a objetos existem quatro tipos de polimorfismos possíveis de serem aplicados na estrutura de uma classe, a saber:
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

215Q648993 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

Uma dada classe VideoClipe de um software de edição de vídeo contém um conjunto de métodos para editar videoclipe. Contanto que cada método se concentre somente em atributos associados a videoclipe, qual característica de projeto orientado a objetos é mantida?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

216Q648761 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

O processo de gerenciamento de projetos de software envolve pessoas, denominadas interessados (stakeholders ), que, segundo Pressman, podem ser categorizadas em cinco grupos. Considere os seguintes grupos.

I - Gerentes seniores

II - Programadores

III - Clientes

Quais correspondem a categorias de interessados (stakeholders)?

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

217Q648771 | Informática, Engenharia de Software, Analista, Conselho Regional de Enfermagem RS, Instituto Quadrix, 2018

É uma variável composta, homogênea e multidimensional. Ela é formada por uma sequência de variáveis, todas do mesmo tipo, com o mesmo identificador (mesmo nome) e alocadas sequencialmente na memória. Uma vez que as variáveis têm o mesmo nome, o que as distingue são índices que referenciam sua localização dentro da estrutura. Uma variável dessa estrutura precisa de um índice para cada uma de suas dimensões.

Assinale a alternativa que apresenta a estrutura de dados descrita no texto acima.

  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

218Q15684 | Informática, Engenharia de Software, Tecnologia da Informação, MPOG, CESPE CEBRASPE

A expressividade do código é uma característica importante no desenvolvimento e manutenção de um software.Python e Ruby são exemplos de linguagens que apresentam essa qualidade.Acerca dessas linguagens, julgue os itens subsequentes.

Em uma classe de modelo escrita em Ruby, o mapeamento dos objetos em tabelas do banco de dados pode ser feito mediante o ActiveRecord,uma classe ORM (object-relational mapping) que contém um conjunto de técnicas para a transformação entre modelos orientado a objetos e relacional.
  1. ✂️
  2. ✂️

219Q649008 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

Assinale a alternativa que contém parâmetros válidos para a definição de Service Classes no WLM.
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️

220Q648992 | Informática, Engenharia de Software, Técnico em Tecnologia da Informação, BANRISUL, FAURGS, 2018

O SMP/E é a ferramenta básica para instalar e manter software em sistemas e subsistemas z/OS. Qual é o nome do arquivo temporário do SMP/E usado no processo de RECEIVE para armazenar os MCS (Modification Control Statements) para cada SYSMOD, enquanto aguardam a instalação?
  1. ✂️
  2. ✂️
  3. ✂️
  4. ✂️
  5. ✂️
Utilizamos cookies e tecnologias semelhantes para aprimorar sua experiência de navegação. Política de Privacidade.